PATROCINADOR

25 julho 2012

Extravio de bagagem: novas regras para indenização


* Isabella Menta Braga 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está prestes a fazer alterações nas normas que tratam sobre bagagens, visto que a regra atual vigora desde o ano 2000.

Dentre as alterações pretendidas, uma delas é a fixação de valor para indenização do passageiro por extravio de bagagem, que seria no montante de R$ 305,00, a serem pagos pela companhia aérea imediatamente, ainda no aeroporto, a título de “ajuda de custo”.

Também estão previstas outras alterações, tais como a redução do prazo de 30 para sete dias para a devolução da bagagem extraviada e, para o caso de não devolução dentro desse prazo, fica estabelecido que a indenização deve ser paga em até uma semana, podendo atingir o valor máximo de R$ 3.450,00.

Sem dúvida, essas normas estão sendo revistas e adaptadas à realidade atual em benefício do consumidor que, ao adquirir passagem aérea, firma um contrato de transporte com a companhia, que passa a ter o dever de transportá-lo, juntamente com sua bagagem, incólume e sem sofrer danos, até o destino final.

Mas, até que ponto essa alteração nas normas da Agência Nacional de Aviação Civil são benéficas ao consumidor?

Não só a questão de extravio de bagagem, mas também outras normas relacionadas ao transporte aéreo já estavam previstas na Convenção de Varsóvia, datada de 1929, e no Código Brasileiro de Aeronáutica.

Conforme essa legislação, o extravio de bagagem garantiria uma indenização de 17 unidades de Direito Especial de Saque por quilo, correspondente, hoje, a cerca de R$ 52,00. Ou seja, para viagens nacionais, em que o limite de peso é de 23 kg, o valor da indenização seria de R$ 1.196,00, e para viagens internacionais, cujo limite é de 32 kg, o montante seria de R$ 1.664,00. No final, garante-se uma ajuda de custo de aproximados R$ 300 e, posteriormente, uma indenização de até R$ 3.450,00. 

Sem dúvida que são medidas protetivas e que visam apaziguar o sentimento de perda, de indignação e de impotência gerado pelo extravio de bagagem, mas, certamente, são valores bastante inferiores àqueles garantidos por meio de demandas judiciais. Hoje o consumidor que teve a bagagem extraviada pode pleitear na Justiça o valor que entende ser justo pela perda. Esse direito não muda, mas quem garante que o passageiro será informado de sua existência quando a nova norma entrar em vigor? 

Isabella Menta Braga (isabella.braga@bragabalaban.com.br) é especialista em direito cível e é sócia do escritório Braga e Balaban Advogados

LONDRES 2012: BRASILEIROS COMPRAM 50 MIL INGRESSOS PARA ACOMPANHAR OS JOGOS OLÍMPICOS


Vôlei é o esporte mais procurado, seguido por vôlei de praia e basquete. Vendas continuarão em Londres, no escritório da Tamoyo Internacional, revendedora oficial 

Recorde de torcida: A uma semana do início dos Jogos de Londres, 50 mil ingressos foram vendidos no Brasil, pela Tamoyo Internacional, Revendedora Autorizada dos ingressos no país, e superam com folga as últimas edições da maior competição esportiva do mundo. Em Pequim 2008 os brasileiros adquiriram 18 mil entradas, em Atenas 2004 foram 12 mil e Sydney, no ano 2000, foram 12 mil.

A modalidade recordista de vendas foi o vôlei, com mais de 13 mil ingressos, seguido por vôlei de praia, com 7530. Ambas lideram o ranking dos mais procurados desde o começo das vendas em 2011. A volta das seleções feminina e masculina de basquete à competição atraiu os brasileiros, que adquiriram mais de quatro mil tickets. Com muitos candidatos ao pódium, o Atletismo ficou em quarto com 2805, na preferência dos torcedores.

A esperança de ouro do futebol colocou a modalidade em quinto lugar entre as mais vendidas. Destaque também para o handebol com 2375 e judô com 1937.

RANKING DE VENDAS POR MODALIDADE


Modalidade
Quantidade
Vôlei
13876
Vôlei de praia
7530
Basquete
4074
Atletismo
2805
Futebol
2504
Handebol
2375
Judô
1937
Boxe
1744
Ginástica Artística
1357
Natação
1080
Tênis
1018
Outros
9700


Rio de Janeiro é líder de vendas entre os estados

O estado do Rio de Janeiro foi disparado campeão de vendas, com mais de 28mil ingressos negociados, seguido por São Paulo, com 14630. Rio Grande do Sul aparece em terceiro, com 759 entradas vendidas. Minas Gerais (720) e Distrito Federal (715) tiveram uma diferença de apenas cinco tickets. Pernambuco é líder no nordeste, com mais de 600 bilhetes.

“Como o Rio de Janeiro é sede das próximas Olimpíadas, a carga de ingressos à disposição dos torcedores verde-amarelos cresceu em relação aos outros anos. A carga de ingressos é proporcional ao número de atletas classificados pelo país e, esse ano, foi levado em conta o fato de sermos a casa dos Jogos Olímpicos de 2016”, explica Antônio Carlos Valente, sócio da agência.

A procura por pacotes completos, com hotéis e ingressos, também foi recorde. Mais de dois mil pacotes foram negociados pela Tamoyo Internacional. Com a experiência de quatro edições de Jogos Olímpicos à frente da venda de ingressos para o Brasil e a excelência de jamais ter tido qualquer problema junto aos consumidores, a Tamoyo teve, em 2012, uma operação recorde. Toda a operação de compra e venda de ingressos foi online, desde a escolha até o pagamento, com um sistema inédito.

RANKING DE VENDAS POR ESTADO

ESTADO
INGRESSOS
%
RJ
28083
56%
SP
14630
29%
RS
759
1,50%
MG
720
1,40%
DF
715
1,40%
PE
672
1,30%
PR
434
0,90%
SC
353
0,70%
Outros
3634
7,36%
Total
50000
100%



Vendas de ingressos continuam em Londres

A venda dos Ingressos para os Jogos Olímpicos continuará em Londres. Os torcedores poderão adquirir entradas no escritório da Tamoyo, na capital inglesa, a partir de 24 de julho. O site www.tamoyo.com.br/torcidabrasil estará disponível para consulta de modalidades disponíveis. O sistema de vendas online foi encerrado para que os ingressos sejam separados e enviados para retirada em Londres.

Sobre a Torcida Brasil: A Torcida Brasil levará uma identidade visual única a Londres, com a marca presente em aeroportos, hotéis, transporte e, claro, nas arquibancadas. A logomarca foi criada pela P&G, do cenógrafo Abel Gomes, e levou em consideração as formas geométricas da logomarca oficial dos Jogos. Agaxtur, Ambiental, TAM Viagens e Top Service são os responsáveis por comercializar pacotes individuais e de hospitalidade corporativa para a Torcida Brasil. 

24 julho 2012

SPED - Uma Profunda Mudança na Gestão das Empresas


Milhares de empresas contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL e optantes pela forma de tributação com base no Lucro Presumido se preparam para um novo formato de Escrituração Fiscal Digital (EFD) do Pis, da Cofins e da Contribuição Previdenciária a partir de 1° Janeiro de 2013. 
Este novo formato de escrituração (EFD - Contribuições) significa uma profunda transformação nos sistemas contábeis e fiscais até então utilizados pelas empresas. Neste momento é de crucial importância avaliar se sua empresa está preparada para os impactos dessa implantação, pois é necessário que haja uma revisão profunda nos processos e nos sistemas de gestão aplicados na organização, para atender as obrigações e evitar riscos.

O controle de estoque, o código do produto e informações sobre o estabelecimento fornecedor, por exemplo, serão dados de verificação constante das fiscalizações da Receita Federal e Receitas Estaduais. 

Portanto, uma auditoria magnética preventiva nessa Escrituração Fiscal Digital é peça chave para a identificação de erros e distorções que possam acarretar fiscalizações e pesadas autuações fiscais.

Os Fiscos estão cada vez mais bem aparelhados para essa batalha e resta saber se a sua empresa está preparada para o envio dessas informações sem incorrer em riscos?

Pois a Fradema Consultores Tributários Ltda, empresa com mais de 20 anos nesse competitivo mercado, tem a solução para essas questões e acaba de desenvolver um sistema de auditoria magnética preventiva para correção de erros e inconsistências antes mesmo do envio desses arquivos para o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital.

Sobre a Fradema Consultores Tributários
Com atuação desde 1988, a Fradema Consultores Tributários possui forte atuação no contexto judicial e administrativo nas esferas federal, estadual e municipal, com sedes em todo o território nacional como nos estados do Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Amazonas.

A empresa elabora com eficiência e competência, defesas e pareceres, revisando todos os procedimentos a serem feitos baseados na legislação, a fim de tomar medidas apropriadas para cada caso. Tudo fundamentado em um planejamento cuidadoso e de uma supervisão fiscal permanente por parte da empresa. Por conta disso, hoje, a Fradema Consultores Tributários é uma das maiores e mais tradicionais empresas de consultoria tributária do País.  Os escritórios contam com um sistema informatizado desenvolvido pela própria Fradema nas áreas trabalhistas, contábil, fiscal, financeira, societária, gerencial e soluções via internet através de parcerias com empresas especializadas e para o total sucesso, conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados e capacitados nas áreas onde atuam, utilizando-se ainda de colaboradores e consultores externos quando necessário.  

23 julho 2012

O caos na telefonia celular

Por Marcos Morita

O caso das operadoras TIM, Claro e Oi, proibidas de comercializar seus chips em diversos estados a partir do dia 23 de julho, demonstra o total desrespeito ao principal pilar em toda e qualquer relação entre empresa e consumidor, baseado na satisfação deste. A ganância em aumentar as vendas, conseguindo um ponto adicional de market share a qualquer custo, levou a uma agressiva guerra de preços, cuja consequência foi o quase colapso do sistema, sentido principalmente nas grandes capitais, onde completar uma simples ligação nos remeteu aos primórdios da tecnologia celular.

As estratégias, baseadas no uso intensivo de suas redes, cobrando nada ou muito pouco para usuários da mesma operadora, criou uma verdadeira bomba-relógio. O que a princípio era uma ação de vendas isolada da TIM com seu plano Infinity, acabou se tornando o principal fator competitivo entre as empresas.  Promoções do tipo fale 1 minuto e ganhe 10, 20, 100, 1.000 ou 10.000 minutos, acabaram derrubando os níveis de serviço percebido de seus usuários, os quais, diga-se de passagem, nunca foram lá muito altos.

Talvez um dos maiores erros tenha sido comprometer grande parte de sua oferta limitada de serviços, as frequências, justamente com o segmento de clientes menos rentável e fiel, composto pelos usuários da modalidade pré-paga, responsáveis por 80% do mercado. Ávidos por promoções, não titubeiam em trocar de operadora ou possuir diversos chips em um ou mais aparelhos, convencendo amigos e familiares a aderir. Tal comportamento talvez explique a razão pela qual há hoje mais linhas ativas que habitantes, na relação de 1,34.

Quem utiliza transporte público já deve ter notado a mudança no perfil de seus usuários, emendando longas conversas no trajeto do trabalho para casa e vice-versa. Comprovando a percepção, o tempo médio mensal gasto ao celular aumentou em 33,7%, traduzindo-se em algo como 115 minutos mensais por assinante. Adicione o crescimento de 40% no número de linhas e o aumento dos smartphones, os quais consomem um tráfego maior de dados. Pronto. Temos os ingredientes necessários para o caos. Celulares sem sinal, má qualidade de áudio, queda de ligações, chamadas não completadas, redes de dados extremamente lentas.
Em outros tipos de serviços a saída estaria em estratégias para controlar a demanda, seja através da fixação de preços por período, tais como os serviços de telefonia fixa com tarifas diferenciadas por horário e distância ou na limitação da oferta de serviço, como já ocorre com os pacotes de dados das próprias operadoras.
No atual modelo de negócios, restam poucas opções as empresas. No curto prazo será pouco provável melhorarem sensivelmente o serviço oferecido, não só pelos altos investimentos em infraestrutura necessários, assim como pela legislação atual de algumas cidades que dificultam a instalação de antenas, necessárias para a melhoria na cobertura. Apesar da proibição, que acredito ser temporária, os arranhões e desgastes em suas imagens poderão ser duradouros, correndo o risco de perderem sua base de clientes mais rentável, composta pelos assinantes corporativos e pós-pagos, os quais necessitam de serviços de alta qualidade, confiabilidade e disponibilidade.
Para preservarem este filão que gerará cada vez mais tráfego em seus smartphones, necessitarão de maior capacidade em sua rede. Como não há maneira de disponibilizá-la ou segmentá-la por tipo de usuário, talvez precisem reduzir ou impor limites aos atuais planos pré-pagos, os quais compõem a grande base de assinantes. Implantá-la significaria uma perda imediata de diversos pontos de participação de mercado, além de serem decisões impopulares e indigestas, necessitando de uma mudança cultural nos hábitos destes usuários.
Independentemente das ações adotadas pelas empresas, seja para preservar sua base de clientes ou manter seu filão mais rentável, o fato é que a decisão da Anatel serviu para pontuar algo que já vinha sendo anunciado, ou seja, da falta de capacidade das operadoras em cumprirem suas metas de qualidade. Espero que este marco sirva para que outras agências tomem decisões semelhantes, protegendo os consumidores de serviços ruins. Quem sabe não seria hora de alguns DETRANS proibirem a venda de carros em algumas cidades, nas quais circular já está tão ou mais difícil quanto falar ao celular ?

Bancários vão reivindicar índice de 10,25% para Fenaban

Categoria exige também melhores condições de trabalho, como o fim do assédio moral e mais segurança nas agências


Após meses de debates regionais, a categoria bancária definiu neste domingo (22), os itens da Campanha Nacional que serão entregues à Federação dos Bancos (Fenaban) no dia 1º de agosto. Entre os itens principais estão o índice de 10,25% (reposição da inflação mais aumento real de 5%), o piso salarial no valor de R$ 2.416,38  e a PLR (três salários base mais verbas fixas além de R$4.961,25 de parcela fixa adicional).
A categoria também pede a valorização dos vales refeição e alimentação no valor de um salário mínimo (R$622). Os bancários querem ainda o fim das metas abusivas e o combate ao assédio moral, além de mais segurança e empregos. Outras reivindicações são a redução dos spreads bancários, o fim do fator previdenciário e a inclusão bancária.
Os bancários são uma das poucas categorias no país que possuem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com validade nacional. A definição da pauta final de negociação começou no mês de julho, com as conferências estaduais. Neste fim de semana, durante a 14ª Conferência Nacional, em Curitiba, cerca de 700 delegados que representam trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o país definiram os itens para a Campanha Nacional Unificada 2012. A data base dos bancários é 1º de setembro. 
 “Vamos apresentar essa proposta à federação dos bancos e temos total disposição de resolver na mesa de negociação. Sabemos que as instituições financeiras estão em plenas condições de valorizar mais seus funcionários”, disse Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “O lucro liquido do setor, somente dos seis maiores bancos em 2011 superou os R$ 52 bilhões. E só no primeiro trimestre deste ano cinco bancos acumularam R$ 12 bilhões. É um setor que não tem crise no Brasil”, concluiu. 
Dados da Categoria – São quase 500 mil bancários no país, sendo 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. Nos ultimos oito anos, a categoria conseguiu aumento real - acumulado entre 2004 e 2011 - de 13,93%. Sendo 2009 (1,49%); 2010 (3,08%) e 2011 (1,50%). 
Confira os principais itens da pauta de reivindicação 2012:
• Reajuste Salarial de 10,5%, sendo – 5% de aumento real, além da inflação projetada de 5%
• PLR – três salários mais R$ 4.961,25
• Piso – Salário mínimo do Dieese (R$ 2.416,38)
• Vales Alimentação e Refeição – Salário Mínimo Nacional (R$ 622)
• Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) – Para todos os bancários
• Auxílio-educação – pagamento para graduação e pós
 Emprego – Ampliação das contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, além da aprovação da convenção 158 da OIT (que inibe dispensa imotivada)
• Cumprimento da jornada de 6 horas
• Fim das metas abusivas e assédio moral – A categoria é submetida a uma pressão abusiva por cumprimento de metas, que tem provocado alto índice de adoecimento dos bancários.   
• Mais segurança nas agências bancárias, como a instalação das portas de segurança
• Previdência complementar para todos os trabalhadores
• Contratação da remuneração total
• Igualdade de oportunidades

21 julho 2012

Serão apresentadas palestras no Boat Xperience para novos e experientes navegadores

Reduto de sofisticação, a requintada feira com estilo praiano apresentará aos visitantes, dentre as diversas embarcações esportivas, iates luxuosos, novidades e curiosidades do mundo náutico, também workshops para novos e experientes navegadores.


Serão abordados cinco temas diferentes ao longo dos quatro dias de feira, iniciando sobre a nova regulamentação e manutenção preventiva de Jet ski ou moto aquática, apresentado por Luiz Marcelo Teixeira Pardal (presidente da Associação Brasileira de Jet Sports), David Haddad Junior (membro do Conselho Desportivo da Associação Brasileira de Jet Sports) e oficiais convidados da Capitania dos Portos e Marinha.

O outro assunto será referente à qualidade e tipos de tecidos Sunbrella, utilizados na área externa da embarcação, sendo aplicado por Gilberto Barth e Gonzalo Fulquet, ambos representantes da Regatta Tecidos. O terceiro abordará o treinamento de operação dos eletrônicos da série EW Hybridtouch, nova linha e-Series Wirelees e comando via tablete, cuja apresentação será realizada pelo Marcelo Viana que representará a empresa Marine Express. 

A palestra sobre combustíveis Teccom será comandada pelo profissional Sr. Emerson de Oliveira, e por último, o tema "Infusão sem Mistérios", será apresentado pelo Engenheiro Jorge Nasseh, da Barracuda Composites.

O Boat Xperience acontecerá de 26 à 29 de julho, na Marina Astúrias no Guarujá e reunirá os maiores e mais luxuosos barcos jamais vistos em São Paulo para visitação e test-drive ao mesmo tempo.

Para saber mais sobre o Boat Xperience, acesse: www.boatxperience.com.br

Programação - Workshops

Nova regulamentação e manutenção preventiva de Jet Ski ou Moto Aquática.
Data: 26, 27 e 28 de julho. 
Horário: 15h.

Sunbrella - Tecido para área Externa
Data: 27 de julho.
Horário: 13h.

Treinamento de operação dos eletrônicos da série EW Hybridtouch e apresentação da nova linha e-Series Wirelees e comando via tablete.
Data: 27 de julho.
Horário: 17h.

Combustível
Data: 28 de julho
Horário: 11h e 17h.

Infusão sem Mistérios
Data: 28de julho 
Horário: 13h




Boat Xperience - Salão Náutico do Guarujá 


Data: De 26 à 29 de julho/2012 

Horário: Das 12h às 20h.  

Local: Marina Astúrias - Rua Francesca Sapocheti Castrucci, 805 - Astúrias - Guarujá/SP 

Valor: Visitantes e crianças a partir de 09 anos - R$ 20,00.  

Vendas:

Tel.: (11) 3846.2364 

19 julho 2012

Balada sobre seis rodas

Ônibus articulado para receber festas de até 80 pessoas chega a Brasília. Novidade deve atrair público que gosta do que é diferente



Imagine reunir até 80 amigos numa balada privativa, com uma moderna estrutura de diversão, com direito a camarote, lounge interativo, DJ, bar, muitas luzes, segurança, pole dance e ainda transitar pela cidade, chamando a atenção das pessoas pelo ineditismo.
Viver esta experiência única já é possível em Brasília. Isso porque a inovação acaba de chegar à cidade e tem nome e sobrenome: Bauate Entretenimentos –  um conceito inovador de balada que extrapola todos os padrões existentes em Brasília: um ônibus articulado convertido em balada móvel, que vai representar uma opção perfeita para quem deseja comemorar, de forma original, lúdica e exclusiva, formaturas, aniversários, bodas de casamento, despedidas de solteiro, festas de quinze anos, recepções corporativas ou qualquer outra modalidade de celebração que a imaginação permitir.
Responsável pela empresa, Gustavo Oliveira se inspirou na noite de Brasília para empreender na Bauate “Nossa cidade vem crescendo muito e, proporcionalmente, surgem poucas opções de entretenimento para quem gosta de balada. Nossa proposta é oferecer para as pessoas uma opção diferente de diversão. Tudo com muito bom gosto e sofisticação, é claro. Esse é o primeiro carro, mas a expectativa é de que venham outras novidades por aí”, explica, lembrando que a Copa do Mundo e a Copa das Confederações estão relativamente próximas e que a capital federal precisa dispor, até lá, de mais alternativas de entretenimento.
Segundo Gustavo, as festas motorizadas já são muito conhecidas pelos americanos, que há muitos anos, usam limusines como baladas móveis. "É um conceito muito difundido nos Estados Unidos e temos mercado para isso em Brasília, haja vista a ‘fome’ do brasiliense por novidade", complementa. Em algumas capitais brasileiras, inclusive, esta novidade de balada sobre rodas é um sucesso.
As possibilidades de utilização do espaço são infinitas: “Misturamos City Tour, balada, lazer e entretenimento”, resume o empresário. Será possível fazer festas temáticas, buscar comitivas de clientes no Aeroporto, levar festas para espaços inusitados e até servir de "esquenta" para outras baladas.
Percorrido com velocidade média de 25km/h, o roteiro pode ser definido pelo cliente, com algumas observações, por conta da dimensão do veículo. “Vamos poder passar por pontos turísticos ou até mesmo parar em bares, shows e casas noturnas”, explica o diretor da Bauate.
Com projeto da Arakaki Guimarães Arquitetos, o empreendimento - predominantemente azul, podendo ser envelopado externamente como o cliente quiser - conta com toda a estrutura para proporcionar conforto, comodidade e segurança ao público. Possui 40 m2, saídas de emergência, quatro extintores de incêndio, quatro aparelhos de ar condicionado, dois banheiros, lounge, uma plataforma para DJ, camarote e um bar. “Buscamos trabalhar com elementos decorativos leves e de bom gosto”, detalha Gustavo.
O espaço pode ser alugado por hora e haverá também baladas fixas com roteiros e paradas pré-programadas.