Com o Mitsubishi Pajero
MPR, vencedor da prova em 2007, Marcos Baumgart e Kleber Cincea partem para sua
estreia no Dakar
O maior rali do planeta está prestes a começar.
O Dakar 2013, que tem seu início no dia 5 de janeiro, parte da cidade de Lima,
capital do Peru, para uma aventura de 14 dias de competição que passa pela
Argentina e termina no Chile, na cidade de Santiago (no dia 19), percorrendo
8.574 quilômetros (4.155 cronometrados). Entre os 156 carros inscritos na
prova, uma dupla brasileira fará sua estreia neste que é o maior desafio sobre
rodas em todo o mundo.
Com larga experiência no off road nacional, o piloto Marcos Baumgart e o
navegador Kleber Cincea, ambos de 35 anos, disputarão a prova a bordo do
Mitsubishi Pajero MPR, que foi campeão da disputa em 2007.
A dupla é veterana de Rally dos Sertões: Marcos foi campeão da categoria
Protótipos T1 em 2006, enquanto Kleber é duas vezes vice-campeão da mesma
categoria. Juntos, venceram o evento de abertura da edição 2012, o Super Prime,
e terminaram em terceiro lugar na T1 e em sexto na geral entre os carros.
Entretanto, ambos admitem que o Dakar é uma prova completamente diferente.
"É distinto de tudo que já corremos, mas estamos bem preparados e a ideia
é tirar o máximo de proveito dos lugares onde o piso for mais parecido com o
que já corremos, como o Sertões, por exemplo", disse.
O navegador destacou todo o rito de preparação para a prova. "Será o nosso
primeiro Dakar, e uma estreia é sempre rodeada de expectativas. A estratégia e
a navegação são muito diferentes do que estamos acostumados no Brasil, e por
isso trabalhamos muito neste segundo semestre para este novo mundo que vamos
encarar", destacou.
Um carro novo, uma navegação diferente e uma prova da qual nunca participaram
exigiram bastante trabalho da dupla. "Testamos o carro na França em
novembro e também andamos nas dunas do Marrocos em trechos que receberam etapas
do Campeonato Mundial de Rally Cross Country naquele país. Então, tivemos que
nos reciclar: saber ‘atacar’ as dunas, lidar com a aparelhagem de navegação,
saber o limite do carro... Passamos até por um ‘intensivão’ muito proveitoso
sobre como trabalhar todo o potencial do carro, fazer manutenção rápida, enfim,
foi uma grande preparação", detalhou Kleber, que é engenheiro mecânico.
Marcos destacou as qualidades do carro. "É muito bom e, principalmente,
confiável. Além disso, ele ainda é muito atual. Era isso o que procurávamos
para a estreia. O motor de seis cilindros tem um bom torque e é um carro já no
seu pico de desenvolvimento. É fácil de guiar e um pouco diferente do que
estávamos acostumados, mas a adaptação foi bem tranquila", apontou o piloto.
Expectativas - "O primeiro objetivo, que sobressai a qualquer
outro, é terminar a prova. Geralmente, só 30% dos que largam chegam até o final
do Dakar, então esta é uma prova extremamente difícil para competidores e
máquinas. Superando isso, vamos buscar ser a melhor dupla estreante entre os
carros", afirmou Kleber Cincea.
Já o piloto quer evitar os tradicionais problemas em uma prova tão longa como o
Dakar. "O principal é evitar os perrengues. E se acontecerem, é necessário
resolver o mais rápido possível os problemas, pois quem perde tempo perde
também a competitividade na corrida. Competir no Dakar é um sonho que tenho
desde os oito anos de idade, e não quero desperdiçar esta chance por nada. A
ideia principal é terminar a prova, mas quero muito chegar entre os dez
melhores", diz.
A equipe Brasil de Rally conta com uma boa retaguarda para se concentrar apenas
na prova. "O time tem uma estrutura fantástica, com profissionais vindos
da França, veículos de resgate rápido e gente muito competente. Temos
ferramentas para ir muito bem. O resto fica por nossa conta, em ter bom físico
e concentração para fazer um excelente Dakar", disse o navegador.
Confira o roteiro do Dakar 2013:
1ª Etapa
05 de janeiro, sábado
Lima - Pisco (Peru)
Deslocamento: 250km
Especial: 13km
2ª Etapa
06 de janeiro, domingo
Etapa 2: Pisco - Pisco (Peru)
Deslocamento: 85km
Especial: 242km
3ª Etapa
07 de janeiro, segunda-feira
Etapa 3: Pisco - Nazca (Peru)
Deslocamento: 100km
Especial: 243km
4ª Etapa
08 de janeiro, terça-feira
Etapa 4: Nazca - Arequipa (Peru)
Deslocamento: 429km
Especial: 289km
5ª Etapa
09 de janeiro, quarta-feira
Etapa 5: Arequipa - Arica (Peru - Chile)
Deslocamento: 275km
Especial: 136km
6ª Etapa
10 de janeiro, quinta-feira
Etapa 6: Arica - Calama (Chile)
Deslocamento: 313km
Especial: 454km
7ª Etapa
11 de janeiro, sexta-feira
Etapa 7: Calama - Salta (Chile - Argentina)
Deslocamento: 586km
Especial: 220km
8ª Etapa
12 de janeiro, sábado
Etapa 8: Salta - San Miguel de Tucumán (Argentina)
Deslocamento: 247km
Especial: 491km
Descanso
13 de janeiro, domingo - Sem competição neste dia
9ª Etapa
14 de janeiro, segunda-feira
Etapa 9: San Miguel de Tucumán - Córdoba (Argentina)
Deslocamento: 259km
Especial: 593km
10ª Etapa
15 de janeiro, terça-feira
Etapa 10: Córdoba - La Rioja (Argentina)
Deslocamento: 279km
Especial: 357km
11ª Etapa
16 de janeiro, quarta-feira
Etapa 11: La Rioja - Fiambalá (Argentina)
Deslocamento: 262km
Especial: 221km
12ª Etapa
17 de janeiro, quinta-feira
Etapa 12: Fiambalá - Copiapó (Argentina - Chile)
Deslocamento: 396km
Especial: 319km
13ª Etapa
18 de janeiro, sexta-feira
Etapa 13: Copiapó - La Serena (Chile)
Deslocamento: 294km
Especial: 441km
14ª e Última Etapa
19 de janeiro, sábado
Etapa 14: La Serena - Santiago (Chile)
Deslocamento: 502km
Especial: 128km
Premiação
20 de janeiro, domingo
Em frente ao Palácio de La Moneda, em Santiago.
PERFIL DA EQUIPE BRASIL DE RALLY
PILOTO: Marcos Baumgart
03/06/1977, em São Paulo (SP)
1,77m / 80 kg
Marcos disputa o Sertões desde 1999. Em 2006, foi campeão da Protótipos T1 e
terceiro na geral. Neste ano, ao lado de Kleber Cincea, foi sexto na geral e
terceiro na T1.
"Disputar o Dakar é a realização de um sonho que alimento desde os oito
anos de idade. Tenho me preparado para isso desde 1999, quando comecei a
participar de ralis. Desde então disputei o Rally dos Sertões nos últimos 13
anos, vários campeonatos menores e, mais recentemente, na Mitsubishi Cup. Como
é o meu primeiro Dakar, terminar já será uma vitória. Entretanto, minha maior
ambição este ano é finalizar entre os dez primeiros"
NAVEGADOR: Kleber Cincea
03/02/1977, em São Paulo (SP)
1,81m / 80 kg
Kleber foi três vezes vice-campeão na categoria Protótipos no Rally dos Sertões
e é o atual vice-campeão brasileiro de Rally Cross Country. Foi sexto colocado
no geral entre os carros no Sertões deste ano e terceiro na Protótipos T1.
"Essa prova é de fato um desafio que representa para mim a realização
de um objetivo e um sonho que vai também completar a minha carreira como
navegador. Eu estava aguardando esta oportunidade, e agora me sinto preparado.
É a nossa vez. Disputei vários ralis no Brasil desde 1994. Durante o ano, fomos
para o Marrocos, para a França e para o Nordesde do Brasil para treinar e
testar"
CARRO: Mitsubishi Pajero MPR13
Motor: 4 litros, 6 cilindros em V, movido a gasolina
Potência: 265 cavalos
Câmbio: Sequencial de 6 marchas
Peso: 1.825 kg
Tanque: 500 litros
Engenheiro responsável: Thierry Viardot (FRA)