PATROCINADOR

10 abril 2014

Monroe Amortecedores faz 40 anos no Brasil

Líder no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, a multinacional se destaca pela parceria com as principais montadoras com presença local

Referência mundial no desenvolvimento de amortecedores automotivos, a Monroe completou, em março, 40 anos de Brasil. Em sua trajetória de quatro décadas como parceira tecnológica das montadoras instaladas do País, além de liderar diversos segmentos do mercado de reposição, a Monroe se destaca por seguir todos os processos e padrões industriais da matriz norte-americana, fundada em 1916, na cidade de Monroe, Michigan (EUA).

Outro diferencial competitivo da Monroe no Brasil, a exemplo do que realiza em todo o mundo, é entregar para a reposição (aftermarket) rigorosamente o mesmo produto que fornece ao mercado original. Com essa prática, tanto o dono do carro como o reparador automotivo encontram no produto da Monroe toda aexpertise de quem desenvolve amortecedores com a chancela da montadora.

Com participação de aproximadamente 30% no aftermarket local, a Monroe pertence ao Grupo Tenneco Automotive, que também produz no País componentes para suspensão e sistemas de exaustão.

No Brasil, a maior fabricante de amortecedores do mundo está localizada, desde 1974, estrategicamente em Mogi Mirim, próxima a importantes mercados e de parte da indústria automotiva nacional.

A planta tem capacidade para produzir 6 milhões de amortecedores por ano, incluindo projetos de montadoras, segmento também liderado pela Monroe. A linha de borrachas gera 50 milhões de unidades para ambos os mercados, e os conjuntos de escapamentos, produzidos apenas para OEM, tanto na Argentina quanto no Brasil, chegam a 100 mil anualmente, considerando basicamente apenas veículos pesados.

“Estamos em 14 países, com 22 unidades industriais, e é com muito orgulho que comemoramos 40 anos de Monroe no Brasil. Acreditamos no mercado nacional e continuaremos investindo no desenvolvimento de novas tecnologias e em produtos de alta qualidade, para o crescimento permanente”, explica Guillermo Minuzzi, presidente da Tenneco na América do Sul.

Como resposta à importância estratégica do Brasil para os negócios da Monroe, a fabricante lançou, em 2012, o primeiro amortecedor do mercado com três anos de garantia ou 60.000 quilômetros, o Monroe OEspectrum. O produto de linha premium oferece maior estabilidade, segurança e conforto, melhorando o controle direcional do veículo e é aplicável em veículos das principais montadoras, respeitando suas características específicas.

Outro exemplo de pioneirismo é a certificação do Inmetro, que fez da Monroe a primeira fabricante a possuir toda sua linha de amortecedores em conformidade com as diretrizes de segurança do órgão.

Programa de capacitação profissional
A líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores investe, desde 1999, em uma ação de fidelização com clientes Monroe e Monroe Axios. Conhecido como Monroe Club, oferece diversos programas de treinamento e assistência que auxiliam o empreendedor a conduzir a empresa de maneira sustentável e segura. Essas capacitações são direcionadas aos diferentes públicos-alvo, atingindo desde os gerentes e proprietários, até os aplicadores nos centros automotivos e autopeças.

Políticas sociais
Ao longo de 40 anos, a Monroe atuou no desenvolvimento econômico e também no socioeducacional de seus colaboradores e das comunidades ao redor, por meio de iniciativas em parceria com o governo e ONGs. Além disso, os impostos pagos pela empresa são fundamentais para o crescimento da região.

“A Monroe faz parte da história de Mogi Mirim, e contribuímos constantemente para o seu  desenvolvimento socioeconômico e educacional. Continuaremos apoiando ações assertivas, sempre reforçando nosso compromisso com a comunidade”, afirma Marli Manara, diretora de Recursos Humanos da Tenneco.

A executiva ressalta o projeto Carpe Diem com crianças e adolescentes assistidos pelo ICA - Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim. A ação foi premiada pela Associação dos Profissionais de Recursos Humanos da Região de Campinas (DEASA), na categoria Best Practice, em 2012. “Atuamos com responsabilidade social e investimos em ações socioeducativas que ajudam a ampliar a cultura e a cidadania entre os jovens mais carentes. Esse reconhecimento é um dos atestados de que estamos no caminho certo”, completa.

Monroe e a invenção do amortecedor
Quando a indústria automobilística dava os primeiros passos, a carroceria era fixada diretamente nos eixos, deixando os carros desconfortáveis, principalmente com as más condições das estradas. A introdução de molas separou a carroceria do eixo, permitindo que o movimento das rodas fosse independente, melhorando o conforto ao dirigir.

Com o desenvolvimento de modelos mais velozes, as molas começaram a causar problemas, pois a energia acumulada durante sua movimentação produzia movimentos de extensão e compressão, resultando em oscilações, comprometendo a estabilidade e dificultando a direção. Ao mesmo tempo, em 1916, surgia a Monroe, com o nome de Brisk Blast Company, na cidade de Monroe, nos Estados Unidos, fundada por August F. Meyer.

A empresa, que em pouco tempo se tornou líder na produção de bombas de pneu, começou a utilizar a tecnologia para uma função que ninguém havia imaginado: suavizar o movimento da suspensão do veículo durante sua rodagem. Em 1926, a Monroe lançou o primeiro amortecedor do mercado.

Em 1964, inaugurou uma planta na Bélgica, a primeira da Europa. Dez anos 
depois, instalou-se no mercado brasileiro e, em 1977, tornou-se parte da Tenneco Automotive, detentora de marcas produtoras de peças automotivas, como Monroe Axios e Walker, hoje Tenneco Sistemas de Exaustão. Nos anos seguintes, a Monroe desenvolveu diversas inovações tecnológicas no amortecedor e em seus componentes, o que faz da fabricante a principal referência de qualidade nos mercados brasileiro e mundial.

Sobre a Tenneco
A Tenneco é uma empresa que fatura anualmente US$ 7,4 bilhões. Com sede em Lake Forest, Illinois (Estados Unidos), conta com cerca de 24 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de sistemas de controle de emissões, de amortecedores e componentes para suspensão para as montadoras e para o mercado de reposição. O grupo comercializa os seus produtos principalmente sob as marcas Monroe®, Walker®, Gillet® e Clevite® Elastomer.

VIII SALÃO DAS MOTOPEÇAS ANFAMOTO

Com expectativa de público de mais de 10 mil pessoas, um expressivo volume de negócios, possibilidade de contatos e oportunidades o Salão das Motopeças acontece em agosto deste ano.

A ANFAMOTO — Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, realiza a cada dois anos, desde 1998, uma das maiores e mais importantes feiras do setor, o Salão Nacional e Internacional das Motopeças, conhecido como Salão das Motopeças, único direcionado exclusivamente para negócios, que chegará a sua 8ª edição em agosto de 2014.

Em 2012, durante a última edição do evento, foram registrados mais de 9.500 visitantes ao longo dos 4 dias de feira. Os expositores, em depoimentos concedidos ao longo do evento, informaram que o volume de negócios gerado superou em até 60% o mesmo período com relação ao ano anterior, saldo considerado positivo para o empresário Orlando Leone. O ano de 2012 foi um tanto conturbado para a indústria de motocicletas, visto que o mercado sofria com a ausência de crédito para aquisição de novos veículos naquela ocasião. No entanto, o setor de reposição registrou alta na procura por produtos, uma vez que a frota circulante não foi renovada, o que gera a necessidade de manutenção e o consequente aumento nas vendas dos serviços relacionados.

Presidida atualmente por Orlando Leone, a entidade conta com mais de 300 empresas associadas, entre fabricantes, atacadistas, comerciantes, lojistas e representantes do setor de motopeças no país. Leone explica que o foco da feira está na facilitação e intermediação de novos contatos entre empresários, lojistas, oficinas, concessionárias, profissionais do setor e entidades de classe, entre outros. Isso, graças ao mix de setores participante, com representantes de todos os segmentos do universo de motopeças.

São atraídos para o evento, marcas e agentes de todo o mundo. Somente da Ásia, são aproximadamente 16% de visitantes interessados neste mercado, seguido da América do Norte e Europa, empatados com pouco mais de 5%, e a região da América Latina (exceto Brasil) com mais de 73%.

De 13 a 16 de agosto de 2014, a ANFAMOTO realiza mais uma edição do Salão Nacional e Internacional das Motopeças. A previsão para este ano é de alcançar público superior a 10 mil pessoas.

O evento chega a sua 8ª edição como a mais forte referência no setor e único destinado com exclusividade para os negócios do segmento de motopeças. Serão mais de 100 expositores e marcas participantes, que interagem e ampliam relações durante os 4 dias de evento, gerando contatos importantes e milhares de reais em negócios. Os principais lançamentos, novidades e tendências de mercado estarão à disposição de um público qualificado, composto por potenciais compradores, representantes de toda a cadeia do segmento de motopeças e acessórios. Também serão realizadas coletivas de imprensa com expositores.

SERVIÇO
VIII Salão Nacional e Internacional das Motopeças
De 13 a 16 de agosto 2014 (quarta, quinta, sexta e sábado)
Das 15h às 21h30 (qua/qui/sexta-feira) sábado das 15h às 20h
Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo), Av. Otto Baumgart, 1000 – SP
Visitação Gratuita (não aberto ao consumidor final)
Salão das Motopeças: salaodasmotopecas.com.br/2014/

Estado de São Paulo ganhou 4.257 franquias em 2013

Faturamento do Franchising no Estado paulista foi R$ 14 bilhões maior do que em 2012

A RIZZO FRANCHISE - maior consultoria de pesquisas sobre o Franchising em toda a América Latina - acaba de divulgar o balanço do desempenho do mercado de franquias de 2013 no Estado de São Paulo. Somente no ano passado, foram abertas 4.257 novas unidades de diversas marcas, totalizando 69.559 franquias em operação.

O Estado paulista também lançou 101 novas marcas que começaram a expandir por meio da venda de franquias no ano passado. Hoje, já são 1.495 os franqueadores de São Paulo. O número total de empregos diretos gerados pelas franquias paulistas em 2013 também apresentou alta em relação a 2012: foram 730 mil novos empregos durante todo o ano passado - quase 40 mil a mais do que em 2012.

O faturamento gerado pelas franquias no Estado de São Paulo passou de R$ 135,5 bilhões em 2012 para R$ 149,5 bilhões em 2013, uma alta de R$ 14 bilh ões e o equivalente a 4% de toda a participação das redes de franquias no PIB Nacional.

Franquias de olho nas cidades do interior

O ano de 2014 terá extensa expansão de franquias em diversas cidades do interior de São Paulo. Isso porque muitas redes iniciam a venda de franquias primeiramente nas capitais mais próximas de onde estão instaladas e, quando consolidadas, partem para o interior dos grandes Estados.

Um exemplo de marca nacional que chega ao interior este ano é a Primicia - líder na fabricação de malas e acessórios para viagens - que lançou sua própria loja de malas em 2012 e agora está abrindo diversas franquias pelo país. No interior do Estado de São Paulo, o alvo da empresa são as cidades de Campinas, Guarulhos, São José dos Campos, Santos, Sorocaba, São José do Rio Preto, Piracicaba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Barueri e São Caetano do Sul.

Outra franquia que está em busca de franqueados no interior do Estado é a ERA - Expense Reduction Analysts - franquia de consultoria de redução de custos para empresas. A rede quer abrir novas unidades em todas as cidades que possuem empresas com mais de 100 funcionários. Dentre as regiões onde a franquia chegará este ano estão: Região de Campinas, Região de Sorocaba, Região de São José dos Campos, Região de Guarulhos e Região de Barueri/Osasco.

09 abril 2014

Fazenda histórica de Campinas oferece mãe cortesia no final de semana das mães


O Solar das Andorinhas convida a família inteira a comemorar o Dia das Mães
 
 
Solar das Andorinhas reúne tudo que as famílias buscam para fugir da rotina e ainda comemorar o Dia das Mães. O hotel fazenda considerado o mais antigo do Brasil fica em Campinas, em uma propriedade histórica dos tempos áureos do café, e conta com estrutura de lazer para todas as idades.
Além de Patrimônio Histórico, o destino é privilegiado pela natureza. Ideal para tirar mães e filhos da agitação da capital! O Solar conta 83 apartamentos - equipados com ar condicionado, frigobar e tv – e também apresenta o maior complexo de aventura abrigado dentro de um hotel; onde o hóspede pode praticar balonismo, paintball, arvorismo e rafting.
As mães de toda a região encontram no Solar a opção ideal para descansar durante o final de semana ou somente no domingo de comemoração. Isso porque, os menos aventureiros contam com parque aquático com três piscinas interligadas com toboagua, piscina aquecida, piscina de biribol e piscina infantil, além de quadra de tênis, campo de futebol, quadra poliesportiva, salão de jogos, playground e boate dentro do Solar das Andorinhas.
Fica mais um pouquinho – Quem vai ao Solar das Andorinhas, sempre fica com aquele gostinho de ‘podia ter aproveitado mais’ ou ‘nem deu para conhecer tudo’. Para a família toda conhecer cada canto da fazenda, o ideal é passar o final de semana dos dias 9 a 11 de maio e ainda desfrutar do Almoço das Mães no domingo. As diárias em apartamento duplo saem em média R$ 400,00 com a mãe cortesia, pai e uma criança pagantes. Com pensão completa inclusa.
Escolhendo essa opção, o hóspede vai poder aproveitar toda a programação pensada para as famílias, além do já tradicional serviço de Lazer 24 horas. Com isso, os hóspedes mais animados, que gostam de ação até na madrugada, tem a companhia dos monitores do hotel. Noite afora, a turma vai desde sessões de piada até jogos de carteado.
Preocupado com o conforto das mães o ano inteiro, o Solar das Andorinhas conta com o Solar dos Bebês, com monitoria especializada em uma sala de recreação. O serviço leva toda a segurança que os pais precisam para deixar seus filhos se divertirem sem muitas preocupações!
Vale lembrar também, que o hotel recebe os animais de estimação – de pequeno porte - da família.
Para as famílias que preferem passar somente o domingo das Mães no hotel, o day use tem valores de R$85,00 para adultos e R$42,50 para as crianças. A mãe, neste caso, tem 30% de desconto no valor do day use. Outras informações e reservas em (19) 3257-1414 ou 3757-2700/ (11) 3675-0755 ou  www.solarandorinhas.com.br.

19ª MOSTRA SÃO PAULO em clima de Dia das Mães!

O evento abre a temporada de oportunidades de bons negócios para esta importante data do comércio

O Dia das Mães é uma data em que lojistas e comerciantes ficam mais confiantes com as vendas. Para as grifes de joias folheadas, joias de prata e acessórios não é diferente. As marcas do setor se reúnem em São Paulo e apresentam, durante a 19ª Mostra São Paulo, as novidades que devem abastecer as vitrines para a ocasião e, consequentemente, gerar bons negócios.

O evento, que acontece nos dias 9 e 10 de abril no Centro de Eventos São Luís, é promovido pela Baum Feiras e Eventos e dá a oportunidade para atacadistas, revendedores e lojistas alavancarem as vendas nessa importante data.
Além de presentes para as mães, os expositores da Mostra São Paulo apresentam peças focadas na Copa do Mundo, que fazem alusão ao Brasil. Tema bastante em alta nas vitrines e presente em editoriais de moda.

Para essa segunda edição do ano, a organização espera receber cerca de 1,5 mil visitantes de diversas localidades do país.

Vale lembrar que a Mostra São Paulo é um evento profissional, não aberto ao público em geral. Para participar é necessário apresentar o CNPJ da empresa ou comprovar atuação no segmento.

Dia das Mães, Copa do Mundo e outras novidades

As coleções dos expositores da 19ª Mostra São Paulo sinalizam uma tendência com uma brasilidade aflorada e peças sofisticadas que evidenciam a beleza feminina, como um todo.

By Rosembaum
Glamour é a palavra que rege as peças da grife de São Paulo (SP). Com uma coleção que passeia pela sofisticação, a marca aposta em lançamentos ousados que dão ênfase a mulheres de personalidade. Em destaque no evento, o anel banhado a ouro, forrado de zircônia com cristal ao centro. 

Caredan
A grife mineira tem criações exclusivas feitas à mão com o cuidado e acabamento de uma joia. O design é inspirado nas riquezas da flora e fauna brasileiras. As peças são banhadas a ouro 18k ou ródio e confeccionadas com materiais naturais, como madeira, sisal, sementes, pedras, pérolas e couro.

Devicta
Uma coleção luxuosa! É isso que a marca de Belo Horizonte (MG) apresenta na 19ª Mostra São Paulo. As peças, sempre com zircônia branca ou colorida, dão as boas vindas ao glamour que a grife enfatiza em suas criações.

Diamandi
A grife de São Paulo leva para a 19ª Mostra São Paulo peças em prata 925 banhadas em ródio branco e ouro amarelo. Anéis vistosos com detalhes vivos chamam a atenção entre as novidades apresentadas.

Gold Filled
Uma mistura de cores fortes toma conta das novidades da grife de joias alternativas. A marca de São Paulo selecionou peças contemporâneas, banhadas a ouro e valorizadas por pedras naturais nas cores hits da moda. 

Lemnis 
A marca trouxe de Minas Gerais uma variedade de produtos com cristais e peças com mistura de tons. Um dos destaques é esse conjunto em ródio negro, cravado com cristal azul safira. Os detalhes em tom diamante e champagne mostram a preocupação com combinações em todas as criações da grife.

Natalia Chaim 
A grife das sócias Natalia e Kati Chaim apresenta coleções com peças contemporâneas. Inspirado nas cerâmicas de Iznik, o brinco Ankara é composto de ágata negra e cristais aquamarine com detalhes em zircônia.

Ravic 
Natural de Limeira (SP), a marca traz para a 19ª Mostra São Paulo uma linha atual, que evidencia os cristais e o ródio negro, mantendo a sofisticação, qualidade e elegância de suas peças. 

Rimele 
O lançamento faz parte da coleção Mulher Moderna, uma homenagem ao público feminino que acompanha as tendências da moda. Este anel com banho de ouro tem detalhes em ródio negro e é uma das novidades que a grife apresentará na 19ª Mostra São Paulo.

Rincawesky
A hora e a vez da Copa do Mundo! Devido ao grande sucesso da coleção Pátria Amada da grife de Limeira, as peças continuam em alta na 19ª Mostra São Paulo. Esse brinco é uma das apostas da marca! 

Tereza Nandes
Peças diferenciadas com design inovador e excelente qualidade. Destaque para esse conjunto cravado com zircônia e cristal azul tanzanita, cor em alta nesta estação.

Via Oro 
A marca de Curitiba (PR) aposta em peças glamourosas e chiques. Para a 19ª Mostra São Paulo, a grife traz uma coleção focada na sofisticação e riqueza de detalhes.

Vijaya
Os tons eleitos da grife são mais claros. Focar em peças mais clássicas com tonalidades neutras é o objetivo da empresa. Esse conjunto com banho de ródio negro e pedras safira coloridas é o eleito da coleção.

WClass
Acompanhar de perto todas as tendências do mercado é o que inspira a grife de Americana (SP). O destaque para essa edição da Mostra São Paulo é esse anel com aros entrelaçados de 719 pedras zircônia negra e cristal.

As novidades não param por aí...

Além das marcas citadas acima, outras grandes grifes também participam da 19ª Mostra São Paulo e apresentam seus lançamentos para a temporada. São elas:

ADHARA / AFRIKA / ANABELLA / BELISSIMA / BLANCA LEONE / DIFRANCO / DIVINO METAL / EDEN / FACCION / FERNANDA CASTRO / FIORITA / GANDALF / GATA MARIA / GLAMOUR DAS MENINAS / GRIFFE STORE / IRENE CASANOVA / JM LAPIDAÇÕES / LOUISE ZANI / LUCIANNA RANGEL / MADAME MORDÔ / MARILENE BRAGA / MARLI PANÃO / MIRES BRANDÃO / MONT BLANCK / MR GOLD / NURIA SEMIJOIAS / OSKA / PANFELE EXCLUSIVE / PB JOIAS / PERFECT DESIGN / RAQUEL ROCHA / RIEVERS / ROSANI’Z / SANTO ACESSÓRIO / SENNAS / SL DESIGN / SORELLE / STUDIO 3 / TAGARELA’S / TERRAFOGO / VERA LOPES / VIENA.

www.mostrasaopaulo.com.br

07 abril 2014

Diminui interesse em crédito entre paulistanos em março

  Indicador da FecomercioSP apresenta retração de 34,6% em um mês e queda de 21,6% no comparativo anual


Depois de duas altas seguidas, o interesse dos moradores da capital paulista em contratação de linhas de crédito caiu 34,6% em março, em relação a fevereiro, e 21,6% na comparação com março de 2013. É o que revela a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com a área econômica da Entidade, são possíveis causas para a expressiva queda do Índice de Intenção de Financiamento, que atingiu o menor patamar de toda a série histórica iniciada em junho de 2012, com 18,9 pontos: a perspectiva ruim de crescimento da economia brasileira; a apreensão sobre o futuro próximo do mercado de trabalho; e os reflexos negativos provocados por eventuais gastos excessivos no fim do ano passado.

Conforme previsto em fevereiro, quando o indicador havia avançado 8,2% em relação a janeiro, a tendência otimista não era evidente e corria-se o risco de os resultados favoráveis não terem força suficiente para frear o mau humor dos mercados financeiros. Ainda para a área econômica da FecomercioSP, a perspectiva para o ano é de que haja aumento gradativo dos riscos e dos custos de captação, tornando improvável a expansão do crédito - exceto linhas muito específicas, entre elas a imobiliária. Mais riscos e mais custos deverão afastar os bancos privados do jogo, o que abrirá outra vez espaço para as instituições públicas, como já aconteceu em anos recentes.

Entre fevereiro e março, o Índice de Segurança de Crédito caiu 2,7%, influenciado pela redução da parcela dos paulistanos com algum tipo de aplicação, de 43,7% para 42,6% do total. A caderneta de poupança se manteve, neste mês, bem à frente dos demais investimentos na preferência desses aplicadores. Aproximadamente três quartos deles (74,1%) disseram ter dinheiro depositado em contas do tipo. A segunda maior proporção foi a de pessoas com recursos em fundos de renda fixa (13,8%). Na sequência, entre os principais investimentos, ficaram planos de previdência privada (6,7%) e fundos de ações (2,2%).

Sobre a PRIE
A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem o objetivo de acompanhar o interesse dos paulistanos em contrair crédito e a evolução da proporção de famílias endividadas na capital paulista que possuam aplicações financeiras, gerando um índice de risco inerente a essas operações. Os dados que compõem a PRIE são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos.

Vendas de Páscoa podem crescer 5% no estado de São Paulo

Ticket médio de compra varia entre R$ 70,00 e R$ 100,00

Uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) aponta que os lojistas estão com expectativas estáveis para as vendas no período da Páscoa. Em comparação com o mesmo período do ano passado, 2014 pode ter crescimento médio de 4% a 5% em todo o estado. O ticket de compra deve variar entre R$ 70,00 e R$ 100,00.
Em todo estado de São Paulo, o consumo deve se concentrar entre o fim de fevereiro e a segunda quinzena de abril. Mesmo com a alta do dólar, que teve impacto no valor do cacau, as vendas podem ser positivas e os ovos de páscoa e artigos de chocolate serão as primeiras opções de compra do consumidor.
“O atendimento e a qualidade do produto são aspectos fundamentais e fazem a diferença na hora da escolha por parte dos consumidores. Aos pequenos comerciantes, estreitar os laços de conhecimento buscando aproximação com o cliente é fundamental para alavancar as vendas, além disso, aderir aos meios eletrônicos de pagamento também pode ser muito vantajoso”, comenta o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.
As contratações temporárias para esta época podem crescer 4,5% em lojas, comércios e supermercados. “Na cidade de São Paulo, supermercados devem liderar as contratações e podem ter aumento nas vendas de alimentos, como azeite, vinhos, bebidas em geral e bacalhau”, explica Stainoff.
São Bernardo do Campo
Em São Bernardo do Campo, a expectativa de crescimento é de 9%, com ticket médio de compra entre R$ 50,00 e R$ 70,00, uma expectativa considerada estável em relação ao ano passado, segundo o presidente da CDL da cidade, Marcello Alexandre. “Isso se deve a um melhor posicionamento da sociedade frente a uma economia estabilizada com crédito fácil e com a nova postura do consumidor, que age com menos impulso e mais critério de compra”, afirma.
Os setores que devem liderar as vendas serão os supermercados, atacadistas e redes de lojas especializadas em chocolate. A maior procura será por ovos de páscoa, porém, a Colomba Pascal também terá uma maior adesão dos consumidores.
Situação econômica no ABC

O ABC tem se consolidado como um forte centro de consumo, como é o caso de São Bernardo, a partir do aumento de população e com a abertura de dois novos shoppings. Além disso, com o crescimento comercial e residencial do ABC, os consumidores estão buscando os produtos em sua própria região e que fortalece a concorrência com a capital.
Além do positivo estado comercial de São Bernardo, entre os meses de março e abril haverá crescimento em vagas de emprego. “Esperamos um aumento de 5 a 7% em oportunidades justamente pela Páscoa, já que geralmente estabelecimentos comerciais como supermercados contratam mão de obra temporária”, diz Alexandre.

Campinas

Na região de Campinas, as vendas de Páscoa prometem ser estáveis e com crescimento de 4,5% a 5,5% em relação a 2013, com ticket médio de compra que vai de R$ 100,00 a R$ 200,00. De acordo com a presidente da CDL de Campinas, Adriana Flosi, os setores que mais venderão estão no varejo, no segmento de alimentação, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas e vinhos. 
Um fator que pode desacelerar as vendas de Páscoa é a proximidade da Copa do Mundo. “Para os pequenos e médios comerciantes enfrentarem essa dificuldade e a concorrência, será necessário trabalhar com o diferencial de preço e atendimento de qualidade”, afirma Adriana. Campinas também espera a contratação de 4,5 mil vagas temporárias, que devem ter início 30 dias antes da Páscoa.

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto está otimista com as movimentações para as vendas de Páscoa. A região espera um crescimento de 2% a 4% em relação ao ano anterior, o que significa uma estabilidade positiva para o setor com promoções e inovações de novos produtos com design diferenciado em formatos atrativos. Os supermercados, setor de alimentação externa e brinquedos, devem liderar as vendas de Páscoa, que espera um ticket médio de R$ 70,00 a R$ 90,00. 
“A nossa expectativa é que o chocolate, como presente tradicional, se mantenha entre os favoritos do público. Porém, numa economia eclética como a nossa, a Páscoa é uma oportunidade para almoço em família em restaurantes, pizzarias, churrascarias. Também é uma oportunidade para presentear os filhos com brinquedos, roupas e calçados, eletroeletrônicos, entre outros”, diz o presidente da CDL de Ribeirão Preto, Paulo César Garcia Lopes.

Sorocaba
Em Sorocaba, a expectativa de vendas para a época de Páscoa é que as vendas se mantenham estáveis, com crescimento aproximado de 3% a 5% sobre 2013. De acordo com o presidente da CDL de Sorocaba, Antonio Luis de Almeida, o ticket médio fica entre R$ 70,00 a R$ 90,00 com vendas potencializadas em comércio especializado em chocolates e supermercados. No setor é esperado a contratação em vagas temporárias de 5% a mais do quadro de funcionários para esta época.