- Com design inovador, carro-conceito combina a dinâmica de um carro esportivo de alto desempenho com a versatilidade de um crossover.
- Motor 5.0 V10 TDI desenvolve 544 cv de potência e 1.000 Nm de torque.
- Aceleração de 0 a 100 km / h é feita em apenas 3,8 segundos.
- Direção integral: a chave para a agilidade e a estabilidade.
Esportividade em um novo
formato: a Audi está apresentando o show car Audi Nanuk quattro concept no
Salão do Automóvel de Frankfurt. O crossover conceito combina a dinâmica de um
carro esportivo de alta performance com a expertise Audi na tecnologia quattro,
seja na estrada, na pista de corrida e também no off-road . O motor V10 TDI
define novos parâmetros de potência e eficiência.
A montadora alemã desenvolveu o
Audi Nanuk quattro concept em colaboração com os designers da Italdesign
Giugiaro. O resultado é um carro esportivo para qualquer situação e superfície,
seja em uma pista de corrida, numa rodovia ou em uma sinuosa estrada com areia
ou neve. O show car combina a dinâmica de um carro esportivo com motor central
com a versatilidade de um veículo recreativo.
O veículo de dois lugares é
equipado com um motor V10 TDI, recém-desenvolvido, instalado longitudinalmente
na frente do eixo traseiro. O potente propulsor a diesel de 5.0 litros produz
544 cv de potência e oferece 1.000 Nm de torque a partir de apenas 1.500 rpm. A
unidade biturbo é controlada por meio do Sistema Audi Valvelift (AVS). O
sistema common rail opera com pressão de injeção de 2.500 bar. A transmissão
reforçada de sete velocidades S tronic, localizada atrás do motor, transfere o
torque para um sistema de transmissão quattro especialmente projetado.
O show car Audi Nanuk quattro
concept pesa cerca de 1.900 kg e acelera de 0 a 100 km / h em 3,8 segundos, com
velocidade máxima de 305 km / h. O gerenciamento térmico inovador, com seus
ciclos de refrigeração separados e a bomba de óleo regulada contínua contribuem
para a excelente eficiência, com consumo de combustível de apenas 7,8 litros
por 100 km, em média.
Triângulos duplos guiam as
rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus 235/50, na dianteira, e 295/45, na
traseira. Os discos de freio de cerâmica reforçados com fibra de carbono podem
resistir a altas temperaturas e são extremamente resistentes à abrasividade.
A suspensão a ar adaptativa,
com amortecedores controlados eletronicamente, apresenta a próxima geração de
tecnologia da Audi. O motorista pode ajustar manualmente a distância do solo do
carro-conceito em três etapas: normal, 30 milímetros mais baixa ou 40
milímetros mais elevada. O sistema também controla o nível da carroceria
baseado na velocidade de condução e nos dados da rota fornecidos pelo sistema
de navegação. Na estrada, por exemplo, a carroceria continua rebaixada, mesmo
quando o Audi Nanuk quattro concept está movendo-se lentamente. Ele é elevado
automaticamente quando entra em uma estrada de cascalho.
Outro destaque tecnológico do
show car é a direção integral, que resolve o conflito clássico entre
comportamento dinâmico e estabilidade. O sistema combina a direção dinâmica no
eixo dianteiro que, entre outras funções, pode intervir nas curvas rápidas para
maior estabilidade, com direção suplementar para as rodas traseiras. Atuadores
separados ativam duas barras de direção.
Quando o motorista dirige em
velocidades baixas a moderadas, as rodas traseiras viram até nove graus na
direção oposta das rodas dianteiras. Isso encurta a distância entre-eixos
virtualmente em cerca de 100 centímetros, reduzindo o raio de giro para
aproximadamente 10 metros. A dirigibilidade torna-se mais ágil e o show car é
bastante neutro em curvas.
Em velocidades mais elevadas, o
sistema vira as rodas traseiras em até 2,5 graus na mesma direção das rodas
dianteiras. Isso amplia virtualmente a distância entre-eixos para cerca de 140
centímetros, para melhor estabilidade. Nas rodovias, o carro-conceito está
firmemente colado à estrada, mesmo em curvas rápidas.
Design exterior
O Audi Nanuk quattro
concept tem distância entre-eixos de 2.710 milímetro; 4.541
milímetros de comprimento; 1.990 milímetros de largura e 1.337 milímetros
de altura. A estrutura da carroceira é leve, em alumínio, com tecnologia Audi
Space Frame (ASF). Componentes feitos em polímero de fibra de carbono reforçado
(CFRP) compõem a cobertura exterior, finalizada na cor Red Extreme.
Com formas exageradas e
angulares, o Audi Nanuk quattro nanuk concept é uma escultura dinâmica, com
grandes rodas, que abre um novo capítulo na linguagem de design da marca alemã.
Na dianteira, recebeu uma versão plana da grade single-frame hexagonal,
circundada por uma estrutura estreita de alumínio.
Luzes diurnas dinâmicas
acentuam a assinatura Audi quando o carro é ligado e também servem como setas
dinâmicas. Distinta é a transição entre os faróis baixos e altos, possível
graças à nova tecnologia Audi Matrix LED. Com os faróis baixos, o show car
surge com estilo clean e aberto. Já com faróis altos, parece mais rebaixado e
focado.
As grandes entradas de ar foram
deslocadas para a parte traseira. Três barras verticais estruturam o seu
interior. A chapa que constitui a borda inferior do para-choque inclui fendas
para fluxo de ar. Os quatro anéis da marca são montados na grade single-frame .
Os contornos dos para-lamas
dominam a lateral do Audi Nanuk quattro concept . Na dianteira, forma uma borda
pontiaguda, um recurso de design clássico da Audi. O contorno traseiro se
estende como uma onda, e a coluna C flui suavemente para a parte de trás do
carro. Na parte inferior, o modelo ganhou soleiras largas.
A porta é esculpida, com seções
superiores e inferiores projetadas, enquanto a parte central é ligeiramente
rebaixada. As portas se abrem para cima, em ângulo, e delicadas câmeras, em
forma de asa, substituem os espelhos retrovisores externos. Por trás da
abertura da porta localiza-se um grande sideblade (chapa lateral), vertical,
similar ao do esportivo Audi R8, por onde entra o ar de admissão do motor V10
TDI. Uma segunda chapa menor, atrás da janela lateral, é móvel e facilita o
fluxo de ar através do compartimento do motor.
A interação entre as
superfícies protuberantes e rebaixadas continua na retaguarda do carro. A seção
côncava estende-se por toda a largura do carro e integra os anéis Audi, as
luzes traseiras e a terceira luz de freio, que funciona como uma faixa plana
entre as luzes. A placa é montada em uma outra superfície embutida na parte
inferior da traseira. O difusor abriga as duas saídas redondas de escape.
A grande janela traseira expõe
o motor TDI. Toda a parte traseira pode ser aberta para cima, em uma peça
única, como em um carro de corrida, para facilitar a manutenção. A bagagem dos
ocupantes é guardada na parte da frente do carro, onde há espaço para dois
carrinhos ou um saco de golfe.
Interior
O interior do Audi Nanuk
quattro concept foi reduzido ao essencial, com a arquitetura girando em
torno do painel de instrumentos. Uma “ilha” de carbono acentua o cockpit e
oferece ao motorista uma visão mais clara. O painel de instrumentos parece
flutuar e enfatiza as linhas horizontais e a largura do carro. Ele é apoiado
por estribos de alumínio no console central, que tem almofadas macias para
descanso das pernas. Além disso, há numerosos compartimentos de armazenamento,
em material macio, nas portas.
Todos os elementos de controle
(incluindo os da suspensão a ar controlada eletronicamente), o touchwheel para
navegação e funções multimídia e as setas estão concentrados no console no
túnel central e no volante. Os bancos, com encostos rebatíveis, têm lateral
pronunciada e encostos de cabeça integrados. Um telefone celular pode ser
carregado no Audi phone box.
Ao invés de mostradores físicos
e ponteiros, o show car recebeu um painel de instrumentos livremente
programável. O motorista pode acessar uma variedade de displays e informações,
como desejar. Dois pequenos monitores nas colunas A servem como espelhos
externos digitais e exibem as imagens das câmeras nas portas. A mesma função é
fornecida pelo visor montado no centro, que substitui o espelho retrovisor. O
painel de instrumentos tem acabamento em alumínio escuro brilhante e os
assentos, apoios de braço e painéis de porta são cobertos em couro cinza. O
terceiro tipo de acabamento no interior do protótipo é o CFRP.
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