Com diminuição da oferta de voos e aumento no preço das passagens,
viagens corporativas de curta distância passam a ser feitas de carro
Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas
(Abracorp), o setor de aluguel de veículos cresceu 23% no primeiro semestre de
2013, em relação ao mesmo período do ano anterior. “Com o aquecimento do
mercado, estamos investindo em infraestrutura para conquistar novos clientes. A
intenção é aumentar a frota de veículos, para oferecer maior variedade ao
consumidor, e inaugurar mais 3 lojas até 2014” conclui Bortolloto.
No
momento em que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas,
as principais companhias aéreas do país se retraem. Com a recente alta do dólar
e a oscilação no valor do combustível, as empresas têm buscado cortar gastos
por meio da redução do quadro de funcionários e da frequência de voos. Segundo
a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o mês de agosto apresentou
uma queda na oferta e na demanda, de 5,73% e 11,13%, respectivamente, em
relação a julho deste ano.
As
empresas que enviam seus executivos a viagens foram as mais afetadas com a
situação. Segundo os Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas (IEVC), em
2012 elas movimentaram R$ 32,3 bilhões, com uma participação de 70% nos gastos
do setor de viagens. Já este ano, ao se depararem com o aumento de 10% no preço
das passagens, buscaram outros meios para viajar com o objetivo de enxugar o
orçamento.
Uma
alternativa usada para se adaptar a essa realidade é o aluguel de veículos.
Muitas empresas têm recorrido a convênios especiais com locadoras, onde
encontram melhores condições de pagamento e flexibilidade de frota. “A procura
por contratos corporativos cresceu 21% nos últimos meses. Os empreendedores
buscam o aluguel de carros para evitar estouros no orçamento” diz Marcus
Bortolloto, diretor financeiro da Alugue Brasil (www.aluguebrasil.com.br),
rede que atua no segmento de aluguel de veículos para clientes corporativos e
pessoas físicas.
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