Na abertura do evento, presidente da Eletros apresenta dados do mercado
e demonstra otimismo em relação ao segundo semestre deste ano.
A 8ª Eletrolar Show,
maior feira da América Latina de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares
e TI, teve início nesta segunda-feira, 15 de julho, no Transamerica Expo
Center, em São Paulo. Na abertura do evento, o presidente da Associação
Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival
Kiçula, apresentou números positivos para o mercado de bens duráveis, com o
crescimento nas vendas de lavadoras automáticas e televisores no primeiro
semestre de 2013 frente aos seis primeiros meses do ano passado, e destacou o
Minha Casa Melhor como uma boa notícia para os negócios do varejo de
eletroeletrônicos. “O programa deverá salvar o ano”, diz.
As vendas de lavadoras automáticas, que avançaram 15% no período, ampararam os
resultados do segmento de linha branca no primeiro semestre (que apresentou
retração de 0,3%, puxada pela queda nas vendas de refrigeradores e fogões). “A
expectativa é de que as lavadoras mantenham o mesmo ritmo nos próximos seis
meses”, conta Kiçula. Foram comercializadas 2,76 milhões de unidades, de
janeiro a junho deste ano.
Graças à Copa das Confederações, as vendas de televisores também se mantiveram
aquecidas: foram vendidas 6 milhões de unidades, número 7% maior que o obtido
em 2012. “Esperamos que a comercialização chegue a 15 milhões de unidades até o
final de 2013”, diz Kiçula. Os modelos conectados destacaram-se entre as TVs
comercializadas e corresponderam a 65% das vendas.
O mercado de eletroportáteis também apresentou resultado crescente. Entre os
produtos fabricados no País o volume comercializado avançou 3% nos primeiros
seis meses deste ano em comparação ao mesmo semestre de 2012 – no caso dos
eletroportáteis importados, o desempenho foi superior a 3%. “As vendas dessa
categoria cresceram graças a produtos mais completos e que facilitam o dia a
dia das donas de casa”, acrescenta o presidente da Eletros.
Lançamentos
“A feira é ponto de encontro entre a indústria e o varejo de eletroeletrônicos.
Além da visita de compradores que respondem por mais de 25 mil pontos de vendas
em todo o País, a feira é palco de inúmeras novidades que chegam para o
consumidor neste segundo semestre”, conta Carlos Clur, presidente do Grupo
Eletrolar, que organiza o evento.
Na feira há tão lançamentos nas categorias das linhas branca e marrom, portáteis,
TI, celulares e telefones, distribuidoras, bem-estar, brinquedos, serviços,
esporte e lazer, automotivo, instrumentos musicais, utilidades domésticas e
móveis. A feira é visitada por todo o varejo brasileiro, por fabricantes,
atacadistas, hiper e supermercados, home centers, lojas de departamento,
distribuidores, representantes comerciais e, também, do e-commerce.
Vitrine do Varejo
Localizada em espaço privilegiado na 8ª Eletrolar Show, a Vitrine do Varejo
apresenta um produto de cada expositor. A organização do evento convidou cada
expositor a escolher um produto de destaque para figurar na Vitrine do Varejo,
que fica no Lounge Varejo VIP. A Vitrine, que oferece um belo visual, está
recebendo alto número de visitantes.
O movimento é intenso neste primeiro dia de feira, que já se constitui em um
espetáculo de inovação, tecnologia e geração de negócios. Os estandes estão
recebendo a visita de compradores de todo o Brasil. A estimativa de visitação é
de 23 mil profissionais de compras de todo o território nacional, incluídos os
que integram 150 grandes redes que não têm sede em São Paulo.
Empresas
A Philips
trouxe para a feira toda a sua gama de produtos. A empresa lança nesta edição o
ferro de passar roupas Perfect Care, modelo RI8640, que não queima e nem
danifica os tecidos. “O produto têm a tecnologia Optimal Temp, que garante
temperatura única ideal para todos os tecidos”, diz Cyro Gazola,
vice-presidente sênior da área de consumo e estilo de vida da Philips, que se
mostra otimista em relação à feira. “Existe um compromisso da Philips de se
manter como uma das expositoras-chave da Eletrolar Show”, acrescenta.
A Multilaser traz
para a feira tablet TV, que garante acesso à internet e sinal de TV digital. Na
linha de celulares destaque para os feature phone. A empresa apresenta, também,
o novo smartphone, chamado Orion, com dois chips ativos simultaneamente e
conexão à internet via Wi-Fi e 3G. “Pela nossa linha e relacionamento com os
clientes, o estande da Multilaser está cheio, como ocorre em todas as edições
da feira. A Eletrolar Show cresceu muito, hoje é feira referência do setor”,
afirma Guila Borba, diretor comercial da empresa.
A Brastemp
trouxe para a feira seu portfólio de fogões e apresenta o primeiro modelo do
mercado nacional que se conecta com smartphnes. O fogão Brastemp Ative! Smart
Cook tem forno duplo, elétrico e a gás, e chega ao mercado em outubro próximo.
Seu grande diferencial é poder ser conectado ao smartphone para o download de
receitas que podem ser programadas no forno elétrico.
A DL
mostra, na Eletrolar Show, os tablets e-Duk Kids e o e-Voice. O primeiro vem
com diversos jogos e conteúdos educativos desenvolvidos especialmente para
crianças. O gadget possui dois perfis, um para meninos e outro para meninas. O
equipamento vem com capas coloridas. E o tablet e-Voice, desbloqueados para
todas as operadoras, assume o papel de um telefone celular. A Black&Decker
destaca a sua batedeira Máxima Turbo MT350, que pode também ser utilizada como
mixer vertical, pois vem com acessório próprio para isso. Produzida na cor
branca, com detalhes em prata, tem design moderno e diferenciado. Conta om
cinco velocidades e função turbo. Vem com tigela extra de dois litros e dois
jogos de batedores para massas pesadas e leves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário