PATROCINADOR

19 março 2015

F-Secure entrega código fonte do Lokki, seu serviço de localização, à comunidade open source

Tecnologia de compartilhamento de localização para grupos preocupados com sua segurança e privacidade é doada a qualquer pessoa que deseje desenvolver novos serviços e apps; instituições como a Stanford University, o MIT e a Universidade de Helsinki já contam com projetos baseados no código fonte do Lokki


A F-Secure entregou para a comunidade open source o código fonte de seu serviço de localização, o F-Secure Lokki. A doação possibilita a qualquer pessoa o livre uso do software em seus possíveis novos serviços e apps de localização. Ela também cria uma oportunidade para a formação de uma comunidade open source em torno de compartilhamento de localizações com vistas à segurança e privacidade.

“Como a maioria das empresas, a F-Secure se beneficia do uso de código aberto em seus produtos”, diz Harri Kiljander, diretor de Consumer Security da F-Secure. “Não faz sentido reinventar algo construído por pessoas talentosas e apaixonadas e que, comprovadamente, funciona. Para nós é, portanto, uma honra poder retribuir à comunidade, de modo que outros possam usar nossa tecnologia para inovar. Com o código aberto, todos se beneficiam do compartilhamento dos esforços de desenvolvimento.”

Em 2013, a F-Secure lançou o app Lokki, de compartilhamento de localização para famílias e outros grupos interessados em privacidade. No fim de 2014, para aumentar seu foco em outros serviços estrategicamente mais afeitos à sua agenda de segurança e privacidade, a F-Secure decidiu tirar de linha o Lokki como serviço independente. Por intermédio da iniciativa open source, a tecnologia Lokki continuará a existir e, possivelmente, será base de inovações em serviços de localização por estudantes, startups e desenvolvedores de serviços móveis, além de oferecer uma plataforma de pesquisa para parceiros acadêmicos.

O projeto de fonte aberta Lokki já está sendo utilizado pela Open Academy com alunos de ciência da computação da Fábrica de Software da Universidade de Helsinki, do Departamento de Ciência da Computação da Stanford University, do Massachusetts Institute of Technology e da University of Illinois at Urbana-Champaign. O grupo de alunos se reuniu na semana passada para um Code Sprint na sede do Facebook.

"A colaboração com a Fábrica de Software ajuda o Lokki a ser estabelecido como um projeto Open Source", diz Fabian Fagerholm, que coordena a fábrica de software da Universidade de Helsinki, um laboratório experimental de P&D de software que tem o objetivo de estimular a educação, a pesquisa interdisciplinar e o empreendedorismo de alta expectativa.

“Acreditamos no espírito de abertura e liberdade da Internet”, diz Kiljander. “Embora o Lokki seja um serviço encerrado da F-Secure, gostaríamos de retribuir e esperar que sua tecnologia traga algo novo.”
O Lokki foi desenvolvido como uma ‘startup interna’, parcialmente nos programas de pesquisa nacionais da Finlândia Internet of Things (IoT) e Cloud Software, apoiados pela Tekes e coordenados pela DIGILE Oy.

A F-Secure lançou agora o código fonte do Lokki para apps Android, iOS e Windows Phone, e para o servidor seguro como projeto de open source em https://github.com/f-secure/lokki.


F-Secure – Switch on freedom

A F-Secure é uma empresa finlandesa de segurança e privacidade on-line. Oferece a milhões de pessoas ao redor do mundo o poder de navegar na Internet de forma imperceptível, armazenar e compartilhar informações e os mais diferentes arquivos com segurança, num ambiente protegido contra ameaças on-line. Acredita e luta pela liberdade digital. Junte-se ao movimento “Switch on freedom”. Fundada em 1988, F-Secure está listada na NASDAQ OMX Helsinki Ltd.

Nenhum comentário: