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24 junho 2014

Empresas apostam no engajamento da média gerência para fortalecer áreas de compliance

Comprometimento dos gestores será um dos temas do 2º Congresso Internacional de Compliance que acontecerá este mês em São Paulo

Fazer com que profissionais da média gerência entendam o seu papel no sucesso de programas de Compliance e passem a agir como multiplicadores junto aos demais funcionários é um diferencial importante para as empresas, em especial aquelas que não contam com grandes áreas de compliance. Este e outros assuntos ligados à gestão de compliance serão temas de pelo menos dois painéis do 2º Congresso Internacional de Compliance, que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, em São Paulo (SP).

Muito se fala sobre a importância do comprometimento do alto gestor para o sucesso do programa de compliance, mas qual é o papel da média gestão neste cenário? Afinal, não é ele o principal responsável por difundir o programa? Esse é um dos questionamentos mais levantados diante dos desafios enfrentados na condução de uma área de compliance.

O papel da alta administração é fundamental para o sucesso de um programa de compliance e especialistas são unânimes em afirmar que se trata de uma condição obrigatória para o êxito em empresas de todos os portes. No entanto, é preciso ressaltar o papel crucial exercido pela média gerência - normalmente composto por executivos que ocupam a posição de gerentes e supervisores - cujos profissionais funcionarão como multiplicadores do programa de compliance junto a seus subordinados.

"São esses gestores que, no dia a dia, estão em contato direto com a operação da empresa e exercem papel importantíssimo nesse sentido. Inclusive, é válido salientar que em várias empresas (especialmente multinacionais estrangeiras) em que o programa de compliance já está mais maduro, parte do bônus dos executivos de média gerência está atrelado a objetivos relacionados ao programa de compliance e sua disseminação e aderência pelos funcionários", explica Fernando Palma, Diretor Executivo de Corporate Compliance da EY (antiga Ernst&Young).

Palma salienta que, muitas vezes, é preciso pensar em um treinamento específico para esse público. Na EY, os treinamentos para a média gerência são desenvolvidos com a metodologia de "Train the Trainer", ou seja, treinando esses líderes não apenas para estarem alinhados com a estratégia de compliance aprovada pela alta administração, mas também para que eles sejam os multiplicadores em suas equipes.

"Temos de ser realistas e adotar decisões simples e eficazes. A maioria esmagadora das empresas simplesmente não tem budget suficiente para construir estratégias de compliance de excelência. Minha dica é seja simples e criativo, faça 'mais com menos' e utilize seus funcionários em posições de média gerência como condutores para que a sua mensagem seja multiplicada até a base da pirâmide. Utilize linguagem simples e de fácil absorção", orienta Palma. "Seja prático e não faça nada longo, pois nenhum funcionário da área de operações ficará contente em ficar quatro horas numa sala de treinamento".

Em muitas empresas - especialmente as brasileiras, uma vez que o tema compliance ingressou na agenda de discussão recentemente - a percepção da média gerência quanto ao seu papel no sucesso do programa de compliance ainda não está clara. O maior desafio hoje é justamente desmistificar a percepção de que o profissional de compliance é um "empacador de negócios".  O papel da média gerência é fundamental nesse cenário.

"Ainda que a alta administração esteja totalmente engajada, inclusive participando dos comitês estratégicos e apoiando a área funcional de compliance em seus objetivos e metas, sabemos que, no calor das operações, quem está na arena e em plena batalha são os executivos de média gerência e o corpo de funcionários que eles gerenciam. Por conta disso, acredito que a atuação da área de compliance com foco no middle management representará um grande diferencial para o sucesso, já que, na ausência de uma equipe exclusivamente dedicada à área - o que representa a realidade da maioria das empresas -, esses funcionários em posição de média gerência podem fazer uma enorme diferença na disseminação da cultura de compliance", finaliza o Diretor Executivo.

Serviço2º Congresso Internacional de Compliance
Local: Hotel Renaissance
Endereço: Alameda Santos, 2233, São Paulo - SP. Brasil
Data: dias 25 e 26 de junho de 2014
Horário: das 8h às 18h
Sobre o 2º Congresso Internacional de Compliance
Promovido pela LEC, o Congresso Internacional de Compliance é o maior evento da área de compliance e ética corporativa da América Latina. Em sua segunda edição, abordará o compliance sob a perspectiva da Governança Corporativa e promoverá o debate acerca da legislação anticorrupção. O evento é direcionado para Compliance Officers, executivos, advogados, consultores, auditores e profissionais das áreas de recursos humanos, governança corporativa, controles internos, investigações internas, contrato, logística, relações governamentais.
Além de palestras e mesas redondas, com renomados profissionais dos mercados nacional e internacional, o Congresso contará com um workshop que orientará sobre a montagem e gestão de uma área de compliance. Saiba mais em www.congressodecompliance.com
Sobre a LEC
A Legal, Ethics e Compliance (LEC) é a primeira empresa brasileira criada, em 2011, com o intuito de fomentar o conhecimento em Compliance no país. Suas atividades são voltadas para o ensino, debate e difusão das principais questões sobre compliance e ética no ambiente corporativo. Sempre com enfoque prático e embasamento teórico, a LEC promove cursos, workshops e eventos com renomados profissionais das áreas de compliance, direito, auditoria e gestão. Além dos cursos, gerencia o portal de notícias LEC News e edita newsletters semanais e uma revista trimestral que atingem juntas um público de mais de 9 mil empresários e executivos de diversas empresas no Brasil e na América Latina.

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