O
Movimento CHOICE, maior rede de universitários engajados em negócios de impacto
social do Brasil, está com as inscrições abertas, a partir do dia 27 de
janeiro, para o Programa de Embaixadores. Criado em 2011, o CHOICE já formou
420 lideranças universitárias de 18 Estados e atingiu 39 mil pessoas. Na
prática, a ARTEMISIA está investindo na capacitação de uma nova geração de
jovens que mudará a forma de fazer negócios no Brasil.
A ARTEMISIA está em busca de universitários que possam atuar como
protagonistas de uma mudança socioeconômica; jovens que sejam inquietos,
inovadores e empreendedores que assumam riscos para romper com os padrões e
transformar o Brasil em um país mais inclusivo. A partir da próxima
segunda-feira, 27 de janeiro, jovens universitários podem se inscrever no
Programa de Embaixadores do Movimento CHOICE, a maior rede de universitários
engajados em negócios de impacto social no Brasil. As inscrições podem ser
feitas no link goo.gl/XPPnh ou pelo site www.artemisia.org.br/choice.
Criado em 2011 pela ARTEMISIA
para disseminar a discussão sobre negócios de impacto social nas principais
universidades do Brasil – a exemplo de universidades norte-americanas como
Harvard e Columbia, além da francesa INSEAD –, o Movimento CHOICE conduz o
Programa de Embaixadores CHOICE, iniciativa responsável por selecionar e
capacitar lideranças universitárias para serem cocriadoras do Movimento. Ao
fazer parte da rede, o Embaixador CHOICE tem contato com as principais
lideranças universitárias de todo o Brasil e acesso a conteúdos exclusivos
sobre o tema, criados pela ARTEMISIA.
Com o papel de fazer o Movimento
CHOICE acontecer na universidade, o grupo de Embaixadores selecionados terá o
desafio de promover workshops sobre negócios sociais no ambiente acadêmico
e criará oportunidades para aumentar a visibilidade sobre o tema nas
universidades. As novas lideranças do Movimento CHOICE integrarão uma rede de
420 lideranças universitárias – que é formada por jovens apaixonados por
negócios de impacto social e que têm perfil empreendedor, sonham grande e
realizam grande; além disso, são inconformados com a realidade atual. Os
Embaixadores selecionados serão capacitados no tema por meio da formação em
negócios de impacto social, acesso a materiais de apoio com conteúdos
exclusivos e participação em desafios teóricos e práticos que proporcionam
maior profundidade no conhecimento sobre o tema.
“Ser Embaixador do Movimento
CHOICE representa uma oportunidade única de descobrir como os talentos e
paixões podem criar negócios de alto impacto social. Além disso, esse
universitário passa a ser parte da transformação do país, promovida por uma
geração que está mudando a forma de fazer negócios no Brasil. São vários os
casos de Embaixadores que após o programa mudaram o foco da carreira e
empreenderam negócios de impacto social; ou, ainda foram trabalhar em um”,
afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da ARTEMISIA.
Capacitação de Embaixadores
Para participar do processo
seletivo basta ser universitário ou recém-graduado em qualquer curso; ter
disponibilidade de tempo para realizar atividades entre março e junho de 2014;
e participar da formação que será ministrada no mês de agosto, composta por 25
horas de formação em negócios de impacto social. As inscrições serão feitas
mediante o envio do link de um vídeo com até um minuto, no qual o candidato
deve contar a sua motivação para ser Embaixador, responder a questões como onde
estuda ou trabalha e falar sobre a relação com a universidade e os motivos que
o levaram a se identificar com o Movimento CHOICE.
A cada semana, os Embaixadores
selecionados terão um desafio a cumprir cujo objetivo é ampliar o conhecimento
e disseminar o conceito de negócios sociais. A formação acontecerá nas cidades
de Recife, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro em março de 2014. Entre os
desafios pontuais dos Embaixadores estão a mobilização para o Choice Day
na cidade; e organizar e ministrar palestras e workshops na
universidade.
Os aprovados passarão para a
segunda fase, composta por uma entrevista, por telefone ou Skype, conduzida por
um profissional da ARTEMISIA. O resultado do processo seletivo será divulgado
em 12 de fevereiro. Mais informações sobre o conceito de negócios sociais podem
ser obtidas no site www.artemisia.org.br
Conceito de negócios de impacto
social
Na visão da ARTEMISIA, os
negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional,
soluções escalonáveis para problemas sociais da população de baixa renda. Para
a organização, as principais características dos negócios de impacto social são
o foco na baixa renda (negócios desenhados de acordo com as necessidades
e características da população de baixa renda); intencionalidade
(negócios que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridas
por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem
ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade
(possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações
ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o
produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não
de dividendos (o negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas não
sendo, podem esse o critério para definir negócios de impacto social).
ARTEMISIA
A ARTEMISIA é uma organização sem
fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto
social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar
talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam
com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios
podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada
em 2004 pela Potencia Ventures, a ARTEMISIA possui atualmente escritórios em
São Paulo e Recife. A ARTEMISIA foi a primeira organização do Brasil a
fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de
investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do
Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi anunciada como uma das cinco
organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da
Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário