PATROCINADOR

18 junho 2014

Prova de Conceito Apresenta Operadora de Telecom Virtualizada

Demonstração é a Primeira Realizada no Mundo Real em Ambiente Carrier Ethernet Multifornecedor

Quatro fornecedores de tecnologia para operadoras de telecomunicações irão realizar, entre 19 e 19 de junho, uma Prova de Conceito (PoC) para demonstrar o funcionamento de uma operadora de telecomunicações e serviços de redes implementada no novo modelo de Virtualização de Funções de Redes (NFV). Esta é a primeira demonstração de virtualização distribuída em ambiente de operadora, isto é, com parte das funções da rede de serviços sendo transferida para as instalações do cliente da operadora, ao invés de rodar integralmente na estrutura do prestador de serviços.

A prova de conceito conjunta conta com a aprovação do ETSI (Instituto Europeu de Padronização em Telecomunicações, no acrônimo em Inglês) e acontece no evento global Big Telecom, em Chicago (EUA). As quatro fabricantes envolvidas são Cyan, Fortinet, RAD e Certes Networks.

Patrocinada pela CenturyLink, a Prova de Conceito baseia-se em um equipamento dedicado de virtualização distribuída D-NFV, desenvolvido pela RAD, e próprio para a instalação na borda do cliente. Na demonstração, o D-NFV irá executar um Firewall de Próxima Geração (NGFW) da Fortinet e um mecanismo de criptografia/descriptografia virtual da Certes Networks, funcionando como VNF (Função Virtual de Rede). Tudo isto num ecossistema sob a orquestração da solução Blue Planet da Cyan.

A PoC é patrocinada pela CenturyLink, especializada em serviços para as operadoras e provedores de serviços.

Empresas Comentam a Prova de Conceito

"O conceito de NFV Distribuído dá suporte à estratégia de serviços gerenciados da CenturyLink ao fornecer uma plataforma para o desenvolvimento de serviços exclusivos de rede, otimizados para NFV, levando as funcionalidade desejadas diretamente para a rede do cliente", afirma James Feger, Vice-Presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Rede da CenturyLink.

"Patrocinar esta Prova de Conceito multifornecedor com o aval do ETSI proporciona à indústria uma oportunidade de provar a interoperabilidade de fabricantes e de determinar quais funções encontram melhor desempenho na borda do que no núcleo da rede," completa ele.

O D-NFV permite a colocação de VNFs onde elas serão mais eficazes e menos dispendiosas, inclusive na borda do cliente. Essa abordagem possibilita aos provedores lançar novos serviços, de modo rápido e fácil de implementar. Garante também capacidades avançadas, sem ter de investir capital com antecedência no data center ou redesenhar a rede. A PoC demonstra um modelo de implementação de D-NFV inovador, aberto e ágil, composto por múltiplos fornecedores que colaboram para entregar valores chaves para provedores de serviço que usam componentes físicos e virtuais.

"O NFV Distribuído é um importante caso de aplicação aprovado pelo ETSI. Muitas PoCs concentram-se na busca de contenção das despesas de capital (capex) e despesas operacionais (opex), que podem ser economizadas através do NFV. Já o NFV Distribuído tem a ver com a agilidade de serviço - a capacidade dos provedores criarem novos fluxos de receitas e garantirem um tempo mais curto para atingir o mercado com funções de rede virtualizadas, tais como o firewall e a criptografia, e adicionar valor aos serviços empresariais existentes de forma rápida e com boa relação custo-benefício na borda do cliente", comenta Caroline Chappell, Analista Sênior da Heavy Reading. "Esta PoC também demonstra a integração entre múltiplos fornecedores e como ela pode impulsionar o NFV para a indústria."

NFV e Orquestração: Para Além dos Data Centers

Embora seja importante para o avanço do NFV como um todo, esta PoC amplia ainda mais, e de modo singular, o escopo e a concepção de NFV e a orquestração de serviços, abrangendo tudo o que está fora da borda. Especificamente, o NFV é implementado na borda do cliente com o equipamento da RAD, enquanto a orquestração da Cyan abrange desde o data center até a borda do cliente, integrando todos os componentes físicos e virtuais.

A Orquestração NFV realizada pelo Blue Planet da Cyan permite aos provedores de rede sintonizar as VNFs de múltiplos fornecedores, a partir de uma única plataforma centralizada de orquestração. Essas capacidades avançadas simplificam a implementação e a gestão do ciclo de vida das VNFs. Além disso, a capacidade do Blue Planet de orquestrar tanto o NFV como os serviços de Ethernet por multifornecedores proporciona aos operadores de rede uma plataforma única para criar novos serviços de Ethernet melhorados por VNF gerenciados a partir de uma plataforma.

As VNFs na borda do cliente são implementadas com o ETX-205A da RAD, um dispositivo de interface de rede de última geração equipado para D-NFV. Esta solução inovadora integra uma plataforma de servidor x86 para hospedar capacidades de serviço com valor agregado, assim como funcionalidades de rede que operam em máquinas virtuais.  

A Fortinet e a Certes Networks fornecem VNFs que são concretizadas no ETX-205A da RAD através da Plataforma de SDN Blue Planet da Cyan.

O FortiGate-VM da Fortinet executa funções de segurança do firewall de próxima geração que proporcionam proteção nas camadas de rede e de aplicações. As atualizações de segurança em tempo real são levadas para o FortiGate-VM pelos serviços por assinatura FortiGuard para garantir o conhecimento e a execução de proteção contra as ameaças de segurança mais recentes.

O FortiGate-VM é gerenciado pelo FortiManager-VM e pelo FortiAnalyzer-VM da Fortinet, o que proporciona configuração centralizada, controle e análise de segurança. Juntos, eles melhoram a flexibilidade para possibilitar soluções de segurança abrangentes rapidamente e melhorar a escalabilidade de adição de recursos de acordo com as necessidades de segurança.

O Certes Enforcement Point virtual (vCEP) é uma solução de criptografia virtual que protege os dados em movimento em qualquer rede pública ou particular. Manejado com a simplicidade de arrastar e soltar, os vCEPs podem ser dinamicamente preparados para criar VPNs do CryptoFlow™ da Certes, VPNs totalmente interligados em múltiplos pontos que protegem os dados em ambientes físicos, virtuais e de nuvem. Os CryptoFlows protegem dados críticos para qualquer aplicação com políticas automaticamente aplicadas e controle simplificado das chaves de criptografia.

A demonstração ao vivo do NFV Distribuído acontecerá no stand 519 do evento Big Telecom em Chicago no dia 17 ou 18 de junho.

Nenhum comentário: