PATROCINADOR

17 outubro 2013

Alcatel-Lucent apresenta sua estratégia de Unified Access para atender a demanda por BYOD

À medida que as organizações gerenciam o uso de dispositivos pessoais no trabalho, a Alcatel-Lucent oferece serviços de rede de aplicações fluentes para a mobilidade e multimídia

A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) anuncia hoje melhorias significativas em seu portfólio de soluções de networking para organizações públicas e privadas com o lançamento da sua estratégia de Unified Access em redes cabeadas e sem fio. Para direcionar a adoção desta tecnologia, a Alcatel-Lucent está trabalhando com seu parceiro de longa data, a Aruba Networks (NASDAQ: ARUN), oferecendo uma suíte completa de serviços de BYOD como parte de suas soluções unificadas e “open-campus”.

A rápida proliferação de dispositivos móveis e a utilização de serviços multimídia pelos colaboradores trouxe novos desafios, tanto para as corporações, quanto para os gerentes de TI. Múltiplos sistemas operacionais, a adoção da computação em nuvem e a demanda por redes dinâmicas estão superando a capacidade de ferramentas de TI que funcionam de forma separada ou sozinhas. Além disso, muitas redes de organizações não mantiveram o ritmo, tendo a necessidade de entregar serviços seguros e dinâmicos para seus usuários.

A solução da Alcatel-Lucent Enterprise de Unified Access (acesso unificado) é a primeira do mercado que converge redes com e sem fios, é endereçada para atender a estes desafios de networking, gerencia estas complexidades e oferece uma experiência consistente para os usuários. Ela contempla um conjunto completo de serviços seguros para o BYOD (ou “traga o seu próprio dispositivo”, em Português) que permite aos colaboradores e seus clientes utilizarem dispositivos corporativos ou pessoais, com ou sem fios, dentro da rede corporativa.

E isto acontece ao mesmo tempo em que aprimoramentos ajudam a simplificar operações de TI, aumentam a segurança e protegem os investimentos já realizados. Como resultado, o Unified Access aprimora a solução da Alcatel-Lucent de Converged Campus, entregando a integração de políticas de segurança, serviços de redes, suporte ao BYOD e segurança para várias plataformas coporativas.

O acesso unificado pode ser implementado por meio de upgrade de software e sem a necessidade de substituir equipamentos, oferecendo a possibilidade de atualização gradual para evolução da rede e maximização dos investimentos. Os gerentes de TI também podem facilmente definir a segurança apropriada e as políticas de qualidade do serviço (QoS), permitindo que a rede se ajuste dinamicamente ao contexto de comunicação, levando em consideração as prioridades e o critério de largura de banda para um usuário, dispositivo, aplicação, local e hora do dia.

“A Alcatel-Lucent foi um dos primeiros parceiros da história de nossa companhia”, afirma Dominic Orr, CEO e presidente da Aruba Networks. “A Aruba tem a visão de redes com padrões abertos e inteligentes há muito tempo, e temos a satisfação de ter a Alcatel-Lucent como um parceiro que compartilha desta filosofia. Sua estratégia de Unified Access combina o melhor de nossas tecnologias e nos entrega uma plataforma uniforme que atende grande parte dos desafios da tecnologia”, conclui.

O sistema ClearPass de gerenciamento de acesso da Aruba permite às empresas o provisionamento de segurança e o gerenciamento de dispositivos móveis em redes corporativas, é integrado com os OmniSwitches da Alcatel-Lucent, assim como seus roteadores da família OmniAccess e com a solução OmniVista NMS para oferecer uma experiência melhor aos usuários de modo consistente. Os serviços AirGroup sob o gerenciamento do ClearPass Policy Manager, tanto para redes cabeadas como wireless, permitem que os usuários finais e administradores de TI registrem automaticamente os dispositivos da Apple.

No ambiente de universidades, por exemplo, os estudantes que ficam em dormitórios podem se conectar em impressoras, Apple TVs e muitos outros dispositivos, registrá-los e estabelecer limites de acesso para grupos em vez de usar a mesma política para todo o campus – e tudo isso sem o envolvimento da área de TI. Novos recursos de segurança, como a configuração automática para o padrão 802.1x e outros certificados, aumentam a segurança da rede local (LAN). Já os dispositivos como laptops, tablets, impressoras e câmeras são automaticamente registrados na rede, mantém ela segura sem sobrecarregar o seu funcionamento, ou ainda, a área de TI com tarefas manuais.

“Nossa empresa é reconhecida por sua habilidade de entregar soluções integradas e que atendem as reais demandas dos clientes”, afirma Michel Emelianoff, presidente da Alcatel-Lucent Enterprise. “Nós sabíamos que a atual onda de BYOD e mobilidade traria novos desafios que necessitavam de uma solução holística. E o acesso unificado é a resposta para estes desafios. Criamos a estratégia do Unified Access não apenas para solucionar isto, mas para simplificar a sua adoção”, finaliza.

Com uma estratégia comum da Alcatel-Lucent e da Aruba, que segue padrões abertos e tecnologias emergentes, tais como as redes definidas por software (SDN), estas soluções cabeadas ou wireless resultam em uma estratégia importante e que elimina a possibilidade de se ficar preso a um único fabricante, reduzindo também o custo total de propriedade (TCO).

Para mais informações sobre este assunto, clique nos links abaixo:

- Soluções para Converged Campus Networks;
- Vídeo sobre Unified Access para um mundo convergente;

- Redes unificadas para a mobilidade das empresas (PDF).

Nenhum comentário: