Cerca de R$ 123,7 mil do total referem-se à
restrição de KM,
Histórico de Leilão e de Recall
Histórico de Leilão e de Recall
Uma
economia de R$ 1.137.930,00. Este foi o total que a Checkauto – empresa do Grupo
DEKRA Brasil, líder mundial em inspeções e vistorias – impediu de perdas ao
consumidor em setembro. O montante de prejuízos evitados no período considera
três fatores preponderantes na avaliação das restrições em veículos e que
ocasionam perdas ao bolso do cliente: “Adulteração de Quilometragem”,
“Histórico de Leilão” e “Recall”.
Luís
Neca, gerente da Checkauto, explica que as ocorrências com relação à
adulteração de hodômetros têm sido um dos principais pontos de alerta no
mercado, e atenta para realização da vistoria antes da compra de um usado. “Um
veículo pode ter sua quilometragem adulterada facilmente. Isso normalmente
acontece com os bens que já possuem maior tempo de uso. Por consequência, quem
opta por adquirir um carro sem verificar esse item, corre o risco de pagar uma
conta absurda no final”, afirma o gerente.
Segundo
levantamento realizado pela Checkauto, em setembro, do total de consultas
realizadas pela companhia, 1,78% apresentou informação relacionada à
adulteração de quilometragem. “Ainda é preciso fazer um trabalho profundo para
conscientizar o consumidor brasileiro sobre esse problema, e minimizar os
riscos que ele corre ao fazer uma compra sem verificar a restrição. O mercado
precisa ser melhor abastecido com informações a respeito do problema, sabendo,
inclusive, que a prática é crime”, ressalta Neca.
As
restrições “Histórico de Leilão” e “Histórico de Recall”, preponderantes para
aquisição do bem, também foram apontadas como fatores de risco para o
consumidor, de acordo com o executivo da Checkauto. “Do total de consultas
realizadas pela Checkauto 8,42% vieram com a informação ‘Histórico de Leilão’ o
que não necessariamente implica num mau negócio. Geralmente, o consumidor
brasileiro desmerece automaticamente qualquer automóvel que já tenha passado
por leilão, porém é importante não generalizar, já que vários bens
comercializados por este canal estão em bom estado. Mas como o veículo
adquirido em leilão é vendido no estado em que se encontra, é imprescindível
que ele passe por uma avaliação técnica antes de ser comprado”, esclarece.
Com
relação às consultas de “Histórico de Recall”, trata-se de um assunto ainda
desconhecido por parte da população. Poucos sabem, na verdade, quando o veículo
deve/deveria ter passado pelo chamado da montadora. “A falta de informação
mostra o quanto poucos modelos seguiram a orientação da fabricante, o que pode
trazer problemas sérios”, alerta Neca.
O
Dossiê Veicular Checkauto traz informações positivas e negativas de um
determinado automóvel, dentre elas, problemas administrativos, tributários e
judiciais; ocorrências de roubo e furto; existência de multas; históricos de
quilometragem; acidentes; sinistro; recall;
decodificador de chassi (tecnologia que verifica se o chassi informado
realmente confere com a base do Denatran ou Detran); duplicidade de motor;
registro do veículo; licenciamento e emplacamento; precificação; garantia de
procedência; e inspeção veicular.
A
Checkauto é um sistema que utiliza diversos bancos de dados públicos e
privados, que permitem uma negociação muito mais justa e transparente para os
dois lados envolvidos na compra e venda de um veículo.
A
companhia já efetuou mais de nove milhões de consultas, possui mais de 80
milhões de registros veiculares e conta com mais de 70 mil usuários cadastrados.
“Por este motivo, a empresa consegue ser um termômetro de como estão sendo
vendidos / comprados os automóveis usados e seminovos no Brasil”, conclui o
executivo.
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