PATROCINADOR

16 fevereiro 2013

Pesquisa inédita aponta como os usuários brasileiros do Facebook se comportam em relação às marcas


- Realizado pela Gauge, consultoria de inteligência digital, estudo mostra que as mulheres dominam as interações com as empresas e publicam 40% a mais do que os homens 

- 74% dos usuários curtem apenas páginas de produtos que consomem no dia a dia 

- O público acima de 26 anos é o mais fiel e está em busca informação: 36% deles buscam páginas que tenham ligação com sua profissão ou estudo

- 36% dos jovens entre 18 e 25 anos não têm critério para curtir uma página, “vai do momento”

O que querem os usuários do Facebook? Por que algumas marcas conseguem melhores índices de engajamento do que outras? Estas, certamente, são perguntas que assombram a mente das empresas dos mais diferentes segmentos – e aguçam a curiosidade de todos. Para compreender de forma mais ampla e com critérios técnicos o comportamento do usuário e sua relação com as marcas no ambiente do Facebook, a Gauge, consultoria de inteligência digital, acaba de concluir uma pesquisa inédita no País, realizada a partir de métodos quantitativos e qualitativos, que levou aproximadamente um ano para ser realizado e abordou diferentes segmentos de consumo: cervejas, destilados, bebidas não alcoólicas, bancos e carros.

O Facebook se consolidou no País e tornou-se uma das mídias que mais trazem resultados para as marcas. No Brasil, 82 milhões de usuários estão conectados à internet, sendo que 51 milhões acessam o Facebook. As empresas, no entanto, ainda têm um longo caminho a percorrer para que a comunicação nas redes sociais se torne, de fato, eficiente”, explica Dante Calligaris, Diretor-Executivo da Gauge.

Com o objetivo de entender como as pessoas utilizam o Facebook e como elas se relacionam com as marcas, a pesquisa inédita da Gauge contou com a participação de usuários com idades e perfis diversos, além de observação de marcas de diferentes segmentos e com um grande número de fãs. Outro ponto importante da metodologia foi a utilização de softwares de mapeamentos, a partir de estudos estatísticos, que possibilitou à pesquisa fornecer um panorama fiel do comportamento do brasileiro no Facebook.

O resultado obtido a partir das metodologias e da realização do estudo formou cinco Reports – ferramentas que fornecem informações para as marcas que desejam trabalhar seus canais de forma eficiente e funcional para seus usuários. Isto é, eles fornecem os dados necessários para que uma marca atinja diretamente o seu público no Facebook. Seguem abaixo mais detalhes sobre cada um deles:

Report1 – Culturas de Utilização: definidas de acordo com padrões comportamentais, as culturas de utilização funcionam como instrumentos para entender a relação que os usuários têm com o Facebook, permitindo a adaptação da presença de uma marca de acordo com o anseio do seu público-alvo.

Report2 – Perfis de Usuários: por meio de uma metodologia tornou-se possível identificar e qualificar o comportamento dos usuários, além de analisar suas principais práticas dentro do Facebook, com a finalidade de entender quais conteúdos os usuários costumam curtir, compartilhar e também publicar em suas páginas pessoais. Com estas definições, é possível trabalhar os diferentes públicos de forma mais direcionada, em combinação com sexo e faixas etárias.

Report3 – Manual de Conteúdos: ao fazer uma análise dos conteúdos das páginas, tornou-se viável elencar todos os tipos de postagens realizadas por marcas e relacionar quais postagens são mais apropriadas para cada Perfil de usuário e Cultura de utilização, criando um Manual de Conteúdos. Portanto, com esse manual, uma marca pode selecionar seu mix de conteúdo, e entender exatamente para quem está postando, criando assim materiais eficazes para seu público e área de atuação.

Report4 – Análise de Segmentos: a partir de uma análise de segmentos são levantados findings importantes para cada área de atuação, para mostrar os aprendizados na prática. Esses findings servem para identificar como os usuários atuam no Facebook e para levantar insights valiosos para marcas que querem ter uma presença efetiva neste canal.

Report5 – Matriz de Curtidores: a Matriz de Curtidores mostra como é o processo que leva o usuário a curtir uma página e com a determinação dos tipos de curtidores, o caminho fica aberto para que uma marca possa avaliar quais os tipos que possui em sua página e, assim, entender o que fazer para tornar seus usuários mais fiéis.

Após a definição dos Reports, foram encontrados cinco principais findings: “Elas estão com tudo”; “A experiência real faz a diferença”; “Órfãos digitais”; “Jovens Infiéis” e “As marcas sabem o que estão fazendo no Facebook?”.  Seguem abaixo mais detalhes de cada um deles:

“Elas estão com tudo” - As mulheres estão dominando a presença na rede social, representando 54% dos usuários, assim como lideram as interações com as marcas, já que realizam, em média, sete publicações por dia, enquanto os homens fazem apenas cinco. 

E como elas utilizam o Facebook?

18 a 25 anos - Falta critério, sobra humor: 49% não têm critérios definidos ao curtir uma página no Facebook; 93% curtem páginas de humor; 61% compartilham conteúdo para se divertir e divertir amigos; apenas 30% curtem uma página para ficar informada; 25% para conhecer lançamentos; e 6% curtem páginas para participar de promoções.

26 a 35 anos - O impacto da experiência real: Os principais motivos para curtir uma página são: 65% indicação de amigos; 38% consumo da marca no dia a dia; 35% lembranças de momentos. Além disso, 33% delas buscam promoções e lançamentos e 57% querem dicas de utilização de produtos.

Mais de 35 anos - O curtir tem mais valor: 62% curtem páginas que tenham ligação com a profissão e 80% curtem apenas páginas de marcas que consomem no dia a dia. O que elas buscam são informações para definir a decisão de compra, interação e respostas da marca, e ética e responsabilidade no mundo físico e digital.

Órfãos digitais - Os usuáriosmais velhos (a partir de 26 anos) são os mais fiéis e têm relações mais duradouras com as marcas. As ações de grandes empresas dentro do Facebook, no entanto, parecem muitas vezes ignorar esse público. A grande maioria das marcas aposta no conteúdo de humor como principal forma de interação, mas esse tipo de publicação capta a atenção principalmente de pessoas com menos de 25 anos. Apenas 17% dos usuários com mais de 36 anos costumam curtir páginas de humor, 36% dos entrevistados buscam páginas que tenham a ver com sua profissão e estudo e 34% dos usuários a partir dos 26 anos acompanham as páginas para se informar. “O que este público busca é informação sobre a marca, dicas para utilização de produtos, lançamentos e novos produtos, promoções e participação em concursos e relacionamento e interação com a marca. Ou seja, são bem mais práticos”, explica Calligaris.

Jovens infiéis - Pessoas com idade entre 18 e 25 anos são menos fiéis. O mesmo jovem pode curtir duas ou mais páginas de cerveja, não por consumir, mas por status ou influência dos amigos, por exemplo. Sendo assim, 39% não têm critério para curtir uma página, vai do momento, e 26% nem sempre curtem uma página de produto que utilizam no dia a dia, mas sim pelo que a marca representa para ele.

A experiência real faz a diferença - A relação com as marcas no mundo real é critério determinante para a maneira como as pessoas se relacionam com elas dentro do Facebook: para 54% de todo o público pesquisado a imagem real da empresa é determinante para curtir uma página. Nesse público, 65% compartilham conteúdos que lembrem pessoas próximas; 40% curtem páginas de marcas que tragam lembranças sobre momentos de suas vidas; 74% curtem apenas páginas de produtos que consomem no dia a dia; 57% já postaram conteúdos sobre as marcas em seus próprios perfis; e 66% acreditam que marcas são assuntos tanto na internet quanto no dia a dia com seus amigos.

As marcas sabem o que estão fazendo no Facebook? - A maioriadas empresas presentes no Facebook se esquece de dois pontos cruciais nas redes sociais: relacionamento e conteúdo adequado ao seu público e perfil. As pessoas analisadas na pesquisa empírica afirmaram que ainda falta muito para as empresas conseguirem se relacionar com elas de forma correta: 66% buscam informação nas páginas que curtem; 87% analisam o conteúdo oferecido antes de curtir a página; 40% querem conteúdo que se associe com suas lembranças; 54% afirmam procurar páginas de marcas com as quais se identificam para curtir no Facebook; e 74% só curtem páginas de marcas que consomem no dia a dia.

Mais informações sobre a metodologia da pesquisa

A pesquisa foi feita a partir da utilização de métodos qualitativos e quantitativos em diferentes etapas:

- Desk Research - Análise do que as grandes marcas estão fazendo e como se relacionam com as pessoas no Facebook. Foram escolhidos cinco setores de atuação (cervejas, destilados, não alcoólicos, bancos e carros), totalizando 21 marcas.

- Etnografia Digital - Escolha e observação de um determinado número de pessoas com perfis semelhantes e que forma uma amostra do total de usuários da rede – 45 usuários observados, em sete dias de atuação.

- Grupos Focais - Aplicação de entrevistas presenciais: quatro grupos com sete participantes cada.

- Consumer Panel - Método de pesquisa quantitativa, realizado com a aplicação de um questionário online: 209 entrevistados.

Sobre a Gauge
A Gauge é uma consultoria de inteligência digital, cujo foco é analisar, mensurar e planejar o melhor direcionamento digital para seus clientes baseado em dados consistentes, conciliando os seus objetivos de negócio com os desejos de seus consumidores. Criada em 2005, a empresa tem em seu portfólio de clientes grandes marcas e corporações, como Ambev, ABInBev, Embraer, Havaianas, Pepsico, Honda, Cacau Show, entre outras. Possui escritórios em São Paulo e São José dos Campos e, ainda neste ano, pretende abrir duas novas unidades. Sua atuação é sustentada pela ação conjunta de três áreas: Interface, Performance e Estratégia. Graças à integração delas, é possível a entrega de estratégia e objetivos digitais para as marcas – apoiadas por pesquisas pioneiras sobre o comportamento dos usuários brasileiros --, Interfaces de Plataformas de Comunicação, Relacionamento e Grandes sistemas (para ambientes web, mobile/ou aplicativos multi-device) e Mensuração e Análise e Performance em ambientes proprietários (site, aplicativos e perfis sociais da marca), orgânicos (o que as pessoas falam sobre a marca em ambientes digitais) e pagos (mídia de internet, impressa, áudio e vídeo) – e que são realizados através de um processo único de monitoramento do meio digital e Social CRM.

14 fevereiro 2013

BRIDGESTONE DÁ O PONTA PÉ INICIAL PARA A COPA LIBERTADORES

Companhia inicia suas ações de relacionamento com os torcedores brasileiros

Durante a primeira fase da Copa Bridgestone Libertadores, os amantes de futebol poderão contar com a patrocinadora oficial do torneio para prestigiar o evento. Além das ações de “Compre e Ganhe”, que terão início no dia 25 de fevereiro, em que os consumidores que adquirirem pneus ganharão camisas dos times, bolas e/ou ingressos para assistir aos jogos, a Bridgestone – maior fabricante mundial de pneus – fará blitzes pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre quando o respectivo clube tiver partida fora do Brasil, antes e durante os intervalos dos jogos.

Com uma van personalizada para a Copa Bridgestone Libertadores, a empresa passará por regiões com grande concentração de torcedores dos times que estiverem jogando. Além de distribuir folhetos explicativos sobre os cuidados com pneus e manutenção preventiva, haverá distribuição de brindes e sorteio de diversos prêmios, entre bonés, bolas e até ingressos para as partidas locais.

A ação começa hoje, 13 de fevereiro:

Rio de Janeiro
Jogo: Caracas x Fluminense
A partir das 19h, nos bares: Boteco do Seu Dodô, Honesto Bar, Bar da Zoé e Casa Brasil.

São Paulo
Jogo: Atlético Mineiro x São Paulo
A partir das 19h, nos bares: Rasgueira Bar, Armazen Paulista e Quintal do Espeto.


Calendário
Para quem quiser conhecer mais e participar das blitzes e promoções, veja no calendário abaixo quando a van passará pelas cidades:

Data
Jogo
Local

13/fev
Atlético Mineiro x São Paulo
São Paulo

13/fev
Caracas x Fluminense
Rio de Janeiro

20/fev
San José x Corinthians
São Paulo

20/fev
Fluminense x Grêmio
Porto Alegre

26/fev
Arsenal x Atlético Mineiro
Belo Horizonte

27/fev
Huachipato x Fluminense
Rio de Janeiro

28/fev
Libertad x Palmeiras
São Paulo

06/mar
Tigre x Palmeiras
São Paulo

06/mar
Tijuana x Corinthians
São Paulo

12/mar
Caracas x Grêmio
Porto Alegre

13/mar
The Strongest x Atlético-MG
Belo Horizonte

14/mar
Arsenal x São Paulo
São Paulo
03/abr
Corinthians x Millonarios
São Paulo
04/abr
São Paulo x The Strongest
São Paulo
10/abr
Fluminense x Grêmio
Rio de Janeiro
17/abr
Atlético Mineiro x São Paulo
Belo Horizonte
18/abr
Palmeiras x Sporting Cristal
São Paulo
18/abr
Grêmio x Huachipato
Porto Alegre

Este é o primeiro ano que a Bridgestone patrocina o torneio, com um contrato máster até 2017. Este ano, seis dos principais clubes brasileiros disputam o torneio, sendo eles Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Atlético Mineiro.


SOBRE A BRIDGESTONE
Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone. É a primeira colocada do Ranking Global das Empresas Fabricantes de Pneus do jornal norte-americano Tire Business, com a marca de US$24.425 bilhões de vendas em pneus em 2010. Emprega mais de 139 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, produz pneus em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. Saiba mais em www.bridgestone.com.br

Mais de R$ 48 bilhões para construção e reforma da casa

Estudo da FGV prevê crescimento de 4% para o setor da construção civil neste ano. Empresas do setor, como a Ferragens Pinheiro, comemoram a expectativa de ascenção


Em 2012, a classe média brasileira chegou a movimentar cerca de R$ 1 trilhão com bens duráveis e não duráveis, segundo dados estatísticos do governo. São mais de 100 milhões de brasileiros, ou 53% da população total do país enquadrados neste contexto. Para este ano, o Instituto de Pesquisa Data Popular estima que mais de R$ 1,2 trilhão devem ser gastos com bens de consumo pela classe C, sendo que R$ 48,6 bilhões serão destinados para a construção e reforma da casa.

Com isso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) acredita que o setor da construção civil deve crescer 4% em 2013, comparado com o igual período de 2012. A instituição recomenda, portanto, que empresas e indústrias do setor comecem a tomar medidas para atender o crescimento da demanda, como é o caso da Ferragens Pinheiro, que neste ano deve inaugurar uma nova filial e aumentar cerca de 30% os seus estoques.

Empresa referencia de produtos de aço no Distrito Federal (DF), a Ferragens Pinheiro já é responsável pela venda de um mix de mais de dois mil tipos de produtos de aço em Taguatinga (DF). Com a nova loja a ser inaugurada neste primeiro semestre do ano, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), o empreendimento se prepara para aumentar os seus estoques e ampliar os seus serviços por todo o DF.

“São mais de cinco décadas de trabalho e dedicação aos nossos clientes, por isso, a cada ano procuramos inovar e melhorar nossos serviços e ampliar nossas vendas de produtos. Entre os nossos projetos para este ano, também estaremos inaugurando a nossa primeira indústria”, conta a diretora Executiva da Ferragens Pinheiro, Janine Brito.

Ainda segundo o levantamento da Data Popular, a expectativa de despesas em serviços da classe média chega a 66,3%. Aliado a estes dados, nos últimos dez anos o aumento do salário mínimo foi de 172,5%, gerando uma maior demanda pelo consumo em diversos setores. Entre os anos de 2002 e 2012, houve um acréscimo de mais de 35 milhões de pessoas na classe C, e consequentemente, um aumento significativo na lista de potenciais consumidores no mercado, inclusive para o setor da construção.

RIO E.MUSIC FESTIVAL ACONTECE DIA 24 DE FEVEREIRO, NO ESTACIONAMENTO DA MARINA DA GLÓRIA


Evento retorna, após quatro anos, com edição para 20 mil pessoas, três palcos, 40 atrações e 12 horas de festa
 
Rio e.Music Festival – edição 2005
Após quatro anos, o festival de música eletrônica Rio e.Music Festival retorna dia 24 de fevereiro ao Rio de Janeiro, no estacionamento da Marina da Glória. Sob a produção da i9 Branding, o evento espera receber 20 mil pessoas, durante 12 horas de festa. 
Das 14h às 02h, três palcos - todos com a vista privilegiada do mar – receberão 40 atrações nacionais e internacionais, entre elas, o premiado DJ e produtor sueco Avicii.
Os palcos
O MAIN STAGE, totalmente tecnológico, terá como atração principal o sueco Avicii, que apresentará durante três horas alguns de seus hits que tomaram as pistas do mundo, como “Levels”, “I Could Be The One" e “Fade Into Darkness”. Outras grandes atrações do palco são Gui Boratto, Felguk, o israelense Yahel e o projeto Rodrigo Sha & ORQUESTRA com participações especiais da dupla Crossover (DJ Julio Torres & Amon Lima) e da cantora Juliana Barbosa (Live Vocal).
No FOSFOBOX STAGE, pista assinada pelo renomado night club carioca, cinco principais labels de festas da cidade se revezam com seus representantes. O headliner é o projeto Victor Ruiz Av Any Mello, do Me Gusta. Tropical Beats apresenta Ricardo Estrella, Flutuance e Matera. Bootleg, Bed & Breakfast (João Paulo & Márcio Careca), Leo Janeiro vs Jonas Rocha. O Brazilian Wax, Pedro Piu e Nepal e o Wobble, Rodrigo S. vs Marginal Man.
No PALCO CIDADE OLÍMPICA, o holandês Hero de Janeiro, além dos principais DJs da cena carioca e convidados de outros Estados, como São Paulo e Belo Horizonte.
Rio e.Music festival
O evento, que começou no ano 2004, por Marcos Daudt, já reuniu mais de 1 milhão de pessoas nas areias da Barra da Tijuca por dois anos consecutivos e presenteou os cariocas com apresentações históricas de artistas como Armin Van Buuren, Above & Beyond e Paul Van Dyk. 
Segurança 
O Rio e.Music Festival contará com brigadas de seguranças, salvamento e enfermagem durante todo o evento. Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiro e Ministério Público estarão presentes para garantir o bom funcionamento do festival. Além deles, duas UTIs móveis e um posto médico estarão a postos. 

Serviço:
Domingo, 24 de Fevereiro de 2013
Horário: das 14:00 às 02:00h
Local: Estacionamento da MARINA DA GLÓRIA
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, s/n - Glória - Rio de Janeiro
Contato:: 21 3473-3342
Skype: i9branding
Valores: 
Pista
FEM Lote 2 = 100,00
MASC Lote 3 = 120,00
Pista Premium
Lote 4:
FEM = 160,00
MASC = 180,00                     
Camarotes:
1 a 10 .............................. R$12.000 
R$ 7.000 de Consumo + 15 Ingressos + Combinado de 100 peças de Sushi + 20 pulseiras.
11 a 20 .............................. R$10.000 
R$ 5.000 de Consumo + 15 Ingressos + Combinado de 100 peças de Sushi + 20 pulseiras.
21 a 30 .............................. R$10.000
R$ 5.000 de Consumo + 15 Ingressos + Combinado de 100 peças de Sushi + 20 pulseiras.
31 a 40 .............................. R$8.000
R$ 3.000 de Consumo + 15 Ingressos + Combinado de 100 peças de Sushi + 20 pulseiras.
Pontos de venda
ONLINE
http://www.ingressocerto.com/Produtos.asp?ProdutoID=4661
CHILLI BEANS
Copacabana - Rua Santa Clara 75
Shopping Rio Sul
Botafogo Praia Shopping
Shopping Leblon 
Shopping da Gávea
Ipanema - Vistonde de Pirajá, 547
Tijuca - Shopping Tijuca
Barra Shopping
Niterói - Shopping Icarai 
Itaupu MultiCenter
LOJAS BANCO DE AREIA
Rio Sul 
Shopping Leblon 
LOJAS SOUTH
Barra Shopping 
Nova América
Centro - Av. Rio Branco, 103  
Bangu Shopping 
Carioca Shopping 
Caxias Shopping 
Ilha Plaza 
Plaza Niterói 
São Gonçalo Shopping 
Shopping Madureira 
West Shopping 2 
021 Turismo - Av. Rio Branco, nº 185 - sala 1929 
Posto BR Parque das Rosas - Av. das Américas, 3757 
Posto BR Piraquê - Av. Borges de Medeiros, Lagoa
Posto BR Bouganville - Rua Uruguai, 48 (esquina Maxwell) 
Zoar Turismo - Av. Graça Aranha, 81 / sala 613 
BÚZIOS
Banco de Areia 
MACAÉ
Macaé Shopping Plaza
PETRÓPOLIS
South

13 fevereiro 2013

Impacta realiza palestra sobre monitoramento de mídias sociais e insights estratégicos


Evento é gratuito e será transmitido pela internet

Trazendo um panorama sobre as redes sociais e lançando o MBA em E-Commerce, a Faculdade Impacta, referência em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de TI, Gestão e Design, realiza a palestra “Monitorando as Redes Sociais e gerando insights estratégicos”, que acontece no dia 23 de fevereiro, em São Paulo.

Direcionado para profissionais de marketing e rede social, a palestra será ministrada por Diego Monteiro, co-fundador da plataforma de mídias sociais que proporciona insights para ações estratégica, e autor do livro “Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO”.
Visando alcançar maior número de pessoas interessadas, a palestra terá transmissão online, via livestream. O evento é gratuito e, para participar, basta realizar inscrição pelo site http://www.impacta.edu.br/eventos-inscricao.php?cadastroId=MDE2TVRNMk1ESTJNVGs1Tmc9PU9UYzM=.

Serviço
Data: 23/02/2013
Horário: das 10h às 13h
Local: Faculdade Impacta - Rua Arabé, 31, Vila Clementino São Paulo.

Acessórios, como combiná-los?


Designer de joias, Juliana Manzini, ensina como tornar os acessórios um complemento essencial do look

Os colares, pulseiras, anéis e brincos são partes importantes na composição de um look de sucesso, porém, com a variedade de opções, escolher e combiná-los podem ser um grande desafio.
Nesta quinta-feira (14), a designer de joias, Juliana Manzini, ensina como fazer a escolha dos acessórios de acordo com o que há disponível no guarda-roupa. A partir das 18h45, no Canal E! (Net 84, Sky 33 e Vivo TV 362), Juliana vai demonstrar que o uso de um acessório corretamente pode dar um charme a mais no visual. Se você não quer errar na escolha, acompanhe o programa.
A entrevista com Juliana Manzini será nesta quinta-feira, às 18h45, no Canal E! (Net 84, Sky 33 e Vivo TV 362). Para saber mais sobre o Programa, assistir aos vídeos e acompanhar as novidades acesse o site www.fashionstamp.com.br.

11 fevereiro 2013

ESPECIALISTA TIRA DÚVIDAS SOBRE LIPOASPIRAÇÃO


Pesquisa revela que, em 2011, o procedimento
 foi o mais realizado entre os brasileiros

A lipoaspiração foi a cirurgia plástica mais realizada, em 2011, com total de 211.108 intervenções, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Em relação a 2007, o procedimento obteve um crescimento de 129,97%. Mas essa cirurgia ainda gera muitas dúvidas entre os pacientes . Isto porque, atualmente muitos brasileiros atraídos pelo preço baixo e ansiosos pelas promessas de resultados rápidos deixam a segurança de lado pela vaidade.

A lipoaspiração trata-se de uma cirurgia plástica, que como qualquer intervenção cirúrgica tem seus riscos que podem ser evitados se houver cautela e precação. Segundo o cirurgião plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Dr. Gustavo Tilmann, o primeiro passo ao decidir pelo procedimento é buscar referência e informações sobre o médico escolhido e o hospital. “Uma dica importante é entrar no site da SBCP e pesquisar se o especialista é certificado. Vale ressaltar que nenhuma cirurgia plástica pode ser feita fora do hospital, pois em caso de complicação o local terá todo amparado necessário”, informa o especialista.

Outra dúvida muito comum é o fato dos nomes derivados em torno da lipoaspiração, criados para por muitos consultórios para fazer marketing, como hidrolipo, lipoaspiração ultrasssonica, lipocavitação, minilipo e lipoescultura. “Todos estes procedimentos são considerados lipoaspiração, o que difere basicamente uma da outra é a técnica aplicada. Por exemplo, no caso da lipoaspiração ultrassônica, a ponta da cânula, mais fina tem um ultrassom que derrete a gordura, e o óleo é sugado”, esclarece o médico.

Entretanto, o maior mito sobre o procedimento é de que a cirurgia é indicada para emagrecer, o que não é verdade. A lipoaspiração serve apenas para remodelar o corpo da paciente. “A cirurgia consiste em eliminar a gordura localizada, os famosos pneuzinhos que incomodam muitas mulheres e em outras partes do corpo, melhorando o contorno corporal”, explica.

“Além disso, pacientes acima do peso que desejam fazer a cirurgia acreditando que vão emagrecer 10kg, precisam antes se submeter a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos para alinhar a cirurgia com a vontade emagrecer”, finaliza o especialista.

Sugestao de Fonte:
Dr. Gustavo Tilmann – CRM/SP 93139

Dr. Gustavo Tilmann é formado desde 1997 pela Universidade Federal de Juiz de Fora, sua especialização em Cirurgia Plástica foi realizada em São Paulo. Ele é especialista em Cirurgia Plástica pelo Conselho Regional de Medicina e pelo Conselho Federal de Medicina. O Dr. Gustavo Tilmann é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e atua nas áreas de cirurgia plástica estética, corporal, facial e bioplastia.