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12 setembro 2013

Portaria, Recepção e Zeladoria: serviços essenciais para diferentes estabelecimentos

Profissionais também têm a importante missão de contribuir para a boa imagem do local

Garantir a segurança de um local é uma tarefa de grande responsabilidade. Recepcionar uma pessoa de forma adequada também exige preparo e dedicação. E zelar pela prevenção de problemas e manutenção de condomínios também exige atenção e rigoroso controle de normas e regulamentos.  

Acima descrevemos algumas características necessárias aos profissionais de Portaria, Recepção e Zeladoria. Três profissões diferentes, mas ao mesmo tempo necessárias e que precisam de qualificação para atender as demandas do mercado.

Conheça um pouco sobre o perfil de cada um desses profissionais e as principais funções exigidas para seu exercício:

Portaria

O profissional de portaria tem como foco principal garantir a segurança de pessoas e do patrimônio do local onde atua, seja uma empresa, condomínio ou prédio comercial. E por mais comum que pareça ser sua atividade, como a abertura de portões para pedestres e veículos ou o recebimento de correspondências, há inúmeras normas e condutas que devem ser seguidas.

Essas normas e condutas são passadas aos profissionais através de cursos de formação e treinamento especializado, fundamentais para ser um bom porteiro.

Um porteiro deve ser comprometido, dedicado, atento, integro e pontual. Deve conhecer a bem a rotina de cada local de trabalho, identificar as pessoas e saber identificar situações de perigo, entre outras funções tudo em nome da segurança.

Recepção

Uma recepcionista que sabe atender as necessidades do cliente e ainda encantá-lo, tem a grande responsabilidade de transmitir a credibilidade de uma empresa, pois é o primeiro ponto de contato. Além disso, esta profissional exerce um papel estratégico dentro da empresa e, portanto, reconhecer sua importância e responsabilidade possibilita demonstrar ao cliente qualidade e excelência.

Por isso, é imprescindível a sua qualificação, já que é no momento da recepção que a empresa demonstra do que ela é capaz.A recepcionista deve contribuir para o fluxo produtivo da empresa e para isso é necessário que haja sintonia entre ambos e pró-atividade da recepcionista. Deve também possuir clareza das suas atividades, deveres, direitos, rotinas, responsabilidades, limites de autonomia e expectativas da sua liderança.

Outras características que fazem parte do perfil de uma boa recepcionista são: responsabilidade, dinamismo, discrição, organização, atenção, iniciativa, criatividade, imparcialidade, flexibilidade, boa comunicação, educação, simpatia, transmitir confiança, sigilo, segurança, lealdade, postura e ética profissional.

Zeladoria

O mercado tem exigido algumas mudanças no perfil de zeladores de condomínios. E a profissionalização desta função agregou ainda mais valor ao zelador. Atualmente, eles são responsáveis pela prevenção de problemas, manutenção e também pela conservação dos condomínios.

O zelador cuida do bem-estar do condomínio, limpeza e organização interna, e para exercer a função é preciso ser atento e rigoroso no controle de normas e procedimentos.

De acordo com a demanda do mercado, o perfil do zelador deve mudar em alguns anos. Os profissionais precisam se preparar para esse novo papel, de assessor direto do síndico. Mas o mercado oferece poucos cursos de capacitação para zelador e sem alternativa, muitos profissionais participam de cursos para porteiros, que ajudam a compreender melhor o funcionamento de um condomínio.

Entre as características de um bom zelador está o comprometimento com as metas do dia a dia do condomínio, dar respostas rápidas e informações corretas a todos, demonstrar tratamento e abordagens adequados, mostrar boa vontade, ser flexível e ter controle emocional, ser um aliado do sindico e ter espirito de liderança.

Grupo Engeseg - Serviços de Segurança e Apoio para sua Empresa

O Grupo Engeseg atua em serviços de segurança e apoio para diversos segmentos. Entre estes serviços, destacam-se Portaria, Zeladoria e Recepção, que são essenciais para manter a boa imagem de uma empresa, indústria ou condomínio. Este é o primeiro contato que os visitantes têm com o estabelecimento e por isso sua tamanha importância.

Na Engeseg, os profissionais passam por rigorosos processos de seleção e avaliação psicológica, seguidos por treinamento intensivo para exercer essas funções. Resultado: colaboradores altamente capacitados e dispostos a atender sempre bem, e que se adaptam facilmente às normas e regras de cada cliente, suprindo as expectativas, necessidades e demandas do local.

O Grupo Engeseg oferece também uma gestão integrada para condomínios residenciais e empresariais. Tal perfil de cliente exige procedimentos, envolvimento e atenção especiais para garantir não só o bom funcionamento do local, mas o bem-estar e tranquilidade das pessoas e seus bens. A partir disso, o Grupo Engeseg oferece uma operação exclusiva e inovadora, voltado especialmente para esses segmentos, garantindo a total adequação às necessidades do cliente e entregando uma solução completa em serviços de vão desde Portaria, Zeladoria e Recepção, passando por Limpeza e Conservação, Vigilância e Segurança Eletrônica.


Conheça mais sobre o Grupo Engeseg acessando a página www.engeseg.com.br, ou ligue para (12) 2139-2900.

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