PATROCINADOR

23 maio 2014

IPT participa das obras de pavimentação do Aeroporto Internacional de São Paulo

Equipe do Instituto avalia quais as melhores misturas para serem usadas no asfalto e no concreto

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) está prestando apoio tecnológico às obras de melhorias na pavimentação do Aeroporto Internacional de São Paulo. Equipes de pesquisadores da Seção de Geotecnia e do Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT estão acompanhando as obras das novas pistas e pátios, das vias de serviço e da revitalização de pistas existentes em um projeto iniciado em 2013 e previsto para ser concluído no primeiro semestre de 2014.
A primeira atividade da equipe da Seção de Geotecnia ocorreu entre os meses de maio a outubro do ano passado com o acompanhamento das obras de terraplenagem e pavimentação asfáltica no pátio remoto de estacionamento de aeronaves, o Pátio L, cuja área de 69 mil metros quadrados tem capacidade para 13 posições de aviões classe E; outra equipe acompanhou a obra de manutenção do trecho central da pista 09L/27R, destinada principalmente às decolagens. “Um batalhão de diversas equipes, formado por cerca de 150 profissionais e 70 veículos, realizava as operações de fresagem, pintura, lavagem e limpeza em um intervalo máximo de seis horas a cada dia”, explica Rubens Vieira, pesquisador da Seção de Geotecnia do IPT.  
Vieira explica que a necessidade do controle de atrito é uma das principais diferenças consideradas na formulação das misturas asfálticas destinadas às pistas de aeroportos em comparação às de vias públicas. “O revestimento da pista é fabricado com materiais pétreos retirados de pedreiras, que são britados e dosados, e em seguida esta combinação de agregados é misturada a um cimento asfáltico do petróleo de fórmula mais resistente do que a usual. “O pavimento deve dar condições para que os pneus da aeronave tenham boa aderência, e as propriedades superficiais do asfalto são determinadas em avaliações de macro e microtextura”, informa o pesquisador.
Uma característica das misturas escolhidas para as obras em Guarulhos é a presença de cal na fórmula, uma alternativa de custo mais baixo e menor toxicidade em relação aos tradicionais aditivos químicos dopantes empregados para aumentar a aderência dos agregados ao cimento asfáltico.   
A equipe do IPT participa das avaliações das misturas mais adequadas para o uso nas obras de pavimentação. A rotina da operação começa com a preparação da mistura asfáltica, e uma dosagem é executada em laboratório por uma das empresas de controle tecnológico da obra de acordo com as especificações do GRU Airport.
Em relação ao concreto, o IPT é responsável pelo acompanhamento da execução do controle tecnológico do concreto utilizado na execução do pavimento rígido dos Pátios K e J, desta vez pelo Laboratório de Materiais de Construção Civil.
O trabalho envolve a participação na definição dos traços de concreto de alta resistência aplicados no pavimento; a avaliação das características dos materiais constituintes dos concretos; o acompanhamento e a verificação de todo o processo de execução do pavimento rígido, como a aplicação de membrana isolante e impermeável, o posicionamento das armaduras de reforço e das barras de transição/transferência, assim como as etapas envolvidas na produção do concreto aplicado – lançamento, adensamento, acabamento e cura.  
“Existem duas usinas de concreto instaladas no canteiro de obras do aeroporto, próximas à área de construção do pátio de aeronaves, ao contrário das usinas de asfalto, que estão localizadas fora do aeroporto”, explica Rafael Francisco Cardoso dos Santos, pesquisador do laboratório. 
Os pesquisadores acompanham ainda a análise dos resultados do controle tecnológico do concreto, realizado por laboratório contratado pela construtora, e auxiliam nos procedimentos de correção de problemas ocorridos durante a execução do pavimento no local.

Nova lei sancionada endurece as regras do jogo para o crime de exploração sexual ou favorecimento à prostituição de crianças, adolescentes e vulneráveis

A presidente Dilma Rousseff, durante a Semana Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, sancionou lei que torna hediondo o crime de exploração sexual ou favorecimento à prostituição de crianças, adolescentes e vulneráveis. O texto foi assinado em cerimônia fechada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença da apresentadora Xuxa Meneghel e do cantor Sérgio Reis.

Com uma expectativa popular de diminuição dos índices e maior punição nos atos que envolvem exploração sexual ou favorecimento à prostituição de crianças, adolescentes, e vulneráveis, a Lei n. 12.978 de 2014, endurece as regras do jogo e revela-se um verdadeiro avanço jurídico contra a prática de atos lesivos aos menores, enfermos e deficientes.

Com a nova legislação o crime é tido como inafiançável e insuscetível de anistia, graça ou indulto. A reprimenda corporal imposta deve ser resgatada em regime incialmente fechado e, para progressão de regime, exige-se o cumprimento de, no mínimo, dois quintos da sanção aplicada, se o apenado for primário, e de três quintos, se reincidente, além da sua boa conduta carcerária.

A lei n. 8.072 de 1990, que trata sobre os crimes hediondos, também prevê essa classificação para outros tipos penais descritos em seu artigo 1º, tais como latrocínio, estupro, epidemia com resultado morte, entre outros.Do ponto de vista semântico, o termo hediondo significa a prática de um ato profundamente repugnante, horrendo, imundo, enfim, contrário a moral social, que requer, por parte do Estado,maior repressão dada sua extrema gravidade.

A nova legislação, nada mais fez que acrescentar ao rol dos crimes hediondos o favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável, crime este já previsto no artigo 218-B, caput, §§ 1º e 2º do Código Penal.

Com a sanção da nova lei o Brasil passa a dispor de um forte instrumento na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país. Luta esta que deve ser intensificada a cada dia, ainda mais quando se está próximo da Copa do Mundo, onde o tema relacionado a exploração sexual de jovens vem à tona.

Dr. Thiago Ferrari Ribeiro é advogado especialista em direito penal empresarial, atuante no escritório Farah, Gomes e Advogados Associados de Florianópolis.

Lufthansa faz voo Frankfurt-Salvador para trazer a Seleção Alemã de Futebol

No próximo dia 8 de junho, um Airbus A340-600 da Lufthansa vai pousar em Salvador às 3h40 da madrugada para desembarcar a Seleção Alemã de Futebol. O voo extra parte de Frankfurt na noite do dia 7 de junho exclusivamente para trazer a delegação alemã. Os jogadores e equipe técnica ficarão hospedados na Vila de Santo André, no Município de Santa Cruz de Cabrália, perto de Porto Seguro, a aproximadamente 700 km de distância de capital baiana.

Uma série de ações marcam a aproximação da Copa do Mundo na Lufthansa. Nas próximas semanas, oito aeronaves da frota Lufthansa vão trocar a tão conhecida identificação gráfica pelo novo logo Fanhansa. Será a primeira vez, desde o início de operações há quase 60 anos, que a Lufthansa muda seu nome na fuselagem de alguns dos aviões. Além disso,  muitas surpresas promocionais estarão acontecendo a bordo dos voos regulares da Lufthansa, nos balcões de check-in e portões de embarque nos aeroportos alemães, os participantes poderão se candidatar imediatamente a uma passagem para o Brasil a bordo de um jato Fanhansa. Mais informações em www.lufthansa.com

Devassa patrocina torneio de baterias universitárias

A cerveja Devassa, marca da Brasil Kirin, patrocina a “Balatucada”, maior torneio de baterias universitárias do País. Neste ano, o Torneio completa sua sexta edição e conta com a participação de 25 baterias das faculdades mais expressivas do país. A terceira seletiva de baterias será em 24 de maio, das 14h às 23h, na Quadra da Escola de Samba Império de Casa Verde.

Devassa é uma marca ousada e descontraída, que fala diretamente com os jovens. Por isso estamos presentes no Balatucada, um dos principais eventos universitários, que proporciona alegria e diversão ao público”, afirma Thiago Torelli, gerente de marketing de Devassa.

O Torneio é dividido em três etapas, a ‘Seletiva’ no 1º semestre, a ‘Pré-Seletiva’ e ‘Torneio Principal’ no 2º. As baterias dão o máximo de si para se consagrarem campeãs e levarem para casa o troféu Balatucada e diversos instrumentos. Neste sábado ocorre a 3º Seletiva, que faz parte da primeira etapa do Torneio.

Parada Pela Vida
Para estimular uma atitude responsável em relação ao álcool, a Brasil Kirin promove durante a “Balatucada” o Parada – Um Pacto pela Vida, campanha permanente criada pelo Governo Federal e coordenada pelo Ministério das Cidades. A iniciativa visa estimular esforços em todo o mundo para conter o elevado número de mortes no trânsito. As ações são realizadas no próprio local, com informações sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e volante. Durante o evento serão oferecidos vouchers de desconto para corridas do Taxi Já.


Serviço
Balatucada – Torneio de Baterias Universitárias do Brasil
Local: Quadra da Escola de Samba Império de Casa Verde - Av. Eng° Caetano Álvares, 2042 - Casa Verde
Data: 24 de maio de 2014, das 14h às 23h
Mais informações: http://www.balatucada.com.br/

Proteja-se Contra as Novas Vulnerabilidades do Internet Explorer e Adobe

Por Karl Sigler, Gerente de Ameaças Inteligentes da Trustwave
 
Foram descobertas duas novas vulnerabilidades "zero day" não relacionadas, que têm como alvo o Adobe Flash e o Internet Explorer da Microsoft, o que significa que os criminosos podem já ter se aproveitado e plantado malwares nos computadores dos usuários. Embora a Adobe já tenha publicado uma correção de emergência para sua vulnerabilidade, ainda não existe uma correção oficial da Microsoft. 

As táticas usadas pelos criminosos para explorar essas vulnerabilidades não são incomuns. No caso do Internet Explorer, os criminosos atraem os usuários para um website malicioso e, em seguida, usam a vulnerabilidade para instalar um malware nos computadores. Um dos resultados mais significativos da vulnerabilidade da Microsoft é que esta é a primeira vulnerabilidade importante em um produto da Microsoft desde o fim do Windows XP.


Isso significa que ela nunca mais poderá ser reparada para os usuários de XP, que constituem ainda um terço de todos os usuários do Windows. Para aqueles que usam sistemas operacionais Windows mais atualizados, uma correção deve ser urgentemente instalada, assim que ela for publicada pela fabricante.

A vulnerabilidade Adobe, por sua vez, já vinha sendo explorada pelo que chamamos de "watering hole" (algo como poço d´água, em tradução livre), onde criminosos infectam um website legítimo que atrai o tipo de vítima que eles querem. Por exemplo, um atacante pode infectar um site popular de programação que eles sabem que suas vítimas utilizam frequentemente para produzir seus aplicativos. Mas os usuários podem se proteger contra essa ameaça do Adobe simplesmente fazendo a atualização do Flash Player. Os usuários do Internet Explorer, versões 10 ou 11, ou usuários do Chrome, devem obter atualizações automáticas para suas versões do Flash apenas reiniciando seus navegadores.

Usuários de outros navegadores podem baixar a atualização no site da Adobe. Outra maneira de se proteger contra esses ataques é ter mais controle sobre quando o Flash é usado. Os navegadores web, como o Chrome e o Firefox, têm um recurso chamado "Click to play", ele desativa a inicialização automática para todas as aplicações Java e Flash.

Até que os patches para a vulnerabilidade do Internet Explorer sejam lançados, existem alguns passos que as empresas e usuários podem seguir a fim de mitigar os riscos de serem vítimas de um ataque. Esses incluem:

1.   Instale a ferramenta Enhanced Mitigation Experience Toolkit (EMET) 4.1: Já ficou demonstrado que as proteções contra exploração fornecidas pela ferramenta gratuita EMET evita que essa vulnerabilidade seja explorada. Você pode obter mais informações e fazer o download do EMET através do site da Microsoft.

2.  Substitua o navegador web por um navegador alternativo, como o Google Chrome ou Firefox. Essa solução é especialmente recomendada para usuários do Windows XP. O Google afirmou que continuará a fornecer atualizações para o Chrome no XP até Abril de 2015 e o Firefox ainda não anunciou o fim do suporte para o XP.

3.  Desabilite os controles ActiveX e scripts ativos. Para aqueles que usam o Internet Explorer, eles podem se proteger por meio das configurações das zonas de segurança Internet e Intranet; Isso irá bloquear os controles usados para implantar as ameaças, mas também irá desabilitar um monte de conteúdos web dinâmicos.
 
4.  Cancele o registro VGX.DLL: Desde a vulnerabilidade que dependia do VGX.DLL, os usuários podem desabilitar a biblioteca descadastrando ou trocando as permissões para o VGX.DLL. Os usuários podem fazer o cancelamento do registro do DLL a partir de uma linha de comando com "regsvr32 -u vgx.dll".

As vulnerabilidades zero day são extremamente difíceis de prevenir, uma vez que os atacantes as descobrem antes mesmo dos fabricantes, no caso,  Microsoft e Adobe. De qualquer maneira, implementar uma estratégia de segurança multi-camadas, que inclui atualização de tecnologias antimalware, pode ajudar a prevenir esses ataques.

Para os líderes de empresas, é fundamental implementar um programa de conscientização de segurança para que os usuários possam identificar sinais de phishing em e-mails e sites potencialmente maliciosos. Também é sempre importante ter um plano de resposta a incidentes que tenha sido recentemente atualizado e testado. Se você não  pode impedir a exploração, é muito importante ser capaz de reagir e se recuperar em tempo hábil.
 

22 maio 2014

Lufthansa Technik, o maior prestador de serviços de MRO do mundo, tem novo escritório na América Latina

A meta é superar, até 2022, o índice de crescimento anual do mercado MRO que é de 6,7% em média, para atingir os 20% ao ano

A demanda por serviços, MRO em especial, nos países latino-americanos fez com que a Lufthansa Technik, o maior prestador de serviços de MRO do mundo, se decidisse pela abertura, no início de 2014, do escritório em Santiago, no Chile. Agora, a organização de vendas da Lufthansa Technik é representada por dois escritórios, o de Miami, nos EUA, e o de Santiago, no Chile.

A equipe de Miami se encarrega das atividades de marketing e vendas para o Grupo Lufthansa Technik da América Central (incluindo o Caribe) até a região norte da América Latina. O recém-constituído escritório de vendas em Santiago  abrange todas as atividades de vendas no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Por meio dos dois escritórios, a Lufthansa Technik oferece aos operadores do transporte aéreo da região um ponto focal de contato, no esforço para trazer o abrangente leque de serviços e competências o mais próximo dos clientes.

Fundada em 1988 em Santiago, a LAN Airlines e a Lufthansa Technik, por meio da subsidiária Lufthansa Technical Training, estabeleceu uma joint-venture com o nome Lufthansa LAN Technical Training S.A.. A principal área de atividades da organização é a evolução do treinamento técnico de mecânicos de aeronaves e os cursos de treinamento em inglês técnico, fatores humanos, gerenciamento e suporte ao produto.

Em abril de 2014, a Lufthansa Technik e a Comunidade de Puerto Rico anunciaram um acordo para a criação de uma unidade MRO em Puerto Rico para atender aeronaves de curto e médio alcance. A nova empresa, Lufthansa Technik Puerto Rico (LTPR) terá como base o Aeroporto Internacional Rafael Hernández, em Aguadilla. A nova empresa empregará até 400 funcionários e vai operar um total de cinco linhas de revisão, duas para iniciar: a de checks ‘C’ e ‘D’ do Airbus A320. O primeiro pernoite deve ocorrer em 2015.

Planos futuros
A Lufthansa Technik considera o mercado MRO da América Latina como parte muito importante para a estratégia de longo prazo e assumiu o compromisso de ampliar o envolvimento na América Latina. A meta é superar, até 2022, o índice de crescimento anual do mercado MRO que é de 6,7% em média, para atingir os 20% ao ano. O Grupo Lufthansa Technik deseja ampliar o crescimento sustentável com a presença na região (desenvolvimento local, por exemplo). Para tanto, aquisições e cooperações fazem parte dos planos. Além disso, soluções móveis e consultorias potenciais são decisivas para o crescimento.  


Saiba mais sobre a Lufthansa Technik
A Lufthansa Technik é o principal provedor independente de serviços de manutenção, reparos, revisões e modificações para a aviação civil. Com programas de manutenção customizados e métodos de reparo no estado-da-arte, a Lufthansa Technik garante a confiabilidade ininterrupta e disponibilidade das frotas de seus clientes. Trata-se de uma organização licenciada internacionalmente para prestar serviços de manutenção, produção e desenvolvimento, com seis unidades de negócios (Manutenção, Revisão, Serviços em Componentes, Serviços em Motores, Serviços VIP e Serviços em Trens de Pouso), que atendem a cerca de 750 clientes no mundo.

Atualmente, a rede da Lufthansa Technik é composta por especialistas que oferecem às empresas aéreas no mundo serviços novos e valiosos com total êxito, contando com cerca de 30 subsidiárias operacionais e afiliadas na  Europa, Ásia, Austrália e Estados Unidos. A estratégia da Lufthansa Technik ao expandir consistentemente a alianças internacionais a torna competitiva em diversas frentes. De um lado, agora pode operar como provedor regional e do outro, ao aproveitar diversas vantagens regionais, a empresa garante custos menores. Este fato, por sua vez, promove o desenvolvimento de novos produtos e serviços em sua base principal na Alemanha.

Relacionamento estreito com aéreas da América Latina
Os clientes da Lufthansa Technik na América Latina incluem o Grupo LATAM Airlines (TAM e LAM Airlines), Aeroméxico, Volaris, Interjet, Aerolineas Argentinas, GOL – Linhas Aéreas Inteligentes, Copa Airlines,  Grupo AviancaTaca, Sky Airline, Ocean Air (Avianca Brazil) e outros. Estes clientes contrataram vários produtos dentro do Grupo Lufthansa Technik: principalmente, Serviços em Componentes, em Motores e em Trens de Pouso.

O Grupo Lufthansa Technik está preparado para ampliar o vigoroso relacionamento na América Latina ao acompanhar a demanda e ainda, em nome do desenvolvimento, fazer frente aos requisitos de novos produtos, tornando a inovação objeto de atenção especial. Mais informações em http://www.lufthansa-technik.com/

Triumph atinge a marca de 5.000 motos produzidas em Manaus

A Triumph acaba de produzir a motocicleta número 5.000 na sua linha de montagem instalada em Manaus (AM), com o modelo Tiger 800. A marca inglesa iniciou a montagem de motocicletas no Brasil em outubro de 2012, com seis modelos. Atualmente, são montadas lá 11 motocicletas, e mais um modeloserá incorporado à linha em breve – a Tiger Sport 1050. “Até o final deste ano, entre junho e dezembro, vamos produzir mais 2.000 motocicletas na fábrica de Manaus”, prevê Marcelo Silva, gerente Geral da Triumph Motorcycles Brazil. 

A marca vendeu cerca de 2.500 motos no País em 2013 e planeja atingir um volume de 4.000 unidades neste ano (entre nacionais e importadas). Este volume representa, também, um acréscimo de quase 15% sobre as previsões iniciais da marca de atingir um volume de 3.500 motocicletas comercializadas ao longo de 2014.

A Triumph Motorcycles Brazil é a 10ª subsidiária da empresa pelo mundo e conta com sede em São Paulo (SP), fábrica em Manaus e 11 concessionárias nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO). 

A Triumph Motorcycles é uma empresa global, atuando diretamente em 10 países, por meio de suas filiais, e indiretamente em mais 42 mercados, através de distribuidores independentes. A Triumph é a marca de motocicletas que mais cresce no segmento acima de 500 cc nos 10 países nos quais está presente. O faturamento mundial da empresa gira em torno de R$ 1,1 bilhão e a produção total passa de 50.000 unidades anuais. No mundo todo, a Triumph possui cerca de 730 concessionárias e quase 2.000 funcionários.