PATROCINADOR

26 fevereiro 2014

Gartner Posiciona Progress no Quadrante Mágico de PaaS

A avaliação se baseia na abrangência da visão e capacidade da Progress em executar a estratégia PaaS com sua tecnologia
 
A Progress acaba de anunciar que foi posicionada pelo Gartner, Inc como empresa visionária no Quadrante Mágico para Plataforma de Aplicações Corporativas como Serviço (aPaaS).

O relatório é assinado pelos analistas Yefim Natis, Massimo Pezzini, Mark Driver, David Mitchell Smith, Kimihiko Iijima e Ross Altman.  O documento observa que "os CIOs, planejadores e arquitetos de TI, em um número crescente de organizações, estão direcionando suas novas iniciativas de aplicações para o ambiente da nuvem". O Progress® Pacific™, solução de plataforma como serviço (PaaS),  permite a rápida criação e desenvolvimento de aplicações de negócios baseadas em dados que são ilimitados, seja por dispositivo  ou nuvem.

De acordo com o relatório, "os usuários corporativos de TI também estão ingressando no mercado aPaaS em número crescente. Com o aumento da adoção do SaaS pelos principais ramos de negócio, e do IaaS pelas principais empresas de TI, cada vez mais organizações têm se familiarizado com os benefícios da computação em nuvem e se tornado dependentes de recursos nesse modelo.

As soluções baseadas em  aPaaS estão comprometidas em customizar e estender o uso do modelo SaaS. Elas também são absorvidas por usuários que passaram a se sentir confortáveis com o uso de IaaS e agora desejam aumentar a sua produtividade e delegar mais responsabilidade para os provedores de serviços em nuvem, assinando diretamente a infraestrutura da aplicação."

"Acreditamos ser posicionados como visionários no Quadrante Mágico do Gartner dos fornecedores de soluções por reafirmar nossa estratégia de oferecer novos produtos, com características inovadoras, e que ajudam empresas de todos os tamanhos a tirar vantagem da simplicidade e produtividade do desenvolvimento de aplicações em nuvem," afirma Phil Pead, Presidente e CEO da Progress.

"Em todo o mundo, as empresas vêm lutando contra as limitações de recursos, crescentes pressões do time-to-market e desafios tecnológicos complexos. As aplicações atuais exigem a habilidade de integrar múltiplos recursos de SaaS e fontes de dados 'on-premise', suportando as diversas mudanças de plataformas móveis que ocorrem no processamento, além de terem a flexibilidade de poder ser implantadas em qualquer lugar. Com a plataforma Progress Pacific, nós estamos fornecendo aos desenvolvedores e usuários de negócios uma plataforma multidimensional que aborda de forma elegante esses desafios, permitindo resolver rapidamente os problemas e criar um diferencial no mercado."

Para obter uma cópia do relatório clique aqui.

Sobre a Progress Software Corporation
A Progress Software Corporation (NASDAQ: PRGS) é uma companhia global que simplifica o desenvolvimento e gerenciamento de aplicações de negócios on-premisse, ou em qualquer cloud, plataforma, ou qualquer dispositivo. A Progress maximiza os benefícios da eficiência operacional ao mesmo tempo em que minimiza a complexidade da TI bem como o TCO. Saiba mais em www.progress.com.

CCR AutoBAn espera 970 mil veículos no Sistema Anhanguera-Bandeirantes no feriado de Carnaval

Neste feriado de Carnaval, a CCR AutoBAn espera a circulação de aproximadamente 970 mil veículos, entre saída e chegada à Capital, no período de seis dias, de 28 de fevereiro, sexta-feira, até 05 de março, quarta-feira.

  • Horários de pico
Os horários de maior movimento devem acontecer na sexta (28) das 15 às 22 horas, no sábado (01) das 8 às 17 horas, na terça (04) das 14 às 21 horas e na quarta-feira (05) das 10 às 17 horas.

  • Operação Caminhão
No domingo (02) e na terça (04), das 14 às 22 horas, os caminhões que se destinam à Capital pela Rodovia dos Bandeirantes devem utilizar a Via Anhanguera no trecho do km 48 ao km 23, entre Jundiaí e São Paulo, acessando a rodovia pela Saída 48 da Bandeirantes. O desvio tem como objetivo melhorar a distribuição do tráfego. A concessionária prestará apoio à fiscalização feita pela Polícia Militar Rodoviária.

·         Campanha de Segurança
A campanha Viagem Segura, Sua Melhor Direção continua neste Carnaval. Aproximadamente 21 mil leques com informações de segurança no trânsito serão distribuídos durante todo feriado em praças de pedágio e nos atendimentos realizados pelas viaturas da concessionária. Ações de conscientização, com direito à fantasia e marchinhas de Carnaval, também acontecem em dois dias, conforme cronograma abaixo:
ü  28/2/2014 – sexta-feira – das 15 às 21 horas – no Posto Graal do km 125 – pista Norte (sentido Capital-Interior), na Rodovia dos Bandeirantes
ü  01/3/2014 – sábado – das 8 às 13 horas – no Posto Graal do km 56 – pista Sul (sentido Interior-Capital), na Rodovia dos Bandeirantes

  • Dados Comparativos
No Carnaval de 2013, entre os dias 8 e 13 de fevereiro foram registrados no Sistema Anhanguera-Bandeirantes 114 acidentes, com 82 feridos e 04 mortos. O tráfego neste período, entre saída e chegada à Capital, foi de 914 mil veículos, aproximadamente.

OBRAS NO SISTEMA ANHANGUERA-BANDEIRANTES

As obras no Sistema Anhanguera-Bandeirantes acontecem em dias e horários especiais. Veja os detalhes abaixo.

·         Obras da Rodovia Anhanguera
As obras de terceira faixa do km 71 ao 76 acontecem até domingo (02). Já as obras das marginais na Via Anhanguera, entre os km 86 ao 92, km 103 ao 110 e do km 110 ao 120 seguem normalmente neste feriado, porém sem interdição de faixas.

·         5ª faixa da Rodovia dos Bandeirantes
As obras da 5ª faixa da Rodovia dos Bandeirantes, realizadas do km 16 ao 47, seguem normalmente, porém os serviços que dependem de interdição de faixas não devem acontecer na sexta (28) após às 12 horas, sábado (01) no sentido Norte (Capital-Interior) durante todo o dia e no sentido Sul (Interior-Capital) até às 14 horas, na terça-feira (04) durante o dia todo e na quarta (05) até às 13 horas.  

OPERAÇÃO DO SISTEMA ANHANGUERA-BANDEIRANTES

Durante a operação de Carnaval, o serviço SOS Usuário será intensificado com mais veículos em atendimento, num total de 65 viaturas, entre guinchos leves e pesados, veículos de inspeção de tráfego, ambulâncias, caminhões-pipa e para apreensão de animais, auto-guindaste e veículos de apoio. Além do Disque CCR AutoBAn (0800 055 5550), os usuários do Sistema Anhanguera-Bandeirantes contam com mais de 542 telefones de emergência, localizados a cada quilômetro nas duas pistas das rodovias. Toda a operação das rodovias contará com uma equipe composta por aproximadamente 410 pessoas. O Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR AutoBAn monitora 24 horas todo o sistema viário, em conjunto com o Polícia Militar Rodoviária, por meio dos equipamentos do Sistema de Monitoramento de Tráfego, que incluem 96 câmeras de Circuito Fechado de TV, Sistema Analisador de Tráfego com 177 faixas, 9 estações de meteorologia, 34 painéis de mensagens variáveis fixos e 6 móveis, além de 31 pontos homologados de radares fixos. 

25 fevereiro 2014

LED CHINA 2014 Opens Doors for the World's Largest LED and LED Lighting Event

LED CHINA 2014, a four-day event organized by UBM Trust, a joint venture with UBM Asia Ltd., finally opens its doors to eagerly awaiting trade buyers on 23rd February at China Import and Export Fair Complex, Area B, Pazhou, Guangzhou. Celebrating its 10th edition, LED CHINA 2014 is held in 8 halls across over 80,000 sqm. of exhibition space.

This year, the key event in the international LED industry features over 1,200 exhibitors and brands, which is the biggest turnout ever in the annual event's history, from countries and region all over the world including South Korea, USA, Russia, India, Taiwan and Hong Kong showcasing their latest exhibits, products and innovations. Some featured exhibitors include: LIANTRONICS, UNILUMIN, HONGIL, NATIONSTAR, LEDMAN, CHANGELIGHT, HC SEMITEK, JINGTAI, IMIGY, BRIGHT VISION, OML, MASON, KONKA, LEYARD, DESAY, ABSEN, GLUX, QIANGLIJUCAI, RETOP and TOP.

Building on the enormous support of the exhibitors, LED CHINA has always strived to bring to their visitors innovations and products from the complete supply chain and providing a one-stop sourcing platform in the LED industry. The various products categories range from LED lighting, LED display, LED illuminant, LED packaging, LED chips to LED equipment.

Buyers and visitors on the scene of the trade show are impressed by the new products and technologies on display from the exhibitors. Once such product is the COB LED of HONGLITRONIC, boasting advantages of low thermal resistance, excellent lighting output, high light efficiency, good CRI and MacAdam 4 Step - Controlled Binning making it one of the various star products of the show. Other new product launches from exhibitors include: high-efficiency bulbs of NATIONSTAR, new automatic EMC LED sorting and taping machine launch by ZVISION, LED MR16/ GU10 lamp of MASON and 346 Asymmetric Lamp Device showcased by LEDMAN.

"10th edition of LED CHINA is a milestone for us; it also serves as a good challenge for us, pushing us to develop a better trade event for the LED industry. The impressive turnout on the first day encourages us to be even better in the future," said David Tang, Managing Director of UBM Trust. 34,165 visitors from all around the world visited the show on the first day. The conversations between exhibitors and visitors have been very enthusiastic which potentially means good business deals for the exhibitors.

In addition, the conjunction event, 2014 LED CHINA Conference, will be held on 24th February, the second day of the show. This high-end conference will be hosting authoritative experts in the industry, exploring hot topics such as the future development of LED industry and market through the discussion of the latest trends of LED lighting and design, product and market segmentation. The forum aims to create a global ideological feast for the LED industry by inspiring participants in enterprise development strategies and to better grasp the pulse of the market.

For more news and updates on the events, conferences and interviews of exhibitors and visitors from LED CHINA 2014, please visit www.LEDChina-gz.com for more information.

Notes to Editors
1. About UBM Trust (www.ubmtrust.com)

UBM Trust is a joint venture company of UBM Asia, which is owned by UBM plc listed on the London Stock Exchange. We have extensive experience in organising large-scale exhibitions covering different industries in China, as well as organising Chinese enterprises to participate in famous fairs abroad. Our flagship events serve the sign and LED industries. Among the definitive exhibitions of their kind in the world, these two events have become an important catalyst for the development and upgrading of China's sign and LED industries, offering a comprehensive one-stop trading platform for exhibitors and visitors. We take pride in providing professional high-quality services to our customers.
2. About UBM Asia (www.ubmasia.com)

Owned by UBM plc listed on the London Stock Exchange, UBM Asia is Asia's leading exhibition organiser and the biggest commercial organiser in mainland China, India and Malaysia. Established with its headquarters in Hong Kong and subsidiary companies across Asia and in the US, UBM Asia has a strong global network of 30 offices and over 1,400 staff in 25 major cities. We operate in 21 market sectors with 160 exhibitions, 75 conferences, 28 trade publications, 18 vertical portals and virtual event services for over 1,000,000 quality exhibitors, visitors, conference delegates, advertisers and subscribers from all over the world.
3. About UBM plc (www.ubm.com)

UBM plc is a leading global business media company. We inform markets and bring the world's buyers and sellers together at events, online, in print and provide them with the information they need to do business successfully. Our 6,500 staff in more than 30 countries are organised into specialist teams which serve commercial and professional communities, helping them to do business and their markets to work effectively and efficiently.
SOURCE  UBM Trust
FONTE UBM Trust

Ecad prevê crescimento de 10% nos valores distribuídos de direitos autorais de Carnaval

Instituição trabalha desde janeiro na conscientização dos promotores de eventos e blocos de rua sobre a importância do pagamento do direito autoral aos artistas

Desde o início de janeiro, o Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – vem esclarecendo os usuários de música, tais como promotores de shows e de bailes de Carnaval e organizadores de blocos de rua, sobre a importância do pagamento dos direitos autorais pela utilização de músicas em seus eventos. A proposta é conscientizar estes usuários sobre a importância da retribuição autoral aos criadores das obras musicais que tanto alegram este período de folia, em especial, os autores dos gêneros musicais mais tocados como axé, marchinhas, sambas, frevos, entre outros. “O pagamento do direito autoral é importante porque beneficia milhares de titulares de música, em especial os compositores de marchinhas que, muitas vezes, têm suas músicas tocadas somente neste período do ano. Mesmo as músicas mais antigas, de autores já falecidos, têm o direito autoral assegurado e pago a seus familiares até 70 anos após a morte do último titular da obra”, explica Mario Sergio Campos, gerente executivo de Distribuição do Ecad.

Em 2013 foram distribuídos R$ 11,7 milhões para 17.484 titulares de música, entre eles, compositores, intérpretes e músicos acompanhantes, referentes às músicas executadas em bailes e shows de carnaval. Para este ano, o Ecad prevê um crescimento de 10% deste valor. Para isso, conta com o trabalho de visitas e reuniões prévias que vêm sendo feitas pelas unidades de todo Brasil e conta também com o apoio da área de Marketing, que enviou um e-mail marketing aos promotores de eventos, prefeituras, hotéis, pousadas, clubes, casas de shows, bares, boates, restaurantes e associações, com informações sobre como os organizadores de eventos carnavalescos devem proceder para ficar em dia com o pagamento do direito autoral, que somente pode ser efetuado através de boleto bancário. Além do e-mail marketing temático, o Ecad também disponibilizou um banner animado em seu site www.ecad.org.br e nos seus perfis nas redes sociais. “A conscientização dos usuários de música é fator fundamental para que os valores distribuídos tenham este incremento”, declara Márcio Fernandes, gerente executivo de Arrecadação.

O conceito desenvolvido para o material foi o de ensinar aos foliões, que já estão craques no samba no pé, os três passos que vão garantir a harmonia com os autores das músicas que fazem o sucesso do Carnaval: passo 1 - procurar o Ecad; passo 2 - realizar o pagamento; passo 3 - permitir a gravação do evento. Esta gravação é realizada por técnicos do Ecad para assegurar uma distribuição justa aos artistas dos valores arrecadados neste período. Por esta razão, mais de 300 aparelhos Ecad.Tec Som (equipamentos digitais instalados para a gravação das músicas executadas com autonomia de até 16 horas) serão utilizados em eventos de todo o Brasil, e mais de 170 profissionais do Ecad estarão de plantão, durante a folia, para a realização desse trabalho presencial nos eventos.

Vale lembrar que, no final de 2013, o Ecad recebeu a certificação do instituto IBOPE, que validou o processo amostral adotado no segmento de Carnaval, que contou com uma margem de erro mínima, de 0,1%. Isso significa que as gravações de aproximadamente 700 eventos que o Ecad fará durante o Carnaval de 2014 comporão uma amostra fidedigna à realidade do que é tocado no Carnaval brasileiro.

Os rankings do Carnaval 2013

A música “Cabeleira do Zezé”, de autoria de João Roberto Kelly, foi a primeira colocada no ranking das obras musicais mais executadas no país. Kelly também liderou o ranking dos titulares que mais receberam direitos autorais no período. “Eu fico feliz porque eu recebo o direito autoral da (música) Cabeleira do Zezé e de tantas outras músicas que eu tenho. Eu não sei o que seria de um compositor se ele não recebesse o direito autoral. E é importante também que as pessoas que usam a música do compositor paguem o direito autoral devido porque é um direito nosso”, declara o compositor João Roberto Kelly, que participa da campanha Vozes em defesa do direito autoral, disponível no site do Ecad e no seu canal You Tube.


TITULARES COM MAIOR RENDIMENTO NO CARNAVAL DE 2013
Neste ranking foram consideradas as execuções públicas musicais em clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua (exceto shows).

1 - João Roberto Kelly
2 - Lamartine Babo
3 - André Filho
4 - Jorge Ben Jor
5 - Braguinha
6 - Clube Vassourinhas 
7 - Haroldo Lobo
8 - Carlinhos Brown
9 - Tim Maia
10 - Joubert de Carvalho


OBRAS MAIS EXECUTADAS NO CARNAVAL DE 2013

1 – Cabeleira do Zezé (João Roberto Kelly/Roberto Faissal)
2 – Cidade maravilhosa (Andre Filho)
3 – Maria sapatão (Carlos/João Roberto Kelly/Chacrinha/Leleco)
4 – Mamãe eu quero (Jararaca/Vicente Paiva)
5 – Vassourinhas (Clube Vassourinhas/Batista Ramos/Mathias da Rocha)
6 – Me dá um dinheiro aí (Homero Ferreira/Glauco Ferreira/Ivan Ferreira)
7 – Mulata ye ye ye (João Roberto Kelly)
8 – Paguei um ita no Norte (Arizão/Guaracy/Dema Chagas/Bala/Celso Trindade)
9 – Cachaça (Heber Lobato/Mirabeau/Lucio de Castro/Marinosio Filho)

10 – Marcha do remador (Castelo/Antonio Almeida)

FecomercioSP defende versão simplificada do eSocial para micro e pequenas empresas

Em ofício enviado ao ministro Guilherme Afif Domingos, Entidade manifesta preocupação referente à implantação do sistema, prevista para o fim desse ano

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entregou nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, ofício ao ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com considerações sobre a obrigatoriedade de adoção - prevista para novembro de 2014 - do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) por empresas de menor porte.

No documento, o presidente da FecomercioSP, Abram Szajaman, enfatizou a  série de reuniões sobre o tema realizadas pela Entidade desde a publicação de Ato Declaratório da Secretaria da Receita Federal, que definiu leiaute para o sistema, em 17 de julho de 2013. Na avaliação da Federação, micro e pequenas empresas, por falta de pessoal e estrutura tecnológica adequada, terão dificuldades para se adaptar e atender às novas exigências, diante da complexidade do sistema, da grande quantidade de dados exigidos e da obrigatoriedade de imediata transmissão de informações rotineiras.

Ao ministro, a FecomercioSP solicitou ações interministeriais urgentes para a criação de uma versão simplificada do eSocial adequada à realidade de micro e pequenas empresas, garantindo tratamento diferenciado conforme previsto no artigo 179 da Constituição Federal. Lembrou ainda que o pleito está de acordo com a campanha de simplificação de normas, leis e regulamentos, a "Pense Simples", que deve ser encampada pelo Comitê Interministerial de Avaliação do Simples Nacional, presidido por Afif Domingos.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio, serviços e turismo. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Emirates é a marca mais valiosa do mundo entre aéreas

Avaliada em US$ 5.48 bilhões, a marca teve valorização de 34%

Uma das experiências preferidas dos passageiros a bordo da Emirates: tripulantes tiram fotos instantâneas das crianças com o icônico chapéu das comissárias

A Emirates Airline, conectora global de pessoas e lugares, foi eleita a marca de companhia aérea mais valiosa do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, na lista ‘Global 500 report’ da consultoria ‘Brand Finance’. Ocupando a 234ª posição geral na lista de 2014, a Emirates é também a marca mais valiosa no Oriente Médio pelo 4º ano consecutivo, avaliada em US$ 5.48 bilhões, um aumento de 34% em relação ao ano anterior.
“Uma marca forte é um diferencial nos negócios e é por isso que a Emirates tem investido continuamente. Estamos felizes que nossa marca ganhou valor, pois isso reflete o nosso sucesso em engajar os consumidores e em continuarmos relevantes para eles em um mercado tão competitivo”, disse Boutros Boutros, vice-presidente sênior da divisão de Comunicação Corporativa, Marketing e Marca.
“A Emirates transporta mais passageiros em longa distância do que qualquer um de seus competidores e se tornou o padrão pelo qual outras companhias são avaliadas. Como colaboradores da marca mais valiosa no Oriente Médio, os funcionários são embaixadores para toda a região, criando pontes e boas relações entre diversas culturas com um serviço impecável”, disse David Haigh, chefe executivo de Finanças da marca.
A plataforma ‘Hello Tomorrow’ conecta pessoas e culturas pela geração de experiências significativas que estão moldando o mundo. É pretensão da companhia se desenvolver como uma marca global de estilo de vida, não apenas oferecendo conexões entre dois pontos, mas se apresentando como um catalisador que conecta pessoas, esperanças, sonhos e aspirações.
A empresa busca se conectar com seus clientes de várias formas. Seja pelos patrocínios da Copa do Mundo FIFA e da Fórmula 1, ou pelas diversas plataformas em redes sociais. A Emirates é uma das marcas mais engajadas no Facebook, não apenas na categoria de linhas aéreas, mas em ‘estilo de vida’. Também é a maior no LinkedIn e mantém presença ativa no YouTube, Instagram e no Google Plus.
Com uma frota de 212 aeronaves, a Emirates voa para 141 destinos em 80 países a partir de Dubai. Com um time multicultural de mais de 48 mil funcionários vindos de 160 diferentes nacionalidades, a Emirates encarna o espírito da marca em uma perspectiva que celebra a inovação e o pioneirismo.  

A Brand Finance, consultoria líder mundial em avaliação de marcas, publica a lista das 500 mais importantes todos os anos. Ela leva em consideração a reputação, imagem, propriedade intelectual e outros fatores como conexão emocional, desempenho financeiro, sustentabilidade e taxas de crescimento.

Relatório da GSMA Mostra que Clientes de Mobile Money Chegaram a 61 Milhões em 2013

Os serviços de Mobile Money continuam a aumentar em escala, agora que 13 serviços já contam com 1 milhão de contas ativas, cada um

O programa Mobile Money for the Unbanked (MMU) da GSMA, que permite ao público não bancarizado utilizar serviços financeiros através de dispositivos móveis, divulgou hoje seu terceiro relatório anual sobre a situação do setor, o Mobile Financial Services State of the Industry Report, o qual faz uma avaliação quantitativa da situação dos serviços financeiros móveis, inclusive transações financeiras, de seguros, e de crédito e poupança, todas através de dispositivos móveis. O relatório utiliza os resultados da Pesquisa Global Anual de MMU, bem como os dados do sistema online de Rastreamento das Instalações de MMU, além de insights qualitativos sobre a performance dos serviços financeiros móveis observada no engajamento do Programa MMU com a indústria de serviços financeiros no último ano.

"Este relatório anual sublinha o enorme impacto que o mobile money tem nos mercados emergentes, ao oferecer acesso a um número crescente de produtos e serviços e ajudar milhões de pessoas a melhor administrar suas vidas diárias e melhorar seu nível de renda", disse Tom Phillips, Diretor da Área Regulatória da GSMA. "A cada ano, nossa análise traz à tona mais insights sobre a ampla gama de usos do mobile money e de como as operadoras estão colaborando com o desenvolvimento de serviços financeiros móveis para atender à crescente demanda dos clientes."

Crescimento e expansão dos serviços
O relatório mostra que o número de usuários ativos do mobile money continua a crescer rapidamente de um ano a outro, com mais de 61 milhões de contas ativas em junho de 2013, comparado a 37 milhões em junho de 2012. Além disso, o número de contas registradas de mobile money quase que triplicou de 71 milhões em junho de 2011 para 203 milhões em junho de 2013. Os serviços expandiram através de um número maior de regiões, com 219 serviços em 84 países ao final de 2013, comparado a 179 serviços em 75 países ao final de 2012.

A reformas regulatórias positivas que estão habilitando os serviços financeiros móveis contribuem também ao crescimento da indústria em termos do número de instalações. A maioria dos serviços permanece na África sub-Saariana, com 52% de todas as instalações de mobile money já em funcionamento e localizadas na região. No entanto, o sistema de mobile money está também se expandindo fora da região com, por exemplo, 19 lançamentos de mobile money já planejados na América Latina.

Os serviços de mobile money ampliam a inclusão financeira
O relatório de 2013 sobre a situação da indústria de serviços financeiros móveis do programa MMU destacou que um número crescente de provedores estão superando os desafios operacionais para criar redes sólidas de distribuição e uma ampla base de clientes ativos. Hoje, 13 serviços têm cada um, mais de 1 milhão de contas ativas de mobile money e os serviços que já estabeleceram fundações sólidas estão avançando com novos produtos tais como pagamentos em volume e pagamentos de estabelecimentos comerciais.

O crescente número de usuários de mobile money e de pontos de acesso ilustra o importante papel dos serviços financeiros móveis na promoção da inclusão financeira nos países em desenvolvimento. Ao final de 2013, nove mercados – Camarões, República Democrática do Congo, Gabão, Quênia, Madagascar, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue – já tinham mais contas de mobile money do que contas bancárias, comparado a somente quatro mercados no ano anterior. Nestes mercados, a indústria de mobile money tornou os serviços financeiros mais acessíveis a mais pessoas do que a indústria bancária tradicional. O desenvolvimento de outros serviços financeiros móveis, inclusive 123 serviços de seguros através de dispositivos móveis e serviços móveis de crédito e poupança, 27 dos quais foram lançados em 2013, permitirá aos provedores de serviços incrementar a inclusão financeira ao oferecer mais serviços financeiros além de transferências de dinheiro e pagamentos.

Desenvolvimento do ecossistema
Na medida em que o mobile money se torne um produto mais amplamente utilizado para um número crescente de operadoras, a concorrência também aumenta. Ao final de 2013, 52 mercados tinham dois ou mais serviços de mobile money, comparado a 40 em 2012. Em junho de 2013, as transações envolvendo companhias externas que usam o mobile money como plataforma para receber e fazer pagamentos promoveu o crescimento global do mobile money, que passou a representar 29% do valor total das transações. Estas transações estão também aumentando muito mais rapidamente do que a recarga de tempo de comunicação e as transferências internas. Em junho de 2013, 53.000 estabelecimentos comerciais estavam aceitando pagamentos via mobile money e 16.000 organizações usam mobile money como uma plataforma de pagamentos para aceitar pagamentos de contas e fazer pagamentos de salários.

Phillips acrescentou: "Com a expansão da indústria de serviços de mobile money, estamos vendo como estes serviços beneficiam as vidas de milhões de cidadãos em países em desenvolvimento do mundo inteiro. Continuaremos a acompanhar este enorme progresso e evolução e a trabalhar com as operadoras de tecnologia móvel e com o ecossistema mais amplo para expandir a amplitude dos serviços disponíveis e estender estes serviços a uma parcela maior da população mundial."

Notas aos Editores
O Relatório da Situação da Indústria em 2013 do Programa MMU contém dados tanto do sistema de Rastreamento das Instalações de MMU, que monitora o número de serviços de mobile money já em funcionamento ou planejados para a população não bancarizada de todo o globo. O relatório também inclui dados da Pesquisa de Adoção Global de Serviços Financeiros Móveis de 2013 do Programa MMU, que contou com um total de 110 participantes em 56 países. As estimativas do número de contas registradas e ativas foram feitas usando ferramentas de modelagem de dados formuladas especificamente para completar o conjunto de dados.

Uma cópia integral do relatório pode ser obtida em: http://www.gsma.com/mobilefordevelopment/state-of-the-industry-2013. Mais informações sobre o Projeto MMU podem ser encontradas em: http://www.gsma.com/mobilefordevelopment/programmes/mobile-money-for-the-unbanked/about

Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras móveis do mundo inteiro. Cobrindo mais de 220 países, a GSMA une cerca de 800 das operadoras móveis do mundo com 250 companhias do ecossistema móvel mais amplo, inclusive fabricantes de aparelhos e dispositivos, companhias de software, fornecedores de equipamentos e companhias de Internet, bem como organizações em setores tais como serviços financeiros, saúde, mídia, transportes e serviços públicos. A GSMA também promove eventos líderes no setor tais como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo. 

Para obter mais informações, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

FONTE  GSMA