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12 setembro 2013

Termina nesta sexta-feira o maior Evento Metroferroviário da América Latina

A 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP e organizada pela CKZ Eventos, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo começa os trabalhos nesta quinta-feira (12/09), às 9h00 com o painel 5 "Monotrilho e seus desafios”. Foram convidados para compor a mesa como moderador: Walter Ferreira de Castro Filho, diretor de Engenharia e Construções do Metrô de São Paulo e os palestrantes do Metrô de São Paulo: Paulo Sergio Amalfi Meca, gerente do Empreendimento da Linha 15 Prata; Eduardo Curiati, gerente do Empreendimento da Linha 17 Ouro; David Turbuk, gerente de Concepção e Projetos de Sistemas e Argimiro Alvarez Ferreira, gerente de Concepção e Projetos Civis.
Durante os trabalhos, os palestrantes colocarão em pauta os aspectos tecnológicos em implantação e a serem desenvolvidos para monotrilhos; dificuldades na implantação da obra civil e de sistemas e requisitos para operação e manutenção do sistema. 
Programação dos dois últimos dias do evento:                                           
12 de setembro de 2013 – quinta-feira                                                                    
PAINEL 5 : Monotrilhos e Seus Desafios                                                                         09h – 10h20
·      Aspectos tecnológicos em implantação e a serem desenvolvidos para monotrilhos
·      Dificuldades na implantação da obra civil e de sistemas
·      Requisitos para operação e manutenção
Palestrantes convidados:
Paulo Sergio Amalfi Meca – Metrô SP
Eduardo Curiati – Metrô SP
David Turbuk – Metrô SP
Argimiro Alvarez Ferreira – Metrô SP
Moderador:                      
Walter Ferreira de Castro Filho – Metrô-SP

COFFEE BREAK                                                                                                                          10h20 – 10h40

TRABALHOS TÉCNICOS
09h – 09H40 – sala 1 – T17
Baterias do Metrocarro - Reutilização em Sistemas de Energia Estacionários
Reaproveitamento dos conjuntos de baterias removidos durante modernização dos trens das frotas das 108/198 das Linha 1-Azul e Mafersa e Cobrasma da 3-Vermelha, reutilizando-os em sistemas de energia estacionários.
METRÔ SP
Luiz do Nascimento Pereira Junior
René da Silva Bizarro
Amauri Juvenal Machado

09h – 09H40 – sala 4 – T18
Estudos Integrados de Fluxos e Respectivas Estratégias Operacionais para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014
Desenvolver estudos integrados envolvendo a identificação de estações prioritárias, no sistema metroviário de São Paulo, para a criação de simulação de roteiro e comunicação visual temporária para a realização do evento Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a ser realizado no Brasil, com abertura e seis jogos previstos para a Arena São Paulo, na zona leste da cidade de São Paulo.
METRÔ SP
Melissa Belato Fortes

09h40  - 10h20 – sala 1 – T19        
O Banco Mundial no acompanhamento ambiental das obras do Metrô
Externar à comunidade metroviária o papel do Banco Mundial, órgão internacional de financiamento de projetos públicos, no acompanhamento ambiental das obras metroviárias (Linhas 4- Amarela e 5 - Lilás).
METRÔ SP
Paulo Augusto Bittencourt M. Silva
Marcio Cerqueira Batistuti
Eduardo Alves Cyrino
Maria Anides J. Silva

09h40  - 10h20 – sala 4 – T20        
"Retrofit de comutadores e acessórios em transformadores de potência para diminuição das intervenções de manutenção em subestações primárias em sistemas metroferroviários”
MR DO BRASIL

PAINEL 6:Soluções Sustentáveis na Construção e Operação de Sistemas Metroferroviários       
                                                                                                                                                            10h40 – 12h00
·      Gestão ambiental na construção civil
·      Energia renovável e geração descentralizada de energia elétrica
·      Certificação ambiental nos sistemas metroferroviários
Palestrantes convidados:
Flávio Leal Maranhão– Odebrecht
Milton Flávio Llautenchaläger – Secretaria de Energias Renováveis
João Batista Ribeiro Neto – Metrô SP
Moderador:
Nelson Sheji Kawakami – Metrô SP

10h40 –11h20 -  sala 1 – T21         
Geometria e Superestrutura de Via Permanente para Trens Regionais: Uma Abordagem para Manutenção
O objetivo do trabalho será conceituar as principais questões de geometria e de superestrutura diferentes à Via Permanente tradicional, sobre a visão da manutenção em projetos de ligações regionais.
CBTU
Fernando de Senna Bittencourt

10h40 –11h20 - sala 4 – T22          
Soluções modernas de metrô para média e alta capacidades
ALSTOM
Luiz Fernando Ferrari

11h20 -  12h - sala 4 – T23 
Sistema de Monitoramento de Via (SMV)
Auxiliar a tomada de decisões na Via Permanente (VP) das ferrovias da Valor da Logística Integrada (VLI) através do desenvolvimento de um sistema de gerenciamento da manutenção de via (TMMS – Track Maintenance Management System), intitulado  Sistema de Monitoramento de Via (SMV).
FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA
Maurício Teixeira de Oliveira Sotero
Cláudio César Ferreira Ale Almeida
Diogo Vinícius Dias Peçanha
Ricardo Ribeiro de Almeida
Álvaro César Leão Teixeira
Leandro Gonçalves Rodrigues


11h20 -12h - sala 4 – T24   
Diferenças entre Superstrutura e Subestrutura Resiliênte: Previsões Indicativas de Vibração Originadas do Solo com Base no Modelo Pipe-In-Pipe de Cambridge University
CAMBRIDGE UNIVERSITY
Sr. Kevin Bo Gatzwiller


INVERVALO P/ALMOÇO                                                                                                             12h00 – 13h30

PAINEL 7: O Papel das Universidades e Empresas na Formação Complementar Específica para o Setor                                                                                                                                                13:30 - 15:00
·      Análise do cenário de mão de obra no Brasil para atender a demanda de projetos no setor metroferroviário
·      Como enfrentar a questão da aposentadoria de profissionais experientes e capacitar novas pessoas?
·      Parcerias entre operadoras, empresas e universidades.
Palestrantes convidados:
Manoel Mendes-  Cepefer
Alexsandra Salles - Vale
Moderador:
Alfredo Falchi Neto – Metrô-SP

13h30 – 14H15 – sala 1 – T25        
Projetos de Automação na Linha de Soldagem do Estaleiro de Soldas da VLI
De maneira a diminuir o número de operações de içamento de carga de forma que fossem melhoradas as condições de segurança do Estaleiro de Soldas da VLI, foram desenvolvidos três novos equipamentos de automação.
FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA
Leandro Fonseca Ribeiro
Felipe Stiegert Lage
Jean Carlos Espindola
Alexandre Fontes Pereira
Cesar de Castro Toniolo

13h30 – 14H15 – sala 4 – T26        
BIM - Casos de Implementação
Frazillio



14H15 – 15h - sala 1 – T27 
Utilização de Dados de Histórico na Manutenção Preditiva de Equipamentos Elétricos, Eletrônicos e Programáveis em Aplicações Metroferroviárias
O principal objetivo do trabalho é apresentar um modelo que permita orientar a manutenção preditiva de sistemas de aplicação metroferroviária (por exemplo, no domínio de Sinalização e Controle) baseados em componentes elétricos, eletrônicos e programáveis a partir do uso de seus respectivos dados de histórico de operação.
METRÔ SP
Eng. Fabio dos Santos
Arq. Laércio Monteiro Junior: arquiteto
Eng. Massaru Saito

14H15 – 15h - sala 4 – T28 
SIEMENS


COFFEE BREAK                                                                                                                          15h00 – 15h30

PAINEL 8: Os Desafios para o Domínio de Novas Tecnologias nos Sistemas Metroferroviários                                           
                                                                                                                                                            15h30 – 17h00
·      Como adquirir o domínio de novas tecnologias para garantir a operação?
·      Conteúdo próprio de tecnologia:               como o Brasil está se preparando para fomentar esta formação?
·      Quais são as dificuldades na manutenção de novas tecnologias?
·      Habilitação e capacitação de pessoal
·      Qualidade de fornecimento
Palestrantes convidados:
Mário Fioratti Filho – Metrô-SP
Ued Andril - Vale
Plínio Osvaldo Assmann – Consultor
Moderador:
Luís Augusto Valença de Oliveira – Via Quatro

15h30 – 16h15 – sala 1 – T29        
Energia Fotovoltaica: Viabilidade de Implantação no Metrô SP
Apresentar o panorama mundial do estado da arte de energia solar fotovoltaica,como os países europeus estão aderindo a esta modalidade de fonte energética, gerações atualmente em operação no território brasileiro e a viabiliddade de implantação no Metrô SP.
METRÔ SP
Eng. Fabio dos Santos
Arq. Laércio Monteiro Junior: arquiteto
Eng. Massaru Saito

15h30 – 16h15 – sala 4 – T30        
Concepção do Sistema de Controle de Acesso das Estações da CPTM para Melhoria do Fluxo de Passageiros Concepção de um Sistema de Controle de Acesso para Otimização de Fluxo de Passageiros nas Estações da CPTM.
CPTM
Danilo Temerloglou de Abreu
Edson Luiz Belluomini
Fábio Cândido dos Santos



16h15 – 17h – sala 1 – T31
Estudo de Caso de Carregamento do Sistema Elétrico de Tração da Linha 9 – Esmeralda
O objetivo do presente estudo é desenvolver uma nova metodologia de simulação elétrica que permita uma análise rápida das diferentes situações de carga, possibilitando um melhor ajuste das proteções, bem como a compreensão das situações limites de suportabilidade de alguns componentes. Este novo método é baseado em informações obtidas através de medições de campo e não depende de informações de caraterísticas civis da via e mecânicas dos trens para realizar uma simulação do sistema de alimentação elétrica da tração, possibilitando a análise de cenários operacionais futuros e/ou de contingência.
Para tal foi escolhida a linha 09 Esmeralda da CPTM, que conforme apresentado, encontra-se em situação crítica.
CPTM
Alberth José Silva Souto:
Rodrigo Tadeu Bernardes
Tomás Toledo Arruda

16h15 – 17h – sala 4 – T32
Estudos de Caso sobre oUuso das Mídias Sociais na Melhoria da Viagem do Usuário
Apresentar como os usuários se apropriaram dos novos canais de relacionamento - Redes Sociais e SMS-Denúncia - para promover melhorias na sua viagem e como o Metrô ajustou seus processos operacionais e promoveu novas iniciativas de relacionamento com esse público para atender e reforçar essas demandas.
METRÔ SP
Wilmar Fratini
Marcos Leodoro Borges
Fernando Moreno - Sociólogo



13 de setembro de 2013 – sexta-feira                                                               
PAINEL 9: Projetos de VLTs em Estudo e Implantação no Brasil                                   09h - 10h20
·      Projetos a diesel no Nordeste
·      Sistemas eletrificados
·      Experiências a serem compartilhadas
·      Soluções e alternativas para mobilidade
Palestrantes convidados:
Francisco Carlos Caballero Colombo – CBTU
Joaquim Lopes da Silva Júnior EMTU
Maurício de Souza Guimarães - Secretaria Extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Governo de Mato Grosso (VLT de Cuiabá).
Moderador:
Peter Alouche - Consultor


TRABALHOS TÉCNICOS
09h – 09h40 – sala 1 – T33
Aplicação da Técnica de Análise do Valor Agregado para Monitoramento e Controle do Desempenho de Projetos na Gerência de Manutenção da Companhia do Metropolitano de São Paulo
Apresentar a aplicação da Técnica de Análise do Valor Agregado customizada para o cenário de contratações que apresentam eventos de pagamento distintos para entrega de produtos e empenho de mão de obra na Administração Pública.
METRÔ SP
Sandra Regina Santos Di Pilla Arruda

09h – 09h40 – sala 4 – T34
Desbravando a Metodologia de Ensino à Distância na Manutenção de Equipamentos do Metrô-SP .
Discutir a importância de se ampliar o modelo de capacitação do quadro de empregados, utilizando as vantagens da educação à Distância.
Este trabalho apresenta as etapas, métodos de trabalho, resultados, análise e recomendações do projeto de aplicação piloto de treinamentos que utilizam a metodologia de EaD na capacitação do quadro técnico do MTR, MTS e MTO.
Relatar os resultados do Projeto e a experiência da equipe que compôs o Grupo de trabalho, nas dimensões: Tecnológicas, Político-administrativas e Pedagógicas, no sentido de subsidiar a continuidade da implantação da metodologia EaD na GMT. 
METRÔ SP
Marilisa Pinto França Battiato.
Edson Luis Pereira
Marcos Alessandro Diniz
Fernando Amaral

09h40 – 10h20 - sala 1 – T35         
A Importância do Contrato de Integração no Gerenciamento do Projeto
Apresentar os desafios e os recursos que uma equipe dedicada para a Integração dos sistemas pode propiciar para o Gerente de Projetos.
METRÔ SP
Mohamed Choucair


09h40 – 10h20 - sala 4 – T36         
Desenvolvimento e Utilização de Simuladores Virtuais Interativos na Formação de Técnicos de Restabelecimento de Sistemas Metroviários da CMSP
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de formação de técnicos de restabelecimento de sistemas metroviários participantes do projeto piloto de Educação a Distância na Gerência de Manutenção do Metrô de São Paulo, promovido e desenvolvido através de uma parceria entre a GMT e a Universidade Corporativa do Metrô – UNIMETRO,  que tinha como principais objetivos "Desenvolver e implantar estratégias de capacitação que privilegiem a Educação a Distância – EaD,  utilizando  Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, visando atender as demandas atuais e futuras de capacitação e formação continuada dos profissionais da CMSP e estimular a cultura de utilização das TIC e dos AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem - para a gestão da informação visando a preservação, disseminação e produção de conhecimento.” (UNIMETRO, 2012).
METRÔ SP
Prof. Dr. Flávio dos Santos Sapucaia
Raquel Anderman: Psicóloga
Marcio Massami Nakasone
Vagner Dias da Silva
Nivaldo Matias da Silva
Viriato Martins Morgado

COFFEE BREAK                                                                                                                          10h20 – 10h40

PAINEL 10: Planos e Projetos para Implantação de Trens Regionais                         10h40 – 12h00
·      Projetos em andamento
·      Desafios físicos e logísticos para a implantação
·      Novas alternativas para substituição do transporte aeroviário e rodoviário
Palestrantes convidados:
Guilherme Quintela EDLP
Manoel Seabra Rodrigues Bandeira – CPTM
Jorge Bastos ANTT
Moderador:
Vicente Abate – ABIFER

10h40 – 11h20 - sala 1 – T37         
Gerencimento do Risco do Empreendimento - Complementação da Obra Civil da Linha 4 – Amarela
Evidenciar a elaboração da matriz de risco de um empreendimento e sua implementação
METRÔ SP
Luiz Stoppa
Miriam Marcatto de Abreu
Ayres R. Gonçalves

10h40 – 11h20 - sala 4 – T38         



11h20 -12h - sala 1 – T39   
A Implantação, Logística e Precisão da Obra Civil do Monotrilho da Linha 15 - Prata e a Fabricação à Consolidação das Vigas Guia Linha Metrô Leve Linha 17 - Ouro: Da Fabricação à Consolidação
METRÔ SP
José Arapoty Frare Camargo Prochno
Cybele Vasconcelos De Azevedo
Alessandro Godoy Coelho



11h20 -12h - sala 1 – T40   
VIA QUATRO


INVERVALO P/ALMOÇO                                                                                                             12h00 – 13h30


PAINEL 11: Planos de Expansão para o Transporte Urbano de Passageiros no Brasil                 13h30 – 15h00

·      Ações concretas para a implantação de novos projetos nas cidades
·      Perspectivas de curto e médio prazo
Palestrantes convidados:
Rômulo dos Santos Fortes – Metrofor,
Rodrigo Goulart de Oliveira Vieira – Secretaria Adjunto de Projetos Especiais da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro ,
Humberto Kasper – Trensurb
Moderador:
Luiz Antonio Carvalho Pacheco – Metrô SP


13h30 – 14H15 - sala 1 – T41        
Integração dos Sistemas - Filosofia e concepção de projeto UTO para Monotrilhos. CBTC/UTO daLinha 15-Prata
METRÔ SP
Rubens Navas Borloni
Rodrigo Filev Maia

13h30 – 14H15 - sala 4 – T42        


14H15 – 15h - sala 1 – T43 
BIM aplicado ao Metrô: porque o metrô está investindo neste novo processo.
Aplicar o BIM (Building Information Modeling / Modelagem de informações da Construção) em todos os processos do Metrô. O Processo de projetar em BIM visa uma colaboração entre todas as áreas para o bem do projeto, facilitando a verificação de interferências, agilizando as decisões, extraindo informações e quantitativos do modelo e o uso na manutenção e operação pós-obra.
Será apresentado o projeto piloto de um poço de emergência com as disciplinas ali representadas, demonstrando seus ganhos, benefícios e pretensões do Metrô com este novo processo.
METRÔ SP
Ivo Mainardi
Daniel Mozarte Saccomano

14H15 - 15h -- sala 4 – T44
Soluções Metroferroviárias TEMPO™ da GE George Eduardo Gomes de Faria – Engenheiro Elétrico
GE


COFFEE BREAK                                                                                                                          15h00 – 15h30



Palestra de Encerramento: Perspectivas Futuras de Expansão para o Setor Frente às Conjunturas Atuais                                                                                                                                       15h30 – 16h15
Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes – STM


Homenagens a Personalidades do Setor                                                                      16h15 – 16h45

Cerimônia de Encerramento                                                                                         16h45 – 17h00
Julio Eduardo dos Santos – Semob
Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes – STM

Sobre a Semana Metroferroviária – Na sua 19ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é considerada o mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debatem questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades. "Na ocasião são apresentados 44 trabalhos técnicos e 12 painéis de debates que abordam temas da atualidade (Monotrilho, Veículos Leves sobre Trilhos, Trens Regionais, Modalidades de contratação, A importância do planejamento em projetos, Capacitação profissional no País, Mobilidade, entre outros)”, diz Jayme Domingo Filho, vice-presidente da AEAMESP e coordenador técnico do encontro.

Sobre a Metroferr 2013 – Realizada paralelamente ao Congresso, a Metroferr 2013 é uma exposição, com cerca de 3.000 m² de área, que reune expositores fornecedores de equipamentos e serviços metroferroviários.

Serviço
                                                                                          
O quê: 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr 2013
Data: 10 a 13 de setembro de 2013
Horário: 9h00 às 17h00
Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º – São Paulo – SP  

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