A
iniciativa representa importante passo da Bematech em direção à sua estratégia
de se firmar como líder em mobilidade em seus mercados de atuação
A
Bematech, líder em soluções de tecnologia para o varejo, food service e
hospitality, anuncia sua entrada definitiva no mercado de m-commerce por meio
de parceria assinada com a TOPPAY. O acordo dará origem à solução Bematech Pay
– voltada a ampliar de maneira sensível a experiência do consumidor, eliminando
um dos maiores gargalos dos estabelecimentos: a fila para pagar.
A
iniciativa representa um passo significativo para a Bematech, que tem como
estratégia liderar o mercado de soluções mobile nas suas verticais de atuação,
e um avanço na relação entre os estabelecimentos e seus clientes. Em termos
tecnológicos, a parceria contempla a integração total da plataforma de mobile commerce desenvolvida
pela TOPPAY e incorporada aos softwares da Bematech. Inicialmente, o foco
será a linha Bematech Chef, que atende a vertical de restaurantes. O objetivo é
que, no futuro, todos os softwares da Bematech permitam a integração com a
plataforma de mobilidade.
"A Bematech avança com o anúncio
dessa parceria e, mais uma vez, se coloca na dianteira do mercado brasileiro.
Estudamos o tema da mobilidade já há algum tempo com bastante atenção e, com
esse anúncio, damos um passo certeiro em nossa missão de levar eficiência ao
varejo", afirma Cleber
Morais, presidente da Bematech. "Ainda, acreditamos que hoje, as
palavras de ordem no setor de serviços são 'conveniência' e 'comodidade', e a
nossa solução entregará ambas, sem sombra de dúvida", completa.
A solução é um aplicativo, com recurso de
geolocalização, que permite que os consumidores visualizem os estabelecimentos
que possuem o sistema Bematech Pay. Uma vez dentro do local, o cliente pode
fazer o seu check-in, permitindo que seja possível visualizar sua permanência
no estabelecimento e vincular seus pedidos diretamente na conta que será,
posteriormente, paga via celular.
O
consumidor pode solicitar sua comanda / conta diretamente pelo smartphone e
executar o pagamento pelo mesmo canal, sem necessidade do uso físico do cartão
de crédito ou débito. Esse mecanismo é possível pois a inteligência
desenvolvida no sistema memoriza as informações das formas de pagamento do
usuário já certificado com a máxima segurança.
De
acordo com Leonardo
Rochadel, CEO da TOPPAY, um dos grandes benefícios da
solução – tanto para os estabelecimentos quanto para clientes – é a redução da
fila, o que impactará positivamente na experiência dos clientes. “Nossa equipe registrou 15 minutos de
fila para pagar nos principais restaurantes de São Paulo, ou seja, 25% do tempo
médio de almoço de um profissional. Com o aplicativo, esse tempo cai para menos
de um minuto”, destaca.
A
expectativa é que o Bematech Pay comece a rodar em um piloto, na cidade de São
Paulo e depois seja ampliado para milhares de estabelecimentos, que já
funcionam com o sistema Bematech. A primeira etapa de implementação do projeto
está concentrada na base de clientes da companhia no mercado mencionado e o
objetivo é que, na sequência, seja realizada a expansão para as demais
verticais. Para isso, a Bematech colocará sua força de vendas em campo e fará o
suporte necessário.
"Estamos confiantes de que a mobilidade é o
futuro do varejo e de que o potencial desse mercado é muito grande. Números do
IDC mostram que até 2015 teremos 140 milhões de smartphones no país e dados do
Governo Federal apontam que o Brasil transacionará dois bilhões de reais via
mobile só em 2013. Esse horizonte, somado ao fato de termos tratado uma
estratégia clara de penetração, analisando diversos cenários, nos dá
tranquilidade de dar esse passo tão importante para a companhia", finaliza Cleber
Morais.
Os termos da parceria contemplam contrato de
cinco anos e operam sob o modelo de profit
sharing, representando ganhos para todos os envolvidos.
Principais vantagens
Para o varejista:
- Considerável redução nas filas no momento do pagamento,
o que pode, inclusive, impactar o giro de clientes e com isso aumentar o
faturamento.
- Personalização do atendimento, uma vez que será
possível identificar quem é o seu cliente, com qual frequência vai ao
local, qual é o seu ticket médio, hábitos de consumo e, até, qual a
avaliação da sua última experiência de consumo.
Para
os clientes:
- Redução de tempo em filas para realizar pagamentos,
além do fim da espera da máquina do cartão nas mesas.
- Atendimento mais direcionado, uma vez que os
estabelecimentos terão acesso ao seu histórico.
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