Comprometimento dos gestores será um dos temas do 2º Congresso Internacional de Compliance que acontecerá este mês em São Paulo
Fazer com que profissionais da média gerência entendam o seu papel no sucesso de programas de Compliance e passem a agir como multiplicadores junto aos demais funcionários é um diferencial importante para as empresas, em especial aquelas que não contam com grandes áreas de compliance. Este e outros assuntos ligados à gestão de compliance serão temas de pelo menos dois painéis do 2º Congresso Internacional de Compliance, que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, em São Paulo (SP).
Muito se fala sobre a importância do comprometimento do alto gestor para o sucesso do programa de compliance, mas qual é o papel da média gestão neste cenário? Afinal, não é ele o principal responsável por difundir o programa? Esse é um dos questionamentos mais levantados diante dos desafios enfrentados na condução de uma área de compliance.
O papel da alta administração é fundamental para o sucesso de um programa de compliance e especialistas são unânimes em afirmar que se trata de uma condição obrigatória para o êxito em empresas de todos os portes. No entanto, é preciso ressaltar o papel crucial exercido pela média gerência - normalmente composto por executivos que ocupam a posição de gerentes e supervisores - cujos profissionais funcionarão como multiplicadores do programa de compliance junto a seus subordinados.
"São esses gestores que, no dia a dia, estão em contato direto com a operação da empresa e exercem papel importantíssimo nesse sentido. Inclusive, é válido salientar que em várias empresas (especialmente multinacionais estrangeiras) em que o programa de compliance já está mais maduro, parte do bônus dos executivos de média gerência está atrelado a objetivos relacionados ao programa de compliance e sua disseminação e aderência pelos funcionários", explica Fernando Palma, Diretor Executivo de Corporate Compliance da EY (antiga Ernst&Young).
Palma salienta que, muitas vezes, é preciso pensar em um treinamento específico para esse público. Na EY, os treinamentos para a média gerência são desenvolvidos com a metodologia de "Train the Trainer", ou seja, treinando esses líderes não apenas para estarem alinhados com a estratégia de compliance aprovada pela alta administração, mas também para que eles sejam os multiplicadores em suas equipes.
"Temos de ser realistas e adotar decisões simples e eficazes. A maioria esmagadora das empresas simplesmente não tem budget suficiente para construir estratégias de compliance de excelência. Minha dica é seja simples e criativo, faça 'mais com menos' e utilize seus funcionários em posições de média gerência como condutores para que a sua mensagem seja multiplicada até a base da pirâmide. Utilize linguagem simples e de fácil absorção", orienta Palma. "Seja prático e não faça nada longo, pois nenhum funcionário da área de operações ficará contente em ficar quatro horas numa sala de treinamento".
Em muitas empresas - especialmente as brasileiras, uma vez que o tema compliance ingressou na agenda de discussão recentemente - a percepção da média gerência quanto ao seu papel no sucesso do programa de compliance ainda não está clara. O maior desafio hoje é justamente desmistificar a percepção de que o profissional de compliance é um "empacador de negócios". O papel da média gerência é fundamental nesse cenário.
"Ainda que a alta administração esteja totalmente engajada, inclusive participando dos comitês estratégicos e apoiando a área funcional de compliance em seus objetivos e metas, sabemos que, no calor das operações, quem está na arena e em plena batalha são os executivos de média gerência e o corpo de funcionários que eles gerenciam. Por conta disso, acredito que a atuação da área de compliance com foco no middle management representará um grande diferencial para o sucesso, já que, na ausência de uma equipe exclusivamente dedicada à área - o que representa a realidade da maioria das empresas -, esses funcionários em posição de média gerência podem fazer uma enorme diferença na disseminação da cultura de compliance", finaliza o Diretor Executivo.
Serviço2º Congresso Internacional de Compliance
Local: Hotel Renaissance
Endereço: Alameda Santos, 2233, São Paulo - SP. Brasil
Data: dias 25 e 26 de junho de 2014
Horário: das 8h às 18h
Inscrições: www.congressodecompliance.com
Sobre o 2º Congresso Internacional de Compliance
Promovido pela LEC, o Congresso Internacional de Compliance é o maior evento da área de compliance e ética corporativa da América Latina. Em sua segunda edição, abordará o compliance sob a perspectiva da Governança Corporativa e promoverá o debate acerca da legislação anticorrupção. O evento é direcionado para Compliance Officers, executivos, advogados, consultores, auditores e profissionais das áreas de recursos humanos, governança corporativa, controles internos, investigações internas, contrato, logística, relações governamentais.
Além de palestras e mesas redondas, com renomados profissionais dos mercados nacional e internacional, o Congresso contará com um workshop que orientará sobre a montagem e gestão de uma área de compliance. Saiba mais em www.congressodecompliance.com
Sobre a LEC
A Legal, Ethics e Compliance (LEC) é a primeira empresa brasileira criada, em 2011, com o intuito de fomentar o conhecimento em Compliance no país. Suas atividades são voltadas para o ensino, debate e difusão das principais questões sobre compliance e ética no ambiente corporativo. Sempre com enfoque prático e embasamento teórico, a LEC promove cursos, workshops e eventos com renomados profissionais das áreas de compliance, direito, auditoria e gestão. Além dos cursos, gerencia o portal de notícias LEC News e edita newsletters semanais e uma revista trimestral que atingem juntas um público de mais de 9 mil empresários e executivos de diversas empresas no Brasil e na América Latina.
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