PATROCINADOR

14 junho 2013

Capgemini apresenta solução de mobilidade para o setor bancário

Modernização de funções bancárias móveis aumenta aproximação com o cliente e contribui diretamente com o aumento de sua experiência positiva com a instituição

As soluções móveis oferecem aos bancos novas formas de se relacionarem com os clientes e de reduzirem o custo operacional, aumentando a produtividade e a receita. Instituições financeiras que não considerarem a implementação de aplicativos bancários móveis uma prioridade para os próximos anos ficarão para trás em relação à tendência do setor. De acordo com o Relatório Mundial de Bancos de Varejo 2013 (World Retail Banking Report ou WRBR 2013, na sigla em inglês), divulgado pela Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, 10% dos usuários das instituições financeiras de varejo entrevistados no mundo inteiro provavelmente trocarão de banco e 41% afirmam não saber se manterão ou trocarão de estabelecimento bancário.

Como consequência da necessidade das funções móveis, os bancos têm investido no desenvolvimento e na implementação de uma estratégia móvel. No entanto o canal móvel evoluiu de uma ferramenta de atendimento ao cliente para uma ferramenta geradora de crescimento.

A utilização dessa estratégia móvel apresenta, entretanto, riscos e complexidades. Os bancos enfrentam diversos desafios ao adotar a mobilidade de forma efetiva. 
  • A adoção de soluções bancárias móveis de última geração exige a integração completa com processos e fluxos de negócio, promovida por sistemas de back end. Essas soluções também precisam suportar e integrar a entrada e a saída de dados dos dispositivos móveis. Além disso, as instituições financeiras precisam garantir que o canal móvel seja totalmente integrado e proporcione uma experiência consistente ao cliente.
  • A maioria dos recursos móveis é uma extensão da presença do banco na Web ou funciona como um canal de serviços. Usuários corporativos, executivos de marketing e dos canais das organizações financeiras precisam de ideias inovadoras para identificar oportunidades únicas de mobilidade - como a realização de depósitos bancários por meio de fotos tiradas por dispositivos móveis ou pagamentos móveis no ponto de venda - para diferenciar seus produtos.
Os bancos precisam avaliar e escolher entre as muitas tecnologias e ferramentas para se manterem atualizados quanto às crescentes expectativas dos clientes, ao número cada vez maior de aplicativos, aos sistemas operacionais fragmentados e aos requisitos de integração complexos. E, com vários sistemas operacionais, dispositivos e plataformas em uso, a segurança móvel representa um desafio enorme e complexo para os bancos. Para superar esses desafios e capitalizar integralmente o potencial da mobilidade, as instituições financeiras precisam de uma estratégia móvel clara e das tecnologias, funções de desenvolvimento e teste certos para impulsionar essa tática.

A Capgemini fornece aos bancos diversas soluções, do plano ao desenvolvimento de aplicativos móveis e gestão de dispositivos, para diversas plataformas, que permitem atender rapidamente às crescentes exigências e demandas do consumidor. Sustentada pela experiência na gestão e na execução de programas de mobilidade para organizações globais, a companhia ajuda as organizações a criarem, executarem e manterem uma estratégia com funções móveis completas que melhoram a experiência do cliente, identificam novos fluxos de receita, reduzem os custos e aumentam a eficiência operacional.

As soluções de Mobile Banking da Capgemini oferecem uma base sólida para serviços bancários móveis básicos e conceitos modernos, como "banco social".
  • Estrutura de mobilidade móvel - estrutura ampla e reusável para fornecer recursos bancários móveis básicos, como cadastro, consulta do saldo da conta, transferências, pagamentos e atendimento ao cliente.
  • Pagamento fácil - estrutura para pagamentos móveis que permite que os usuários efetuem pagamentos a estabelecimentos por meio do escaneamento de um código de barras por dispositivo localizado no ponto de venda.
  • Visão única do cliente - o aplicativo oferece uma visão única e holística do cliente, inclusive empréstimos, hipotecas, seguros e contas corporativas. A solução auxilia a entender toda a exposição do cliente e fornece recomendações, com base no seu perfil.
  • Banco social - desenvolvido para instituições financeiras que desejam ir além das abordagens bancárias tradicionais, participando ativamente do estilo de vida do usuário. O aplicativo de demonstração do conceito banco social fornece utilitários financeiros móveis personalizados de alto valor, uma plataforma de comércio eletrônico compatível com soluções móveis em tempo real, assim como serviços bancários móveis e redes sociais.
  • Aplicativo de onboarding comercial - recurso baseado em tablet móvel para processadores, inclusive configuração de comércios, lojas e terminais. 
Os serviços da Capgemini são oferecidos individualmente ou por meio de uma orquestração otimizada e sincronizada da mobilidade. A companhia fornece seu conhecimento em mobilidade sob uma estrutura escalonável, dando origem a um produto que cobre todas as áreas cruciais.

Com ampla experiência na criação de funcionalidades bancárias importantes, que vão desde a manutenção da conta e transações até lojas de mobilidade empresarial, a Capgemini auxilia em todos os aspectos da capacitação móvel completa - de estratégia, visualização e concepção a desenvolvimento, teste de aplicativos e gestão dos dispositivos.

Os Centros de Excelência em Mobilidade (CoE) da Capgemini lançam centenas de soluções móveis todos os anos. São equipados com emuladores e simuladores que definem a essência do setor e fornecem a infraestrutura necessária para a criação e o desenvolvimento de aplicativos em plataformas e estruturas de trabalho.

Sobre a Capgemini
Com mais de 125 mil profissionais em 44 países, a Capgemini é um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização. Em 2012, o Grupo reportou uma receita global de 10,3 bilhões de euros. Em conjunto com seus clientes, a Capgemini cria e entrega soluções de negócios e tecnologia, que atendem às suas necessidades e alcançam os resultados desejados. Como uma empresa essencialmente multicultural, a Capgemini desenvolveu seu modo próprio de trabalhar, o Collaborative Business ExperienceTM, com base no Rightshore®, seu modelo de entrega mundial.

Em 2010, o Grupo Capgemini adquiriu a CPM Braxis, que vem operando com sucesso no Brasil por mais de 30 anos. No final de 2012, a CPM Braxis Capgemini teve sua marca mudada para Capgemini. No País, a Capgemini emprega 7,8 mil pessoas e atende mais de 200 clientes, oferecendo quatro principais linhas de serviços: Applications Services, Infrastructure Services and Products, e Business Process Outsourcing (BPO). Saiba mais sobre nós: www.br.capgemini.com. Conecte-se à Capgemini no Brasil pelo Twitter, Facebook e LinkedIn.

*Rightshore® é uma marca registrada da Capgemini.

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