PATROCINADOR

16 julho 2013

Começa a 8ª Eletrolar Show


Na abertura do evento, presidente da Eletros apresenta dados do mercado e demonstra otimismo em relação ao segundo semestre deste ano.

A 8ª Eletrolar Show, maior feira da América Latina de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e TI, teve início nesta segunda-feira, 15 de julho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Na abertura do evento, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula, apresentou números positivos para o mercado de bens duráveis, com o crescimento nas vendas de lavadoras automáticas e televisores no primeiro semestre de 2013 frente aos seis primeiros meses do ano passado, e destacou o Minha Casa Melhor como uma boa notícia para os negócios do varejo de eletroeletrônicos. “O programa deverá salvar o ano”, diz.

As vendas de lavadoras automáticas, que avançaram 15% no período, ampararam os resultados do segmento de linha branca no primeiro semestre (que apresentou retração de 0,3%, puxada pela queda nas vendas de refrigeradores e fogões). “A expectativa é de que as lavadoras mantenham o mesmo ritmo nos próximos seis meses”, conta Kiçula. Foram comercializadas 2,76 milhões de unidades, de janeiro a junho deste ano.

Graças à Copa das Confederações, as vendas de televisores também se mantiveram aquecidas: foram vendidas 6 milhões de unidades, número 7% maior que o obtido em 2012. “Esperamos que a comercialização chegue a 15 milhões de unidades até o final de 2013”, diz Kiçula. Os modelos conectados destacaram-se entre as TVs comercializadas e corresponderam a 65% das vendas.
O mercado de eletroportáteis também apresentou resultado crescente. Entre os produtos fabricados no País o volume comercializado avançou 3% nos primeiros seis meses deste ano em comparação ao mesmo semestre de 2012 – no caso dos eletroportáteis importados, o desempenho foi superior a 3%. “As vendas dessa categoria cresceram graças a produtos mais completos e que facilitam o dia a dia das donas de casa”, acrescenta o presidente da Eletros.

Lançamentos
“A feira é ponto de encontro entre a indústria e o varejo de eletroeletrônicos. Além da visita de compradores que respondem por mais de 25 mil pontos de vendas em todo o País, a feira é palco de inúmeras novidades que chegam para o consumidor neste segundo semestre”, conta Carlos Clur, presidente do Grupo Eletrolar, que organiza o evento.

Na feira há tão lançamentos nas categorias das linhas branca e marrom, portáteis, TI, celulares e telefones, distribuidoras, bem-estar, brinquedos, serviços, esporte e lazer, automotivo, instrumentos musicais, utilidades domésticas e móveis. A feira é visitada por todo o varejo brasileiro, por fabricantes, atacadistas, hiper e supermercados, home centers, lojas de departamento, distribuidores, representantes comerciais e, também, do e-commerce.

Vitrine do Varejo
Localizada em espaço privilegiado na 8ª Eletrolar Show, a Vitrine do Varejo apresenta um produto de cada expositor. A organização do evento convidou cada expositor a escolher um produto de destaque para figurar na Vitrine do Varejo, que fica no Lounge Varejo VIP. A Vitrine, que oferece um belo visual, está recebendo alto número de visitantes.

O movimento é intenso neste primeiro dia de feira, que já se constitui em um espetáculo de inovação, tecnologia e geração de negócios. Os estandes estão recebendo a visita de compradores de todo o Brasil. A estimativa de visitação é de 23 mil profissionais de compras de todo o território nacional, incluídos os que integram 150 grandes redes que não têm sede em São Paulo.

Empresas
A Philips trouxe para a feira toda a sua gama de produtos. A empresa lança nesta edição o ferro de passar roupas Perfect Care, modelo RI8640, que não queima e nem danifica os tecidos. “O produto têm a tecnologia Optimal Temp, que garante temperatura única ideal para todos os tecidos”, diz Cyro Gazola, vice-presidente sênior da área de consumo e estilo de vida da Philips, que se mostra otimista em relação à feira. “Existe um compromisso da Philips de se manter como uma das expositoras-chave da Eletrolar Show”, acrescenta.

A Multilaser traz para a feira tablet TV, que garante acesso à internet e sinal de TV digital. Na linha de celulares destaque para os feature phone. A empresa apresenta, também, o novo smartphone, chamado Orion, com dois chips ativos simultaneamente e conexão à internet via Wi-Fi e 3G. “Pela nossa linha e relacionamento com os clientes, o estande da Multilaser está cheio, como ocorre em todas as edições da feira. A Eletrolar Show cresceu muito, hoje é feira referência do setor”, afirma Guila Borba, diretor comercial da empresa.

A Brastemp trouxe para a feira seu portfólio de fogões e apresenta o primeiro modelo do mercado nacional que se conecta com smartphnes. O fogão Brastemp Ative! Smart Cook tem forno duplo, elétrico e a gás, e chega ao mercado em outubro próximo. Seu grande diferencial é poder ser conectado ao smartphone para o download de receitas que podem ser programadas no forno elétrico.

A DL mostra, na Eletrolar Show, os tablets e-Duk Kids e o e-Voice. O primeiro vem com diversos jogos e conteúdos educativos desenvolvidos especialmente para crianças. O gadget possui dois perfis, um para meninos e outro para meninas. O equipamento vem com capas coloridas. E o tablet e-Voice, desbloqueados para todas as operadoras, assume o papel de um telefone celular. A Black&Decker destaca a sua batedeira Máxima Turbo MT350, que pode também ser utilizada como mixer vertical, pois vem com acessório próprio para isso. Produzida na cor branca, com detalhes em prata, tem design moderno e diferenciado. Conta om cinco velocidades e função turbo. Vem com tigela extra de dois litros e dois jogos de batedores para massas pesadas e leves.

Nenhum comentário: