· Três carros R18 e-tron quattro na segunda corrida do WEC
· Duas versões aerodinâmicas do esportivo híbrido na largada
· Estreia de Filipe Albuquerque no WEC
Pela primeira vez no ano, a Audi entrará com três carros R18 e-tron quattro na corrida do WEC em Spa, na Bélgica, no dia 3 de maio – no segundo round do FIA World Endurance Championship. A fase de preparação para esse evento foi particularmente intensa. Os danos por acidentes sofridos pelos dois carros na abertura da temporada resultou em muito trabalho.
Dois acidentes em Silverstone (Grã-Bretanha) foram um infortúnio para a Audi em dois aspectos. Pela primeira vez na história, o time do Diretor da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich e Chris Reinke, Diretor do LMP, precisaram assistir a retirada de todos os carros e a perda total de pontos válidos do campeonato. Os incidentes causaram danos consideráveis nos veículos. Ambos os monocoques dos esportivos híbridos foram afetados. Consequentemente, os carros número ‘1’ e ‘2’ tiveram que ser preparados novamente do zero. Como resultado, os Campeões Mundiais do WEC da Audi estão com uma enorme carga de trabalho entre a Páscoa e 1º de maio.
Em comparação, a preparação do terceiro carro de corrida parece quase uma tarefa de rotina. A Audi tradicionalmente usa a corrida de 6 horas em Spa para prepararseu time de Le Mans para a corrida de endurance mais importante do ano. Enquanto Lucas di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen (Brasil/França/Dinamarca) e Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (Suíça/Alemanha/França) competem em todos os oito rounds do Campeonato Mundial, o R18 e-tron quattro número 3 correrá exclusivamente em Spa e nas 24 Horas de Le Mans. A Bélgica verá Marco Bonanomi (Itália) voltando para o cockpit do carro de corrida. Junto com Bonanomi, Filipe Albuquerque (Portugal) estará celebrando sua estreia no WEC com a Audi, após trocar carros de turismo por modelos esportivos no final do ano passado. Oliver Jarvis (Grã-Bretanha) foi liberado da corrida de Spa e do dia de testes em Le Mans – ele batalhará por pontos no campeonato na série de corridas Super GT do Japão ao mesmo tempo. Para as 24 Horas de Le Mans, ele voltará para o cockpit do R18 e-tron como companheiro de time de Albuquerque e Bonanomi.
Em Spa, o carro número 3 é a continuação de uma ideia que a Audi testou pela primeira vez no ano passado. O carro adicional tem um corpo diferente, que pode ser reconhecido a primeira vista devida a saliência traseira mais longa. Seu uso na Bélgica é muito valioso para os engenheiros da Audi, pois os dados gerados pelo carro número 3 ajudam a validar as simulações feitas anteriormente pela Audi. Da mesma maneira, o time pode testar como lidar com a versão especial de corpo e outras modificações técnicas em condições de corrida.
Todas as três equipes Audi estão unidas em buscar um único objetivo no circuito de 7,004 km nas Ardennes com sua combinação única de voltas. Seguindo as vitórias de 2012 e 2013, a Audi está determinada em batalhar pelas melhores posições em Spa novamente em 2014. A volta mais rápida alcançada por Tom Kristensen na qualificação para Silverstone e a melhor volta da corrida alcançada por André Lotterer mostra que o esportivo híbrido a diesel de Ingolstadt e Neckarsulm é mais rápido em volta única na batalha com a Porsche e a Toyota. Na Bélgica, a Audi poderá ver pela primeira vez se isso também se aplica estrategicamente em toda a corrida quando os efeitos das regulações de energia e das diferentes taxas dos três carros híbridos se manifestarem no campo.
Citações dos oficiais
Dr. Wolfgang Ullrich (Diretor da Audi Motorsport): “Nós temos que preparar dois novos carros entre agora e Spa, o que aumenta a carga de trabalho da equipe. Depois de um começo de temporada um pouco difícil em Silverstone, agora é particularmente importante que nós nos concentremos nas próximas tarefas até Le Mans. A equipe tem que se acostumar com os processos. Mas Spa é mais do que só um teste para Le Mans. Nós queremos vencer na Bélgica e conseguir pontos no WEC.”
Ralf Jüttner (Diretor de Equipes da Audi Sport Team Joest): “Todos temos o objetivo de mostrar que Silverstone foi uma exceção absoluta. Nós agora estamos na estranha posição de precisar marcar pontos. O time dará tudo. Nós estaremos na largada com três carros recém-preparados. Nós definitivamente não estamos sem motivação, e vamos revidar.”
Fatos e citações dos motoristas Audi
Lucas di Grassi (29 anos, Brasil), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Esteve no pódio com a Audi em Spa no ano passado
“Eu estou muito ansioso para Spa, porque a pista é incrível e nosso Audi R18 e-tron quattro é muito bem desenvolvido. Para nós, o segundo round será focado em marcar o máximo de pontos possível para as classificações de fabricantes e motoristas na WEC.”
Loïc Duval (31 anos, França), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Venceu em Spa na sua estreia com a Audi em 2012
- Terminou em segundo lugar no ano passado
“A configuração dessa pista é única. E eu tenho boa lembranças da minha vitória na Bélgica na minha estreia com a Audi dois anos atrás. Em Ardennes, há sempre uma possibilidade de chuva e baixas temperaturas. Estou ansioso para ver o que alcançaremos lá. Nós vamos lutar pela vitória, e nossa motivação está muito alta.”
Tom Kristensen (46 anos, Dinamarca), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)
- Fez a volta única mais rápida na abertura da temporada do WEC nas qualificações
- Junto com Loïc Duval, vai para Spa como Campeão Mundial
“Todo corredor fica ansioso para o desafio de encarar uma pista como Spa. Nós temos que terminar e marcar muitos pontos. Isso é particularmente importante porque nossa tabela de pontos ainda está em branco depois de Silverstone.”
Marcel Fässler (37 anos, Suíça), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Já venceu seis rounds no WEC com seus companheiros de time
- Já celebrou uma vitória em uma corrida de 24 Horas de GT em Spa
“Eu sempre fico ansioso para Spa. É minha pista favorita, não importa o carro que eu esteja dirigindo nela. No Audi R18 e-tron quattro, será um prazer especial. No ano passado, vencemos lá. Em Silverstone, também mantivemos um ritmo bom. É por isso que estou confiante de que dessa vez tudo correrá bem em Spa novamente.”
André Lotterer (32, Dinamarca), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Está dirigindo com Marcel Fässler e Benoît Tréluyer pelo quinto ano
- Fez a volta mais rápida da corrida em Silverstone
“Em 2013, nós tivemos uma corrida fantástica em Spa. Espero que sejamos capazes de manter isso neste ano. É uma das minhas pistas favoritas. Eu cresci na Bélgica e ainda me sinto em casa aqui. Estou muito motivado a dirigir aqui. Temos muito a compensar.”
Benoît Tréluyer (37 anos, França), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)
- Venceu em Spa no ano passado com Marcel Fässler e André Lotterer
- Está dirigindo com seus companheiros de time pelo quinto ano
“Em Spa, estamos continuando nossa competição com outros quatro carros esportivos híbridos e os outros competidores. Em Silverstone, tivemos um bom começo de corrida. Isso fez com que o fato de não termos terminado ainda mais triste. Estou muito ansioso para ver nosso potencial em uma corrida inteira.”
Filipe Albuquerque (28 anos, Portugal), Audi R18 e-tron quattro #3 (Audi Sport Team Joest)
- Está celebrando sua estreia no WEC em Spa
- Está ansioso para adquirir muitos treinos na direção com seu companheiro de time Marco Bonanomi
“Depois de todos os testes, agora estou muito ansioso para minha primeira corrida no Audi R18 e-tron quattro. Nos preparamos passo a passo e estamos esperando uma boa corrida. O carro é muito divertido, mal posso esperar pela minha vez.”
Marco Bonanomi (29 anos, Itália), Audi R18 e-tron quattro #3 (Audi Sport Team Joest)
- Esteve no pódio em Spa em 2012 na sua estreia no WEC com a Audi
- Nas Ardennes, será sua primeira corrida da temporada 2014
“Estou muito feliz de poder correr pela Audi novamente. Vamos dirigir um carro com aerodinâmicas diferentes dos outros dois carros irmãos. Fazemos isso para nos preparar para Le Mans. Depois dos testes com essa versão, estou confiante. E dentro da equipe do Audi Sport, Audi Sport Team Joest e entre os motoristas, a atmosfera é ótima também.”
Os motoristas Audi em Spa
Filipe Albuquerque (Portugal): Nascido em 13 de junho de 1985 em Coimbra, Portugal; mora em: Coimbra, Portugal; solteiro (companheira: Joana); 1,74 m de altura; 65 kg; piloto Audi desde 2011; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 0; vitórias no WEC: 0; pole-positions no WEC: 0; voltas mais rápidas no WEC: 0; melhor resultado no WEC Spa: -
Marco Bonanomi (Itália): Nascido em 12 de dezembro de 1985 em Lecco (Itália); mora em Colle Brianza (Itália); solteiro; 1,76 m de altura; 69 kg; motorista Audi desde 2011; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 2; vitórias no WEC: 0; pole-positions no WEC: 0; voltas mais rápidas no WEC: 0; melhor resultado no WEC Spa: 3
Lucas di Grassi (Brasil): Nascido em 11 de agosto de 1984 em São Paulo, Brasil; mora em: Mônaco, Mônaco; casado com Anna; 1,79m de altura, 75 kg; piloto Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 3; vitórias no WEC: 0; pole-positions no WEC: 0; voltas mais rápidas no WEC: 1; melhor resultado no WEC Spa: 3
Loïc Duval (França): Nascido em 12 de junho de 1982 em Chartres, França; mora em: Genebra, Suí
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário