Itaipu e Renault assinam acordo de cooperação tecnológica que
prevê a montagem de 32 Twizys no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem
de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR). Os
veículos, vendidos pela Renault, chegarão ao País desmontados, em kits
mecânicos, e servirão para uso restrito da Itaipu e instituições parceiras do
Programa VE.
Os principais pontos do acordo contemplam estudos para a
elevação gradual do índice de nacionalização dos componentes utilizados nos
veículos elétricos da Renault e a preparação de subfornecedores de peças para o
mercado regional.
A partir de agora, a Renault também passa a integrar
oficialmente o time de parceiros do Programa Veículo Elétrico (VE), iniciativa
liderada pela Itaipu Binacional e a empresa suíça Kraftwerke Oberhasli AG/KWO.
"O acordo com a Renault une grandes empresas, líderes em
seus segmentos, que têm o desejo de desenvolver tecnologias limpas, que não
agridem o meio ambiente com a emissão de gases poluentes", afirmou Jorge
Samek, diretor geral Brasil da Itaipu Binacional. "Tenho a convicção de
que o veículo elétrico estará presente no futuro da mobilidade",
completou.
"A Aliança Renault-Nissan está investindo 4 bilhões de
Euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Acreditamos que o futuro da
mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão", afirmou
Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
O chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de
Itaipu, engenheiro Celso Novais, destacou que o acordo prevê estudos de
nacionalização de componentes e a identificação de futuros fornecedores no
Brasil e no Paraguai.
"Queremos aproveitar o grande know-how da Renault em
veículos elétricos para ajudar a desenvolver um braço importante da cadeia
produtiva, que é o segmento de subfornecedores de peças", disse o
engenheiro.
O documento foi assinado ontem, em São Paulo, pelos diretores
gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding Hellmers (Paraguai), e
pelo presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet.
No mercado internacional, a Renault já lançou os modelos
elétricos Fluence ZE, top de linha; o comercial leve Kangoo ZE (cargo); o hatch
Zoe; além do Twizy.
"Nós decidimos começar a parceria pelo Renault Twizy porque
a montagem desse modelo é menos complexa. Apesar disso, é um carro que agrega
muita tecnologia e inovação, sendo um autêntico city car, feito para duas
pessoas. Assim, teremos menos dificuldade para a absorção da tecnologia",
acrescentou Celso Novais.
Na Europa, o Twizy compõe uma categoria especial de veículos,
para uso exclusivo em cidades e rodovias de perímetro urbano. Os modelos não
podem ser utilizados em rodovias expressas.
SOBRE A RENAULT DO BRASIL
A Renault é uma multinacional com mais de um século de história,
presente em quase 120 países dos cinco continentes. Foi a primeira montadora
francesa a acreditar no potencial do mercado automotivo brasileiro e a primeira
"newcomer"
a anunciar a construção de uma fábrica no País, na década de 1990. Desde 1998,
vem traçando um caminho de conquistas. Com um complexo industrial instalado no
Paraná, a Renault do Brasil conta atualmente com mais de 6.500 colaboradores e
mantém três fábricas: a de automóveis (onde são produzidos Duster, Sandero e
Logan); a de comerciais leves (que produz Master e os modelos Nissan, Livina e
Frontier) e a de motores. Também integram o portfólio de produtos os veículos
Clio, Fluence, Kangoo Express, produzidos na Argentina.
SOBRE A ITAIPU BINACIONAL
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia
limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de
17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012,
superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de
98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, a Itaipu tem como
missão empresarial "gerar energia elétrica de qualidade, com
responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico,
turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai". A empresa
tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como "a geradora de energia
limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de
sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a
integra&ccedi l;ão regional”.
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