A
Feira Negócios nos Trilhos realizada de 6 a 8 de novembro, em São Paulo, contou
com a participação de 180 expositores de 17 países, cinco pavilhões
internacionais e empresas responsáveis pela execução de projetos em andamento e
os que estão por vir no Brasil e exterior. A Feira recebeu 7.844 visitantes,
12% a mais do que na edição do ano passado.
A
Feira abrangeu 15 mil metros quadrados de área do Pavilhão Vermelho do Expo
Center Norte e atraiu interessados em conhecer as modernas tecnologias em
equipamentos e serviços disponíveis no mercado mundial metroferroviário e
reuniu os empresários do setor para fazer contatos comerciais. "Estamos
muito satisfeitos com o resultado que obtivemos no primeiro ano à frente da
organização da Feira Negócios nos Trilhos. Conquistamos um acréscimo de 12%
sobre o número de visitantes do ano passado e um aumento de 8% na área
comercializada”, informou Michael Fine, Gerente de Eventos da UBM Brasil,
empresa responsável pela organização do encontro.
Aberta
pelo Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na presença das principais
lideranças e executivos do setor, a NT 2012 contou com vários eventos
paralelos, como as premiações UBM de Tecnologia Metroferroviária e AmstedMaxion
de Tecnologia Ferroviária, o I Congresso Metroferroviário Brasileiro, os
workshops, apresentação dos trabalhos vencedores de dois prêmios, coletivas de
imprensa e muitas atrações. O Congresso reuniu centenas de participantes para
ouvir a Alta Administração das principais operadoras de carga e passageiros,
empresas do governo, lideranças empresariais, que falaram sobre suas
perspectivas de investimentos para o próximo ano, além de conferencistas
nacionais e internacionais.
O
crescimento da feira e do interesse do público reflete o momento favorável que
o setor está vivendo no Brasil. A mostra contou com a cobertura de jornais
impressos, TV, rádio e um grande número de revistas especializadas. Ao todo
quase 70 veículos de comunicação e 98 jornalistas deram cobertura ao encintro
durante os três dias de evento.
A
comercialização da edição 2013, programada para o período de 5 a 7 de novembro
de 2013, está indo num ritmo acelerado com feedback muito positivo dos
expositores deste ano. "Nossa equipe está trabalhando para montar novos
projetos de alto valor agregado e assim tornar o próximo encontro ainda mais
atraente aos expositores, parceiros da UBM Brazil e visitantes”, reforça Fine.
DESTAQUES
Durante a NT 2012 foi anunciada
oficialmente a criação da TAV hispano/brasileiro, que construirá trens de alta
velocidade no Brasil. O consórcio - formado por Talgo, Invensys Rail Dimetronic
e a brasileira 3PBrasil - pretende participar do edital, que deve ser anunciado
no dia 26/11/2012 pelo Governo Federal para a construção do TAV que ligará São
Paulo ao Rio de Janeiro. A Talgo traz experiência em construção de trens de
alta velocidade. A Invensys Rail Dimetronic fornece soluções de controle e
comunicação ferroviária. A 3PBrasil será responsável pelos sistemas e serviços
de Tecnologia de Informação. O gerente regional para a América Latina da Talgo,
João Constantino Meireles, disse que as empresas têm oito meses para apresentar
o projeto e o leilão deverá ocorrer no fim de 2013.
Cavan
Rocbra participa da Feira há três edições. "Nos anos anteriores
participamos com estande de 25 metros quadrados. Na NT 2012 aumentamos a
metragem da área para 55 metros quadrados e mudamos o projeto do estande a fim
de recepcionar melhor nossos visitantes e também para conferir uma exposição
mais adequada dos nossos produtos: dormentes de concreto”, disse Danila
Fernanda Braz Marcon, Coordenadora de Projetos, destacando que em 2012 observou
aumento considerável no número de visitantes do estande da empresa.
Fabricante
de motores de tração para locomotivas, a Manser, de Contagem (MG), há anos
participa da Feira. "Somos líderes no segmento no que diz respeito à
fabricação e manutenção de motores de tração, incluindo geradores para
locomotivas e outros produtos representados pela Manser específicos para o
setor, como sensores de velocidade e temperatura e secadores de ar para
locomotivas, entre outros”, informou Carl Janer, Diretor da empresa.
Vicente
Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária(Abifer),
diz que a Feira Negócios nos Trilhos consolida o momento especial do setor ferroviário
com elevados investimentos, tanto na área de carga como de passageiros e,
também, é um meio do Brasil mostrar para o mundo suas indústrias e a operação
das suas ferrovias, pois temos aqui muitos expositores e visitantes
estrangeiros.
Para
José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de
Metrô (AEAMESP), a Feira Negócios nos Trilhos é a mais importante do setor,
principalmente agora com a participação das entidades que se reuniram para
criar o 1º Congresso Metroferroviário Brasileiro numa sinergia muito
importante. O setor vive momento especial com boa visibilidade devido à demanda
de projetos, implantações, modernizações, tanto no sistema urbano quanto no
ferroviário de carga.
Com
duas fábricas em construção, em Palmares (RJ) e em Manaus (AM), o Grupo MPE,
representante da Scomi, da Malásia, teve um dos estandes mais movimentados. O
engenheiro Leonardo Crispim atribui a expressiva presença ao interesse que o
monotrilho produzido pela empresa despertou. A MPE venceu a concorrência para a
Linha 17 (Vila Prudente-Cidade Tiradentes) de São Paulo e o monotrilho de
Manaus. Em Belo Horizonte, a empresa vai fornecer trem de linha regional, usada
atualmente para transporte de cargas.
A
2MME, representante de oito fornecedores de equipamentos e componentes
ferroviários da Europa (Koltech, Tabor Zynowy Opole e Koltram, da Polônia, a
Zweiweg/Zagro e Lukas, da Alemanha, a Ameca Engeneering, da Itália, a Delta
Rail, da Inglaterra e a Nenki, da Suiça) vai estar na edição da Feira em 2013,
disse seu diretor Markus Mader, satisfeito com os contatos feitos durante o
evento. "Nós recebemos nossos clientes, que são quase todos os operadores
do transporte ferroviário do Brasil”.
A
EIF fechou parcerias com a suíça Speno, para a fabricação de esmerilhadeiras de
trilhos no Brasil; com as brasileiras CFlex, provedora de soluções para
melhoria do tráfego ferroviário e a Sysfer, que atua na área de engenharia de
sistemas. Agora a EIF pode oferecer soluções completas de logística, que
proporcionarão ganhos substanciais às operações dos clientes. O último elo que
faltava era o financeiro, que foi suprido com a estruturação de um fundo de
investimento em fase final de conclusão.
O
presidente da Valec, Josias Cavalcanti Jr., traçou um panorama das obras
ferroviárias em construção no Brasil com investimentos do PAC. Além de ser
responsável pela construção e operação de importantes trechos ferroviários, a
Valec terá como atribuição adquirir toda a capacidade de transporte das malhas
e comercializá-la entre operadores fixos e eventuais, assim como a usuários, de
acordo com o novo marco regulatório do sistema ferroviário.
Mário
Dirani, diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT), afirmou na mesa redonda
"Planejamento Ferroviário: os novos projetos e investimentos para o
desenvolvimento das ferrovias no Brasil”, que já iniciou as obras do Programa
de Segurança Ferroviária (Prosefer) de intervenções urbanas com recursos do
PAC, da ordem de R$ 7 bilhões referente à manutenção reforma e ampliação da
malha existente.
O
consórcio FrotaPoA, composto por CAF e a Alstom venceu a licitação para o
fornecimento de 15 novos TUEs, com quatro carros cada, para a Trensurb. O consórcio
apresentou o valor global de R$ 243.756.000,00. As empresas apresentaram a
documentação exigida na licitação.
O
diretor da Vossloh Latin America, Olivier Dereudre, anunciou durante a NT 2012
que a empresa, de origem alemã, está fechando parceria com uma companhia
brasileira para produzir localmente o AMV (Aparelho de Movimento de Via).
"A filosofia de nossa empresa é ter parceiros locais para estar presente
no País”, explicou. Dereudre disse que a empresa está em primeiro lugar no
processo de licitação para fornecer o VLT para a EMTU em Santos.
O
conselheiro em Construção, Infraestrutura, Transportes, Logística e Aeronáutica
da Ubifrance Brasil, Jean-François Ambrósio, afirmou que a presença de empresas
francesas no Brasil está crescendo a cada ano. "Elas entenderam que, para
trabalhar no Brasil, têm de ser brasileiras. Não falamos mais de exportadores,
mas empresas que estão atentas a oportunidades no País e que devem estar
presentes e investir aqui”, enfatizou. O estande da Ubifrance contou com 12 empresas
e, segundo Ambrósio, as que ainda não têm filiais aqui abrirão em breve.
A
Thales anunciou, durante o evento, que foi escolhida pelo Consórcio Monotrilho
Manaus, contratado pelo governo de Amazonas, para fornecer o sistema sem
condutor SelTrac CBTC (Communication-based Train Control) para nove estações e
20 quilômetros do monotrilho de Manaus (AM). "Estamos orgulhosos e muito
felizes pela escolha. Creio que a opção pela Thales se deu devido a grande
experiência no desenvolvimento de soluções em driverless, bem como pela
confiabilidade em relação ao nosso cumprimento de prazos", relata Thomaz
Aquino, diretor de Sistemas de Transporte da empresa.