Uso de social learning incrementa treinamento presencial e ajuda a identificar e corrigir erros e problemas em tempo real
Deixar o treinamento mais leve, diminuir o nível de resistência dos colaboradores e ainda incrementar o aperfeiçoamento das equipes de vendas de forma espontânea. Essas são algumas das vantagens conquistadas pela Bristol-Myers Squibb ao implantar o uso de novas tecnologias de mídias sociais na capacitação da sua equipe de vendas, afirma Miguel Araújo, gerente de departamento de treinamento de vendas da empresa. "Adotamos o conceito de blended learning, que consiste em mesclar diferentes formas e tipos de treinamento, pois temos uma força de vendas extremamente especializada e que precisa se manter constantemente atualizada".
Com uma equipe de vendas mais especializada, a solução encontrada para manter os profissionais alinhados remotamente sobre as novidades da empresa e de seus medicamentos, foi a criação de uma plataforma de social learning. O objetivo é motivar e engajar os colaboradores oferecendo autonomia na gestão do tempo, em linha com as iniciativas da empresa que estimulam o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Para isso, na BMS o treinamento é constante. "Tirando a prática de habilidades de vendas, que necessita da presença das equipes, o restante é feito por meio do WhatsApp, do Yammer e do LiveMeeting", explica o executivo. Com esse apoio tecnológico, os representantes de vendas podem assimilar as novidades, e trocar informações, em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, seja no hotel, na espera de um voo no aeroporto, na hora do café ou até mesmo durante um almoço, evitando o deslocamento até a sede da empresa, em São Paulo, o que também significa redução de despesas.
Funções distintas
O Whatsapp é a primeira ferramenta usada para complementar os treinamentos e transmitir atualizações em tempo real. Por meio dessa tecnologia, acontecem trocas de informação sobre, por exemplo, dados apresentados ou comentados por médicos em algum congresso, o que acaba gerando discussões enriquecedoras e motivadoras e, em muitos casos, ajuda a sanar dúvidas.
Complementarmente, o Yammer, espécie de Facebook corporativo, viabiliza uma troca um pouco mais complexa, pois através dele é possível transmitir arquivos com imagens, gráficos, vídeos, realizar pesquisas e até criar grupos pré-treinamento, nos quais são realizadas atividades preparatórias. Tudo pensado para aumentar o nível de engajamento do grupo e do líder e, com isso, gerar expectativa nos representantes de vendas em relação ao que será apresentado no treinamento.
Já através do LiveMeeting, são realizados testes com questões que devem se respondidas em tempo real, visando avaliar o nível de conhecimento científico e técnico, além de ajudar a enfrentar as dificuldades e elevar nível de preparo de acordo com a necessidade de cada um.
Com uma equipe de vendas mais especializada, a solução encontrada para manter os profissionais alinhados remotamente sobre as novidades da empresa e de seus medicamentos, foi a criação de uma plataforma de social learning. O objetivo é motivar e engajar os colaboradores oferecendo autonomia na gestão do tempo, em linha com as iniciativas da empresa que estimulam o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
Para isso, na BMS o treinamento é constante. "Tirando a prática de habilidades de vendas, que necessita da presença das equipes, o restante é feito por meio do WhatsApp, do Yammer e do LiveMeeting", explica o executivo. Com esse apoio tecnológico, os representantes de vendas podem assimilar as novidades, e trocar informações, em qualquer lugar, a qualquer hora do dia, seja no hotel, na espera de um voo no aeroporto, na hora do café ou até mesmo durante um almoço, evitando o deslocamento até a sede da empresa, em São Paulo, o que também significa redução de despesas.
Funções distintas
O Whatsapp é a primeira ferramenta usada para complementar os treinamentos e transmitir atualizações em tempo real. Por meio dessa tecnologia, acontecem trocas de informação sobre, por exemplo, dados apresentados ou comentados por médicos em algum congresso, o que acaba gerando discussões enriquecedoras e motivadoras e, em muitos casos, ajuda a sanar dúvidas.
Complementarmente, o Yammer, espécie de Facebook corporativo, viabiliza uma troca um pouco mais complexa, pois através dele é possível transmitir arquivos com imagens, gráficos, vídeos, realizar pesquisas e até criar grupos pré-treinamento, nos quais são realizadas atividades preparatórias. Tudo pensado para aumentar o nível de engajamento do grupo e do líder e, com isso, gerar expectativa nos representantes de vendas em relação ao que será apresentado no treinamento.
Já através do LiveMeeting, são realizados testes com questões que devem se respondidas em tempo real, visando avaliar o nível de conhecimento científico e técnico, além de ajudar a enfrentar as dificuldades e elevar nível de preparo de acordo com a necessidade de cada um.
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