PATROCINADOR

14 junho 2013

GetNet lança Mini Agência Saque e Pague no CIAB 2013

A GetNet, uma das maiores empresas do mercado de transações eletrônicas da América Latina, está lançando sua Mini Agência Saque e Pague no CIAB FEBRABAN 2013, em São Paulo.

A Mini Agência é a evolução dos terminais de autoatendimento Saque e Pague, que permitem o depósito em dinheiro e cheque sem a utilização de envelopes, reciclador de cédulas, digitalização de cheques, recarga de telefonia, e que a partir de agora conta com os serviços de depósito em maço de cheques, moedeiro, dispensador e recarga de cartões.

A Rede Saque e Pague já conta com a adesão dos bancos Banrisul e Topázio e está em fase de negociação avançada com outros bancos. O ATM Saque e Pague, é um novo modelo de negócio, com alta tecnologia, construído através de um conceito inovador de oferta de diversos produtos e serviços através de um único terminal. Ele pode ser usado por instituições financeiras ou empresas de varejo, como lojas, shopping centers, farmácias, postos de gasolina, e outros locais fora do ambiente de uma agência bancária.


A GetNet também está apresentando no Ciab 2013 todas as suas soluções para indústria financeira e de meios de pagamentos.


Sobre a GetNet

A GetNet é a maior empresa da América Latina especializada no desenvolvimento e gestão de soluções em tecnologia e serviços para negócios com transações eletrônicas. A essência do seu negócio é viabilizar, por meio de transações eletrônicas, o acesso de clientes a produtos e serviços de empresas dos mais variados segmentos do mercado, através de inovadores canais de captura e distribuição, garantindo a maior velocidade, disponibilidade e segurança do mercado.

Atuando no conceito Full Service Provider – a GetNet é um prestador de serviços completo, executando 100% das atividades do ciclo operacional do negócio. A empresa possui um vasto portfólio de produtos que vão desde a captura e processamento de cartões de crédito e débito, recarga de telefonia, recarga de bilhete de transporte, recarga de cartões pré-pagos, solução completa de correspondente bancário, consulta à Serasa e muitos outros. Além de oferecer uma ampla gama de serviços, como credenciamento de estabelecimentos comerciais, treinamento, atendimento ao cliente, captura e processamento, controle de fraude, controle de risco e chargeback.

O pioneirismo e inovação fazem parte do seu DNA. A GetNet exerceu papel fundamental na quebra do duopólio do mercado brasileiro de adquirência ao firmar uma parceria com o Banco Santander, sendo a primeira nova empresa a transacionar as bandeiras Visa e Mastercard em suas maquininhas POS.
Outro feito marcante foi o lançamento da Saque e Pague, a primeira rede de autoatendimento multisserviço da América Latina. Uma solução inovadora que oferece em um único terminal produtos e serviços para a rede bancária e para o varejo, com depósitos de dinheiro e cheques sem envelopes e reciclador de cédulas.

Fundada em 2003, a GetNet conta com mais de 2.700 colaboradores em suas sedes administrativas nas cidades de Campo Bom, Porto Alegre e São Paulo, e em seus 6 escritórios regionais - Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belém.  Presente em mais de 420 mil estabelecimentos comerciais em todos os estados do território Brasileiro, e no Chile, fechou o ano de 2012 com um faturamento de 3,8 bilhões e pretende alcançar a marca de 700 mil estabelecimentos credenciados em 2013.


GetNet. Simplesmente completa.

Burroughs lança linha de equipamentos para captura de imagem de cheque com certificação digital

Série SmartSource Elite foi criada para utilização nos caixas das agências bancárias e do comércio, na captura remota de depósitos e oferece a assinatura digital da imagem capturada para garantir a segurança no back office
A Burroughs, fornecedora global de tecnologia bancária, lança na CIAB – FEBRABAN 2013, a Série SmartSource Elite, linha de produtos para captura da imagem de cheques recebidos nos caixas das agências bancárias e estabelecimentos comerciais, equipado de certificação digital para garantir a assinatura digital da imagem capturada no processo de gestão dos documentos no back office. O lançamento faz parte da linha de equipamentos de captura distribuída da companhia que inclui o SmartSource Professional Elite, o SmartSource Merchant Elite e o SmartSource ReceiptNOW Elite, todos desenvolvidos para utilização nos caixas e em aplicações de captura remota de depósitos.

O SmartSource Professional Elite integra os recursos do SmartSource Professional, além de ser mais compacto, rápido e econômico que os scanners tradicionais do mercado. Possui capacidade para ler 155 documentos por minuto e tem a velocidade necessária para processar grandes volumes de depósitos. Entre os recursos destacam-se a digitalização de carteiras de identidade e o endossador a jato de tinta, que imprime 4 linhas de texto, logotipos e gráficos em alta resolução no verso dos documentos. 

O SmartSource Merchant Elite é otimizado para lojistas ou aplicações de captura remota de depósitos. Ao ritmo de 55 documentos por minuto e sem endossador, o produtos é ideal para aplicações de captura remota de depósitos que requeiram o processamento de pequenos ou grandes lotes de documentos.

O SmartSource ReceiptNOW Elite é uma impressora térmica de alto desempenho para recibos, projetada para integrar-se debaixo do scanner SmartSource Professional Elite sem ocupar mais espaço no balcão.


Alan Grote, Vice-Presidente de Vendas Mundiais de Produtos da Burroughs, explica: “Combinando recursos líderes no mercado e a reputação de qualidade, confiabilidade e desempenho da Burroughs, a Série SmartSource Elite representa um avanço crucial em nossa missão contínua de oferecer aos clientes os padrões mais elevados de inovação tecnológica.” 



A Burroughs na CIAB – Febraban 2013 :  Espaço Empreendedor – Esquina D5 / E5 

13 junho 2013

CIAB FEBRABAN: Empresas defendem mídias como canal de relacionamento com o cliente

Uma experiência consistente entre os múltiplos canais de comunicação, ferramentas para coordenação e autogerenciamento das ações, e uma definição clara de objetivos e métricas são eixos da estratégia para redes sociais nas organizações. Há muita discussão restrita às questões táticas - como postar, o que responder etc. Mas a condição inicial é estabelecer uma estratégia, o que se quer e como tornar cada ação mais efetiva”, afirmou Michael Slaby, estrategista de tecnologia da TomorrowVentures , também responsável pela campanha de Barack Obama.

Com base na experiência nas duas campanhas do presidente Barack Obama, Slaby destaca que em 2012 houve uma abordagem unificada para todos os canais. “É ineficaz criar mensagens e ações específicas para cada audiência, pois as pessoas têm experiências em todos os canais, como mídia, publicidade e redes sociais, explica. Entre as ferramentas desenvolvidas ao longo da campanha, foi montado um dashboard (painel) que permite uma visão integral de tudo que se faz. Com a integração da comunicação e o uso de ferramentas capazes de ajudar a entender os efeitos disso tudo, cada voluntário da campanha eleitoral poderia dimensionar a diferença que fez uma postagem no Facebook ou telefonar a determinados amigos.

Para atender cada vez melhor o cliente, as seguradoras também têm investido em novos canais de atendimento ao público e mídias sociais, condições mais amigáveis para compreender os produtos de seguros, pacotes simples e flexíveis, junto a um gerenciamento integrado de clientes e prestadores de serviços, estão no eixo da agenda de melhorias do segmento segurador, avaliou Marco Antônio Rossi, presidente da Bradesco Seguros, durante o painel o papel da TI para o setor de seguros.  O grande desafio é fornecer o atendimento por meio de múltiplos canais, mas obter apenas uma visão única dos clientes”, disse Vicente Fernandez Tardón, gerente-geral da Mapfre.

Ambos os líderes destacam a necessidade de coletar e consolidar informações que permitam uma abordagem mais eficaz aos consumidores. Além de uma maior integração entre os diversos ramos da organização - com uma base de informações referenciada por clientes, em vez de produto -, eles destacam que os bancos de seus respectivos grupos podem ser uma fonte preciosa sobre comportamento financeiro, demandas e propensões de contratações.

"Investir em novas tecnologias para os canais de relacionamento com clientes traz um mundo de oportunidades para as empresas, que devem se atentar ao comportamento de usuários através das redes sociais, favorecendo novos negócios para as instituições”, disse o CEO da Oracle, Cyro Diehl, durante o painel Canais de Relacionamento com Cliente, no CIAB FEBRABAN.


Segundo Diehl, empresas devem buscar melhorias se pautando nas informações relevantes que clientes postam nas redes sociais, pois elas possibilitam um conhecimento mais aprofundado do perfil do cliente, facilitando a manutenção de um relacionamento transparente, honesto e claro. O uso de aparelhos mobile são um potencial de negócio incrível, pois o comportamento do mercado brasileiro está mudando, R$ 30 bilhões serão transacionados apenas com esses equipamentos, afirmou.

TREE SOLUTION APRESENTA PARCERIAS E INOVAÇÕES EM TI PARA FINANÇAS, NO CIAB 2013

A Tree Solution, especializada na melhoria dos processos de negócios, participará da 23ª Edição do CIAB FEBRABAN (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), maior evento da América Latina tanto para o Setor Financeiro quanto para a área de tecnologia, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Durante o evento, a Tree Solution apresentará sua parceria com duas renomadas empresas portuguesas: a Credirisk (especializada em soluções de recuperação, concessão de crédito e AML) e a GSoft (especializada em soluções de gestão de conteúdos digitais). Com a parceria, a Tree Solution prevê um crescimento de 50% e passa a oferecer ao mercado produtos direcionados para a área financeira, que aumentam a eficiência e eficácia das operações, proporcionando otimização, inteligência e agilidade nos processos e na tomada de decisões. 

Na ocasião, serão apresentadas as seguintes soluções:

Adendo®Pro: solução de Enterprise Content Management, Workflow e BPMN. Nas empresas, existe uma grande dificuldade em alinhar os processos de negócio com o conteúdo estruturado e não estruturado. O Adendo® Pro ajuda a associar o processo ao conteúdo. O Adendo® Pro integra os recursos necessários para gerir todo o tipo de conteúdo empresarial, incluindo documentos corporativos, registros vitais ao negócio (faturas, ordens de compra, declarações, etc.), informação em papel, ativos digitais (imagens, áudios e vídeos), e-mails, formulários, relatórios, entre outros. A solução intensifica a colaboração entre as equipes, por meio de ferramentas de Workflow, um dos seus pontos fortes.

Argus AML: solução completa de gestão e prevenção de branqueamento de capitais. Realiza gestão de casos de KYC e KYT, com workflow completo de investigação filtering, bloqueio de clientes e entidades e criação dos relatórios legais.

 CrediBox: solução de workflow para a gestão das tomadas de decisões individuais sobre propostas ou pedidos de crédito. Processo completo end-to-end, com gestão documental, SLA's, alertas e integrações com diversos sistemas.

 CollectionsBox: solução para gerenciamento de cobranças e recuperação de crédito, cuja integração das funcionalidades possibilita gerenciar todo seu ciclo de crédito e cobrança, com recurso a aplicação de estratégias e Contact Center completo.

ETM - Energy and Technical Management System: solução para gestão e monitorização de energia, desenvolvida para minimizar os custos, controlar os equipamentos e consumos, e otimizar todo o processo de Green TI.

TreeForex: solução integrada "front-to-back" para todas as operações envolvendo Moeda Estrangeira, garantindo elevados índices de automatismo nas tarefas, em ambientes de trabalho "user-friedly" e intuitivos. Desenhada por especialistas no negócio, a solução permite o tratamento de elevados volumes de trabalho com muita eficiência e reduzido risco operacional.

TreeDOC: integrado no TreeForex ou podendo ser usado como módulo separado, o TreeDOC permite capturar, guardar, gerir e manusear todos os documentos dos processos de câmbio, permitindo a "leitura inteligente" do conteúdo dos mesmos e preenchimento automático da informação. Disponibiliza toda a informação com visão por processo, cliente, contrato, operação ou segundo os critérios definidos pela instituição.

TreePortal: integrado ao TreeForex ou podendo ser usado como módulo separado, o Portal é uma solução de e-business, que permite a comunicação direta entre as empresas e os bancos, agilizando e automatizando todo o relacionamento e troca de informação exigida nos processos de comércio externo.

Tree Carta Remessa e Cobrança: disponibilizado através do Tree Portal, gere todo o processo de cobranças documentárias, administrando datas de vencimento, atualização de liquidações, saldo disponível, etc.

Consultoria em Câmbio e Formação Especializada: a missão da Tree é apresentar soluções completas, que permitam às instituições obter a melhor performance possível nos seus processos de negócio. Para isso, além de sistemas modernos e inovadores, atuamos em consultoria junto às instituições para aprimorar e tornar eficientes os processos, adequando os mesmos às novas exigências, além de ministrar formação especializada na área de câmbio e comércio externo, em ambiente EAD e em sala.

A Tree Solution nasceu da fusão entre a Mintter Banking & Enterprise Solutions (empresa com 30 anos no mercado de soluções para o setor financeiro nacional e internacional) e a Heimdall Technology (empresa com 15 anos no mercado internacional com soluções para diversas áreas), dando início a um importante processo de expansão com soluções próprias e de parceiros nacionais e internacionais, com foco nos segmentos financeiro, governo e indústria.


“Durante o CIAB, teremos a oportunidade de apresentar ao mercado essa importante fusão entre a Mintter e a Heimdall, a parceria com a Credirisk e a GSoft e principalmente a nova geração do sistema de câmbio: o Tree-Forex, que resultou no diferencial da Tree Solution. Com um portfólio diversificado, as nossas soluções geram uma importante vantagem competitiva, tornando a Tree Solution a decisão mais acertada para a empresa que pretende alavancar sua produtividade e a confiabilidade perante seu mercado de atuação”, afirma Marcio Tomimatsu, CEO da Tree Solution.



A 23ª Edição do CIAB FEBRABAN será realizada no Transamérica Expo Center – Pavilhões A, B, C e D, localizado a Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo.

Prosegur apresenta novas soluções para instituições financeiras no CIAB 2013

Atenta ao novo cenário brasileiro, a empresa demonstrará algumas de suas novidades inovadoras – ATM Móvel, agência integrada e gerador de neblina – durante um dos mais importantes eventos do setor bancário, que acontece de 12 a 14 de junho, em São Paulo

A Prosegur, líder mundial em segurança que está presente em 16 países, apresenta durante o Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras uma série de novas soluções para o setor bancário. O evento acontece de 12 a 14 de maio no Transamérica Expo Center.

No que diz respeito à prestação de serviços de valor agregado, o ATM Móvel é uma das grandes apostas da Prosegur durante o CIAB 2013. A solução possibilita a instalação de caixas eletrônicos (infraestrutura e segurança) em locais onde não existe estrutura ou quando há necessidade de ampliar o serviço aos clientes.

Segundo Sérgio França, Diretor de Negócios da Prosegur, o ATM móvel é uma solução perfeita para grandes eventos, feiras, festivais, shows e locais com grande concentração de pessoas. “Um evento como o Rock In Rio poderia contar com um sistema como esse, oferecendo ao público comodidade e segurança”, completa.

O caminhão modelo 915 (apresentado no evento) foi desenvolvido para colaborar com o meio ambiente, pois emite 90% menos monóxido de carbono e é abastecido com óleo diesel, que contém menos enxofre e gera economia de combustível.
 
Além do ATM Móvel, quem visitar o estande da Prosegur no CIAB 2013 poderá conhecer também a Gestão Integral de ATMs, que consiste no conceito de outsourcing full (implementado com sucesso pela empresa em mais de 5 mil ATMs em outros países). O conceito promove o monitoramento total da máquina, analisando o momento e valor mais adequados para o abastecimento, o que reduz a quantidade de dinheiro imobilizado na unidade. O serviço também prevê a manutenção preventiva e corretiva do equipamento (incluindo substituição de peças).

Quando o foco é segurança, a grande novidade apresentada pela Prosegur será o Gerador de Neblina, uma tecnologia inovadora de suprimento de segurança para as agências bancárias. Na prática, a solução funciona da seguinte maneira: ao sinal de um assalto ou invasão, através do sensor localizado na própria agência ou em uma central de monitoramento externa, o sistema é acionado gerando uma nuvem de vapor com aspecto de fumaça, que preenche completamente o local, reduzindo a visibilidade a menos de 30 centímetros.

“Trata-se de algo revolucionário, que protege o ambiente em menos de 30 segundos. Não há como o suspeito se deslocar dentro do local, inibindo totalmente a ação criminosa”, explica França. O novo sistema gerador de neblina também estará disponível para demonstração durante o CIAB, em uma cabine especial para demonstração do serviço.

O serviço já é utilizado por instituições financeiras na Espanha com grande êxito, uma vez que não deixa resíduo e nem é tóxico, pois é fabricado com água destilada e glicol, e a fumaça permanece no local por pelo menos duas horas. “Testes realizados demonstraram a eficiência do sistema, pois uma vez acionada não permite mobilidade, já que produz uma sensação de desconforto muito grande e de desorientação total”, completa o executivo.

Também estará à disposição a câmera AXIS P1214, que possui tecnologia HDTV em miniatura e foi desenvolvida para monitoramento discreto de qualquer lugar. Com fácil instalação dentro de espaços realmente pequenos (como um caixa eletrônico, por exemplo) as câmeras ocultas ganham uma vasta gama de utilidades quando combinadas com as soluções de inteligência, criando um ambiente livre de dispositivos eletrônicos. No caso de roubo, a própria câmera, instalada no ATM, acionará o gerador de neblina. O equipamento também oferece capacidade avançada de gerenciamento de eventos com recursos de vídeo inteligentes, como alarme contra violações, detecção de movimento, reconhecimento facial, e diversos outros.

Sobre a Prosegur
Presente no Brasil desde 1981, a Prosegur está presente 25 estados e no Distrito Federal e conta com mais de 52 mil colaboradore.
No mundo, a Prosegur é uma das empresas líderes no setor de segurança privada por meio de Soluções Integradas. A companhia conta com serviços globais de segurança e atende a todas as necessidades de seus clientes nessa área, assumindo o papel de especialista em análise, projeto, planejamento, operação e manutenção.
A Prosegur possui uma equipe de mais de 150.000 empregados no mundo, distribuídos entre Ásia – China, Cingapura e Índia – Europa – Alemanha, Espanha, França, Luxemburgo e Portugal – e América Latina – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai.


Serviço
Local: Transamérica Expo Center
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro / São Paulo - SP – Brasil
Data: 12 a 14 de junho de 2013

Estande da Prosegur: C8

CIAB: Crédito contribui para crescimento do Brasil

Os bancos, no Brasil, são parte da solução, não do problema. O crédito bancário teve grande contribuição para o crescimento da economia brasileira nos últimos anos, disse Murilo Portugal, presidente da FEBRABAN, durante a abertura do maior evento de tecnologia bancária da América Latina, o CIAB 2013. Segundo Portugal, a expansão do crédito deve-se a uma conjunção de fatores, como a redução da dívida líquida do setor, que entre 2002 e 2013 caiu de 60% para 35% do PIB. Mas não só isso: a redução do risco de inadimplência, resultado de medidas institucionais, de caráter macroeconômico, também contribuiu decisivamente para a expansão do crédito”, avaliou.

Essa evolução permitiu a redução do spread, que é essencial para atender as demandas de um novo mercado, resultado do surgimento volumoso de novos clientes nos últimos anos: em 2005, eram 88 milhões; em 2012, 128 milhões. “O custo vai continuar diminuindo para pessoas físicas e para empresas produtivas”, declarou Portugal. Para ele, agora o setor bancário tem novos desafios: aumentar a eficiência para reduzir os custos e desenvolver financiamentos de prazos mais longos. Ainda temos uma cultura muito ligada à indexação, mas os bancos brasileiros estão sólidos e preparados para a demanda de financiamentos de longo prazo que irão ajudar no desenvolvimento econômico e social do País.

Tecnologia impulsiona bancarização no País

A tecnologia exerce um papel fundamental no crescimento do setor bancário e principalmente na inclusão financeira dos brasileiros, os brasileiros estão cada vez mais conectados e utilizando os serviços bancários pelo celular, isso é um benefício seguro que traz comodidade para a população”, avalia Guilherme Afif Domingos, Governador do Estado de São Paulo em exercício, que participou da abertura do CIAB FEBRABAN 2013 na manhã desta quarta-feira (12). De acordo com Luis Antônio Rodrigues, presidente do CIAB 2013, para atender ao crescimento do mercado, as instituições financeiras investem pesadamente em tecnologia, a taxas superiores a 12% ao ano desde 2008. O investimento em 2012 foi de aproximadamente R$ 20 bilhões investimento superior a de outros mercados emergentes, como a Rússia e a Índia, disse ele.

O reconhecimento da importância da tecnologia bancária foi ratificado pelo Secretário de Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Virgílio Augusto Fernandes Almeida. “A pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias é a mola propulsora do País, incluindo a construção de um sistema bancário moderno”, disse ele, na abertura do CIAB. O número de contas correntes evoluiu consideravelmente ao longo dos anos, de acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, em 2008 o número de contas ativas era de 118 milhões, porém esse número aumentou para 166 em 2012. Os cartões, de modo geral, também ajudaram neste processo de bancarização, pois são uma alternativa ao pagamento em dinheiro e no caso do crédito são utilizados como um meio de financiamento. Ainda conforme a pesquisa, a base dos cartões de pagamento, que inclui crédito, débito e de lojas, era em 2008 cerca de 514 milhões e passou para 750 milhões em 2012.


Lembrando que o brasileiro tem propensão a adotar o uso novas tecnologias, o Secretário apontou o interesse do governo em investir em planos estratégicos para o desenvolvimento da bancarização: é preciso desenvolver aspetos inovadores do setor bancário estimulando a criação de produtos e tecnologia de software de classe mundial”, avalia Virgílio.

Perto apresenta no Ciab 2013 soluções para aumentar eficiência dos bancos e praticidade no dia a dia dos clientes

A Perto S.A, uma das principais empresas brasileiras de automação bancária e comercial, apresenta no Ciab 2013 (de 12 a 14 de junho, em São Paulo) soluções para ampliar a eficiência operacional das instituições financeiras, trazer maior praticidade aos clientes no dia a dia e aumentar a segurança. Com conceito sempre de inovar, a Perto vem investindo fortemente em novas soluções:

Gestão de Filas – Aplicativo para Smartphone
A Perto desenvolveu uma solução para agilizar e organizar filas. Por meio de um totem eletrônico, são emitidas senhas com terminal chamador para controle do atendimento pelos caixas, servidor central e display para comunicação com os usuários. A tecnologia foi pensada para agilizar e disciplinar o processo de atendimento, orientando o cliente para o destino correto dentro de um estabelecimento e organizando de forma eficiente a espera nos caixas.
O sistema proporciona uma gestão adequada no atendimento e um controle estatístico geral da operação. As interfaces foram todas pensadas para facilitar a interação com os usuários finais. A solução já foi implantada em 300 agências do Banrisul. 
Uma inovação da Perto é o acesso remoto. O cliente pode baixar um aplicativo para Smartphone e retirar sua senha antes mesmo de chegar ao banco. O sistema permite que a pessoa acompanhe o andamento dos chamados e seja avisada por SMS ou ligação telefônica quando será a sua vez. Com isso, os clientes não precisam ficar esperando na agência enquanto aguardam.
Além de bancos, a solução se aplica a qualquer instituição que conte com guichês de atendimento para clientes, como companhias de energia, operadoras de telefonia, cartórios, secretarias públicas, postos do INSS, entre outras.
PertoRecycler – Tesoureiro eletrônico com reciclador de cédulas

PertoRecycler é um tesoureiro eletrônico com reciclador de cédulas totalmente adaptado ao sistema brasileiro. Com cofre customizado de acordo com as necessidades de cada banco, mantém os mesmos níveis de segurança que os equipamentos de autoatendimento e tesoureiros eletrônicos que já são fornecidos ao mercado brasileiro.

Com o PertoRecycler, o numerário recebido pelo caixa da agência fica em um cofre seguro e todas as cédulas são verificadas e validadas, evitando a recepção de notas dilaceradas ou com autenticidade suspeita. O equipamento conta o dinheiro automaticamente, sem erros e com grande rapidez, reduzindo o trabalho do caixa. As soluções de recicladores, com alta capacidade de armazenamento, visam à reutilização das cédulas: logo após recebidas em operações de depósito, serão disponibilidade para saques dos clientes. “A solução proporciona economia na logística de recolhimento e abastecimento do numerário na agência, pois reduz o trabalho de recolhimento das cédulas recebidas e as que deverão ser disponibilizadas na rede de autoatendimento para saques”, diz o diretor comercial da Perto, Marco Aurélio Freitas.

O conceito reciclador foi expandido para a linha de ATMs da Perto, nas soluções de autoatendimento. O equipamento realiza depósitos e recicla as cédulas para saque, além de otimizar e dar ainda mais segurança à operação do caixa. O produto também reconhece e devolve notas falsas. Os terminais, com função de retroalimentação, não exigem o abastecimento ou recolhimento de valores com tanta frequência, o que diminui a tramitação física de cédulas - reduzindo os custos de transportes - e garante a segurança dos processos.

O Banco do Brasil é um dos principais clientes que utiliza o PertoReycler da Perto. Além de fornecer as unidades do tesoureiro eletrônico, a empresa executou o sistema de gerenciamento do equipamento, totalmente customizado para atender aos rígidos padrões de segurança do cliente. O projeto conta com um software controlador do PertoRecycler que se comunica de forma integrada e segura com o servidor do banco.

Full Outsourcing: monitoramento e assistência à distância

Lançada em 2007, a área de Full Outsourcing da Perto deve crescer cerca de 20% nos próximos dois anos. “O serviço envolve o desenvolvimento, implantação, monitoramento e administração dos terminais bancários (ATMs), miniagências e paystations - estações multisserviços que podem ser usadas para o carregamento de bilhetes e passagens de transporte público”, destaca o diretor comercial da Perto, Marco Aurélio Freitas.

O sistema de Full Outsourcing faz a captura, o processamento e a transmissão de operações bancárias e não-bancárias ao banco. A tecnologia também permite o controle gerencial das transações e dos numerários de cada equipamento. A Perto oferece ainda assistência técnica e equipe especializada para análise do desempenho dos equipamentos, que pode atuar de forma paralela ou independente ao banco.

Uma das vantagens é a identificação de problemas técnicos em qualquer ponto da rede, através do monitoramento de todos os dispositivos dos terminais e a geração de relatórios de desempenho, que permitem que as falhas sejam associadas aos padrões de uso. Com essa informação, é possível prever falhas que acontecem por desgaste dos dispositivos, podendo-se programar a manutenção preventiva e evitar a suspensão de qualquer serviço. Com o monitoramento, a resposta em caso de problemas técnicos também é mais rápida. Não é preciso esperar um chamado ser aberto pelo usuário, a falha é detectada pelo sistema e o chamado aberto automaticamente no sistema de controle de assistência técnica da Perto.

A Perto presta este serviço para o Banco Regional de Brasília (BRB). A empresa desenvolveu o software que se interliga à plataforma do banco e controla infraestrutura, suprimentos, faz a manutenção e é responsável por manter os equipamentos em funcionamento. Todo o processo é feito remotamente pelo departamento especializado na fábrica da Perto, em Gravataí (RS). Na área de bilhetagem, tem contratos com o Metrô do Rio de Janeiro e Transporte Público de Goiânia, sendo responsável pela gestão dos equipamentos utilizados pelos usuários para compra de passagens e créditos.

POS Veloh

A Perto irá mostrar no Ciab 2013 um novo modelo de POS que tem como diferenciais a velocidade, a disponibilidade e a estética. “Desenvolvemos um equipamento de ponta que corresponde exatamente àquilo que é percebido como valor pelo público-alvo. Estamos preparados para competir com os grandes players”, afirma o gerente geral da Unidade de POS, Cristiano Porto. O lançamento vem ao encontro do crescimento do mercado de meio de pagamentos e faz parte da estratégia da Perto de se fortalecer no varejo. A empresa está investindo no redimensionamento da Unidade de POS para ampliar a capacidade de produção de 15 mil terminais por mês para 35 mil.

Menor e mais compacto, a máquina possui design que remete ao de um aparelho celular. O índice de manutenção mensal deve ser cerca de 10% a 20% menor do que o praticado no mercado, além de ser o primeiro POS a operar com velocidade de 1200 mips (milhões de instruções por segundo), enquanto os equipamentos comuns funcionam com capacidade máxima de até 480mips.

A máquina possui funcionalidades extras, como a exibição de vídeos e interatividade, capazes de rodar no terminal em função da capacidade de processamento de 1200mips e 0,5GB de memória no modelo standard. Além disso, é o único POS com áudio no mercado. O novo POS já está em fase de certificações adiantadas e em processo de homologação nas grandes redes adquirentes, e deve começar a ser visto no varejo a partir do segundo semestre. O aparelho também deve ser utilizado no mercado de correspondentes bancários, em que também poderá ser agregada a função de saque, pagamentos em cheque e leitura de códigos de barras.


PertoTrap – cofre inteligente

O PertoTrap é um cofre inteligente que realiza operações financeiras protegidas com senha, ideal para estabelecimentos comerciais, como grande varejitas e postos de combustíveis, os principais clientes da Perto. O equipamento conta automaticamente as cédulas, verifica a autenticidade e as armazena em um cassete lacrável, além de controlar, auditar, proteger contra perdas e eliminar erros de contagem.

A linha conta com três modelos: o PertoTrap Standard, o PertoTrap Slim e o PertoTrap Dual. No PertoTrap Standard, as transações são controladas por um display com painel de LCD touchscreen e o bocal para depósito de cédulas pode aceitar apenas uma nota por vez. Já os modelos Slim e Dual permitem que até 30 cédulas sejam inseridas em uma única vez. O Slim é um modelo mais compacto, enquanto o Dual possui maior capacidade de armazenamento. Uma impressora térmica acompanha todos os modelos, fazendo o registro das transações.

Recentemente, a PertoTrap foi homologado e certificado pelo Banco Nacional do México (Banamex).

Entintamento de Cédulas

Outro destaque da Perto é a tecnologia do Entintamento de Cédulas. O sistema eletrônico está acoplado em todos os terminais de saque da empresa e, ao ser acionado, dissipa tinta que penetra nas fibras das cédulas e inutiliza o numerário.


Sobre a Perto

A Perto é a única empresa com tecnologia 100% brasileira que atua há 25 anos no mercado de soluções de hardware e software para os segmentos de Automação Bancária, Autoatendimento, Full Outsourcing, Automação Comercial e de Meios de Pagamento, POS, além de Mecanismos Dispensadores e Depositários em sistema OEM. Possui uma fábrica com mais de 33 mil metros quadrados em Gravataí (RS) que se destaca pela capacidade de inovar e oferecer produtos e serviços que gerem diferenciais competitivos aos seus clientes, com garantia de segurança e eficiência operacional. A empresa tem como foco a adoção de práticas sustentáveis em todo o processo produtivo. Possui cerca de 1.700 colaboradores, escritórios de vendas em Alphaville (SP) e Brasíia (DF), 22 filiais de serviços, e rede de suporte e serviços em todo o Brasil e uma filial em Jaipur, na Índia. Seus produtos são exportados para 25 países