PATROCINADOR

30 janeiro 2012

Preço dos alimentos foram os grandes vilões em 2011

Pesquisa aponta aumento de preço em todos os setores do varejo de produtos alimentícios

São Paulo, 30 de janeiro de 2012 - O preço dos alimentos foi o grande vilão para o bolso do paulistano em 2011. É o que revela o Índice de Preços do Varejo (IPV), aferido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que teve alta de 0,72% na comparação entre novembro e dezembro, fechando o ano com acumulado de 4,09%.

De acordo com o IPV, o preço dos produtos de Supermercados fecharam 2011 com elevação de 5,54% após registrar elevações ao longo de todo o segundo semestre. Mas não foi apenas neste setor que os alimentos ficaram mais caros. Nas Feiras, que registram elevação dos preços nos últimos três meses, os produtos alimentícios ficaram, em média, 4,23% mais caros desde o início de 2011. Somente entre novembro e dezembro o preço de verduras, frutas e legumes vendidos nas feiras subiu 2,93%, 1,73% e 1,63%, respectivamente. Os mesmos produtos tiveram um incremento de preços diferente nos Supermercados. Nesse caso, o custo das verduras subiu 2,29% e o das frutas, 0,93%, já o dos legumes, caiu 1,69%.

Ao longo de 2011, os Açougues acumularam elevação de apenas 0,44%. O número, porém, engana. Isso porque o setor foi marcado por variações muito amplas ao longo do ano. Somente entre novembro e dezembro, o preço das carnes subiu, em média, 3,44%. As carnes bovinas ficaram 4,06% mais caras no período enquanto as suínas registram incremento de 4,35%. O preço das aves, entretanto, seguiu em direção oposta, anotando ligeira retração de 0,01%. Nos Supermercados, os mesmos mesmo produtos tiveram elevação de 4,87%, 3,33% e 1,97%, respectivamente.

O preço dos Panificados também influenciou o IPV. Entre novembro e dezembro, o preço subiu 0,5%. O setor de Padarias registra elevação de preços há 26 meses consecutivos e, em 2011, acumulou alta de 7,49%.

A Assessoria Técnica da FecomercioSP aponta a instabilidade climática, com excesso de chuvas no início do ano, como o principal motivo para a elevação dos preços dos alimentos. Exceto no caso das carnes, do leite e seus derivados, que foram prejudicados pelas secas na entressafra. A FecomercioSP destaca, ainda, que devido as chuvas registradas nos primeiros dias de 2012, a tendência é a manutenção da trajetória de encarecimento dos alimentos.

No total 17 dos 21 setores analisados pelo IPV fecharam 2011 com elevação de preços. Além de Supermercados, Feiras, Açougues e Padarias, também acumularam alta: Floriculturas (16,33%); Relojoarias (13,75%); Jornais e Revista (11,4%); CDs (9,85%); Combustíveis e Lubrificantes (7,82%); Material de Escritório (5,43%); Móveis e Decorações (5,36%); Óticas (5,13%); Drogarias e Perfumarias (5,08%); Brinquedos (5,02%); Material de Construção (4,97%); Vestuários, Tecidos e Calçados (4,81%); e Livrarias (1,22%). Os únicos setores que registraram queda de preços no acumulado de 2011 foram: Autopeças e Acessórios (0,9%); Veículos (1,41%); Eletrodomésticos (2,62%); e Eletroeletrônicos (8,97%). 

Fabricante Brasileira Dígitro Abre Filial no Peru

Inauguração faz parte de um processo de expansão que prevê a operação direta da empresa em vários países da América Latina

A Dígitro Tecnologia, desenvolvedora brasileira de soluções para Inteligência, TI e Telecom acaba de anunciar a abertura de sua mais nova filial  na região latino-americana. A unidade está localizada na cidade de Lima, Peru, e é a segunda da América Latina, depois da inauguração do escritório em Assunção, capital paraguaia, em 2010. A inauguração faz parte do processo de internacionalização da Dígitro, que prevê a abertura de filiais em vários outros países.

O início da operação peruana acontece no início de fevereiro, a partir de uma solenidade marcada para o dia 2 próximo, em Lima, com a esperada presença de autoridades brasileiras e peruanas, além de cerca de 150 empresários e representantes de vários segmentos da indústria dos países da Região.

Atualmente, a Dígitro já atende empresas em toda a América Latina, entre elas, algumas das maiores companhias peruanas, tais como IPAE, Petroperú e Grupo Petrolero Sulamericano. A empresa também possui outros parceiros comerciais que atuam como distribuidores das soluções Dígitro em várias regiões daquele país. “Pretendemos, com a filial em Lima, ampliar a nossa participação no mercado, aumentando também os canais de comercialização e, futuramente, expandir o atendimento a outras regiões da América Latina”, explica Rolón.

Segudo o executivo, a decisão da Dígitro de priorizar o Perú acontece num momento de expressivo crescimento da economia local, com especial abertura de grandes oportunidades de negócios para as tecnologias da Dígitro em telecomunicações, inteligência e TI.

“Escolhemos Lima não só devido à importância estratégica da cidade na economia peruana, mas também pela importante posição desta metrópole como referência para negócios da Dígitro. Com a presença na capital, conseguimos apoiar os canais de vendas, fortalecer nossa marca e prestar suporte técnico com a equipe que formamos no Peru, garantindo agilidade e qualidade no atendimento aos nossos clientes locais”, revela.

SALÃO BIKE SHOW 2012 SUPERA EXPECTATIVAS E JÁ TEM DATA PARA 2013

Como esperado, o Salão Bike Show 2012 superou as expectativas da primeira edição, foram 48.000 visitantes nos quatro dias de evento. O evento contou com a presença de muitas famílias, que puderam mostrar aos seus filhos as novidades e se divertirem com shows diários com bandas de rock e de manobras radicais com a Equipe Força e Ação, sorteios de brindes.

O Salão Bike Show 2012 contou com cerca de 93 estandes e mais de 200 marcas representadas, com geração de negócios durante os quatro dias de evento e com previsão de negócios futuros, através de contatos e negócios iniciados no evento. Várias montadoras estiveram presentes ou representadas por grandes redes locais, entre elas: Suzuki, Honda, Bombardier – BRP, Traxx, Kasinski, Yamaha, Kawasaki, Auguri e a novata Alan Motors.

Entre as empresas que participaram do evento, podemos destacar a Zeta Bike, que aproveitou para lançar a sua bicicleta elétrica, “O evento foi espetacular, tínhamos uma expectativa comparada com o primeiro evento e foi superada, fizemos mais de 600 teste-drives para possíveis compradores de nosso produto”, se empolga Telmo Maia, diretor executivo da Zeta Bike. A empresa aproveitou o Salão Bike Show para sortear uma bicicleta elétrica neste domingo e o ganhador foi Alan Amaral, do Rio de Janeiro. 

Outra empresa que aproveitou o evento para lançar seu produto destinado ao público mototciclista, foi a Michelin, que apresentou o pneu Commander II, com vida útil inigualável que cria um novo padrão de durabilidade para as motocicletas Custom. “O objetivo foi responder um dos principais problemas encontrados pelos pilotos de motocicletas custom: a vida útil do pneu, principalmente no eixo traseiro”, explica Maria Luiza de Carvalho, diretora de Marketing e vendas da Michelin América do Sul.

“Entrei quase no final do evento e essa  foi a primeira vez que participei, o Salão está bem organizado e tem grandes possibilidades de crescer ainda mais, meu estande teve muita visita, a scooter é a cara do Rio”, relata Alan Omar, fundador da Alan Motors, que entre seus vários produtos, lançou a nova scooter Bee 50, de fabricação própria. A Auguri, que também participou pela primeira vez do evento, não perdeu tempo e sorteou uma scooter SS 50 para o público presente e a ganhadora foi Ana Carolina Caetano, do Rio de Janeiro, “(...) passamos por um momento bom para a marca, o consumidor está nos conhecendo e gostando, estaremos aqui no próximo ano”, afirma Rodrigo Aragão, sócio diretor da Auguri. 

Outras empresas como Dragon`s Motos (acessórios), Curtlo (fabricante de acessórios, mochilas cargueiras e vestuário), Infotrilhas (loja virtual para motociclistas), Warrior (Loja itinerante de equipamentos de segurança e acessórios), Nacar (acessórios e vestuário), Baby Motos (especializada em peças e acessórios), Diafrag (fornecedora de motopeças), Vitoria Raldi (loja virtual de acessórios), Revolt (vestuário), Jeskap (escapamentos esportivos), Kallegari (vestuário), Polivisor (fabricante de viseiras para capacetes) e a KPA7 (especializada em capacete), foram importantes para o sucesso desta segunda edição do Salão.

O Salão Bike Show 2012 também contou com a apresentação da Equipe Força & Ação, com o show de Wheeling (manobras radicais), que utilizou como uma das motos da apresentação o modelo Transalp com 205 kg, lançamento recente da Honda e que já fez “Dentinho” experimentá-la em suas manobras radicais, durante as apresentações. Além disso o público pode fazer test-ride oferecido pela Honda, participar de palestras, sobre educativas/direção defensiva no “Espaço Moto Cultural. Outro ponto alto do evento e que chamou a atenção de quem estava presente foi o “2º ENCONTRO DE PILOTOS VETERANOS DO MOTOCICLISMO”, no mesmo espaço com a presença de pilotos que fizeram história no motociclismo carioca e brasileiro nas modalidades Motocross, Supercross, Enduro, Rally, Velocidade e Trial, como o Campeão Carioca e Brasileiro de Motovelocidade Oton Russo “Voador”, o piloto 14 vezes campeão de Motocross Márcio Campos, o piloto de Motocross Julio “Manicera” Romiti entre muitos outros. 

No mesmo espaço o público conferiu o relançamento do documentário "ALMA 70, motos clássicas", dirigido por Renzo Querzoli e produzido pela Bulls Eye Filmes e pode ver a moto Honda Varadero Selvagem, equipada com a grua "BullsCam" montada na parte traseira, para filmagens especiais com a moto em movimento. O local também foi usado para a apresentação de um novo projeto educativo de viagem de aventura das Américas de moto, idealizado pelo mototciclista João Tadeu Boccoli, chamado de “Meu Atacama é aqui” (www.meuatacamaeaqui.com.br). Os apaixonados por motos puderam curtir a exposição de motos customizadas e de competição. 

Além dos lançamentos algumas lojas ofereceram descontos e promoções especiais exclusivos para o Salão. A Revolt esteve com toda a linha abaixo do preço de qualquer site e quem pôde pagar em dinheiro teve um super desconto. Na Marquinhos Motos, quem comprou o capacete MT ou Scorpion foi premiado com uma viseira e todos os motociclistas que passaram por lá tiveram seus capacetes higienizados pela equipe da Provision. Na Suzuki Delnero, na compra de acessórios ou pneus o cliente ganhava a instalação do pneu e a lavagem.

Na parte de entretenimento o Salão Bike Show teve duas apresentações diárias no palco localizado no pavilhão 3, próximo a praça de alimentação. As bandas que tradicionalmente se apresentam nos maiores encontros de motos pelo país afora, Drenna, Motoradio, Tontera, Faixa Etária, Sanctuarium, Além do Rock, Paulinho Loureiro (com tributo a Michael Jackson) e Woodstock Band.

Os famosos também prestigiaram o evento. O ator Carlos Miranda, que protagonizou o primeiro seriado da TV brasileira, “O Vigilante Rodoviário”, ficou todos os dias pelo Salão distribuindo autógrafos e tirando fotos com seus fãs. O ator global Rodrigo Hilbert, o professor Alexandre na novela Fina Estampa também marcou presença e circulou pelos corredores do evento conferindo as novidades. O ator global Marcos Pasquim esteve presente para conferir as novidades e fazer uma visita ao estande da Zeta Bike, para conhecer a nova bicicleta elétrica, uma das grandes sensações do evento. Pasquim confessou ser apaixonado por moto. “Ganhei minha primeira moto aos 9 anos e não parei mais”, confessa o ator que hoje tem duas motos. E Henri Castelli, apaixonado por triciclos esteve prestigiando seu amigo “Alemão” especialista no assunto.

O Salão Bike Show 2012 aproveitou a área externa para oferecer alguns serviços para os motociclistas presentes, como troca gratuita de óleo e inspeção de 21 itens técnicos no estande da Honda. A Dragon Motos ofereceu medições gratuitas de potência no dinamômetro. Enquanto que a Porto Seguro como cortesia a cristalização de viseira do capacete. A Michelin fez promoções onde na compra de um par de pneus, a troca foi gratuita e também ofereceu a troca de óleo de filtro sem custo. 

O evento reuniu motociclistas de vários Estados, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Salvador, São Luis do Maranhão entre outros.  O Salão Bike Show já tem data marcada para o próximo ano, será entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2013, no Riocentro. Confira maiores informações no site: www.salaobikeshow.com.br

O 2º Salão Bike Show é uma realização da Indigo Brasil e tem como principais parceiros a montadora Octaplan, com o apoio da FMCRJ - Federação de Moto clubes do Rio de Janeiro, da AMO-RJ - Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Riotur e Governo do Estado, além de contar com o patrocínio da BR Petrobras.

27 janeiro 2012

Pesquisador Brasileiro da Trustwave Descobre Novo Método de Detecção de Malware

Descoberta de pesquisador da Trustwave Brasil torna mais simples e automática proteção contra ataques maliciosos

Em uma iniciativa inédita no mundo, um pesquisador brasileiro da Trustwave, empresa multinacional, líder em segurança da informação e soluções de conformidade com padrões de segurança, está investigando a análise de cabeçalhos HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto) como nova alternativa para a detecção de tráfego malicioso na Internet e na comunicação de máquinas infectadas por sites baseados em servidores C&C (Command and Control Server).

O método é muito mais simples que o convencional e abre, na prática, um novo capítulo na proteção contra o crime cibernético, por ampliar os níveis de automação na detecção das ameaças.

O pesquisador Rodrigo Montoro, que integra o SpiderLabs – grupo de inteligência  avançada da Trustwave – é o propositor e responsável pela coordenação do projeto. No momento, Rodrigo trabalha com uma equipe integrada por pesquisadores de várias partes do mundo para aprofundamento e evolução da descoberta.

De acordo com o especialista, a análise dos cabeçalhos abre grandes possibilidades de se cobrir uma importante janela de vulnerabilidade no uso da Internet. “Por ser um dos alicerces da Web, interligando computadores e sites, o protocolo HTTP está presente em toda parte, fazendo com que enormes quantidades de malwares se aproveitem deste tipo de tráfego”, nota ele, lembrando que, a cada segundo, surge um novo malware que é gerado e espalhado na rede global.

“O exame dos cabeçalhos HTTP representa um passo à frente na área de segurança da informação e uma maneira muito mais eficaz e direta de se detectar ameaças que a tradicional análise de tráfego na Web”, afirma ele.

Conforme Montoro, as conexões maliciosas tendem a ocasionar comportamentos diferentes no tráfego HTTP. Elas costumam, por exemplo, reutilizar códigos compartilhados e, freqüentemente, empregam tipos de cabeçalho de características incomuns ou claramente fraudulentas, o que serve de importante indício de tráfego malicioso. Em testes preliminares com tráfegos maliciosos conhecidos, a equipe da Trustwave analisou 6.127 canais de fluxo de dados (“streams”) e o sistema de scoring foi capaz de detectar precisamente 89,1% dos sites que estavam liberando algum tipo de tráfego infectante. O sistema teve uma taxa de falso-positivo de cerca de 9% e o objetivo é reduzir este índice para menos de 2%.

Segundo Jarrett Benavidez, diretor da Trustwave para o Brasil e América Latina, após a fase de testes de prova, os resultados da pesquisa deverão desembocar na oferta de um filtro de conteúdo na Web ou então poderão gerar um novo recurso a ser integrado às soluções WAF (Firewall de Aplicações Web) que são desenvolvidas pela empresa.

“Depois de concluído o projeto, deveremos agregar essa nova técnica de detecção ao portfólio da Trustwave, de sorte a resguardar várias frentes de ameaças e ampliar a proteção dos usuários” comenta Luiz Eduardo dos Santos, diretor do SpiderLabs para o Brasil e América Latina.

Com a apresentação desta descoberta, Rodrigo Montoro vem chamando a atenção da comunidade internacional de segurança, tendo sido um dos destaques da última conferência SecTOR, no Canadá, uma das mais prestigiadas do mundo. A apresentação foi também um dos pontos altos da Silver Bullet Conference Brazil, que reuniu, em novembro, os maiores especialistas do Brasil e de diversas partes do mundo.

ENTRO DE PEÇAS DA JAC MOTORS COMPLETA UM ANO COM ÍNDICE DE ATENDIMENTO DE 97,5%

  • Galpão de 15 mil m2 foi idealizado para suprir as demandas de atendimento da marca pelos próximos 10 anos
  • Rapidez no atendimento é um dos pilares na estratégia de atendimento ao cliente
  • Em um ano, a marca já trouxe cerca de 700 toneladas em peças de reposição


Construído numa área de 15 mil m2 – o equivalente a cerca de dois campos de futebol – na cidade de Barueri (SP), o Centro de Peças (CP) da JAC Motors é um dos pilares da estratégia de pós-venda para o atendimento ao cliente da JAC Motors. Há exatamente um ano, dois meses antes da estreia oficial da marca no Brasil, o Centro de Peças já começava a operar e a receber peças da China. 

Nesses 12 meses, o Centro de Peças já apresenta um índice de 97,5% em pronto atendimento (fornecimento imediato do componente à concessionária), patamar acima da média de outras marcas tradicionais do mercado nacional. Ou seja, a cada 40 peças solicitadas, há 39 prontas para ser entregues.

“O objetivo é atender imediatamente as necessidades do cliente. O centro foi desenhado para operar de forma rápida e eficiente”, explica Antonio Leoni, diretor do Centro de Peças da JAC Motors Brasil. “Se o pedido for realizado até as 16h00, num raio de 500 km, a peça pode ser entregue em menos de 24 horas”, conta. Neste raio estão grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. “Em outras cidades, dependendo da urgência e da peça, conseguimos enviar por avião.”

O CP foi idealizado em setembro de 2010, quando a marca ainda se estruturava para estrear no Brasil. O objetivo era de que servisse bem para a JAC Motors por 10 anos. São 13 docas de descargas, com capacidade para dois caminhões cada e os carregamentos levam entre 10 e 30 minutos. 

Movimentação
O CP é abastecido semanalmente. Em um ano, já chegaram da China 119 containeres, uma média de quase 10 por mês. Isso representa mais de 700 toneladas de peças movimentadas no Brasil. Ainda, o CP já expediu mais de 21 mil volumes – cada volume é um pedido feito pela concessionária. A tendência é que aumente exponencialmente em 2012, não só pelo aumento da frota dos atuais modelos J3, J3 Turin e J6, mas também pela chegada dos próximos lançamentos: J5 em março e J2 em agosto. 

Nutricionista dá dicas para garantir carne de qualidade durante as férias

Martha Machado, da Vigilância Sanitária paulista, ressalta a importância do selo SIF no produto. 

Durante as férias de verão, é muito importante o consumidor redobrar os cuidados na hora de comprar carne bovina, pois são muitos os casos recentes de produtos irregulares apreendidos por todo o País. A nutricionista da Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo, Martha Machado, dá alguns conselhos para quem está longe de casa, mas quer ter segurança de que a carne consumida pela família é de qualidade. Afinal, férias significa sair da rotina, mas algumas rotinas, como conferir a qualidade da carne que se consome, nunca saem de férias. 

O primeiro cuidado que deve ser mantido também nas férias é verificar a procedência do produto na hora de comprar. A nutricionista ressalta que, longe de casa, a principal garantia de qualidade e segurança da carne bovina continua a ser a presença do selo de inspeção do SIF. “Basta conferir se há carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), a garantia de que a carne é resultante de bois inspecionados e vacinados”, diz. “Além da origem dos bovinos, este certificado, de responsabilidade do Ministério da Agricultura, indica que a carne foi armazenada e transportada com todos os cuidados sanitários”, reforça Martha Machado, que concedeu entrevista à Super Radio Tupi – o áudio na íntegra pode ser ouvido no blog Carne Saudável. 

Cuidados adicionais devem ser tomados na hora da compra da carne bovina, como verificar se os balcões do estabelecimento estão limpos e se ganchos e facas estão higienizados. A nutricionista acentua ainda que o consumidor tem pleno direito de perguntar ao comerciante se o ponto de venda é regularmente fiscalizado pela Vigilância Sanitária local. 

Boeing e Norwegian anunciam pedido de 100 aviões 737 MAX e 22 unidades do 737 Next-Generation

- Avaliado em US$ 11,4 Bi, pedido é recorde para uma companhia aérea Europeia 
- A Norwegian é o primeiro cliente europeu a adquirir o 737 MAX

OSLO, Noruega, 26 de Janeiro de 2012 – A Boeing [NYSE: BA] e a Norwegian anunciaram um pedido de 100 aeronaves 737 MAX e 22 737-800s Next-Generation. O valor total do pedido é US$ 11,4 bilhões e representa o maior pedido de todos os tempos de uma companhia aérea Europeia.

A Norwegian, baseada em Oslo, é a primeira companhia europeia a finalizar um pedido pelo 737 MAX. O negócio apoia os planos da empresa de crescimento suportados pela sua frota de Next-Generation 737-800s e pela rápida expansão de suas operações.

“A Norwegian se tornou um dos maiores operadores de 737 na Europa e tem sido um parceiro valioso da Boeing desde sua fundação,” afirmou Aldo Basile.

“Desde o início de suas operações em 2002, a Norwegian alcançou um grande sucesso com seu modelo low cost, fornecendo ganhos significantes aos seu passageiros e acionistas.” 

“Este é um dia histórico para a Norwegian – garantimos a renovação de nossa frota por muitos anos e estamos muito satisfeitos com esse acordo com a Boeing,” afirma o CEO da Norwegian Bjorn Kjos. “A Boeing teve um papel crucial na nossa estratégia de desenvolver uma operação eficiente, econômica e mais sustentável com um alto índice de satisfação do cliente. Estamos muito felizes em ser os primeiros compradores do 737 MAX na Europa.”

“O 737 MAX fornecerá uma economia de combustível melhor que qualquer aeronave de corredor simples disponível no mercado,” afirma Basile. “Nós estamos realmente felizes de fornecer esse desempenho superior à Nowegian. Melhor custo operacional e melhor performance ambiental caminham lado a lado quando a queima de combustível é diminuída."

O 737 MAX é a variação, com um novo motor, do mais vendido avião do mundo, o 737 Next-Generation. O modelo é equipado com motores LEAP-1B da CFM International, que reduzem o gasto de combustível e a emissão de CO2 em 10 a 12% em relação ao concorrente mais econômico. O 737 MAX terá o custo operacional mais baixo do segmento de corredor simples com uma vantagem de 7% por assento sobre a concorrência. 

Esse acordo dá prosseguimento à boa fase do 737 MAX. Com o pedido da Norwegian, o 737 tem solicitações de mais de mil aeronaves de 15 clientes diferentes o a família 737 Next-Generation tem mais de 6.300 aviões pedidos. 
A Norwegian atualmente opera uma frota de 62 aviões: 48 7373-800s Next-Generation e 14 737-300s. Com o anúncio de hoje, a Norwegian tem 184 pedidos feitos à Boeing: 100 737 MA, 78 737-800s Next-Generation e seis 787 Dreamliners, financiados pela Boeing e empresas parceiras de leasing.

Com 16 milhões de passageiros carregados em 2011, a Norwegian é a Terceira maior companhia low cost da Europa, Atualmente opera mais de 300 rotas por Europa, Norte da África e Oriente Médio e emprega cerca de 2.500 pessoas. A empresa é registrada na bolsa de ações de Oslo desde 2003.