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06 fevereiro 2014

VLT Baixada Santista terá testes operacionais em julho

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Joaquim Lopes, anunciou que não haverá atraso nos testes operacionais do VLT da Baixada Santista, que estão previstos para iniciar em julho, apesar das obras ficarem paralisadas por um período de 22 dias. A previsão é de que a população poderá utilizar o novo modal em 2015.

Lopes também garantiu que até maio sete estações já estarão prontas, e que os primeiros trens também chegarão à mesma época. A empresa espanhola Vossloh Rail Vehicles fabricará a frota de 22 trens do VLT, juntamente com a empresa brasileira T´Trans.  Os três primeiros VLTs serão produzidos na Espanha e os demais em Três Rios (RJ), onde a T´Trans tem uma fábrica e o mockup (maquete em tamanho real) do carro do VLT foi produzido e finalizado em novembro do ano passado.

O início de janeiro de 2014, a Ministério Público Estadual (MPE) contestou uma alteração no traçado original do VLT que ligará São Vicente ao Porto de Santos. O Estudo de Impacto Ambiental, segundo os promotores, não mencionava que a avenida seria alargada para que o VLT passasse no canteiro central. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Santos, Daniel Ribeiro de Paula, concedeu uma liminar determinando a suspensão das obras em um trecho de 2,3 quilômetros na Avenida Francisco Glicério, entre o Canal 1 e a Avenida Conselheiro Nébias. As obras do VLT foram retomadas no último sábado, 1º de fevereiro.

A primeira etapa do VLT contempla 9,5 Km de extensão, entre os Barreiros (São Vicente) e a av. Conselheiro Nébias (Santos), 11 estações, 1 terminal (Barreiros), uma estação de transferência , um pátio de apoio e investimento de R$ 980 milhões. A expectativa é atender 70 mil passageiros por dia.

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