Líder no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, a multinacional se destaca pela parceria com as principais montadoras com presença local
Referência mundial no desenvolvimento de amortecedores automotivos, a Monroe completou, em março, 40 anos de Brasil. Em sua trajetória de quatro décadas como parceira tecnológica das montadoras instaladas do País, além de liderar diversos segmentos do mercado de reposição, a Monroe se destaca por seguir todos os processos e padrões industriais da matriz norte-americana, fundada em 1916, na cidade de Monroe, Michigan (EUA).
Outro diferencial competitivo da Monroe no Brasil, a exemplo do que realiza em todo o mundo, é entregar para a reposição (aftermarket) rigorosamente o mesmo produto que fornece ao mercado original. Com essa prática, tanto o dono do carro como o reparador automotivo encontram no produto da Monroe toda aexpertise de quem desenvolve amortecedores com a chancela da montadora.
Com participação de aproximadamente 30% no aftermarket local, a Monroe pertence ao Grupo Tenneco Automotive, que também produz no País componentes para suspensão e sistemas de exaustão.
No Brasil, a maior fabricante de amortecedores do mundo está localizada, desde 1974, estrategicamente em Mogi Mirim, próxima a importantes mercados e de parte da indústria automotiva nacional.
A planta tem capacidade para produzir 6 milhões de amortecedores por ano, incluindo projetos de montadoras, segmento também liderado pela Monroe. A linha de borrachas gera 50 milhões de unidades para ambos os mercados, e os conjuntos de escapamentos, produzidos apenas para OEM, tanto na Argentina quanto no Brasil, chegam a 100 mil anualmente, considerando basicamente apenas veículos pesados.
“Estamos em 14 países, com 22 unidades industriais, e é com muito orgulho que comemoramos 40 anos de Monroe no Brasil. Acreditamos no mercado nacional e continuaremos investindo no desenvolvimento de novas tecnologias e em produtos de alta qualidade, para o crescimento permanente”, explica Guillermo Minuzzi, presidente da Tenneco na América do Sul.
Como resposta à importância estratégica do Brasil para os negócios da Monroe, a fabricante lançou, em 2012, o primeiro amortecedor do mercado com três anos de garantia ou 60.000 quilômetros, o Monroe OEspectrum. O produto de linha premium oferece maior estabilidade, segurança e conforto, melhorando o controle direcional do veículo e é aplicável em veículos das principais montadoras, respeitando suas características específicas.
Outro exemplo de pioneirismo é a certificação do Inmetro, que fez da Monroe a primeira fabricante a possuir toda sua linha de amortecedores em conformidade com as diretrizes de segurança do órgão.
Programa de capacitação profissional
A líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores investe, desde 1999, em uma ação de fidelização com clientes Monroe e Monroe Axios. Conhecido como Monroe Club, oferece diversos programas de treinamento e assistência que auxiliam o empreendedor a conduzir a empresa de maneira sustentável e segura. Essas capacitações são direcionadas aos diferentes públicos-alvo, atingindo desde os gerentes e proprietários, até os aplicadores nos centros automotivos e autopeças.
A líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores investe, desde 1999, em uma ação de fidelização com clientes Monroe e Monroe Axios. Conhecido como Monroe Club, oferece diversos programas de treinamento e assistência que auxiliam o empreendedor a conduzir a empresa de maneira sustentável e segura. Essas capacitações são direcionadas aos diferentes públicos-alvo, atingindo desde os gerentes e proprietários, até os aplicadores nos centros automotivos e autopeças.
Políticas sociais
Ao longo de 40 anos, a Monroe atuou no desenvolvimento econômico e também no socioeducacional de seus colaboradores e das comunidades ao redor, por meio de iniciativas em parceria com o governo e ONGs. Além disso, os impostos pagos pela empresa são fundamentais para o crescimento da região.
Ao longo de 40 anos, a Monroe atuou no desenvolvimento econômico e também no socioeducacional de seus colaboradores e das comunidades ao redor, por meio de iniciativas em parceria com o governo e ONGs. Além disso, os impostos pagos pela empresa são fundamentais para o crescimento da região.
“A Monroe faz parte da história de Mogi Mirim, e contribuímos constantemente para o seu desenvolvimento socioeconômico e educacional. Continuaremos apoiando ações assertivas, sempre reforçando nosso compromisso com a comunidade”, afirma Marli Manara, diretora de Recursos Humanos da Tenneco.
A executiva ressalta o projeto Carpe Diem com crianças e adolescentes assistidos pelo ICA - Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim. A ação foi premiada pela Associação dos Profissionais de Recursos Humanos da Região de Campinas (DEASA), na categoria Best Practice, em 2012. “Atuamos com responsabilidade social e investimos em ações socioeducativas que ajudam a ampliar a cultura e a cidadania entre os jovens mais carentes. Esse reconhecimento é um dos atestados de que estamos no caminho certo”, completa.
Monroe e a invenção do amortecedor
Quando a indústria automobilística dava os primeiros passos, a carroceria era fixada diretamente nos eixos, deixando os carros desconfortáveis, principalmente com as más condições das estradas. A introdução de molas separou a carroceria do eixo, permitindo que o movimento das rodas fosse independente, melhorando o conforto ao dirigir.
Quando a indústria automobilística dava os primeiros passos, a carroceria era fixada diretamente nos eixos, deixando os carros desconfortáveis, principalmente com as más condições das estradas. A introdução de molas separou a carroceria do eixo, permitindo que o movimento das rodas fosse independente, melhorando o conforto ao dirigir.
Com o desenvolvimento de modelos mais velozes, as molas começaram a causar problemas, pois a energia acumulada durante sua movimentação produzia movimentos de extensão e compressão, resultando em oscilações, comprometendo a estabilidade e dificultando a direção. Ao mesmo tempo, em 1916, surgia a Monroe, com o nome de Brisk Blast Company, na cidade de Monroe, nos Estados Unidos, fundada por August F. Meyer.
A empresa, que em pouco tempo se tornou líder na produção de bombas de pneu, começou a utilizar a tecnologia para uma função que ninguém havia imaginado: suavizar o movimento da suspensão do veículo durante sua rodagem. Em 1926, a Monroe lançou o primeiro amortecedor do mercado.
Em 1964, inaugurou uma planta na Bélgica, a primeira da Europa. Dez anos
depois, instalou-se no mercado brasileiro e, em 1977, tornou-se parte da Tenneco Automotive, detentora de marcas produtoras de peças automotivas, como Monroe Axios e Walker, hoje Tenneco Sistemas de Exaustão. Nos anos seguintes, a Monroe desenvolveu diversas inovações tecnológicas no amortecedor e em seus componentes, o que faz da fabricante a principal referência de qualidade nos mercados brasileiro e mundial.
Sobre a Tenneco
A Tenneco é uma empresa que fatura anualmente US$ 7,4 bilhões. Com sede em Lake Forest, Illinois (Estados Unidos), conta com cerca de 24 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e componentes para suspensão para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário