· Versões renovadas do modelo trazem inúmeras novidades entre motores, mudanças de design e conectividade
· Carro está mais potente, eficiente e sofisticado do que nunca
· Opções para o mercado brasileiro incluem motores 2.0 TFSI de quatro cilindros com 252 cv ou V6 3.0 TFSI de 333 cv
A
Audi traz para o Brasil o novo A6 nas versões Sedan, Allroad e RS 6
Avant, um dos carros de maior sucesso em todo o mundo no segmento dos
automóveis premium de grande porte. O modelo passou por uma extensa
reformulação e apresenta, além de novos detalhes no design, mudanças
tecnológicas que irão proporcionar maior desempenho e conforto para
motorista e passageiros.
O
novo A6 é oferecido no Brasil em duas versões: Ambiente 2.0 TSFI e
Ambition 3.0 TFSI, ambas com transmissão S tronic de dupla embreagem com
sete velocidades. A versão topo de linha tem motor V6 de 330 cv e
tração integral quattro sob demanda. Com propulsor 2.0 TFSI, o modelo
tem preço sugerido de R$ 260.190; já com o 3.0 TFSI, custa R$ 335.190.
Os pacotes de equipamento são completos e o único opcional oferecido é a
pintura metálica ou perolizada, por R$ 2.000.
O
A6 é um sedã executivo voltado a compradores que, mais do que o status
proporcionado por esse tipo de veículo, objetivam o máximo conforto e
prazer para quem dirige. A avançada construção com peso reduzido,
elevada rigidez de carroceria e suspensão e freios eficientes, unidos ao
conjunto motor-câmbio, proporcionam aos compradores do Audi A6 uma
extraordinária experiência de condução, tanto no uso diário como em
viagens e situações de alta solicitação dinâmica.
Carroceria
O
novo A6 é um carro imponente, com 4.933 milímetros de comprimento. A
distância entre-eixos é de 2.912 milímetros, a largura, de 1.874
milímetros, e a altura total, 1.455 milímetros.
A
carroceria do sedã contém aproximadamente 20% de alumínio, material
também usado na estrutura transversal do compartimento do motor e nos
elementos transversais atrás dos para-choques dianteiro e traseiro. Os
suportes da estrutura dianteira são de alumínio fundido. Em comparação
com componentes de chapa de aço soldadas, as mudanças correspondem a uma
redução no peso de mais de dez quilos. O subchassi integral atrás do
painel de instrumentos, a plataforma sob o vidro traseiro, a estrutura
transversal do porta-malas, os para-lamas dianteiros, portas, capô e
tampa do porta-malas são todos feitos de chapa de alumínio.
O
conceito de construção leve permitiu uma redução de peso de
aproximadamente 15% se comparada à fabricação convencional, totalmente
de aço. Para chegar a esse resultado, a carroceria do novo Audi A6
também incorpora diversas peças de aço moldado a quente, que combinam
extrema resistência e baixo peso. Elas são usadas na transição da parte
dianteira do carro para a célula de passageiros, nas colunas A
(dianteiras) e no arco do teto, no túnel central, soleiras laterais e
colunas B (centrais), na transição entre as soleiras laterais e a seção
posterior do carro e no painel do assoalho. Em vários pontos, a Audi
utiliza painéis com espessura variável na mesma peça.
Além da economia no peso, há outras
vantagens resultantes da fabricação de carrocerias com qualidade
diferenciada: os altos índices de resistência à torção, criando uma base
que leva a uma condução altamente precisa e silêncio no interior da
cabine. Elementos hidráulicos reduzem as vibrações das suspensões,
subchassi traseiro e motor. Vidros acústicos nas áreas frontal e
laterais da célula de ocupantes é equipamento de série e as portas têm
três faixas de isolamento.
O novo Audi A6 também impressiona pela aerodinâmica, com coeficiente de arrasto (Cx)
de 0,26. A parte inferior revestida conduz o ar de forma controlada e,
no interior do compartimento do motor, o ar também flui com um mínimo de
perda de eficiência aerodinâmica. Numerosos detalhes, tais como o
formato dos espelhos externos, proporcionam um excelente comportamento
aeroacústico. A carroceria também tem alto desempenho no que diz
respeito à segurança passiva, tanto no caso de colisões com outros
veículos quanto à proteção aos pedestres em caso de atropelamentos. Na
cabine, o sistema adaptativo de retenção da Audi oferece alta proteção
aos ocupantes.
Design externo
Elegante,
potente e esportivamente avançado, o A6 é envolto por formas
impactantes. As proporções são equilibradas; linhas precisas emolduram
superfícies tensas e a baixa linha do teto se inclina rapidamente na
direção da traseira. A linha de ombros dá à carroceria um aspecto
robusto e as saias laterais redesenhadas, com contornos mais fortes,
tendem ligeiramente para o alto, trazendo mais dinamismo. As caixas de
rodas grandes e bem definidas reforçam o aspecto muscular do carro; os
frisos sobre as janelas laterais agora são pretos com alto brilho. Rodas
também ganharam novo desenho.
Na
dianteira, a moldura da grade dianteira ficou mais larga, com os seis
cantos mais evidentes e acabamento cromado que a tornou mais elegante. O
para-choque dianteiro também foi remodelado. As tomadas de ar laterais
passam a ser interconectadas e emolduradas por um elemento cromado.
Fendas laterais estruturam seu interior e bordas pronunciadas destacam a
parte superior.
Os
faróis também apresentam um design mais avançado. Na versão Ambition
2.0 TFSI, eles são de xenônio, enquanto nas opções com motor 3.0 TFSI,
utilizam tecnologia LED, que oferecem maior eficiência na iluminação,
maior vida útil e menor custo de manutenção.
Na
traseira esculturada, as novas lanternas, agora com luzes de LEDs – na
versão de topo com indicação de direção dinâmica –, são mais estreitas e
a borda da tampa do porta-malas traz um friso de alumínio. O inserto do
difusor acomoda as novas ponteiras do escapamento, cujo formato
trapezoidal reforça a largura aparente do carro. Os indicadores
direcionais dinâmicos são de série na versão que utiliza os faróis de
LEDs. O logo quattro também foi renovado e agora traz fundo preto com
letras prateadas.
Motores: o 2.0 TFSI
O
motor 2.0 TFSI tem 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis
entre 1.600 e 4.500 rpm. A unidade de dois litros, de baixo peso, com
1.984 cm³, acelera o novo A6 Sedan com tração dianteira de zero a 100
km/h em 6,7 segundos e o leva a uma velocidade máxima (limitada
eletronicamente) de 250 km/h.
Entre
os itens exclusivos desse motor se destaca o sistema de dupla injeção –
direta no interior das câmaras de combustão e multiponto no coletor de
admissão. Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar
juntos ou separadamente, proporcionando o máximo desempenho com
reduzidos índices de consumo e emissões. O coletor de escapamento é
integrado ao cabeçote e o motor traz ainda o exclusivo sistema de
acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).
Importantes mudanças: o 3.0 TFSI
O
motor 3.0 TFSI recebeu importantes alterações e agora desenvolve 333 cv
e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. O V6 de 2.995 cm³
utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as
duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão. Uma nova
embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e
média solicitação e rotação do motor. Dupla injeção, comandos de
válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para
reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de
eficiência da Audi.
O
câmbio S tronic de sete marchas é equipamento de série com os dois
motores. Suas duas embreagens multidiscos operam duas subtransmissões
independentes, similares em sua concepção a transmissões manuais. Elas
atuam todo o tempo, mas apenas uma é conectada ao motor de cada vez. As
marchas são trocadas pela intercalação das embreagens. Essa operação
leva apenas alguns centésimos de segundo e a troca acontece sem
interrupção perceptível da força propulsora. No modo "efficiency"
(eficiência) do sistema Audi Drive Select, que permite ainda escolher
entre outros modos de condução como comfort (conforto), auto
(automático), dynamic (dinâmico) e individual (no qual o motorista
ajusta características de motor, transmissão, direção, entre outros
sistemas, conforme sua preferência), a caixa S tronic ativa a função
"roda livre" assim que o motorista tira o pé do acelerador, deixando o
carro rolar sem interferência do motor.
Chassi
Com
seu chassi sofisticado, o novo A6 combina seu elevado talento atlético a
um nível de conforto verdadeiramente luxuoso, possibilitando tanto uma
tocada dinâmica como a mais comportada rodagem em viagens. O eixo
dianteiro traz cinco braços por roda, que podem administrar
separadamente as forças longitudinais e transversais. Um subchassi
integral feito de aço de alta resistência é a espinha dorsal da
suspensão, que tem bitola de 1.627 milímetros na dianteira.
A
Audi utiliza no eixo traseiro uma construção com braços trapezoidais
com bitola controlada, cuja largura total é de 1.618 milímetros. Os
braços também são feitos de alumínio. Duas juntas com amortecimento
hidráulico unem a subestrutura de aço à carroceria. Como ocorre no eixo
dianteiro, os cubos de rodas e juntas pivotais são feitos de alumínio e
as barras estabilizadoras são ocas. A eficiente direção eletromecânica
tem uma redução de 16,1:1. A assistência depende da velocidade
momentânea do carro.
O
sistema Audi Drive Select é equipamento de série no novo A6. Ele
permite ao motorista alterar as configurações de motor, transmissão
automática, direção e outros sistemas por meio dos modos comfort, auto,
dynamic, efficiency e individual.
Dessa
forma, o condutor pode ajustar as características desses sistemas por
meio de um botão no console central a qualquer momento, adaptando-as às
suas preferências pessoais. O carro então altera suas propriedades para
uma condução intensamente esportiva, mais voltada para a economia de
combustível ou para o conforto extremo, por exemplo.
O
A6 Ambiente tem rodas de 18 polegadas e as do Ambition têm 19 polegadas
de diâmetro. Os pneus foram otimizados quanto à resistência à rolagem
sem comprometer seu desempenho.
Construção leve: novos freios para motores mais potentes
Em
todas as versões, os freios dianteiros têm discos ventilados
internamente e garantem ampla potência de frenagem. As duas versões são
equipadas na dianteira com pinças fixas de alumínio que são três quilos
mais leves que as de conjuntos anteriores. O freio de estacionamento
eletromecânico está integrado aos freios traseiros e traz a função Auto
Hold, que impede o deslocamento acidental do veículo em paradas,
permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio sem que as
rodas sejam liberadas. O sistema solta o freio assim que o acelerador é
pressionado.
O
sistema de controle de estabilidade (ESC) também traz várias melhorias.
A ativação do modo "sport" reduz significativamente a intervenção no
motor e, de certa forma, minimiza a intervenção dos freios. O
vetoreamento de torque – uma sub-função do ESC – melhora a
dirigibilidade em curvas rápidas freando ligeiramente a roda interna
dianteira que está submetida a uma carga reduzida. Desta forma, o carro
tende naturalmente a seguir a trajetória desejada pelo condutor.
As
duas opções trazem ainda o sistema de partida sem chave Keyless Go, que
também trava e destrava as portas por meio de um sensor presencial sem
precisar que o motorista tire a chave do bolso.
O
sedã 3.0 TFSI Ambition conta com sistema de controle da velocidade de
cruzeiro adaptativo (piloto automático), que mantém distância constante
do veículo que trafega à frente graças a um radar que ajusta a
velocidade. Ambos os dados são programados pelo motorista no sistema,
diminuindo o risco de acidentes.
Interior
O
interior do novo Audi A6 oferece amplo espaço, graças à grande
distância entre-eixos, de 2.912 milímetros. Portas largas e altas
proporcionam acesso confortável para todos os ocupantes. Retentores de
ação contínua mantêm a posição das portas quando abertas. Mesmo para
passageiros com altura elevada, o compartimento traseiro é confortável.
As duas versões contam com teto solar com acionamento elétrico.
Os
controles dos novos A6 são claros e simples de utilizar e os
instrumentos têm fácil leitura. O sistema de informações ao motorista,
entre o velocímetro e o conta-giros, conta com uma tela colorida de sete
polegadas e concentra todas as informações e regulagens mais
importantes em um único lugar. Entre as funções está o programa de
eficiência, que traz sugestões para uma condução mais econômica.
A
versão Ambition 3.0 TFSI conta com head-up display, dispositivo que
projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade,
controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, no nível dos
olhos do motorista, evitando que seja necessário desviar a atenção do
caminho. As duas versões trazem câmera de ré e sensores de
estacionamento de série. O sistema de informações ao motorista é operado
pelo volante esportivo multifuncional.
O
segundo nível de controle é através da unidade do Audi Multi Media
Interface Navigation Plus, no console do túnel central, que traz mapas
em 3D, disco rígido de 20 Gigabytes para o armazenamento de músicas nos
formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. O monitor
do MMI emerge automaticamente do painel de instrumentos quando o
dispositivo é ligado. Um dos pontos altos do novo A6 é o sistema
altamente eficiente de ar-condicionado, com duas zonas independentes de
temperatura.
As
elegantes e suaves linhas esportivas do exterior foram trazidas também
para a parte interna. O grande inserto envolvente corre em um arco sob o
para-brisa e termina nas portas dianteiras. O painel rebaixado e
aparentemente flutuante completa o conceito com uma elegante elevação. O
console central largo e assimétrico reforça a orientação dos
instrumentos para o motorista. Equipamentos como teto solar elétrico,
espelhos retrovisores externos elétricos, rebatíveis, antiofuscantes e
com ajuste de memória, bancos dianteiros elétricos (com memória para o
assento do motorista) e seis airbags são de série nas duas versões.
Acabamento
Os
materiais internos foram selecionados e manufaturados com o maior
cuidado possível. Elementos como as entradas de ar ou os botões da
unidade de controle MMI brilham sob um fino acabamento com aparência de
alumínio. A alavanca seletora e o logotipo quattro na tampa do
porta-luvas também foram redesenhados. O pacote de iluminação e o
sistema de luzes ambiente com seus LEDs e guias luminosas acentuam o
interior na escuridão.
Os
designers também reorganizaram as cores e materiais usados na cabine
como parte da renovação do modelo, que traz novos detalhes cromados e
manopla do câmbio. O espectro de cores internas é diversificado. A
paleta foi completamente revisada e agora contém quatro cores de série –
preto, bege, marrom ou cinza. Na versão Ambition, os bancos são
revestidos de couro Milano e na Ambiente, de couro sintético.
Grandes
insertos nas portas, no painel de instrumentos e no console central
imprimem suas marcas no design interno de todos os modelos da família
A6. Bastante espaçoso, o porta-malas oferece 530 litros de capacidade.
A
lista de cores externas contém as tonalidades Branco Ibis, Preto
Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Azul Aviador, Preto Aviador,
Cinza Oolong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado e Azul Luar.
Informação e entretenimento
O
novo Audi A6 traz de série em todas as versões o rádio MMI Plus com
controle por voz e sistema de navegação, além dos sistemas Audi Connect e
conexão via Bluetooth para smartphones. A versão Ambiente oferece ainda
o eficiente Audi Sound System, enquanto a Ambition, que também dispõe
de DVD player, conta com sistema de som Bose, um dos mais perfeitos do
mundo, com 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer, totalizando
472 watts de potência.
Outro
destaque é o MMI touch, que permite ao motorista escrever letras ou
números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no
navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo. O
sistema fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o
motorista não precise tirar os olhos do caminho. É preciso apenas
entrar com algumas letras para que um destino completo seja sugerido, de
forma semelhante ao que ocorre em uma busca no Google.
Paralelamente,
o sistema MMI Navigation Plus também pode ser controlado de forma
tradicional por meio do terminal MMI e do volante multifuncional. Além
disso, também é possível usar o controle por voz para inserir endereços e
números de telefone. Além do mapa mostrado no monitor, uma segunda
versão é apresentada no campo de visão direto do motorista no display
colorido de sete polegadas colocado entre o velocímetro e o conta-giros.
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