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02 abril 2014

ARTEMISIA é destaque em evento internacional de iniciativas inovadoras em incubação de negócios

1RenatoKiyamaOrganização voltada a disseminar iniciativas inovadoras, a Nesta destacou a atuação da ARTEMISIA, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil, no evento Good Incubation, realizado nos dias 2 e 3 de abril, em Londres. Convidado a ministrar uma palestra, Renato Kiyama, diretor de Aceleração da ARTEMISIA, destacou o programa Aceleradora, que possui o melhor track record do país, medido pelo número de investimentos e negócios, impacto social e foco na baixa renda. O evento marcou o lançamento da publicação “Good Incubation: The Craft of Supporting New Social Ventures”, que analisa as tendências globais de impacto social e incubação de startups.
São Paulo, 2 de abril de 2014 – A ARTEMISIA, por meio do programa da Aceleradora, foi destaque no painel Good Incubation, no evento mundial organizado pela Nesta – organização voltada a disseminar iniciativas inovadoras no setor de negócios de impacto social. Renato Kiyama, diretor da Aceleradora, ministrou palestra em 2 de abril, no evento realizado em Londres, na Inglaterra. Parte das ações de lançamento da publicação Good Incubation: The Craft of Supporting New Social Ventures, que analisa as tendências globais e incubação de startups, o evento reuniu investidores interessados em conhecer os melhores cases globais do ecossistema de negócios de impacto social. Informações sobre a Nesta: http://www.nesta.org.uk
Segundo Renato Kiyama, o Brasil tem um mercado em franca expansão para negócios de impacto social. Entre outras razões, porque 85% da população é formada pelas classes C, D e E, ou seja, pessoas responsáveis por 47% da renda do país. Segundo o executivo, a ARTEMISIA tem atuado fortemente para identificar e dar suporte aos negócios mais promissores, sendo, inclusive, uma das responsáveis pelo crescimento desse formato no país. Kiyama ressaltou, ainda, que ao contrário de outros mercados emergentes, o Brasil possui um governo ativamente envolvido na prestação de serviços voltados para a base da pirâmide.
Na palestra, Kiyama ressaltou que em nove anos, 4 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza e os indicadores sociais mostram que a população passou a enfrentar problemas comuns aos países ricos – como obesidade e endividamento do consumidor. “Esse cenário também oferece novos nichos de mercado para empreendedores de negócios de impacto social, sobretudo aqueles com foco em saúde, educação e serviços financeiros”, finaliza.
Aceleradora
Uma das frentes de atuação da ARTEMISIA, a Aceleradora identifica empreendedores experientes e com forte potencial para gerar impacto social, seleciona os melhores em estágio inicial de crescimento e acelera-os por meio de um treinamento intensivo. Em seis meses, os empreendedores selecionados participam de um programa que  envolve a formatação do modelo de negócio, acesso à rede de mentores, capacitação da equipe e conexão com investidores, gestores e parceiros, além de definição de estratégias de crescimento e atração de capital.
Nos últimos três anos, a ARTEMISIA articulou mais de R$ 25 milhões para os 35 negócios acelerados, que beneficiaram mais de 1,8 milhão de pessoas. A organização ofereceu mais de 1.460 horas de formação em negócios de impacto social e já mobilizou mais de 32 mil universitários por meio do Movimento CHOICE, a maior rede de universitários em engajados em negócios de impacto social no Brasil.
Conceito de negócios de impacto social 
Na visão da ARTEMISIA, os negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escalonáveis para problemas sociais da população de baixa renda. Para a organização, as principais características dos negócios de impacto social são o foco na baixa renda (negócios desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda); intencionalidade (negócios que possuem a missão explícita de causar impacto social e são geridas por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade (possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos (o negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas não sendo, podem esse o critério para definir negócios de impacto social).
ARTEMISIA
A ARTEMISIA é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a ARTEMISIA possui atualmente escritórios em São Paulo e Recife.

 A ARTEMISIA foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada  por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a ARTEMISIA também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br

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