PATROCINADOR

06 setembro 2013

Inmarsat e Onixsat expandem atuação no setor financeiros brasileiro

Com mais de 2.200 municípios brasileiros sem cobertura 3G, as soluções de comunicações via satélite encontram um mercado em agências e transações remotas


A Inmarsat (LSE: ISAT), provedor líder de serviços globais de comunicações móveis via satélite, e Onixsat, provedor líder de produtos e serviços de comunicações via satélite, anunciaram uma expansão de sua iniciativa conjunta que visa o mercado brasileiro de serviços de operações bancárias e financeiras.  A Onixsat se concentrará especificamente nas oportunidades disponíveis nas regiões norte e nordeste do Brasil.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febrabam), as redes bancárias do país tiveram um crescimento de 79,8% entre 2006 e 2010. A maior parte desse crescimento foi originado pela rede de correspondentes bancários e serviços de caixas automáticos – duas áreas especialmente adequadas à conectividade via satélite.  Em 2011, os dados indicaram que cerca de cinco por cento das transações bancárias do Brasil foram realizadas por meio dos serviços de bancos correspondentes (3,5 bilhões de transações).

A Inmarsat e a Onixsat identificaram oportunidades de vulto para a adoção dos dados de IP de banda larga da Inmarsat, dos serviços de “máquina para máquina” (machine-to-machine, ou M2M) e dos serviços de voz realizados através de sua premiada rede de comunicações móveis via satélite.

Os serviços globais via satélite da Inmarsat, com IP criptografado, podem habilitar os bancos a estabelecerem filiais remotas e temporárias que estejam conectadas de forma segura à sede desses bancos. Isto também cria a oportunidade de que lojas, restaurantes e hotéis, entre outras estabelecimentos, aceitem pagamentos com cartão de banco por meio de dispositivos eletrônicos de ponto de venda (PoS) ligados ao adquirente do estabelecimento comercial através de uma conexão extremamente segura e confiável.

“A Onixsat estabeleceu para si a meta de acrescentar 12.000 terminais BGAN  e BGAN  M2M ao longo dos próximos 12 meses, a fim de comportar a absorção dos serviços bancários em áreas nas quais as conexões terrestres de dados são pouco confiáveis ou inexistentes”, afirma Igor Falcão, gerente empresarial da Onixsat.

Drew Brandy, vice-presidente de Enterprise Industry da Inmarsat destaca a importância da parceria com a Onixsat para a iniciativa de expansão conjunta no mercado brasileiro de operações bancárias e financeiras.  “As comunicações móveis via satélite estão sendo cada vez mais reconhecidas como poderosa ferramenta para impulsionar o crescimento econômico nas regiões em que a infraestrutura de telecomunicações terrestres é pequena ou pouco eficiente. A conectividade via satélite permite que os bancos expandam seu alcance e atraiam novos clientes, colocando à disposição de um número muito maior de pessoas os benefícios oferecidos por instalações bancárias seguras, independentemente de sua localização.”



Conectividade BGAN

Os serviços BGAN da Inmarsat oferecem conectividade criptografada de ponta a ponta, sendo ideal para unidades bancárias móveis, já que lhes permite estabelecer uma conexão segura com os principais servidores de um banco, independentemente do local ao qual essas unidades se dirigem para oferecer atendimento. 

O serviço BGAN Link foi concebido especificamente para usuários situados em um local fixo e que requerem elevado volume mensal de dados IP Padrão em um pacote do tipo subscrição.  É ideal para filiais bancárias permanentes, localizadas em áreas remotas, nas quais o acesso à conectividade terrestre de banda larga é limitado ou inexiste.

A menor quantidade de requisitos quanto à transmissão de dados no caso de caixas automáticos e Terminais Eletrônicos do Ponto de Venda (EPoS) é comportada especificamente pelo serviço BGAN M2M da Inmarsat.  Isso oferece uma conectividade de dados IP segura, de duas vias, tornando possível a conexão de caixas automáticos estáticos e móveis, bem como de terminais EpoS, a partir dos locais mais remotos.

Todos os serviços BGAN utilizam a rede I-4 via satélite da Inmarsat que, em essência, é uma rede global 3G que opera a uma disponibilidade de 99,9%.

Oportunidades na Área Urbana

Igor Falcão, da Onixsat, explicou também que existem outras oportunidades para os serviços da Inmarsat em grandes centros urbanos.  Segundo Igor, a tecnologia 3G ainda não está estável nos grandes centros e os serviços de banda larga e M2M da Inmarsat poderiam ser usados em cidades grandes como sistema de apoio às comunicações terrestres urbanas.

“Existem oportunidades específicas nos centros urbanos”, acrescentou Falcão. “Por exemplo, veja o Rio de Janeiro.  A cidade tem mais de seis milhões de pessoas. Entretanto, uma loja de conveniência localizada ao lado do seu ponto turístico mais popular – a estátua do Cristo Redentor, que fica no topo do Corcovado, com visão panorâmica para toda a cidade – só tem condições de aceitar dinheiro, porque a rede 3G não opera lá em virtude de interferência na recepção de sinais.

“A conectividade via satélite supera esses obstáculos geográficos, permitindo que os donos de empresas desfrutem uma conectividade de dados segura e confiável, independentemente do local onde se encontram”, explica ele.


Igor também enfatiza que as empresas não precisam contar com uma equipe de TI dedicada para implementar comunicações via satélite, uma vez que a tecnologia é de fácil instalação e o serviço pode ser implantado em qualquer filial, supermercado ou loja varejista.

Nenhum comentário: