A importância de imagens e informações coletadas na
internet na decisão do destino de viagem
A
internet se tornou a principal fonte de informações para 1,87 milhão de
turistas estrangeiros que vieram ao Brasil no ano passado. Os dados são do
estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pelo Ministério do
Turismo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Na segunda posição, como fonte de informação, estão amigos e parentes, com 1,45
milhão de indicações.
“O
estudo mostra que as pessoas têm recorrido a novas fontes de informação. Os
representantes dos destinos turísticos devem estar atentos à importância da
rede na escolha do passeio de férias”, disse o secretário Nacional de Políticas
de Turismo, Vinicius Lummertz.
Na
internet, as pessoas são influenciadas não apenas por informações de blogs e
sites especializados em viagens, como também por imagens, boa parte delas
publicadas em redes sociais. Com o objetivo de ajudar na escolha do destino
turístico, o Ministério do Turismo mantem um perfil no Instagram, onde os
próprios usuários marcam suas fotos com a inscrição (hashtag #MTur). As imagens
ficam disponíveis para todos os interessados. O perfil já tem 4.715 seguidores
e mais de 20 mil fotos marcadas, entre elas, imagens de destinos conhecidos,
por outros ângulos, e de destinos ainda pouco explorados pelos turistas.
Em
uma pesquisa recente feita pelo Facebook, a maioria dos usuários (52%) disseram
escolher o destino de viagem influenciados por fotos de amigos. Segundo o
diretor de negócios – viagens e turismo do Facebook, João Carlos Pastore, o
índice é bastante relevante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário