Nova estrutura comercial faz parte do plano de expansão geográfica da
companhia, que tem o objetivo de levar soluções e inovação para empresas de
qualquer região do país
A SAP Brasil colocou em prática neste segundo trimestre de 2013 seu
projeto de expandir a atuação para além de São Paulo, Rio de Janeiro e outras
grandes capitais. Para isso, uma nova equipe de executivos vai comandar o
atendimento personalizado a clientes ou não clientes do interior de São Paulo e
das regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Todas já contam com uma equipe
dedicada, responsável por entender as particularidades das empresas e,
principalmente, das características dos mercados locais.
Renato Morsch assumiu a vice-presidência de vendas, ganhando mais
responsabilidades e reforços em seus times regionais. O executivo também passou
a liderar a diretoria de Bancos e Seguradoras para o setor privado. “Entrei
como diretor de vendas e agora, dois anos depois, tenho o grande desafio de
verticalizar as regiões mais estratégicas para a SAP, de acordo com seus
setores de relevância, massa crítica, densidade e capilaridade”, explica.
Sob a supervisão de Morsch, três diretores estão responsáveis por clientes de
médio e grande porte que necessitam de ferramentas de gestão para crescer e
ampliar seus negócios. Os executivos também têm a missão de aumentar a receita
da companhia nestes locais por meio de parceiros que comercializam serviços e
soluções SAP.
Daniel Chamoun atenderá o interior de São Paulo. Juliano Korff fica responsável
pela região Sul do país, enquanto Bruno Ferreira segue liderando vendas, porém
para novas áreas estratégicas: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo,
Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Há três anos na SAP, Chamoun lidera um time de seis pessoas em grandes cidades
paulistas, como Campinas e Ribeirão Preto. O executivo terá um papel importante
na conquista e fidelização de clientes de setores como agronegócio, alimentos e
bebidas, manufatura, entre outros.
Para ampliar os negócios da SAP em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, Korff
foi escalado para estar à frente do relacionamento com os grandes “players”
locais dos setores de manufatura e varejo. No último trimestre, as vendas de
software para empresas da região Sul cresceram 277%. Só no Estado do Rio Grande
do Sul, a companhia elevou suas vendas de software em 455%, em relação ao mesmo
período do ano passado.
Com vasta experiência no setor, Bruno Ferreira tem o desafio de levar a SAP a
localidades onde a companhia ainda não possui uma presença mais forte. Aumentar
a qualidade do atendimento nas grandes capitais fora do eixo Rio de Janeiro -
São Paulo é sua grande missão.
“Queremos capilarizar a operação da SAP nessas geografias onde não tínhamos
presença física. É um esforço coletivo de mudança de mentalidade para entender
melhor essas microrregiões e atuar de forma personalizada, oferecendo o
portfólio de inovação da companhia. As localidades em questão estão preparadas
para receber nossos produtos, só precisam de atenção especial e é isto o que
faremos”, explica o executivo Renato Morsch.
Com um conjunto de soluções abrangentes e adequadas, Morsch acredita que
oportunidades de negócios não faltam pelo Brasil afora. “As soluções da SAP
melhoram a produtividade e simplificam a gestão dos negócios das companhias.
Hoje, as empresas buscam exatamente isso para melhorarem sua governança e se
tornarem mais competitivas.”, conclui Morsch.
Expansão geográfica já ocorre
Este ano, a SAP tem como foco expandir sua atuação em regiões fora do eixo Rio
– São Paulo, incluindo cidades mais distantes de regiões consideradas
estratégicas pela empresa, como Centro-Oeste, Sul e Nordeste. Os resultados
dessa expansão geográfica e da criação de diretorias comerciais regionais já
podem ser vistos. No segundo trimestre de 2013, as regiões do Brasil onde a SAP
registrou melhor desempenho foram Centro-Oeste, Sul e Nordeste, todas com
crescimento de três dígitos.
A região Centro-Oeste foi a que mais se destacou no período, com um crescimento
das vendas de software de quatro dígitos, seguida pela região Sul, que teve um
aumento de 255%.
Sobre a SAP
Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP
(NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar
melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até
dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e
a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da
concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 248.500 mil
clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da
SuccessFactors e Ariba) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar
melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e siga no
Twitter @SAPNotíciasBR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário