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17 junho 2014

Abecs: cartões movimentam R$ 223 bilhões no 1º trimestre

→      Valor transacionado cresce 17,7% em relação ao 1º trimestre de 2013
→      Quantidade de transações com cartões chega a 2,4 bilhões no período

Segundo levantamento da Abecs, os brasileiros movimentaram R$ 223 bilhões com cartões de crédito e débito no primeiro trimestre do ano, alta de 17,7% em relação ao mesmo período de 2013. O crescimento está associado à contínua substituição de meios de pagamento por parte dos consumidores, bem como à expansão do e-commerce e à entrada de novos nichos de comércio e serviço no sistema de cartões.

Com isso, a representatividade dos cartões no consumo das famílias brasileiras chegou a 28,3%, aumento de 2,3 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2013, que havia registrado 26%. Além disso, os consumidores fizeram um total de 2,4 bilhões de transações com cartões nos três primeiros meses do ano, 12,5% a mais do que a quantidade apresentada no mesmo período do ano passado.


CARTÃO DE DÉBITO

O levantamento mostra que o brasileiro tem usado mais o cartão de débito do que o de crédito para pagar suas compras. No primeiro trimestre, essa modalidade foi responsável por 1,26 bilhão de transações, aumento de 16,3% – quase o dobro do crescimento do cartão de crédito. Porém, em valor financeiro, o cartão de débito movimentou pouco mais da metade que o cartão de crédito, chegando a R$ 80,5 bilhões, crescimento de 22,3%.

O uso de cartão de débito, além de crescer mais que o de cartão de crédito, se caracteriza por ter maior participação em compras de menor valor, substituindo diretamente o uso de dinheiro de papel nas transações do dia a dia. No primeiro trimestre, o brasileiro gastou, em média, R$ 63,6 em cada transação com cartão de débito, praticamente metade do tíquete médio do cartão de crédito.

CARTÃO DE CRÉDITO

Quando avaliada apenas a modalidade de cartão de crédito, o valor transacionado foi de R$ 142,4 bilhões, o que representa um crescimento de 15,2% em relação ao primeiro trimestre de 2013. Esse instrumento foi responsável por1,13 bilhão de transações no período, aumento de 8,7%, e apresentou tíquete médio de R$ 125,2.

Os gastos de brasileiros no exterior feitos com cartão de crédito também contribuíram para o crescimento do setor, movimentando R$ 6,59 bilhões no primeiro trimestre, o que representa um aumento de 2,5% ante o mesmo período de 2013. Já o valor gasto por estrangeiros no Brasil, nesses três meses, foi de R$ 3,14 bilhões, aumento de 5,3%.

PAGAMENTO DA FATURA

Uma nova pesquisa da Abecs, realizada em maio pelo Instituto Datafolha, indica que 85% dos usuários de cartão de crédito pagaram o valor integral da sua última fatura e 88% pretendem fazer o mesmo no próximo vencimento. Apenas4% pagaram o valor mínimo, enquanto 8% optaram por fazer o parcelamento da fatura. Isso mostra que a grande maioria das pessoas costuma fazer bom uso do cartão de crédito e sabe aproveitar seus benefícios sem pagar juros.


Ainda de acordo com a pesquisa, 85% dos usuários apontaram que o valor da sua última fatura estava de acordo ou abaixo do seu orçamento mensal. Além disso, a maioria (73%) não deixou de pagar nenhuma fatura nos últimos 12 meses. Entre aqueles que em algum momento nesse período deixaram de pagar a fatura – valor integral ou mínimo – na data de vencimento, 85% disseram já ter quitado a dívida em questão.

FREQUÊNCIA DE USO

Entre as pessoas entrevistadas na pesquisa, 94% usaram seu cartão de crédito no mês anterior, sendo que 48% usaram pelo menos um dia por semana (21% usaram todo dia ou de 4 a 6 dias por semana). Os homens costumam usar o cartão com mais frequência – 52% usaram pelo menos um dia por semana – do que as mulheres (44%). O mesmo ocorre com consumidores de 18 a 25 anos (50%), bem como os de classe A (71%) – seguidos pelos de classe B (53%), C (41%) e D (21%).

PARCELADO SEM JUROS

A pesquisa também investigou o uso da modalidade de parcelamento sem juros do cartão de crédito, oferecida pelas lojas e considerada um dos grandes benefícios do cartão. A constatação é de que 69% das pessoas parcelaram alguma compra sem juros no mês anterior, atitude mais comum entre as mulheres (72%) do que entre os homens (66%). A modalidade também é mais usada na classe D (72%) – seguida pelas classes C (70%), B (69%) e A (66%) –, bem como na região Sul (79%) – seguida por Norte/Centro-Oeste (74%), Nordeste (73%) e Sudeste (64%).

COMPRA PELA INTERNET

No mesmo período, 21% dos usuários fizeram compra pela internet com o cartão de crédito. Nesse caso, a participação dos homens ficou acima da média, com 23%, enquanto 18% das mulheres compraram com cartão em lojas virtuais. Os mais jovens, de 18 a 25 (28%) e de 26 a 39 anos (29%), também se destacaram, seguidos por pessoas de 40 a 55 (13%) e de 56 anos ou mais (9%). Mais da metade (55%) dos consumidores de classe A usaram o cartão na web, seguidos pelos de classe B (26%), C (11%) e D (3%).

A pesquisa foi realizada junto a mais de mil portadores de cartão de crédito, entre homens e mulheres com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes sociais, em 84 cidades de todo o País.

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