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06 março 2014

A Rede BYOD e os Novos Desafios para o CSO

Jarrett Benavidez - Diretor da Trustwave para a América Latina e Caribe
 
A verdadeira explosão da base de dispositivos móveis acabou pegando de surpresa a maioria das empresas, que não tiveram tempo suficiente para estudar o fenômeno e adaptar suas redes para as novas condições de segurança e privacidade impostas pela inclusão de smartphone e tablets dos funcionários na rede corporativa.

Pelos dados do 2013 Trustwave Security Report, o crescimento da insegurança no universo dos dispositivos móveis se evidencia pelo forte avanço dos ataques de malwares para estes ambientes. Ao longo do período estudado pelo relatório, esta modalidade de ataques cresceu nada menos que 400% e com perspectiva de altas ainda expressivas, a serem conferidas nos próximos levantamentos.

Informações de fontes diversas mostram que cerca de 76% das empresas admitem smartphones particulares acessando suas redes de negócios, mas sabemos que são muito poucas as que possuem uma política de segurança específica para seus programas de redes com dispositivos de usuários (BYOD, ou Bring Your Own Device).

Mesmo já tendo investido bastante em software antivírus, firewalls, criptografia, gateways de segurança e serviços gerenciados, muitas empresas parecem perdidas diante do avanço do modelo BYOD e demonstram não perceber que, em certos casos, estão praticamente transferindo gestão da segurança para as negligentes mãos dos funcionários.

Dados que circulam na comunidade de segurança mostram que 90% das vulnerabilidades que atacam sistemas PC também atacam smartphones. Entretanto, são praticamente nulos os cuidados dos usuários com a segurança desses aparelhos.

Diante disso, o avanço do modelo BYOD coloca para o CSO um dilema interessante. Ele deve criar condições paras os usuários finais interagirem, o máximo possível, com as interfaces da rede, através de seus aparelhos particulares. Mas precisa, ao mesmo tempo, impedir que esta inclusão acarrete em descontrole para as políticas de segurança.

Significa dizer que o CSO necessita construir uma política de segurança com estratégia definida para a nova situação.

Para tanto, ele precisará mobilizar profissionais capazes de mapear toda a rede e seus pontos críticos e definir a estrutura tecnológica adequada para guarnecê-los. Tais profissionais podem ser consultores internos ou externos com alto preparo para identificar as ameaças e apontar as tecnologias adequadas para fazer frente a cada uma delas.

Entretanto esta providência, isoladamente, não basta. O conhecimento da política de segurança não pode ficar restrito aos especialistas da área no interior da empresa. Ele necessita se disseminar por todos os escalões e todas as áreas da companhia, sempre considerando que o uso de dispositivos móveis não escolhe hierarquia nem especialização, o que torna a rede BYOD a mais inclusiva de todas.

Este engajamento de todos pode se dar de várias formas. Uma delas é através da criação de um código de conduta que inclui, entre outras medidas, o conjunto de práticas seguras a serem observadas e listas expressas de proibições contra ações ou hábitos de navegação que submetam a rede ou as informações ao risco.

Uma boa política comportamental é o complemento perfeito para dispositivos de software e hardware que sejam capazes de controlar rigorosamente o compartilhamento das informações e recursos, incluindo a vigilância permanente dos equipamentos já conectados na rede e dos aparelhos mobile dos usuários internos ou externos.

Tudo isto requer a articulação de ferramentas de alta eficiência na configuração de uma solução consistente de controle de acesso (NAC), que permita às empresas monitorar e executar as políticas de acesso estritas que identificam, mapeiam e autenticam os dispositivos conectados à rede e os submetem aos padrões de segurança claramente projetados e explicitados na solução.

Trabalhando em complementação com o NAC, é altamente recomendável a adoção de um Gateway de Segurança WEB que faça o monitoramento dos sites acessados considerando-os por categorias e por períodos de utilização. O monitoramento deve ser capaz de verificar vulnerabilidades via análise de comportamento de aplicações maliciosas, independente de assinaturas de ataques, à luz da política de segurança, das regras de navegação e das hierarquias de acesso.

Nesse contexto, se qualquer funcionário do esquema BYOD se desvia da conduta permitida, o NAC pode redirecioná-lo para uma área isolada da rede onde o CSO depositou uma mensagem de advertência que, ao mesmo tempo "educa" o funcionário, e avisa o administrador de redes da situação, controlando qualquer comportamento que possa ser perigoso.

E enquanto o NAC se encarrega de disciplinar o acesso às redes, uma outra solução a ele agregada - o SIEM  (Security Information and Event Management) irá monitorar os eventos que apontam para a anormalidade ou para a perturbação da rede, através do correlacionamento de informações de diversos dispositivos. Com este nível de segurança, o CSO poderá saber se um grande número de usuários móveis adotou uma conduta atípica ou passou a agir, por exemplo, como uma espécie de manada. Em casos assim, o SIEM pode acionar as defesas do NAC, acarretando em proibições extras de acesso para os dispositivos móveis da rede e em alarmes de segurança para os seus gestores.

Em última instância, a filosofia mais avançada que hoje se propõe é de ajudar os clientes a ter uma abordagem mais holística para a mobilidade. Com habilidades profundas em conformidade e gestão de risco, tecnologias de segurança integradas e concientização de todos os funcionários da empresa é possível otimizar a postura de risco e compliance e proteger o ambiente de vulnerabilidades e ameaças emergentes relacionados com o tema de mobilidade.

Procura de universitários por aluguel no início do ano representa 40% do total de interessados em SP

Maior parte dos estudantes é do interior do Estado, aponta a Lello

            A procura de universitários por aluguel de imóveis na cidade de São Paulo vem aquecendo o mercado imobiliário neste início de 2014.
Levantamento da Lello, empresa líder em administração imobiliária no Estado, aponta que a procura de estudantes,  já representa  40%  do total de interessados que estão em busca de imóvel para alugar em São Paulo.
Segundo a administradora, a maior parte dos estudantes vem do interior paulista, e as regiões preferidas são Consolação, Perdizes, Vila Mariana, Santa Cruz,  Butantã entre outras.  A imobiliária também registra aumento da procura na região do ABC.
Roseli Hernandes, diretora comercial da Lello Imóveis, afirma que os estudantes querem unidades que fiquem próximas às principais faculdades e buscam apartamentos de 1 dormitório com valores de aluguel  de até R$ 2.000,00 o pacote (aluguel + condomínio). “Basicamente eles buscam apartamentos mobiliados ou semimobiliados. Querem localização, conforto e segurança”, diz.

Ainda segundo Roseli, a alta sazonal da procura costuma ir até março. “Esperamos um aumento de 30% no fechamento de novos contratos nestes primeiro meses, como tivemos nos anos anteriores”, conclui.

05 março 2014

CAT seleciona candidatos sem experiência para mais de 4 mil vagas

O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, (SDTE), está com mais de 7 mil vagas abertas, sendo que mais da metade não exige experiência. As mais de 4,7 mil oportunidades estão distribuídas entre os segmentos de serviços, comércio e construção civil.
Para operador de telemarketing são 385 postos abertos com chances para quem deseja trabalhar como receptivo ou ativo – salário de até R$ 733,00.
Já para o cargo de instalador na área de telecomunicações há 100 vagas que exigem o ensino médio e o salário é de R$ 738,00. Para técnico instalador são 60 oportunidades. Não há necessidade de ter concluído o ensino médio e o salário chega a R$ 783,00.
Vigilantes também encontram 100 oportunidades – salários entre R$ 1.085,01 e R$ 1.145,59, algumas das vagas exigem o ensino médio completo. Para vigilantes de escolta são 50 oportunidades – salário de R$ 1.271,00.
Condutor de bicicleta no transporte de mercadorias encontra oito vagas – salário de R$ 900,00 e exigência do ensino fundamental completo.
O cargo de ascensorista tem 30 oportunidades temporárias, também sem exigir experiência na área – salário de R$ 841,73.
Para balconista de açougue o salário chega R$ 1.027,00 e estão abertas 14 vagas. Balconista de lanchonete tem à disposição 43 oportunidades – salário entre R$ 3,33 por hora e R$ 827,50 por mês.
Na construção civil há 10 vagas para guincheiros que exigem o fundamental, que pode estar em andamento. O salário é de R$ 1.300,00.

Para participar do processo seletivo é necessário comparecer a uma das unidades do CAT munido de CPF, RG, carteira de trabalho e número do PIS. Caso o interessado não possua os últimos dois documentos, o CAT fornece no ato do cadastro.
Outras informações pelo serviço 156 ou no site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho.


Importante: A quantidade  de vagas veiculadas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e do Empreendedorismo pode sofrer alterações conforme a procura e o preenchimento de nossos cadastros.

A estratégia da Camil para o carnaval

Marca aposta em eventos como Feijoada do Amaral no Rio e bloco Gueri Gueri em São Paulo e se posiciona como genuinamente brasileira
"Feijoada Camil. Um prato cheio de Brasil". Este foi o conceito criado pela Leo Burnett Tailor Made para transcender a alimentação e celebrar dois símbolos fortes do brasileiro: a feijoada e o carnaval.

Com objetivo de atingir homens e mulheres acima de 20 anos das classes ABC do Rio de Janeiro e São Paulo, as ativações da marca foram concentradas no patrocínio da volta do bloco Gueri Gueri às ruas paulistanas, em 22 de fevereiro, e na carioca Feijoada do Amaral, em 01 de março.

No Gueri Gueri em São Paulo, além de estar presente nos ensaios do bloco com a distribuição de caldinho de feijão para o público, eleição da passista Camil da noite e máquina de fotos, a marca patrocinou o dia oficial da volta do bloco às ruas paulistanas, em 22 de fevereiro.

Já no Rio, o feijão preto e o arroz Camil foram os ingredientes oficiais da Feijoada do Amaral, que também contou com a área do buffet ambientada com motivos da marca. Abadás customizados pela Camil e leques com frases divertidas foram distribuídos aos convidados.

Tanto no Gueri Gueri como na Feijoada do Amaral haviam tendas de fotos onde as pessoas puderam compor figurinos de casais de noivos e um recreador, vestido de padre, tirou fotos das duplas no cenário "Vai casar ou vai para a festa?". Outra ação para os foliões do Rio e de São Paulo foi a distribuição de batecos no formato de colher de pau e de plaquinhas de paquera com frases divertidas.

"A proposta da marca nesta época do ano é ir além da alimentação e posicionar a Camil como uma empresa que é brasileira e que celebra os momentos especiais do país, como o Carnaval", afirma a diretora de Marketing da Camil, Luciane Matiello.

As ações contaram com o suporte da veiculação de dois publi-editoriais na Revista Caras: um com a cobertura do Gueri Gueri, com circulação em 26 de fevereiro, e outro com a cobertura da Feijoada do Amaral, em 05 de março. 

Trustwave Promove Webinário sobre a Segurança nos Bancos de Dados

(Evento gratuito trata da segurança de dados sensíveis das empresas e como as companhias podem fazer para se proteger contra as ameaças)
 
A Trustwave, líder em soluções de segurança e compliance, irá promover, no próximo dia 12 de Março, o webinário "Soluções de Segurança de Banco de Dados: Proteja os dados onde eles estiverem". O evento é dirigido a técnicos, líderes e executivos das áreas de segurança, TI e compliance das empresas e oferecido gratuitamente, mediante inscrição prévia.

A apresentação será em Português e irá abordar os principais motivos que levam os atacantes a almejarem os bancos de dados, quais são as ameaças e vulnerabilidades exploradas pelos criminosos para acessar essas informações, e como as soluções da Trustwave podem atuar no sentido de proteger as empresas dos ataques.

O webinário inclui uma apresentação completa das soluções de segurança da Trustwave específicas para proteção dos dados e também os testes de invasão realizados pelo laboratório de inteligência da empresa a fim de testar a segurança do parque tecnológico da instituição contratante. A exposição do tema estará a cargo da equipe da Trustwave no Brasil.

O evento on-line "Soluções de Segurança de Banco de Dados: Proteja os dados onde eles estiverem" acontece dia 12 de Março de 2014 das 11:00 às 12:00hs (horário de Brasília). As inscrições devem ser feitas até a véspera (dia 11 de Março), através do Link: Inscrição Gratuita 

28 fevereiro 2014

Laciella participa do Salão de Páscoa 2014 e lança Modelo de Negócio Store in Store

 A proposta de negócio chamada Loja de Fábrica pode reduzir em até 30% o preço ao consumidor final e democratiza o acesso a linha de chocolates Premium 

A empresa Laciella localizada na cidade de Capivari, no Interior de São Paulo, especializada na fabricação de chocolates Premium, apresentou o modelo Loja de Fábrica no conceito store in store (do inglês, loja dentro da loja) para a imprensa presente no Salão de Páscoa 2014, tradicional evento promovido pela ABICAB-Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados que aconteceu em São Paulo.

No modelo store in store, um estabelecimento concede à outra marca um espaço para que seus produtos sejam comercializados, gerando assim um canal ou ponto de venda dentro da loja. O conceito nasceu em Nova Iorque, nos EUA e hoje se expande para várias partes do mundo. Atualmente são encontrados em supermercados, grandes magazines, academias e, no Brasil, com exemplos bastante comuns, em postos de combustíveis, com as lojas de conveniência ou os cafés dentro das livrarias.

Foi na Páscoa de 2013 que a Laciella iniciou o seu projeto de Lojas de Fábrica com a comercialização de ovos e bombons Premium em 14 lojas no estado de São Paulo. Ao entrar num supermercado o consumidor era surpreendido com um espaço exclusivo destinado a uma chocolateria de uma marca diferente das tradicionais presentes nas gôndolas. Devido a grande aceitação, o que era para ser um projeto específico para a Páscoa, teve que ser repensado e mantido nas lojas a pedido dos parceiros comerciais.

Para 2014, a ideia é ampliar para 50 pontos no Estado de São Paulo. O Diretor Executivo da empresa Márcio Magnusson comenta: “Identificamos no modelo Store in Store uma oportunidade de democratizar o consumo de chocolates Premium. Com uma redução de até 30% nos preços de ovos de Páscoa, isso foi possível. No início, tínhamos a consciência que deveríamos oferecer produtos com ingredientes de primeira qualidade em embalagens sofisticadas. Então, buscamos um formato de negócio que reduzisse os custos financeiros relacionados à estocagem, logística, verbas de marketing, comissões, entre outros, e em seguida, buscamos parceiros comerciais que comprassem a ideia. Tudo isso, aliados a uma estrutura fabril enxuta, proporcionou a oportunidade de transferir todos esses benefícios ao consumidor e, estabelecermos assim, uma relação ganha-ganha com todos os envolvidos.”

Neste formato, o varejista define o espaço e a Laciella se encarrega de montar uma estrutura com expositores criando a “mini loja” sem custo adicional para o supermercadista.

Na Páscoa de 2013 a Laciella produziu, entre ovos e bombons, 20 ton. A expectativa de crescimento para 2014 é de 400%.

Ovos de Chocolate Premium forte tendência na Páscoa

No Salão de Páscoa 2014 a Laciella apresentou sua linha de Ovos com chocolate Premium. Além da qualidade do produto, destaque para as embalagens finas e presenteáveis. A expectativa é que sejam produzidas 100 toneladas de ovos e bombons para a edição de 2014.
Linha de Ovos de Páscoa Laciella:
v Ao Leite (100g, 150g, 250g, 350g, 500g e750g)
v Branco (150g, 250g, 350g e 500g)
v Meio a Meio (350g, 500g e 750g)
v Crocante (150g, 250g, 350g e 500g)
v Zero Açúcar (250g)
v 70% Cacau(350g)
v Recheados(400g)
v Trufados (400g)
Preços sugeridos ao consumidor final:
v 100g:R$ 6,90
v 150g: R$9,90
v 250g: R$ 16,90
v 350g: R$ 21,90
v 500g: R$ 29,90
v 750g: R$ 39,90
v Zero Açúcar 250g:R$ 19,90
v 70% Cacau 350g:R$ 22,90
v Louvre 400g (recheado crocante sabores: coco e avelã):R$ 29,90
v Trufados 400g (sabores: napolitano/tradicional/maracujá): R$ 29,90
Além da linha de Ovos de Páscoa, a Laciella conta ainda com outros itens que podem ser comercializados. São os bombons sortidos, tabletes e wafers recheados cobertos com chocolate.
Os endereços das Lojas de Fábrica estarão disponíveis no site www.laciella.com.br.
facebook.com/laciella

Tel. (19) 3492-5920

Mestre-Cervejeiro.com indica livros e cervejas para o Carnaval

Brasil Beer e Dum Jan Kubis são algumas das dicas do sommelier de cerveja Daniel Wolff para quem vai cair na folia ou curtir os dias de folga do feriado.

Um bom livro e uma cerveja artesanal. Quem está sonhando com isso para os próximos quatro dias não pode perder as dicas que Daniel Wolff, sommelier de cerveja da rede Mestre-Cervejeiro.com, preparou especialmente para o carnaval. Abaixo seguem algumas sugestões. Outras cervejas especiais selecionadas por Wolff, que há mais de dez anos se dedica ao mercado e à cultura cervejeira, podem ser conferidas em - http://www.mestre-cervejeiro.com

Dum Jan Kubis (Curitiba/Brasil). “Essa cerveja curitibana é feita com base em uma receita de American Pale Ale (cervejas claras com lúpulo de origem americana), porém, utiliza levedura de Lager. O resultado é uma bebida de coloração âmbar, brilhante, com boa formação de espuma, aromática, de amargor limpo, paladar seco e refrescante, ideal para abrir refeições e harmonizar com queijos e petiscos de boteco”.

Anchor Humming Ale (São Francisco/Estados Unidos) – “O grande diferencial dessa cerveja é que ela é feita com apenas um lúpulo: o neozelandês Nelson Sauvin, que confere um saboroso amargor além de aromas herbais e cítricos à cerveja. Ela tem boa formação de espuma, coloração alaranjada, perfumada, e muito refrescante. A sugestão para harmonizar é o escondidinho de carne seca”.

Evil Twin Low Life (Copenhague/Dinamarca) – “Uma das minhas preferidas, essa cerveja é intensa, tanto no aroma, quanto no sabor. Ela tem boa formação de espuma, cor dourada, aroma herbal, com toques de cereais e levemente equilibrado com o malte. A Evil Twin Low Life é, definitivamente, daquele tipo que a gente não consegue parar na primeira”.

Livro Brasil BeerE para quem gosta de aproveitar os dias de folga para colocar a leitura em dia, Wolff indica livros para ‘harmonizar’ com as cervejas:

Brasil Beer (Editora Gutenberg), escrito por Henrique Oliveira e Hélcio Drumond. “A obra é um rico catálogo com sugestões de cervejas e roteiros. Simplesmente indispensável para quem se interessa pela cultura cervejeira”, resume o sommelier de cerveja. O livro traz uma seleção de mais de 120 cervejarias, micro cervejarias e associações de cervejeiros artesanais, além de mais de 450 rótulos nacionais.

The Complete Beer Course (Editora Sterling Epicure), do jornalista especializado em cervejas Joshua M. Bernstein. "Em 12 capítulos, o autor dá um verdadeiro curso sobre cerveja. O livro é bom tanto para cervejeiros novatos quanto experientes. Há, por exemplo, um capítulo que fala só sobre lúpulos e os aromas que eles agregam nas cervejas".

Vamos Falar de Cerveja (editora Marco Zero), da autora inglesa Melissa Cole. “Como o próprio nome sugere, é um livro bastante didático, fala da história da cerveja, importância dos ingredientes e tem fichas técnicas completas dos grandes rótulos internacionais e sugestões de harmonização. Outro diferencial do livro é que a autora dá sugestões para quem já tem experiência com vinhos e tem interesse nas cervejas”.

Confira essas e outras dicas no link - http://www.mestre-cervejeiro.com

Sobre o Mestre-Cervejeiro.com – Criado em 2004 pelo sommelier de cervejas Daniel Wolff, inicialmente como um site para divulgar a cultura cervejeira, o Mestre-Cervejeiro.com é, hoje, uma rede de franquias especializada em cervejas especiais, com cinco lojas em operação, sendo 3 em São Paulo (Caraguatatuba, Piracicaba e Suzano) e duas no Paraná (Curitiba e Ponta Grossa). Mais informações, inclusive para interessados no sistema de franquia estão disponíveis no site http://www.mestre-cervejeiro.com/

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