Plano de produzir o Santana pode ser retomado em 2015, junto com nova geração do Gol
PEDRO KUTNEY, AB
Polo: fim da linha em 2014
A Volkswagen já tomou a decisão de deixar de produzir oPolo no Brasil a partir da metade de 2014, segundo apurouAutomotive Business junto a uma fonte do setor. Tudo indica que o motivo seja a queda vertiginosa das vendas do modelo no mercado brasileiro, onde o Polo tem preço relativamente alto para sua categoria (R$ 47,5 mil o mais barato). Foram emplacadas apenas 3,6 mil unidades da versão hatch de janeiro a agosto deste ano, um tombo de 44% em relação ao mesmo período de 2012. A opção sedã vende mais, 6,2 mil nos oito primeiros meses de 2013, mas ainda assim em recuo de 30% na comparação com o ano passado.
A quarta geração do Polo começou a ser feita em 2002 na antiga fábrica Anchieta da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP). Quando chegou, o carro trouxe consigo a modernização da linha de produção da unidade industrial instalada que opera na região do ABC paulista desde 1959. Mais tarde, emprestou sua plataforma para o Fox e o Novo Gol. Depois disso, o Polo brasileiro passou por duas reestilizações, em 2006 e 2011, mas sempre ficou defasado em relação ao modelo feito na Europa. Por aqui ele nunca foi um campeão de vendas, mas servia de opção de modelo compacto intermediário da marca no Brasil. Com a chegada de concorrentes no mesmo nicho, foi gradualmente perdendo espaço.
NOVO GOL E SANTANA
Se por um lado planeja enxugar o portfólio brasileiro com a eliminação de um modelo de baixo volume, por outro a Volkswagen ainda realinha seus planos de globalização da linha com a chegada de uma nova plataforma ao Brasil, trazida pela produção do compacto Up!, que começa em breve em Taubaté (SP). Assim como aconteceu com o Polo na década passada, agora será a vez do Up! transmitir seus conceitos ao resto da gama.
Isso já começou a acontecer antes mesmo do lançamento do modelo, com a adoção no Fox Blue Motion do motor EA 211 1.0 de três cilindros e 80 cv, com bloco e cabeçote de alumínio. Essa mesma motorização e partes da plataforma do Up! serão, com o tempo, estendidas a toda a gama de compactos da marca no mercado nacional.
Segundo fornecedores que já trabalham no desenvolvimento de peças para o modelo, a próxima geração do Gol com a nova plataforma está prevista para entrar em produção em meados de 2015. Antes disso, porém, o carro mais vendido do Brasil deverá oferecer opções com a motorização EA 211, não só o 1.0, também haverá o 1.6 de alumínio e até 120 cavalos, segundo revelou a Dayco, que fornecerá correias para os dois novos motores (leiaaqui). Ambos deverão equipar quase todo o portfólio da marca no País já na linha 2015, a ser lançada em 2014, que além do Gol e Up! inclui Voyage, Fox e a picape Saveiro (esta só com o 1.6).
Ainda segundo fornecedores, o projeto de produção do sedã Santana no Brasil continua engavetado (leia aqui). Inicialmente previsto para entrar em produção no ano que vem, o Santana foi tirado dos planos, ao que parece, em função da prioridade de preparar a renovação do resto da gama. Mas o projeto poderá sair da gaveta em 2015, junto com o novo Gol, quando a Volkswagen espera conseguir alguns “ganhos de produtividade” na sua cadeia de suprimentos (leia-se redução de preço de peças), acenando com encomendas maiores para o principal lançamento da marca daqui a dois anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário