Organização
voltada a disseminar iniciativas inovadoras, a Nesta destacou a atuação da
ARTEMISIA, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social
no Brasil, no evento
Good Incubation, realizado nos dias 2 e 3 de abril, em Londres. Convidado a
ministrar uma palestra, Renato Kiyama, diretor de Aceleração da ARTEMISIA,
destacou o programa Aceleradora, que possui o melhor track record do país,
medido pelo número de investimentos e negócios, impacto social e foco na baixa
renda. O evento marcou o lançamento da publicação “Good Incubation: The Craft
of Supporting New Social Ventures”, que analisa as tendências globais de
impacto social e incubação de startups.
São Paulo, 2 de abril de
2014 – A ARTEMISIA, por meio do programa da Aceleradora, foi destaque no
painel Good Incubation, no evento mundial organizado pela Nesta –
organização voltada a disseminar iniciativas inovadoras no setor de negócios de
impacto social. Renato Kiyama, diretor da Aceleradora, ministrou palestra em 2
de abril, no evento realizado em Londres, na Inglaterra. Parte das ações de
lançamento da publicação Good Incubation: The Craft of Supporting New Social
Ventures, que analisa as tendências globais e incubação de startups,
o evento reuniu investidores interessados em conhecer os melhores cases globais
do ecossistema de negócios de impacto social. Informações sobre a Nesta: http://www.nesta.org.uk
Segundo Renato Kiyama, o Brasil
tem um mercado em franca expansão para negócios de impacto social. Entre outras
razões, porque 85% da população é formada pelas classes C, D e E, ou seja,
pessoas responsáveis por 47% da renda do país. Segundo o executivo, a ARTEMISIA
tem atuado fortemente para identificar e dar suporte aos negócios mais
promissores, sendo, inclusive, uma das responsáveis pelo crescimento desse
formato no país. Kiyama ressaltou, ainda, que ao contrário de outros mercados emergentes,
o Brasil possui um governo ativamente envolvido na prestação de serviços
voltados para a base da pirâmide.
Na palestra, Kiyama ressaltou que
em nove anos, 4 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza e os
indicadores sociais mostram que a população passou a enfrentar problemas comuns
aos países ricos – como obesidade e endividamento do consumidor. “Esse cenário
também oferece novos nichos de mercado para empreendedores de negócios de
impacto social, sobretudo aqueles com foco em saúde, educação e serviços
financeiros”, finaliza.
Aceleradora
Uma das frentes de atuação da
ARTEMISIA, a Aceleradora identifica empreendedores experientes e com
forte potencial para gerar impacto social, seleciona os melhores em estágio
inicial de crescimento e acelera-os por meio de um treinamento intensivo. Em
seis meses, os empreendedores selecionados participam de um programa que
envolve a formatação do modelo de negócio, acesso à rede de mentores,
capacitação da equipe e conexão com investidores, gestores e parceiros, além de
definição de estratégias de crescimento e atração de capital.
Nos últimos três anos, a
ARTEMISIA articulou mais de R$ 25 milhões para os 35 negócios acelerados, que
beneficiaram mais de 1,8 milhão de pessoas. A organização ofereceu mais de
1.460 horas de formação em negócios de impacto social e já mobilizou mais de 32
mil universitários por meio do Movimento CHOICE, a maior rede de universitários
em engajados em negócios de impacto social no Brasil.
Conceito de negócios de impacto
social
Na visão da ARTEMISIA, os
negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional,
soluções escalonáveis para problemas sociais da população de baixa renda. Para
a organização, as principais características dos negócios de impacto social são
o foco na baixa renda (negócios desenhados de acordo com as necessidades
e características da população de baixa renda); intencionalidade
(negócios que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridas
por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem
ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade
(possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações
ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o
produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não
de dividendos (o negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas não
sendo, podem esse o critério para definir negócios de impacto social).
ARTEMISIA
A ARTEMISIA é uma organização sem
fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto
social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar
talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam
com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios
podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada
em 2004 pela Potencia Ventures, a ARTEMISIA possui atualmente escritórios em
São Paulo e Recife.
A ARTEMISIA
foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a
mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada
por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi
anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a
América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e
Omidyar. www.artemisia.org.br
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