Ministério do Turismo investiu R$ 98,7 milhões na obra
que deve estar pronta no primeiro semestre de 2014
O
governo da Paraíba entregou, nesta semana, a 2ª etapa do Centro de Convenções
de João Pessoa ‘Poeta Ronaldo Cunha Lima’, localizado no Polo Turístico Cabo
Branco. O Ministério do Turismo investiu R$ 98,7 milhões na obra, que deve ser
concluída no primeiro semestre de 2014.
O
centro de convenções terá investimento total de R$ 240 milhões, de acordo com a
Secretaria de Turismo da Paraíba. O espaço possui blocos administrativos em
três pavimentos, oito auditórios adaptados e 23 salas conforme o público dos
eventos.
“Promovendo
o turismo, aumentamos a inclusão social e geramos emprego. Obras como essa
melhoram a infraestrutura para os visitantes e moradores locais”, disse o
secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
A
área total do centro é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área
construída. Os três estacionamentos comportam mais de mil automóveis. O teatro,
última etapa da obra, terá capacidade para 3.042 lugares com estrutura e
acústica adequadas para realização de shows.
“Com
esse centro a Paraíba entra na rota do turismo internacional de eventos e
negócios, movimentando bares, restaurantes, taxistas e toda uma cadeia que é
determinante na geração de empregos e renda”, disse o governador da Paraíba,
Ricardo Coutinho.
De
acordo com o governador, 82% das obras estão concluídas. O mirante, uma
estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, terá restaurante e dará
uma ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade.
O
turismo de negócios é um segmento mais importantes e de maior vitalidade para a
economia turística do país. Ocupa a primeira posição entre os que mais
aumentaram seu faturamento em 2012: cresceu 23,3% em relação ao ano anterior,
de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet),
realizada pela Fundação Getúlio Vargas.
Além
disso, o turismo de eventos é o segundo maior fator de atração de visitantes
estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com
essas finalidades, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior
que o desembolso dos turistas de lazer.
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