(Receita anual do comércio atingiu patamar de R$ 2,5
trilhões em 2011, segundo Mapa elaborado em parceria com a FGV)
O
Mapa Estratégico do Comércio Brasileiro, desenvolvido pela Fecomércio RJ, em
parceria com a FGV, aponta que o segmento de eletrodomésticos responde por 15%
de todas as vendas via Internet realizadas no Brasil em 2012 e que, no ano
passado, atingiram o patamar de R$ 28 bilhões, ante os apenas R$ 8,2
milhões registrados em 2008.
O
segundo nicho participação é o de informática, com 12%, seguido pelos
Eletrônicos, com 8% das vendas online. Já os segmentos de Saúde & Beleza e
Moda & Acessórios respondem, cada um, por 7% dos negócios, enquanto outros
51% das vendas por Internet se distribuem por demais segmentos, como bebidas,
construção, papelaria, livros etc.
O
Mapa Estratégico do Comércio é um dos mais completos estudos já realizados
sobre o setor no País. Ele traz um diagnóstico minucioso sobre o desempenho do
comércio nos últimos 10 anos, apontando as diretrizes e ações para o seu
aperfeiçoamento no período 2014 - 2020.
O
estudo assinala que embora tenha crescido em 115% a penetração da
Internet no País, na comparação com 2003, o índice das pessoas com acesso ainda
representa apenas 56% da população. Com isto, pontua o documento, pode-se
esperar uma participação ainda maior das vendas online nas receitas totais do comércio
que, em 2011, atingiram o patamar de R$ 2,5 trilhões, incluindo-se os negócios
eletrônicos e os realizados nas lojas.
De
acordo com Orlando Diniz, presidente da Fecomércio RJ, além de dominar cada vez
mais a Internet como canal de oferta dos estoques e de contato direto com o
cliente, o varejo nacional está avançando no uso de várias tecnologias, como o
atendimento ao cliente com o apoio de terminais móveis, ligados ao estoque ou
ao caixa, e a aceitação de pagamentos por meio de celulares. "O Comércio
brasileiro está empregando cada vez mais a gestão automatizada, através de
tecnologias voltadas para o conhecimento do cliente e para o cruzamento de
dados de consumo em suas estratégias de negócio", prossegue Orlando Diniz.
O
Mapa Estratégico do Comércio está disponível na página web: http://www.fecomercio-rj.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=12900&sid=96
Nenhum comentário:
Postar um comentário