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03 novembro 2011

Cataratas do Iguaçu

É nesta sexta: Niclevicz encara novo desafio nas Cataratas do Iguaçu em prol da eleição do atrativo entre as Sete Novas Maravilhas da Natureza

Travessia cinematográfica: Niclevicz encara novo desafio nas Cataratas do Iguaçu nesta sexta-feira (4)


Alpinista que chegou ao topo do Everest, no Himalaia, e da K2, no Paquistão, fará travessia da Garganta do Diabo suspenso por corda; Ação começa às 9h.

O alpinista Waldemar Niclevicz, famoso por ter sido o primeiro brasileiro a chegar ao topo do Everest, enfrentará nesta sexta-feira (4), o desafio de atravessar de tirolesa um turbilhão de quase três milhões de litros de água por segundo nas Cataratas do Iguaçu. A travessia está programada, inicialmente, para ocorrer entre 9h e 10h.

A tirolesa de 155 metros de comprimento na Garganta do Diabo será feita em apoio à candidatura das Cataratas do Iguaçu a uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. A atração está entre as 28 finalistas no concurso mundial, que termina no dia 11 de novembro.

Niclevicz atravessará a Garganta do Diabo, suspenso por uma corda, entre uma rocha no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu até o mirante no lado argentino. A atividade será transmitida on-line pela internet.

Preparativos
Na tarde desta quinta-feira (3), o alpinista fez o reconhecimento da área, a montagem dos equipamentos e o acompanhamento do Rio Iguaçu. Normalmente, nesta época do ano, a vazão média registrada no local é de 1.500 metros cúbicos de água por segundo. Durante a tarde, o volume chegou a 2.568 metros cúbicos de água por segundo. A vazão deve cair para 2.300 metros cúbicos por segundo na manhã desta sexta-feira, conforme previsto pela Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos de Itaipu.

Esta será a segunda vez que Niclevicz fará travessia nas Cataratas do Iguaçu. A primeira vez foi em 2001. “Naquele momento, foi a realização de um sonho. Agora, o desafio tem um motivo ainda mais especial, que é consagrar as Cataratas do Iguaçu uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza”, disse o alpinista.

Niclevicz, que é iguaçuense, enfrentou em fevereiro deste ano uma tirolesa na maior cachoeira do mundo, a Salto Angel, na Venezuela. “Foi incrível, mas nada se compara à beleza das Cataratas do Iguaçu. Sinto uma profunda gratidão a Deus, por uma de suas mais perfeitas e fantásticas criações ficar justamente no lugar onde nasci, em Foz do Iguaçu”, completou.

Para Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional e coordenador do Comitê de Apoio à Candidatura das Cataratas, este evento midiático servirá para atrair a atenção das pessoas para a campanha Vote Cataratas, ao mesmo tempo em que divulgará o potencial dos roteiros de ecoaventura do Destino Iguaçu.

A eleição das Sete Novas Maravilhas da Natureza teve início em 2007, envolvendo 440 atrações de 220 países. As Cataratas estão entre as 28 finalistas.

Como votar
Faltam apenas oito dias para o fim da eleição organizada pela Fundação New Seven Wonder. E nesta reta final, cada voto é importante. Há três maneiras de votar: pelo site do Vote Cataratas, pelo Facebook ou pelo celular.

Para votar pelo site, acesse www.votecataratas.com, logo no banner principal há a mensagem "clique e vote". O link vai encaminhar o internauta para o site da Fundação New Seven Wonder. Aí, é só preencher o cadastro, votar e esperar, por e-mail, a confirmação do voto.

Pelas redes sociais, a campanha tem uma página no Facebook. O endereço é www.facebook.com/votecataratas. A comunidade também tem um link que leva à página oficial do concurso.

A votação ainda pode ser feita pelo celular. Basta enviar uma mensagem de texto com a palavra "Cataratas" para o número 22046. Você pode votar quantas vezes quiser (o custo é de R$ 0,31 mais impostos).

Vote Cataratas




31 outubro 2011

Vote Cataratas: Niclevicz fará travessia de tirolesa nas Cataratas do Iguaçu

O Comitê de Apoio da Campanha para eleger as Cataratas do Iguaçu a uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza conta com o apoio de um garoto propaganda de fama internacional. Depois da cena cinematográfica do sobrevoo do dirigível da fundação New Seven Wonders, deve chamar a atenção do público para a eleição do atrativo o alpinista Waldemar Niclevicz.

Primeiro brasileiro a conquistar o topo do pico Everest e a chegar à K2, a montanha mais difícil de ser escalada, localizada no norte do Paquistão, Niclevicz fará a travessia das Cataratas do Iguaçu de tirolesa, para pedir votos para a atração. Toda a logística para o evento será montada nesta semana. A data da travessia ainda não foi definida, mas deve acontecer entre quinta-feira e sábado, 3 e 5 de novembro. O alpinista estará acompanhado de uma equipe de seis pessoas.

Essa será a segunda vez que Niclevicz, natural de Foz do Iguaçu, repetirá a façanha: em 2001, ele atravessou de tirolesa a Garganta do Diabo, o mais famoso salto das Cataratas do Iguaçu. Na ocasião, ele disse que essa foi uma das mais experiências mais emocionantes de sua carreira. E agora não será diferente.  A travessia terá como apelo a eleição do atrativo.


“Estou vindo exclusivamente para essa ação. As Cataratas são de uma beleza ímpar, singular”. Tive a oportunidade de escalar o Salto Angel, o maior do mundo, localizado na Venezuela, mas nada se compara à emoção de vencer as Cataratas”. E complementou: “como iguaçuense, estou orgulhoso e muito feliz de poder ajudar a mobilizar brasileiros e estrangeiros a votar nas Cataratas”.

A travessia será transmitida ao vivo pela internet.


Segundo Gilmar Piolla, coordenador do Comitê de Apoio à Candidatura das Cataratas, “esse é um evento mediático, para atrair atenção das pessoas à campanha Vote Cataratas e, ao mesmo tempo, divulgar o potencial dos nossos roteiros de ecoaventura".

Na reta final da campanha, a onze dias para o encerramento do concurso, o Comitê Local de Apoio às Cataratas está reforçando as estratégias e já ganhou o apoio de vários artistas, políticos e da mídia em geral.

O governador do Paraná, Beto Richa, gravou mensagem convocando todos os paranaenses a eleger as Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza. Artistas do Rio de Janeiro também abraçaram a campanha em prol das Cataratas.  Na semana passada, o ator Odilon Wagner, da Rede Globo, gravou um comercial pela Rede Paranaense de Comunicação (afiliada da Globo no Paraná) explicando como fazer para votar no cartão postal.


O apresentador Ratinho e os cantores Daniel e Zezé di Camargo também aderiram à campanha. Os cantores gravaram VTs de apoio a eleição do atrativo. As redes de televisão SBT e RPC estão preparando matérias para reforçar a reta final da campanha Vote Cataratas.
       


Votação
   
Estão no páreo 28 finalistas.  Para votar nas Cataratas do Iguaçu a uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, basta acessar o site www.votecataratas.com, ou votar via SMS, enviando a palavra “CATARATAS” para o número 22046. O custo da mensagem é de R$ 0,37 + impostos.


Pelo celular, é possível votar quantas vezes quiser. O link da votação também pode ser acessado pela página do Vote Cataratas no Facebook (www.facebook.com/votecataratas). 

Especialista defende desaposentação e rebate Previdência

Ajustes no regime atual de aposentadoria são injustos com aqueles que começaram a contribuir jovens. A opinião é da especialista em Direito Previdenciário Rafaela Domingos Lirôa, do escritório Innocenti Advogados Associados.

Ela discorda das declarações dadas na última terça-feira (25/10) pelo diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), Rogério Nagamine Constanzi. No Informe de Previdência Social de outubro de 2011, o representante do órgão defendeu que mudanças no regime de aposentadoria no País seriam fundamentais para garantir a sustentabilidade da Previdência Social.

"Entendo que isso faz com que haja uma despesa maior para a Previdência, que paga por mais tempo benefícios de aposentadorias a quem se aposentou mais cedo. No entanto, não concordo com a imposição de outros requisitos para a concessão dos novos benefícios, já que a pessoa que se aposentou mais cedo também começou a trabalhar e a contribuir para a Previdência antes", afirma Rafaela.

Constanzi criticou a legislação brasileira que "permite que as pessoas aposentadas continuem trabalhando".

"Isso não prejudica a Previdência. Pelo contrário, a pessoa continua colaborando para a formação dos novos benefícios, já que vigora o princípio da solidariedade no custeio", rebate Rafaela.

“Quanto à desaposentação, entendo que é justa e está de acordo com o próprio sistema previdenciário vigente, já que se o aposentado que continua a trabalhar é obrigado a contribuir para a Previdência, nada mais justo que ele possa incorporar tais contribuições na forma de um novo benefício, renunciando a aposentadoria anteriormente vigente, para a qual também contribuiu regularmente, não havendo, portanto, que se falar em devolução de valores”, conclui a advogada.

30 outubro 2011

BRT é solução rápida e eficiente para desafogar o metrô

Integração com outros modais é necessária para que sistemas sobre trilhos funcionem com eficácia

O metrô de São Paulo tem atualmente uma rede de 70,6 quilômetros e registrou neste ano a maior demanda de sua história, proporcionalmente à população da capital. São quatro milhões de passageiros por dia, que representam 35% da população da cidade. Como a demanda cresce mais rapidamente do que a capacidade do metrô, o sistema registrou também a sua pior avaliação, de acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha no dia 7 de setembro.

Foi a primeira vez que menos da metade (47%) dos usuários avaliou o serviço como ótimo ou bom – 8% a menos do que na pesquisa de 2008. Os dados refletem a previsão de muitos especialistas em mobilidade urbana, que dão conta de que o metrô está prestes a ficar saturado, com muito público para pouco espaço. Para eles, é urgente que o poder público invista na construção de modais complementares ao metrô, e não somente em sua expansão, e em maneiras de aumentar seu público, como ocorre quando são ampliadas as integrações.

Uma alternativa importante que está sendo implantada em muitas capitais brasileiras, especialmente com investimentos da Copa do Mundo de 2014, é o BRT (do inglês Bus Rapid Transit). Trata-se de um sistema de transporte de ônibus em corredor exclusivo, segregado do trânsito comum. Somente no Rio de Janeiro, que também será sede dos Jogos Olímpicos em 2016, quatro grandes corredores BRT serão construídos - com os nomes de TransOeste, TransCarioca, TransOlímpica e TransBrasil -, somando 155 km de vias exclusivas para ônibus.

Segundo dados da Fundação Clinton de Desenvolvimento Internacional e do Instituto Jaime Lerner, a grande vantagem do BRT é que sua implantação é mais rápida e mais barata do que as opções sobre trilhos. O levantamento dessas instituições mostra que o metrô pode levar cerca de nove anos para ser implantado em um trecho de 10 quilômetros; VLTs, em torno de sete anos; e o BRT em torno de 2,5 anos para cobrir a mesma distância. Quando o aspecto é custo, as diferenças são assustadoras: a implantação do metrô implica em investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões por quilômetro, VLTs custam R$ 404 milhões, e BRT, R$ 11 milhões para o mesmo trecho.

Em São Paulo, um corredor nesses moldes liga o ABC à capital desde 1997. É o Corredor ABD, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), operado pela concessionária Metra. Com 33 quilômetros de extensão, o sistema funciona baseado na prioridade ao transporte de passageiros, de tal forma que até os semáforos que cruzam o corredor são sincronizados com a programação das linhas de ônibus. Pelas suas características de transporte rápido, o corredor registra uma média de 21 km/h nos horários de pico, velocidade bastante superior à média dos ônibus comuns, mesmo nas faixas “exclusivas”, mas não segregadas, que é de 11km/h.

O corredor paulista foi um dos locais visitados pelo secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Alexandre Sansão, responsável pela implantação dos corredores que promoverão a ampla reformulação das formas de locomoção da população carioca, estimularão a racionalização do atual sistema de ônibus e darão maior agilidade aos deslocamentos das pessoas. "O corredor ABD impressiona pela eficiência conseguida, com simplicidade e foco na qualidade do serviço prestado ao usuário", disse o secretário.

28 outubro 2011

Impostômetro chega a R$ 1,2 trilhão neste domingo (30), por volta das 23 horas

Este é o segundo ano em que o painel marca R$ 1,2 trilhão. Em 2010 isso ocorreu em 14 de dezembro

No domingo, 30 de outubro, por volta das 23 horas, os brasileiros já terão desembolsado  R$ 1,2 trilhão em impostos para os governos federal, estaduais e municipais. É o que mostrará o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
 
Esta arrecadação chegou pela primeira vez em 14 de dezembro de 2010. Este ano o mesmo valor chegará no dia 30 de outubro, 45 dias antes que no ano passado.
 
Para o presidente da ACSP, Rogério Amato, a qualidade de vida dos brasileiros deveria acompanhar o crescimento da carga tributária. “As pessoas precisam de bons hospitais, as crianças dependem de uma boa escola para ter formação de qualidade e o transporte tem que suprir a necessidade do cidadão. Temos que saber que somos pagadores de impostos e não contribuintes, e cobrar o retorno desse dinheiro em serviços públicos eficientes”, afirma.
 
A previsão da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é de que até o final deste ano seja arrecadado R$1,4 trilhão em tributos. 
 
O painel afixado na sede da entidade mostra a arrecadação de impostos, taxas e contribuições dos brasileiros, incluindo multas, juros e correção monetária, desde o 1º dia do ano.
 
Histórico – O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Pela Internet (www.impostometro.com.br) qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros de acordo com os Estados e Municípios. Além disso, esse sistema faz estimativas de quanto será pago em outros anos. No site Hora de Agir (www.horadeagir.com.br) é possível manifestar, por meio de textos e vídeos, sua opinião sobre a carga tributária.

Impostômetro marca R$ 1,2 trilhão
Domingo, 30 de outubro de 2011, às 23 horas

Associação Comercial de São Paulo (ACSP)