PATROCINADOR

21 outubro 2013

Stromasys apresenta na Futurecom tecnologia que renova infraestrutura obsoleta de grandes empresas

Uma nova solução em Tecnologia da Informação que renova a infraestrutura obsoleta de grandes empresas é a aposta do segmento no mercado brasileiro para modernizar sistemas sem custos astronômicos. A linha de produtos CHARON, da fabricante Stromasys, chegou ao Brasil, tem como representante a Global Integration e será apresentada entre os dias 21 e 24 deste mês na 15ª edição da Futurecom, maior evento de Telecomunicações e Tecnologia da Informação da América Latina, no CentroRio, capital carioca.

A solução dá sobrevida à infraestrutura computacional de companhias que, apesar de geralmente dominarem as maiores fatias de share de mercado, estão obsoletas. O CHARON permite que hardwares antigos, de 20, 30 anos atrás, ainda presentes em multinacionais e empresas de grande porte, sejam virtualizados e migrados para hardwares bem mais modernos (Intel X86), levando consigo suas aplicações legadas que geralmente são essenciais para o funcionamento da empresa, sem nenhuma alteração de código ou sistema operacional. O método de migração tradicional exigiria reengenharia no código da aplicação, tornando o processo mais longo e gerando custos altíssimos.

A solução preserva todo o legado informacional e possibilita que o sistema continue sendo operado da mesma forma, mas em máquinas novas, com melhor performance e tecnologia atual. É como operar um servidor que já saiu de linha e oferece riscos ao sistema e à companhia, devido ao uso prolongado, em uma tecnologia recém-lançada de alto desempenho. Uma solução como essa se torna necessária a partir do momento em que o custo da manutenção do hardware é alto, considerando a baixa confiabilidade na máquina, o que é comum em empresas que se informatizaram há décadas.

“As grandes empresas de hoje se informatizaram há muito tempo. São companhias de telecomunicações, governos, instituições bancárias, montadoras, que criaram suas próprias estruturas de data center há décadas, hospedando suas aplicações de missão crítica em hardwares e tecnologias da época”, explicou Bruno Cardoso, diretor da Global Integration, também presente na FutureCom. “Hoje, para manter seu legado, essas empresas convivem com altos custos de manutenção, limitações tecnológicas, riscos e o receio de investir no método de migração tradicional, um processo longo, complexo e de alto custo.”

Cardoso afirma que a empresa trouxe esta tecnologia porque o mercado é bastante amplo no Brasil. A Futurecom é a principal vitrine do produto pois atrai cerca de 12 mil pessoas, sendo tradicionalmente mais de 70% dos visitantes gerentes, diretores e presidentes de empresas.

O CHARON, com foco em hardwares das linhas VAX, Alpha, HP3000 e SunSparc, já se dissemina pelo mundo. “A solução da Stromasys é a nossa aposta no mercado brasileiro e vai permitir maior confiabilidade nos sistemas legados, upgrade tecnológico e, principalmente, redução dos custos para empresas com operações que não podem parar”, ressaltou Bruno Cardoso.

Produtividade e estratégia
A solução tem também como objetivo a atualização e liberdade tecnológica. “A virtualização e a migração do legado para o universo atual, muito mais moderno, nos permite driblar as limitações dos hardwares obsoletos e tecnologias da época.”, afirmou o diretor da Global Integration.


Outra vantagem é a redução nos custos de manutenção, energia, espaço físico, diminuindo o chamado OPEX, fator referente ao valor investido para a operacionalização do sistema.

Nenhum comentário: