PATROCINADOR

23 novembro 2011

Fernando Bezerra assina em Itaipu decreto de instalação dos núcleos regionais de fronteira

Cerimônia será nesta quinta-feira (24), após a abertura oficial do
                                 Seminário  Brasil – União Europeia sobre Políticas Regionais em Áreas de Fronteira.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho Bezerra, assina nesta quinta-feira (24), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, o decreto de instalação dos Núcleos Regionais de Fronteira dos Estados do Paraná, Pará, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A cerimônia será às 9h30, logo após a abertura do Seminário Brasil – União Europeia sobre Políticas Regionais em Áreas de Fronteira.

Estão previstas as participações do governador do Paraná, Beto Richa; do secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro; do secretário de Desenvolvimento Regional, Sérgio Duarte de Castro; do oficial de Relações Internacionais da Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia, Ramón Lopez Sanches; e dos diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek, do Brasil, e Efraín Enríquez Gamón, do Paraguai.

Na sexta-feira (25), também no PTI, será realizado o 1º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira, com representantes do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Histórico

Os núcleos regionais foram criados no final de abril, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, juntamente com a instalação da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF). O objetivo é propor e acompanhar a execução de políticas públicas para as regiões de fronteira, incluindo ações de desenvolvimento social e econômico e o combate à criminalidade e ao comércio ilegal de armas.

O decreto que criou a CDIF, de setembro de 2010, já previa a realização do Seminário Brasil – União Europeia e do 1º Encontro Anual de Núcleos Estaduais de Fronteira – para aprofundar o debate sobre o tema, colher experiências de outros países, integrar os diferentes atores envolvidos no processo e planejar as ações.

De acordo com Joel de Lima, assistente da Direção Geral de Itaipu, uma das preocupações do governo federal é reverter o baixo padrão de desenvolvimento observado em algumas áreas de fronteira, incluindo dificuldade de acesso a bens e serviços públicos e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Programação

Para esta quinta-feira, estão programados dentro do Seminário Brasil – União Europeia três painéis: “Oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas de fronteira”; “Gestão e infraestrutura fronteiriça”; e “Produtividade e sustentabilidade como fatores de desenvolvimento e cooperação fronteiriços: um novo olhar”.

Entre os convidados, estão o professor Manuel Martín Bellido, diretor do Programa da Direção Geral de Modernização e Inovação Tecnológica de Extremadura, na Espanha; o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Seixas Lourenço; a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Lúcia Falcón; e o diretor do Departamento da América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, ministro João Luís Pereira Pinto.

Números

Dados do governo federal indicam que a faixa de fronteira do País concentra 10% da população brasileira, distribuída em 588 municípios de 11 Estados que fazem fronteira com dez países. No Paraná, compreende a chamada faixa de fronteira 139 municípios – 19 deles localizados exatamente na linha que divide o Brasil com Argentina e Paraguai.

Fórum de Turismo de Negócios

Empreendedores das grandes marcas e produtos do Brasil e do mundo, assim como importadores e exportadores, se reunirão nos dias 24, 24 e 26 de novembro no Centro de Eventos da ACM, em Florianópolis, para o FTN – Fórum de Turismo de Negócios. 

O evento busca reunir não apenas as empresas diretamente ligadas ao turismo, mas também a indústria da moda, saúde, beleza, o setor imobiliário, tecnológico, entre outros, a fim de estimular o turismo de negócios e garantir o network necessário entre os participantes para fechar acordos na compra e venda de produtos ou serviços. 

Serão ministradas, durante os três dias do Fórum, palestras e capacitações com convidados internacionais que abordarão hotelaria, marketing, investimentos, importação e exportação, moda, saúde, tecnologia, fontes de energia, sustentabilidade e ecologia. Os temas serão trabalhados de forma que os participantes possam entender como aplicar o Turismo de Negócios em cada ramo de interesse. Além das palestras e capacitações, haverá duas reuniões de negócios, um desfile de moda e, durante os três dias, uma feira para a exposição e comercialização de produtos entre importadores e exportadores de todo o mundo. 

A comissão organizadora estima receber quatro mil e quinhentos participantes de mais de dez países, dentre empresários, profissionais do turismo, autoridades do governo e jornalistas. Estarão à disposição dos convidados tradutores em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e chinês. 

Acesse www.ftnonline.com

Essence cria área de mobilidade para plataforma SAP

Nova oferta da consultoria consiste em disponibilizar acesso em dispositivos móveis de sistemas ERP, CRM, BI, dentro do mundo SAP. Além disso, área de mobilidade da Essence vai se estender aos aplicativos desenvolvidos pela empresa por meio de sua unidade de softwares, voltada inicialmente ao setor de Construção e Incorporação

Acompanhando a movimentação e as crescentes necessidades do mercado corporativo por acesso móvel a aplicações críticas, a Essence, empresa de consultoria especializada em Tecnologia e Informação para negócios, anuncia a criação de uma área de mobilidade. O objetivo é disponibilizar acesso ao SAP através das principais plataformas do mercado, como Android, Ipad, Iphone e Blackberry.

A área será voltada tanto à plataforma SAP - em que a Essence vai atuar como integradora para oferecer mobilidade no acesso a processos de sistemas ERP, CRM, BI, etc – quanto à unidade de software da Essence, criada para oferecer aplicativos de negócios com foco inicial no setor de Construção e Incorporação.

Na mobilidade para a plataforma SAP, a Essence já iniciou essa oferta de serviços para os clientes por meio da SUP (Sybase Unwired Platform), lembrando que a Sybase foi adquirida pela SAP em 2010. Com isso, a Essence está trabalhando com algumas aplicações de valor imediato - que não precisam de desenvolvimento, apenas implantação - já disponíveis tais como Mobile Sales for CRM (que permite acesso e inserção de informações sobre clientes e oportunidades de vendas), Mobile Workflow (voltado a processos predefinidos, como solicitações, aprovações para viagem ou licença, atividades de entrada/saída ), Mobile Work Order (que permite o acompanhamento de ordens de serviço em tempo real) e Mobile Field Service (para acompanhamento de atividades de colaboradores em campo).

Para essas aplicações de valor imediato, a implementação é muito rápida, cerca de quatro semanas, uma vez que elas já estão incorporadas à plataforma da Sybase. Um exemplo simples de processo que pode ser mobilizado, trazendo vantagens de custo para as companhias, é o workflow de aprovação de viagens, que pode gerar diminuição de gastos com passagens e hotéis ao antecipar o processo de compra, barateando assim o valor.

“Há algum tempo se fala na comodidade que a mobilidade traz para o dia-a-dia das pessoas e cada vez mais o mercado corporativo passa a enxergar os benefícios reais do acesso móvel para seus negócios e produtividade. No entanto, mais do que entrar na onda da mobilidade, as empresas precisam de uma estratégia para fazer isso de maneira consciente e capaz de trazer vantagens concretas. Questões de segurança e gerenciamento dos dispositivos móveis podem ser um problema se não houver uma estratégia clara de mobilidade. O objetivo da Essence é auxiliar os clientes nesse desafio”, comenta Rodrigo Ricco, CEO da Essence.

22 novembro 2011

Expo Airport 2011 reúne especialistas para discutir os desafios dos aeroportos brasileiros dia 22 de novembro em São Paulo

Em 22 de novembro, das 16h30 às 18h30, será realizado o seminário Novas Tendências e Tecnologias em Aeroportos para as Companhias Aéreas durante a Expo Airport, em São Paulo. O ciclo de cinco palestras conta com a participação dos representantes das principais instituições da aviação brasileira. De 22 a 24 de novembro, as maiores empresas do mundo no segmento de infraestrutura aeroportuária estarão reunidas para participar do Expo Airport 2011. 

Os palestrantes do seminário serão o Apostole Lázaro Chryssafidis, presidente da ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), que apresentará um importante estudo sobre “Adequação da Infraestrutura Aeroportuária nas Regiões de Interesse Turístico”. Representando o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) – Subdepartamento de Operações - SDOP – PLN, Ricardo Elias Cosendey apresenta uma palestra sobre “Implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN) no Brasil”. Já Carlos Ebner, presidente da IATA - International Air Transport Association – desenvolverá o tema “Simplificando Processos nos Aeroportos”. Ainda participarão do seminário o Comandante Francisco Lyra, presidente da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), com a palestra “General Aviation Terminal (GAT) e seu papel nos aeroportos de uso misto” e José Márcio Monsão Mollo, presidente do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).

Nos seminários e conferências, os temas vão girar em torno dos desafios dos aeroportos para os dois grandes eventos, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, apontando também as oportunidades que estão surgindo, concessões privadas, investimentos em segurança e em integração dos aeroportos com as cidades através do transporte público, entre outros. 

Além da expectativa gerada pelos próximos grandes eventos que acontecem no Brasil, o tráfego aéreo não para de crescer no país. Se no mundo todo se espera um crescimento de 5% ao ano no tráfego aéreo, no Brasil os números devem ser bem maiores. De 2002 para cá, a media tem sido de 20% ao ano, o que aponta para uma necessidade urgente de investimento em infraestrutura. 

Oficialmente o país conta com 2 mil aeroportos, dos quais 66 são considerados aeroportos principais. Em função da Copa e das Olimpíadas, investimentos da ordem de 30 bilhões de reais serão alocados nas cidades sedes dos jogos da Copa e no Rio de Janeiro nos próximos cinco anos. Em algumas capitais, como Porto Alegre, as obras de ampliação do aeroporto já começaram. Mais informações em www.expo-airport.com.br 

Sobre a Real Alliance 

A Real Alliance é uma empresa brasileira, fundada por investidores holandeses, e que atua nas áreas de organização de feiras, assessoria de marketing e comercial. A equipe da Real Alliance possui uma ampla experiência internacional nas áreas de marketing e vendas, e mais as disciplinas necessárias para reunir produtos, parceiros e autoridades a nível nacional e internacional. Essa experiência permite a Real Alliance avaliar as competências e exigências de empresas e selecionar os parceiros de negócios certos.

A empresa organiza os seguintes eventos: TranspoQuip Latin America (www.transpoquip.com.br), Expo Airport (www.expo-airport.com.br); Latin Port Business (www.latinportbusiness.com.br); Expo Parking (www.expo-parking.com.br); Expo Estádio (www.expo-estádio.com.br); Expo Urbano (www.expo-urbano.com.br) e Expo Esporte (www.expo-esporte.com.br).

Novo site da Azul: feito sob medida para as necessidades dos Clientes

Próxima de completar três anos de operações em 15 de dezembro de 2011, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras decidiu dar um presente para seus Clientes. O resultado é um site completamente desenvolvido sob medida para as necessidades do público que voa com a companhia. As mudanças são expressivas e permeiam toda sua infraestrutura, arquitetura da informação e design. O objetivo da transformação é proporcionar uma navegação prática e intuitiva, de maneira que o Cliente possa comprar passagens, pacotes de viagens, localizar informações e tirar dúvidas de forma imediata.
 
“O site de vendas e informações de uma empresa reflete a postura de sua marca. Ele busca formas de interagir e fidelizar o Cliente. Pensando nisso, direcionamos nossos esforços para criar um site em que a experiência do Cliente será exaltada, colocando todas suas necessidades em primeiro lugar”, afirma o diretor da Azul, Kleber Linhares.
 
Para elaborar o novo site, os Departamentos de Marketing Interativo e TI iniciaram um processo de pesquisa e desenvolvimento que levou oito meses para ser concluído para ouvir tudo o que os Clientes da Azul tinham a dizer. Nesse processo, foram realizadas entrevistas sobre as funcionalidades do site com o público que viaja com a Azul, em sua maioria viajantes frequentes e novos turistas, além de acompanhamento das sugestões enviadas ao call center da companhia, o Azul Center.
 
Entre as principais mudanças estão o mecanismo de busca inteligente e a organização do conteúdo em três pilares: “Para sua viagem” – sobre as funcionalidades e informações relacionadas ao voo; “Experiência Azul” – onde estão disponíveis todos os serviços que a companhia oferece; e “Conheça a Azul”, recheada de informações institucionais, como Mapa de Rotas e Sala de Imprensa.
 
A linguagem e até a forma de preencher a origem e o destino – “Estou em”, “Indo Para” – também mudou para que o Cliente não perca tempo. Uma barra de ajuda com as respostas das principais perguntas que podem surgir estará presente em cada página, sanando as dúvidas dos Clientes e ajudando-o a concluir o processo com agilidade.
 
A novidade inovadora do site é o Mapa de Rotas Interativo. Nele, será possível utilizar o simulador de tarifas, filtrando a compra pelo valor disponível que o Cliente tem a gastar e região para a qual deseja viajar. Quem quer sair de Belém e conhecer o Sul do Brasil, por exemplo, poderá visualizar todos os voos e tarifas disponíveis para as cidades atendidas na região, escolhendo aquela que é a mais conveniente ao bolso. Outra surpresa: será possível compartilhar nas redes sociais todas as promoções, tarifas  e informações sobre os voos.
 
“Criado com o intuito de se apresentar aos brasileiros como um site simples e amigável, o modelo original teve de ser reformulado para acompanhar a evolução natural da companhia. Após entender quais são asnecessidades dos Clientes que voam com a Azul, elaboramos um projeto mais moderno, inteligente e verdadeiramente inovador”, explica Fábio Marão, gerente de Marketing Interativo. O endereço do novo site permanece o mesmo: www.voeazul.com.br.

21 novembro 2011

América Latina precisará de mais de 2000 novas aeronaves de passageiros nos próximos 20 anos

Companhias aéreas na região têm segundo maior crescimento de tráfego do mundo

De acordo com a mais recente divulgação do Global Market Forecast (GMF) da Airbus, a América Latina precisará de 2028 novas aeronaves de passageiros com mais de 100 lugares entre hoje e 2030, incluindo 1653 aeronaves de corredor único, 334 de corredor duplo e 41 de grande porte, num valor estimado de $197 bilhões.

Em uma época que a economia global está tentando estabilizar, o PIB da América Latina está crescendo mais rápido do que o resto do mundo, em uma taxa média anual rate de 5 por cento, enquanto a classe média da região deve chegar a 75por cento nos próximos 20 anos.

O tráfego aéreo da América Latina continuará em alta, crescendo mais de 6 por cento ao ano nos próximos 20 anos, a segunda taxa crescimento mais alta do mundo, atrás do Oriente Médio e a frente da Ásia Pacífico. De forma geral, o tráfego da região deve triplicar nos próximos 20 anos. O tráfego intra-regional e doméstico da América Latina deve crescer 6,6 por cento nos próximos 10 anos, um taxa de crescimento maior que a média mundial de 5,4 por cento. Europa e América do Norte devem continuar sendo os mercados de longa distância mais importantes para a região e devem atingir uma participação de 31 por cento e 25 por cento respectivamente em 2030, enquanto o tráfego inter regional e doméstico irá dominar a participação de mercado com 35 por cento.

“O setor de aviação da América Latina floresceu nos últimos cinco anos e, como resultado, nunca esteve mais forte. O crescimento econômico possibilita a ascensão de uma nova classe média que viaja,” diz Rafael Alonso, Vice Presidente Executivo da Airbus para a América Latina e Caribe. “A região também está estabelecendo padrões globais ao voar com as aeronaves mais novas do mundo e proteger o ambiente através de esforços de biocombustível que são ao mesmo tempo comercialmente viáveis e ambientalmente sustentáveis.”

Até o momento, foram divulgadas previsões de mercado para o Brasil, México e Colômbia. Os destaques incluem:
• O Brasil, o maior mercado para a Airbus na América Latina e com mais rápido crescimento, irá precisar de 701 novas aeronaves de passageiros com mais de 100 lugares entre hoje e 2030. As 501 aeronaves de corredor único, 174 de corredor duplo e 26 de grande porte têm valor estimado em $82 bilhões. Na última década, as viagens aéreas internacionais e domésticas no país mais que dobraram, e nos próximos 20 anos o PIB deve aumentar 144 por cento, 20 por cento acima da média regional.

• O México irá precisar de 412 novas aeronaves de passageiros com mais de 100 lugares entre hoje e 2030. As 371 aeronaves de corredor único e 41 de corredor duplo previstas têm valor de mercado estimado em $30.5 bilhões. Considerada uma das maiores áreas metropolitanas do mundo com base em crescimento populacional, o tráfego internacional de e para a Cidade do México cresceu quase 90 por cento na última década.

• A Colômbia terá uma demanda por 135 novas aeronaves de passageiros com mais de 100 lugares entre hoje e 2030. As 102 aeronaves de corredor único e 33 de corredor duplo totalizam um valor estimado de $13.7 bilhões. O tráfego aéreo doméstico do país cresceu cerca de 80 por cento nos últimos 10 anos e o tráfego internacional de e para a Colômbia mais que dobrou entre 2003 e 2011. A frota da Colômbia com mais de 100 lugares está também entre as mais novas do mundo, com idade média de quatro anos, seis anos mais nova do que a Média da América Latina e mundial.

As estimativas para o Chile e a Argentina serão apresentadas nos próximos meses. Para mais informações sobre a Previsão de Mercado Global da Airbus, incluindo apresentações e perspectivas regionais, acesse o site www.airbus.com

Com mais de 600 aeronaves vendidas e quase 300 pedidos em carteira, mais de 400 aeronaves Airbus estão em operação em toda a América Latina e Caribe. Nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou sua frota em serviço, entregando mais de 60 por cento de todas as aeronaves que operam na região.

ZTE define as ambições da marca para consumidores globais

Os analistas veem a ZTE como o quarto maior vendedor de aparelhos do mundo

A Corporação ZTE (“ZTE”) (código das ações H: 0763.HK / Um código de ações: 000063.SZ), fornecedor de equipamentos de telecomunicações e soluções de rede global eleito pelo público, tornou-se o quarto maior vendedor de aparelhos do mundo por participação de mercado em 2011 e define suas ambições para um maior crescimento com uma série de contrato de patrocínios com celebridades altamente qualificadas.

De acordo com o relatório do terceiro trimestre de 2011 dos analistas de indústria de telecomunicação ABI research, IDC e Strategy Analytics, a ZTE ultrapassou a Apple para se tornar a quarta maior fabricante de aparelhos do mundo. De acordo com o relatório, a remessa de aparelhos da ZTE chegou a 19,1 milhões, disparando a uma incrível porcentagem de 57,9% e a participação de mercado aumentou para 4,9%, aproximando-se do 3° lugar da LG Eletronics. Enquanto isso, nos primeiros três trimestres de 2011, a receita de vendas de terminais da ZTE aumentou para 53,4% a cada ano.

A ZTE não descansa enquanto se prepara para 2012. Apoiado pelo forte desempenho financeiro e de negócios, a ZTE vai investir mais em iniciativas de marketing no próximo ano para construir o seu reconhecimento da marca junto com a sua posição de participação no mercado global.

Em abril, a ZTE lançou sua estratégia de terminal inteligente em Pequim, parte do qual inclui parceria com o cantor / compositor de Singapura Huang Yida para criar a mais nova musica “Light Your Smart World”, que também é o slogan do terminal inteligente da ZTE.

Em maio, a ZTE revelou o novo tablet Light Pro no Mutua Madrid Open, um evento ATP World Tour Masters 1000 com apoio da agência espanhola de relações publicas Perception & Image.  O dispositivo contém um aplicativo desenvolvido especificamente para o torneio que fornecia estatísticas oficiais, informações do jogador e a programação dos jogos em tempo real. O melhor jogador de tênis do mundo Carles Moyà Llompart também foi convidado a experimentar os produtos de terminal inteligente da ZTE.

Em setembro, a ZTE lançou seu smartphone carro-chefe, o Skate, durante o Cibeles Madrid Fashion Week. O super modelo espanhol Jon Kortajarena apresentou os produtos ZTE no evento, realçando a marca da empresa. Enquanto isso em Hong Kong, o evento de lançamento do Skate foi endossado pelo pop star local Kandy Wong com apoio de Edelman Hong Kong.

Em outubro, a ZTE anunciou uma tour exclusiva de patrocínio com a EMI Music / Virgin Records para patrocinar o maior rapper do Reino Unido, Professor Green, durante o seu tour de 18 shows pelo Reino Unido com apoio da agência europeia de relações públicas AxiCom. A campanha inclui uma competição em andamento pelo Twitter @ZTE_UK para os terminais Skate sem chip, um ingresso gratuito para show regionalizado, apoiado pela mídia local, e uma campanha integrada ao Facebook em facebook.com/ZTEUK, para proporcionar aos fãs do Professor Green a oportunidade de ganhar ingressos para um exclusivo show em Londres e para alguns fãs mais sortudos, encontrar o cantor frente a frente.

Também em outubro, a ZTE anunciou o patrocínio exclusivo da tour ‘Acustico’ que o artista espanhol David Bisbal fará na Espanha pelos próximos meses. O tour começou em 01 de novembro com um show especial no Teatro Real, em Madri. Esse pacote de patrocínio é parte da estratégia de marketing da ZTE para o lançamento do Skate.

Finalmente, no estádio de casa em outubro, a ZTE garantiu patrocínio exclusivo de todos os aparelhos no seriado de TV mais assistido da China ‘Man's Gang’. A ZTE apresenta sua série completa de smartphone e tablets no seriado de TV, reforçando a marca ZTE do terminal inteligente entre os jovens, os antenados, e o público-alvo.

"A ZTE aproveitou uma ampla gama de celebridades e campanhas de entretenimento de marketing durante os últimos 12 meses, fazendo 2011 um ano de divisor de águas na transição da empresa que passou de marca branca ODM para sua marca própria desenvolvida," afirmou o Sr. He Shiyou, diretor do departamento de terminais móveis da ZTE. “O próximo ano será muito mais produtivo e brilhante, conforme vamos continuar em nossa estrada para estarmos entre os três maiores fabricantes de aparelhos até 2015."