PATROCINADOR

04 julho 2014

XII EXPOVENDING & OCS SE REINVENTA PARA ATENDER MERCADO EFERVESCENTE

A tradicional e consolidada feira que reúne toda a cadeia de vending machine, office coffee service, food service e horeca é alternativa para reforço de marca e crescimento e diversificação de negócios

A EPS EVENTOS, empresa especializada em organização de eventos em nichos específicos e setoriais corporativos, realiza a XII EXPOVENDING & OCS, a tradicional e consolidada feira que reúne toda a cadeia de vending machine, office coffee service, food service e horeca (segmento de food service, abreviação de Hotel / Restaurante / Catering)O evento, que no ano passado gerou R$ 30 milhões em negócios, trará, em 2014, mais de 100 marcas e palestrantes internacionais, nos dias 07 e 08 de agosto, para o Palácio das Convenções Anhembi em São Paulo.

Uma iniciativa da ABVA (Associação Brasileira de Vendas Automáticas), a feira vem ao encontro das pesquisas da associação, que demonstram que o mercado tem um grande potencial de crescimento no país. Presentes no Brasil há menos de duas décadas, as máquinas de vendas automáticas (vending machines) devem crescer até 15% este ano e faturar mais de R$ 1 Bilhão.

Estima-se que no Brasil haja aproximadamente 80 mil máquinas instaladas, gerando um faturamento anual total de cerca de R$1 bilhão. O setor cresce em torno de 20% por ano. A maioria, 60%, são máquinas de venda de bebidas. “Este ano vamos fazer um censo para mensurar a quantidade do parque instalado e tipo de máquinas que temos no mercado", completa Militelli

Segundo a ABVA, a relação habitante/máquina no Brasil é de 2.500 habitantes, apontando um grande potencial de crescimento para os próximos anos, já que esta relação, nos EUA, é de 90 habitantes por máquina. "Hoje as máquinas permitem não só vender o produto, mas também a interação com o consumidor. Esta interação cria a oportunidade de mapear os clientes da empresa e ao mesmo tempo ser usada como ativadora de marca. Com isso mais produtos podem ser ofertados com preço atrativo ou mesmo negados, no caso de bebidas e cigarros a menores de idade”.

Com foco totalmente business to business, o evento deve receber mais de 3.000 empresários e executivos nacionais e internacionais.

Objetivando atrair novos investidores da Europa, Austrália e África, o evento vem estreitando parcerias com associações do mercado sul-americano, e aquecendo o mercado Brasileiro e comemora sua 11ª edição em 2014 com o apoio de associações mundiais que trabalham pelo setor, como a norte-americana NAMA - National Automatic Merchandising Associaton -, e da europeia EVA - European Vending Association. “As vending machine, office

coffee service, food service e horeca são alternativa para reforço de marca e crescimento e diversificação de negócios, que atrai os olhares para um mercado em crescimento como o brasileiro”, afirma Carlos Augusto Militelli, CEO da EPS EVENTOS, organizadora da XI EXPOVENDING & OCS

O executivo faz questão de ressaltar que as máquinas no futuro irão aceitar todo tipo de produto, sendo necessárias apenas certas adaptações. "Tenho visto uma procura muito grande por máquinas que vendem cosméticos e produtos do mercado de moda, além de ser adotado por grandes marcas como a Netshoes. No exterior já existe uma que pinta as unhas das pessoas e é um grande sucesso", assegura. 

Para Militelli, são várias as vantagens apresentadas pelas vending machines. "As máquinas podem ficar próximas dos consumidores e dentro de empresas, evitando maiores deslocamentos. Além disso, elas ocupam áreas pequenas, são práticas e fáceis de transportar. Podem ser utilizadas em eventos, dentro de shows, e também são ótimas para estádios. Esses equipamentos vão explodir com a Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil", conclui. 

A EXPOVENDING & OCS se reinventa a cada edição e, este ano, inclui simultaneamente a primeira Feira de Jukebox edição da Feira Internacional das Empresas de Reprodução Automática de Áudio, Vídeo e Similiares – as conhecidas jukebox. O evento será organizado em parceira pela APROVA (Associação Brasileira do mercado de Jukebox) e a EPS Eventos, e inaugura um ponto de encontro obrigatório para quem fabrica, opera, fornece componentes, produtos ou serviços ao mercado de Jukebox.

XI EXPOVENDING & OCS
                                                                                                  
No ano passado, a X EXPOVENDING & OCS registrou 3 mil visitantes das principais capitais brasileiras, além de outros países que visam conhecer o mercado latino americano. O público é altamente qualificado, composto por proprietários, sócios, diretores, gerentes, engenheiros, técnicos, compradores, vendedores, representantes e consultores, que estiveram presentes ao evento com o objetivo de conhecer novos produtos (equipamentos e acessórios), fornecedores, atualizar-se sobre o mercado, estreitar relacionamentos, desenvolver parcerias, participar de conferências e compras.

“Foi uma edição histórica, com um público visitante acima do esperado e ávido pelas novidades desse setor. As principais empresas do segmento, não somente brasileiras, como americanas e europeias, trouxeram seus melhores produtos e novidades foram dois dias de muitas apresentações e realizações de negócios”, lembra Militelli.

EXPOVENDING & OCS no Mundo

Quanto aos dados mundiais, o mercado norte americano já conta com mais de 50 milhões de máquinas e abastece diversas categorias de vending machines: 40% bebidas em latas e garrafas, 19% de Snacks, 13% de selos, cartões e

produtos de higiene pessoal e 10% equivalem ao número de máquinas que vendem sanduíches e alimentos frescos.

Hoje esse mercado já fatura 40 bilhões de dólares e estão presente em 41% das indústrias, 26% dos escritórios, 12% em instituições de ensino, 7% em instituições de saúde e está presente em 14% dos outros mercados .Hoje já existe nos Estados Unidos, por exemplo, 1 Vending Machine para cada 90 habitantes. 

Já no Japão a indústria de Vending Machines já conta com 5,6 milhões de máquinas e movimenta anualmente 100 bilhões de dólares em equipamentos e produtos. 2,8 milhões dessas máquinas operam nas categorias alimentos e

bebidas, 530 mil máquinas vendem cigarros, 960 mil máquinas vendem tickets e 1,3 milhões oferecem produtos dos mais diversos segmentos.

O Mercado Europeu fatura 13 bilhões de dólares ao ano com vending machines. Já existe hoje, 3,5 milhões de máquinas de alimentos e cigarros e 3,2 milhões máquinas de tickets e pontos de venda e compra automática. O que representa 1 máquina para cada 118 habitantes.

EPS EVENTOS

Especializada em organização de eventos para o ambiente business-to-business em nichos específicos e eventos setoriais corporativos, se consolidou no mercado como bistrô de eventos, assessoria de associações e organizações, e integradora, customizadora de serviços – adequada as necessidades do cliente. Há 13 anos no mercado, tem em seu portfólio o atendimento a clientes como ABVA, Ambev, ANCAT, Coca-Cola, Grupo trigo – Spoleto, Domino’s e Koni, Heineken, Intel, Nestlé Professional, Pepsico, Petrobrás, Philips Saeco, Qualimax, Raízen, Tetra Pak, Casa do Pão de Queijo, Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, Amor aos Pedaços, Hope, Swarovski, Rollmatic, WWF, Revista Vogue no SPFW e Fashion Rio e Revista Glamour no SPFW.

Caracterizados pelo alto direcionamento nos setores de atuação e elevada qualificação de visitantes, os eventos da EPS conquistam resultados pelo forte plano de marketing aliado ao atendimento personalizado, que identifica as reais necessidades dos clientes. A empresa acumula em sua bagagem a promoção e a organização de feiras como EXPO Vending & Office Coffee Service, Gas & Shop, Mármores & Granitos, Expocatadores, China Sourcing Fair, Posto Shopping, FeiCorte, Pequenos e Médios Animais, CVCAV – Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, no Brasil.

No exterior, a EPS realiza visitas a eventos com foco em prospecção de mercados e segmentos como road shows, consultorias com grupos para visitas técnicas, congressos, entre outros. A empresa ainda garantiu a qualidade do público visitante e prospecção de mercado no Salon du Chocolat, na França e NACS–Feira, e o Congresso Norte-Americano de Lojas de Conveniência, EUA.

Nenhum comentário: