PATROCINADOR

23 outubro 2013

Alunos de engenharia preparam protótipo para competir em Houston

Considerado leve e eficaz o protótipo criado por alunos e professores do Mackenzie explora todos os conceitos imprescindíveis ao consumo energético

Depois de obter o terceiro lugar na 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética 2013, realizada no Kartódromo de Interlagos, SP, os alunos de Engenharia Mecânica do Mackenzie decidiram ir mais longe: agora o destino dos jovens engenheiros é Houston, a cidade mais populosa dos Estados Unidos, que sediará em 2014 a Shell Econ-marathon, evento que desafia equipes de estudantes de todo o mundo a projetar, construir e testar veículos energeticamente eficientes.


Essa, caso consigam patrocínio, será a primeira vez que os alunos irão competir fora do país com mais de 50 participantes do mundo todo. O protótipo vencedor da etapa brasileira de 2013, denominado Bagre I atingiu a marca de 66,455 KJ (quilojoules), na categoria Elétrica, ficando atrás apenas de duas universidades, num total de 20 participantes.

De acordo com Fábio Raia, professor responsável pela equipe, “a colocação na 10ª Maratona incitou nos alunos o desejo de competir, de ir mais longe, algo que não se pode tirar deles, afinal é nesse momento que eles têm a oportunidade de explorar todos os conceitos e técnicas aprendidas em sala de aula. O crescimento dos alunos é muito grande, não só profissional, mas também humano, pois eles trabalham e crescem juntos à medida que se relacionam, dividem tarefas e se respeitam”, afirma Raia.

A equipe composta por 8 alunos do Mackenzie acredita que poderá obter uma boa colocação na competição internacional adequando o protótipo as exigências do regulamento. “Nós temos um veículo protótipo, em fibra de carbono e chassi tubular de alumínio de aviação, isso o torna leve. Com todos os equipamentos, exceto o piloto, ele pesa 24,0 kg”, afirma Raia.

O veículo que participará das competições foi recuperado de provas anteriores pelo curso de Engenharia Mecânica, com investimento próximo de 2 mil reais. Atualmente a equipe realiza testes e alterações para adequar o protótipo ao regulamento americano e, por isso, busca patrocínio para efetuar as modificações, custear o transporte, alimentação e estadia em Houston.

O professor Fábio Raia, responsável pela equipe na Universidade Presbiteriana Mackenzie está disponível para entrevistas. Favor, contatar a assessoria de imprensa.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Nenhum comentário: