PATROCINADOR

21 agosto 2013

Algar Telecom Implementa Rede MPLS de 10 Gbps Com Tecnologia Extreme Networks

Nova estrutura de serviços, baseada em Switches da família Summit, amplia a resiliência, reduz os prazos de ativação de serviços, maximiza o desempenho e reduz os custos da rede

A Extreme Networks, fabricante líder mundial em tecnologia de redes Ethernet para redes empresariais e para operadoras de telecomunicações, anuncia que a Algar Telecom, empresa brasileira de telecomunicações presente no mercado há mais de 58 anos e com mais de 800 mil clientes, está concluindo a implementação de uma rede MPLS com capacidade de 10Gbps baseada em switches de alto desempenho da família Extreme Networks Summit.

Com a nova estrutura MPLS de 10Gbps, os clientes Algar Telecom passam a contar com uma rede de alta velocidade, com grande diversidade de serviços de voz convencional, VoIP, GSM, 3G, xDSL, GPON e trânsito IP otimizado de classe superior aos padrões vigentes no mercado. De acordo com Luis Antônio Andrade Lima, diretor de operações e tecnologia da Algar Telecom, a mudança para MPLS 10G é parte da estratégia de expansão da oferta de serviços de alta qualidade no portfólio da empresa e serve também para ancorar a alta taxa de crescimento da demanda de tráfego. “Em 2012 atingimos o patamar de 2,2 milhões de unidades geradoras de receita, o que representa uma evolução de 16% em relação ao ano anterior”, comenta o executivo.

Para a implementação da nova rede, a Algar Telecom adquiriu 90 unidades de switches Summit X460 e Summit X480, que se juntam a uma base instalada mista de 700 switches (1G e 10G), utilizando topologia em anel e agora empregando os protocolos L3 (OSPF) e MPLS. Através desse novo ambiente, a Algar melhora sensivelmente as condições de tráfego e resiliência em sua rede de serviços, que antes operava apenas com protocolo de controle em camada 2. Além disso, através de funcionalidades de configuração e gerenciamento remotos, oferecidas pelo sistema operacional ExtremeXOS, que guarnece os switches Summit, a operadora consegue agilizar o provisionamento de novos serviços na rede, de forma a maximizar a satisfação dos clientes.

Ainda segundo Lima, com a tecnologia MPLS viabilizada pelas soluções da Extreme Networks, a empresa obtém não só maior rapidez nas ativações, mas também a redução de custos na execução dessa atividade. “Com a antiga tecnologia de camada 2, para cada ativação era exigida a intervenção de técnicos em todos os elementos do anel metropolitano, o que causava lentidão ao procedimento. Agora, com as funcionalidades da Camada 3, estes trâmites são eliminados”, explica ele.

Com a aferição dos bons resultados obtidos com a evolução para 10G, a Algar prepara-se agora para a migração de toda a sua estrutura para este padrão de tráfego, e enxerga na Extreme Networks um parceiro de primeira ordem para esta atualização. “A metodologia de homologação de equipamentos empregada pela Algar é reconhecida no mercado como uma das mais exigentes, e a Extreme Networks tem demonstrado diferenciais de portfólio, tecnologia e apoio técnico compatível com as nossas expectativas e com a nossa visão de futuro da rede de serviços”, complementa Lima.

Segundo Marcelo Maldi, Country Manager da Extreme Networks Brasil, a nova rede MPLS da Algar representa um exemplo concreto de como a tecnologia Ethernet da Extreme Networks vem se apresentando como a alternativa mais madura e vantajosa para redes de multisserviços que necessitam de agilidade, estabilidade e desempenho para enfrentar o cenário altamente competitivo. “Flexibilizar o portfolio, reduzir custos de Capex/Opex e garantir resiliência em serviços críticos de tráfego são alguns dos grandes desafios da indústria de telecom aos quais nossa tecnologia responde”, assinala Marcelo Maldi.

Sobre a Algar Telecom
Diferenciada pelo atendimento eficaz e uso de tecnologias inovadoras, a Algar Telecom, detentora da marca CTBC, é uma empresa brasileira pertencente ao Grupo Algar – que oferece telefonia fixa, celular, internet banda larga (3G e ADSL), comunicação de dados, TV por assinatura (DTH e cabo) e código 12 de longa distância nacional e internacional. Para ao mercado corporativo, a empresa ainda oferece serviços de TI e serviços diferenciados de gerenciamento. 

Com mais de 800 mil clientes, a Algar Telecom atua a mais de 59 anos no mercado e hoje está presente nas principais regiões do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

Sobre a Extreme Networks, Inc.A Extreme Networks oferece redes convergentes que transportam dados, voz e vídeo para empresas e provedores de serviços. As soluções de rede da companhia oferecem comutação com alto desempenho e alta disponibilidade para maior abrangência e controle, permitindo que os usuários respondam aos atuais desafios da comunicação corporativa.  Presente em mais de 50 países, a Extreme Networks oferece LANs seguras com e sem fio, infraestrutura de data center e soluções de transporte Ethernet para provedores de serviços, complementadas por uma rede mundial de atendimento e suporte ininterruptos. Para obter mais informações acesse: http://www.extremenetworks.com.br

Nenhum comentário: