O fato de o Brasil já possuir a segunda maior
frota do mundo de helicópteros de uso civil e a segunda maior de aeronaves da
chamada aviação comercial vem impulsionando o crescimento de outros negócios.
Entre eles, o de peças de reposição para helicópteros. A Global Air, empresa
especializada em importação de peças para este tipo de aeronave, projeta um
crescimento de 27% para este ano, porém mantem em segredo o faturamento.
Dono de uma rede de contatos em todo o mundo,
Ricardo Ralston, CEO da Global Air, trabalha com uma uma base de apoio em São
Paulo, um depósito em Miami, e escritórios em Londres, na Inglaterra, e em Le Bourget, na França. Dos quatro pontos,
coordena a importação de peças em tempo menor que os principais concorrentes e
com margens de lucro bem inferiores.
“Temos preços entre 25% até 40% menores que a
concorrência e uma agilidade que me rendeu o apelido de “Heligeiro”, brinca o
executivo. Mas faz sentido. Recentemente, um proprietário de helicóptero teve a
antena danificada e procurou o fabricante para fazer o reparo. “Informaram a
ele que o conserto da peça sairia por US$ 9 mil, mas a Global Air trouxe uma
antena nova por US$ 5 mil”, relembra.
Além do custo, claro, uma demanda dos clientes da
Global Air é por agilidade. Quem tem uma aeronave precisa se deslocar bastante
e não pode ficar parado por falta de peças. “Há algumas semanas recebemos a
ligação de um empresário desesperado porque o ECU (computador de bordo) da
aeronave dele havia parado de funcionar e o fabricante pediu 90 dias para a
reposição do sistema. Nós conseguimos trazer um novo, a base de troca em três
dias e ele ficou eternamente grato”, explica Ralston. A explicação para tamanha
demora está no excesso de demanda do setor e no descaso em relação ao
pós-venda, na visão do executivo.
Segundo o CEO da Global Air, ao prover soluções
rápidas e com menor custo, a empresa fideliza o cliente e se torna cada vez
mais conhecida no meio. Com 30 anos de experiência, a Global Air segue os
procedimentos normais de importação, mas pode ser mais rápida porque tem canais
de contato muito bem desenvolvidos com seus fornecedores, e estoque próprio de
partes. “Dos 500 helicópteros que voam hoje no Brasil, podemos atender cerca de
200, pois estão entre as nossas especialidades que são, Eurocopter, Turbomeca e
Agusta“, afirma. Mais informações em São Paulo no (11) 3230 8350 ou nos Estados
Unidos em 305-432-2460.
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