PATROCINADOR

26 novembro 2013

A HP leva seus clientes à lista TOP500 dos supercomputadores mais rápidos

A HP é o fornecedor líder de servidores na lista, com 198 sistemas

A HP anuncia que os servidores HP ProLiant Generation 8 (Gen8) têm impulsionado as empresas, instituições acadêmicas e de pesquisa líderes de seus setores para a lista dos TOP500 supercomputadores, que reúne o sistemas de processamento de mais alto desempenho do mundo.

A tecnologia de servidores HP é a base de processamento para 198 dos 500 melhores sistemas desse ano, tornando a HP o fornecedor de servidores líder da lista.

Pesquisa e desenvolvimento (P&D) de ponta são diferenciais competitivos para muitas organizações, permitindo que atraiam talentos e solucionem alguns dos maiores desafios mundiais. Entretanto, as aplicações científicas emergentes consomem cada vez mais recursos tecnológicos, tornando desempenho, potência e espaço computacionais fatores limitantes na equação de pesquisa.

A HP está ajudando a resolver esse problema ao criar sistemas de computação de hiperescala que combinam níveis extremos de inovações em desempenho, potência e refrigeração para otimizar o consumo de energia. 

“Organizações em todos os setores lutam para acompanhar as demandas crescentes por recursos de computação”, diz Paul Santeler, vice-presidente do segmento de Hyperscale Server Business da HP. “As tecnologias que movem os supercomputadores mais rápidos de hoje serão a base dos datacenters tradicionais de amanhã, tornando esse setor essencial tanto para a HP quanto para nossos clientes.”

Combinando inovações do HP Labs, o braço de pesquisa central da companhia, com mais de 16 anos de liderança no mercado de servidores, a HP ajuda clientes como o Tokyo Institute of Technology, a BP (British Petroleum), a Universidade de Purdue, o Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA e o Texas Advanced Computing Center a definirem a próxima onda de computação de hiperescala.

Tokyo Institute of Technology

O supercomputador TSUBAME 2.5 do Tokyo Institute of Technology foi classificado como 11o na lista TOP500 desse ano.

O TSUBAME 2.5 é uma atualização recente do sistema TSUBAME 2.0, que entrou na lista TOP500 em 4 o lugar em novembro de 2010. O TSUBAME 2.5 foi criado por meio da atualização dos 1408 servidores HP ProLiant SL390s G7 do sistema de GPUs NVIDIA Tesla M2050 para as mais recentes GPUs NVIDIA Tesla K20x. A atualização aumentou o desempenho de pico de 2,4 petaflops para 5,7 petaflops e expandiu o benchmark de desempenho LINPACK do sistema de 1,19 petaflops para 2,84 petaflops. Essas melhorias de desempenho foram obtidas sem aumentar o consumo de energia ou espaço físico de datacenter do sistema.

O TSUBAME 2.5 permite que o Tokyo Institute of Technology acelere as conquistas científicas e de pesquisa, sendo compatível com aplicações em simulações médicas, previsão do tempo, simulações de terremotos e tsunamis e dinâmica de fluidos computacional. As pesquisas desenvolvidas no sistema TSUBAME 2.0 ganharam inúmeros prêmios, incluindo o Prêmio Gordon Bell de 2011 para escalabilidade e Tempo para Solução.

BP

Recentemente, a BP apresentou o maior complexo de supercomputação para pesquisas comerciais do mundo. As instalações de supercomputação, com sede em Houston, funcionarão como um centro mundial para a BP processar e gerenciar enormes quantidades de dados geológicos e sísmicos em todo o seu portfólio, permitindo que os cientistas da companhia petrolífera produzam imagens claras de estruturas rochosas na profundidade do subsolo e avancem em sua caçada global em busca de óleo e gás natural. O sistema atingiu uma capacidade de processamento de pico de 2,2 petaflops de capacidade geral de computação no datacenter, usando mais de 5,4 mil servidores HP ProLiant SL230s Gen8 para extrema eficiência de densidade, escala e energia.

 

Universidade de Purdue

A HP colaborou com a Universidade de Purdue no desenvolvimento do cluster de supercomputação Conte, o supercomputador de campus mais bem classificado na lista TOP500, classificado em 33o lugar geral.

O Conte exibe cinco vezes o desempenho sustentado do supercomputador mais rápido pertencente a uma universidade anterior, o sistema Carter, também da Purdue, enquanto usa somente 87% do número de servidores.

O desempenho do sistema atinge uma velocidade máxima sustentada de 943,38 teraflops e um desempenho de pico de 1,342 petaflops. Essa velocidade permitiria que o Conte processasse problemas cerca de 15 mil vezes mais rápido do que laptop de consumo de alto desempenho.(1)

O supercomputador Conte usa 570 servidores HP ProLiant SL250s Gen8 para dar suporte a uma ampla variedade de programas de pesquisa para a universidade, incluindo engenharia química, ciências aeronáutica e planetárias.

Laboratório Nacional de Energia Renovável

A HP colaborou com o Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e a Intel para desenvolver um supercomputador altamente eficiente em termos de energia e com refrigeração líquida por água morna chamado Peregrine.

Além de atingir um desempenho de pico de 1,2 petaflops, o Peregrine está instalado em um dos datacenters mais eficientes em termos de energia do mundo, com uma classificação de Eficiência de Uso de Energia (PUE) de 1,06, comparada a uma média nacional nos Estados Unidos de 1,91.

O Peregrine usa uma abordagem de refrigeração inovadora, projetada em colaboração com a HP. O sistema usa líquido morno para capturar o calor gerado pelos servidores. O excesso de calor é usado para aquecer as Instalações de Integração de Sistemas de Energia da NREL, a maior instalação de pesquisas dos EUA focada em integração de grade e implantação em grande escala de energia limpa.

A NREL estima que o sistema economizará até 1 milhão de dólares para a organização, anualmente, em custos de refrigeração e aquecimento do edifício.

Texas Advanced Computing Center

O Texas Advanced Computing Center (TACC), na Universidade do Texas, em Austin, trabalhou com a HP no projeto do Maverick, um sistema interativo de visualização e análise remotas de dados que permitirá aos usuários entender dados científicos em larga escala.  O Maverick será ideal para análise de big data. Cada nó terá um grande acelerador de memória GPU de ponta e será conectado a armazenamentos maciços de dados.

O sistema é composto de 132 nós de computação HP ProLiant SL250s e 14 servidores de gerenciamento, login e roteador Lustre HP ProLiant DL360 e DL380, todos conectados por uma interconexão Mellanox FDR InfiniBand para fornecer uma plataforma de alto desempenho.  O Maverick será totalmente implantado em janeiro de 2014.

Sobre a HP

A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo sobre pessoas, governos, empresas e sociedade. Com o mais amplo portfólio de tecnologia que abrange impressão, sistemas pessoais, software, serviços e infraestrutura de TI, a HP entrega soluções para os desafios mais complexos dos clientes em todas as regiões do mundo. Mais informações sobre a  HP (NYSE: HPQ), visite http://www.hp.com.


(1)De acordo com as estimativas internas da Universidade de Purdue.

Nenhum comentário: