PATROCINADOR

15 junho 2013

Bombardier Aerospace divulga previsão anual para o mercado de aeronaves executivas e comerciais

- previsão de entrega de 24.000 jatos executivos entre 2013 e 2032 com um valor de $650 bilhões
- previsão de entrega de 12.800 aeronaves com 20 a 149 assentos com valor de mercado de mais de $646 bilhões

A Bombardier Aerospace publicou hoje a sua previsão de 20 anos para os mercados de aeronaves executivas e comerciais.

Com os mercados de aeronaves executivas e comerciais em recuperação da queda da indústria, podemos ver sinais de avanço. Embora a demanda de novos pedidos de aeronaves deva continuar nos mercados desenvolvidos o crescimento potencial dos mercados emergentes como China, Índia, Rússia e América Latina, deverá ter um papel cada vez mais importante no mercado de aviação mundial. Com a preocupação cada vez maior com os preços do combustível e meio-ambiente, as operadoras das duas indústrias continuam a focar na otimização de frotas e eficácia das aeronaves.

"A Bombardier Aerospace tem um longo histórico de desenvolvimento de soluções líder do setor que atendem às diversas necessidades de mobilidade dos seus clientes. Isto é alcançado com a sua visão de longo prazo de criar aeronaves avançadas e de investimentos na tecnologia e no talento necessários para o desenvolvimento de produtos novos e sustentáveis para os setores da aviação executiva e comercial", disse Michael McAdoo, Vice-Presidente, Desenvolvimento de Estratégias e Internacional, Bombardier Aerospace. "Com o seu vasto portfólio de produtos, sua dedicação superior aos clientes e um sólido mapa para o desenvolvimento de produtos, a Bombardier está bem posicionada para o crescimento futuro".

Previsão do mercado de aeronaves executivas

A Bombardier está confiante no potencial de longo prazo da indústria de aeronaves executivas e prevê a entrega de um total de 24.000 jatos executivos de 2013 a 2032 nos segmentos nos quais a Bombardier participa(i), representando aproximadamente uma receita de $650 bilhões(ii). A previsão do mercado de aeronaves executivas da Bombardier é de 9.800 aeronaves no valor de $269 bilhões entre 2013 e 2022 e de 14.200 aeronaves no valor de $381 bilhões entre 2023 e 2032.

O mercado de aviação executiva continua a se recuperar e, embora os indicadores macroeconômicos atuais sejam confusos, a tendência geral da economia mundial é de estável à positiva. Esperamos que, com o retorno da confiança nos mercados mundiais, os pedidos e pedidos em carteira de aeronaves, e entregas sejam ampliados. Embora os pedidos e entregas de jatos executivos para 2013 devam ser iguais aos de 2012, a Bombardier prevê que isso começará a melhorar em 2014 e que a indústria venha a ultrapassar seu pico de entregas em 2008 já até em 2016. Também estamos prevendo que, com a demanda de jatos executivos passando para os mercados emergentes, as frotas de Grandes e Médias aeronaves venham a crescer, com a categoria de Grandes aeronaves apresentando um crescimento mais rápido de todos.

Durante o período abrangido, a Bombardier prevê que a América do Norte irá receber o maior número de entrega de jatos executivos novos entre 2013 e 2032, seguida da Europa que, apesar das suas dificuldades econômicas, continua sendo o segundo maior mercado. A China deve passar a ser a terceira maior região em termos de entregas nos próximos 20 anos, com 1.000 entregas entre 2013 e 2022, e 1.420 entregas de 2023 a 2032. A Bombardier também espera que os principais mercados de crescimento, inclusive Brasil, Índia, Rússia/Comunidade dos Estados Independentes (CEI), México e Turquia tenham uma participação substancial das entregas de jatos executivos nos próximos 20 anos.

A Bombardier prevê que - semelhante para a aviação comercial - os problemas futuros enfrentados pela aviação executiva serão o aumento dos preços do combustível e maior preocupação com o meio-ambiente. Com os seus programas de desenvolvimento de novas aeronaves, a Bombardier continua a investir em soluções de transportes inovadoras, incluindo os jatos Global 7000, Global 8000, Learjet 70, Learjet 75, Learjet 85 e Challenger 350.

Previsão do mercado de aeronaves comerciais

A visão da Bombardier Aerospace para os próximos 20 anos do mercado de aeronave comercial de 20 a 149 assentos prevê 12.800 entregas de 2013 a 2032, com a geração de mais de $646 bilhões em vendas. Embora a demanda mundial em geral permaneça igual ao do ano passado, houve uma mudança na distribuição regional com a expectativa de um PIB menor nos mercados maduros da América do Norte e Europa, e um crescimento mais robustos nos mercados emergentes.

As entregas da indústria previstas pela Bombardier por segmento são:
 
--  20 a 59 assentos: entrega de 250 aeronaves
--  60 a 99 assentos: entrega de 5.650 aeronaves
--  100 a 149 assentos: entrega de 6.900 aeronaves
 
No mercado de aeronaves de 60 a 99 assentos, a Bombardier espera que o segmento de jatos regionais entregue 2.950 unidades - representando 52 % do segmento total de 60 a 99 assentos - com um valor de mais de $105 bilhões, e o segmento de turboélice entregue 2.700 unidades no período previsto de 20 anos. No segmento de 100 a 149 assentos, a demanda será conduzida pela disponibilidade de aeronaves com combustível mais eficiente e tecnologicamente mais avançadas. As entregas entre 2013 a 2032 neste segmento devem alcançar 6.900 unidades, com um o valor de mais de $460 bilhões.

Uma forte projeção da demanda de tráfego, a expansão da classe média nos mercados maduros, e o contínuo relaxamento das cláusulas de escopo durante o período da previsão são os principais condutores dos números previstos para o mercado de aeronaves comerciais da Bombardier nos próximos 20 anos. Embora a demanda dos mercados internacionais como Índia, China, África e América Latina deva aumentar substancialmente, a América do Norte deve continuar sendo o maior mercado de entrega de aeronaves, com 3.710 novas aeronaves, seguida da China e Europa com 2.330 e 1.700 aeronaves, respectivamente.

Os números da Previsão do Mercado de Aviação Comercial da Bombardier indicam que a antiguidade técnica e o aumento do preço do petróleo venham a ser fatores essenciais para a decisão das frotas de empresas aéreas nos próximos 20 anos e, com o aumento da demanda de aeronaves com custo e combustível mais eficientes, 60 por cento das frotas comerciais atuais estarão aposentadas em 2032, com a maior parte da aposentadoria ocorrendo no segmento com 20 a 59 assentos. No entanto, com o maior interesse mundial pelas tecnologias da nova geração que viabilizam soluções maiores e mais econômicas para aeronaves de 60 a 149 assentos, e um crescimento econômico estável nos mercados em desenvolvimento, a demanda de novas aeronaves deve continuar forte.

Com suas três famílias distintas de aeronaves comerciais - aeronaves Q-Series NextGen, CRJ NextGen e CSeries - a Bombardier criou produtos que irão atender o crescimento da demanda dos clientes de soluções de transporte mais sustentáveis que tenham um impacto ambiental bem menor.

Bombardier
A Bombardier é a única fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability World and North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2012, apresentamos uma receita de $16,8 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os editores
Siga @Bombardier_Aero no Twitter para receber as mais recentes notícias e atualizações da Bombardier Aerospace.

(i) Segmentação competitiva da Bombardier inclui as categorias Leve, Média e Grande. Exclui os jatos muito leves e os grandes aviões corporativos.

(ii) Valores das unidades baseados nos preços de lista de 2013 da revista B&CA em US$
Bombardier, Challenger 350, CRJ, CSeries, Global 7000, Global 8000, Learjet 70, Learjet 75, Learjet 85, NextGen, Q-Series e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

DECLARAÇÕES DE PREVISÃO
Este press release inclui declarações de previsão que podem envolver, mas não estão limitadas a: declarações a respeito dos nossos objetivos, orientação, metas, prioridades, mercado e estratégias, posição financeira, opiniões, prospectos, planos, expectativas, antecipações, estimativas e intenções; previsão econômica e dos negócios em geral, prospectos e tendências de uma indústria; crescimento esperado da demanda de produtos e serviços; desenvolvimento de produto, inclusive o projetado design, capacidade ou performance; entrada programada ou prevista em serviço dos produtos e serviços, pedidos, entregas, testes, leads, certificações e execução de projetos em geral; nossa posição competitiva; e o impacto esperado do ambiente legislativo e regulatório nos nosso negócios e operações. Estas declarações de previsão normalmente podem ser identificadas pelos termos "poder", "ir", "esperar", "pretender", "estimar", "antecipar", "planejar", "prever", "acreditar", "continuar", "manter" ou "alinhar", ou as negativas destes termos, suas variantes e outras expressões semelhantes. As declarações de previsão são por natureza suposições e estão sujeitas a riscos e incertezas, que podem fazer com que os resultados e performance reais de futuros períodos sejam substancialmente diferentes de quaisquer resultados previstos. Embora nossas suposições sejam razoáveis e apropriadas baseadas na informação disponível no momento, existe o risco de que elas não sejam corretas. Para mais informação sobre as suposições nas quais estas declarações de previsão são baseadas neste press release, consulte as seções de Orientação e de declarações de previsão na Visão Geral, seções Bombardier Aerospace e Bombardier Transportation da Management's Discussion and Analysis ("MD&A" - Discussão e Análise da Administração) no relatório anual da Corporação do exercício fiscal encerrado no dia 31 de dezembro de 2012.

Certos fatores que podem fazer com que os resultados reais sejam substancialmente diferentes dos resultados previstos por tais declarações de previsão são os riscos associados com as condições econômicas em geral, riscos do nosso ambiente de negócios (tais como a condição financeira da indústria de empresas aéreas e as principais operadoras ferroviárias), riscos operacionais (tais como o do desenvolvimento de novos produtos e serviços; negociação com sócios; garantia de performance do produto e mortes por acidentes; processo regulatórios e legais; meio ambiente; dependência de certos clientes e fornecedores; recursos humanos; compromissos com preço fixo, e produção e execução de projeto), riscos de financiamento (tais como os riscos de liquidez e acesso aos mercados de capital, exposição ao risco de crédito, certos acordos de restrição de débito, suporte de financiamento para o benefício de certos clientes e dependência no suporte do governo) e riscos do mercado (tais como o risco da flutuação da taxa de câmbio, mudança das taxas de juros, queda do valor residual e aumento dos preços das commodities).

Para mais detalhes, consulte a seção Risks and uncertainties em Other no relatório anual MD&A da Corporação do exercício fiscal encerrado no dia 31 de dezembro de 2012. Os leitores devem estar cientes de que a lista acima de fatores que podem afetar o crescimento, resultado e performance futuros não é completa e não devem depositar confiança indevida nessas declarações de previsão. As declarações de previsão neste documento indicam as expectativas válidas até a data deste release e estão sujeitas a mudanças após esta data. Exceto se exigido pela lei de papéis negociáveis aplicáveis, negamos expressamente qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar qualquer declaração de previsão, quer como resultado de novas informações, eventos futuros ou outro tipo de acontecimento. As declarações contidas neste são expressamente qualificadas por esta declaração de alerta.

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