- O designer industrial de fama internacional inspirou-se no Audi TT
- Espaço móvel "TT Pavilion" é feito de peças originais do carro
- A Audi será uma das participantes da Design/Miami Basel, entre 17 e 22 de junho
A Audi está apresentando, na edição deste ano da feira Design Miami/Basel, a primeira instalação arquitetônica de sua história, criada por Konstantin Grcic, um dos mais influentes designers industriais da atualidade. A fonte de inspiração do Pavilhão TT, que tem formato octogonal, é o novo Audi TT. Grcic utilizou peças originais do TT para criar um espaço móvel, que transporta a tecnologia do automóvel para o design arquitetônico.
Grcic inspirou-se no Audi TT: "Para mim, o Audi TT é um carro que você pode dirigir desde a cidade até o campo. Traduzi essa experiência de digiribilidade com o conceito de um pavilhão que se destaca como ponto de chegada num local remoto", explica o designer.
Montado sobre pilares, o pavilhão pode ser instalado com facilidade, mesmo em terrenos com relevo irregular. A construção utiliza técnicas modernas de construção de casas pré-fabricadas. As sete tampas de porta-malas originais do Audi TT são um item de diferenciação do pavilhão, dando a ele uma aparência futurista. Para Grcic, um carro é como uma casa. "Os automóveis são produzidos industrialmente, e são como peças móveis de arquitetura. Eles não apenas proporcionam proteção, mas também são espaços funcionais, perfeitamente equipados para o trabalho, comunicação, para comer e para relaxar."
Para a Audi, a colaboração de designers de outras áreas é da mais alta importância. "A Audi está muito próxima do design industrial, já que o design de nossos carros é sempre uma expressão da tecnologia", esclarece Marc Lichte, Designer Chefe da Audi. "Grcic coloca a funcionalidade no centro de seus projetos, dando a produtos de uso cotidiano um design surpreendentemente diferenciado."
Colaborando com a Audi, Grcic teve ampla liberdade e escolheu o Audi TT como fonte de inspiração. "O Audi TT é um carro muito icônico, do meu ponto de vista. Por isso, é especialmente interessante", declarou Grcic. Com sua linguagem de design rigorosamente geométrica e formalmente coerente, o primeiro TT, de 1998, já incorporava um conceito básico: radical no design, era um carro pedindo para ser desfrutado. A Audi está abrindo um novo caminho com o novo TT, ao mesmo tempo em que manteve a beleza intemporal do modelo original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário