Edição do ano passado produziu US$ 97 milhões em volume de negócios
De acordo com um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o setor de viagens e turismo representou, no ano passado, 9,2% do Produto Interno Bruto para a economia nacional, o equivalente a uma movimentação de R$ 443,7 bilhões. Com base neste cenário, a ABAV – Expo Internacional de Turismo, considerada a maior e mais importante feira internacional de negócios do setor em todo o continente americano e no Hemisfério Sul -, tem como objetivos de sua 42ª edição acentuar o caráter de negócios conquistado pelo evento e superar o volume de US$ 97 milhões gerados em 2013.
Para atingir a meta, a ABAV Expo aposta no potencial das reuniões entre os expositores e os 800 hosted buyers(compradores convidados) aguardados para o evento, provenientes, em sua maioria, da América do Sul e da América do Norte. Estes executivos integram o Programa Compradores Convidados, considerado o maior do país, formado por profissionais com poder de decisão para a concretização de negócios.
Além disso, o evento contará, pelo segundo ano consecutivo, com a Ilha Corporativa Abracorp, cuja missão é atender à crescente demanda do setor de viagens de negócios, eventos e incentivos. O espaço permite a troca de experiências com gestores de viagens de empresas dos mais diversos segmentos, além de reunir expositores que atuam em todos os elos da cadeia produtiva do setor, tais como empresas fornecedoras de soluções tecnológicas, que contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados pelos agentes de viagens.
Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), as 31 agências de viagens associadas à entidade – que juntas respondem por 35% do setor como um todo -, faturaram no ano passado R$ 18 bilhões, o que representa um terço do PIB anual do segmento.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), idealizadora do evento, reúne uma base de associadas responsável por 85% das vendas de produtos e destinos turísticos do Brasil, figurando como o maior canal de distribuição junto aos consumidores. A possibilidade de networking com as 3,5 mil marcas expositoras já confirmadas, entre as quais representantes de 65 países, e com o público de 40 mil visitantes profissionais reitera o potencial da feira no que concerne à consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes, favorecendo, deste modo, toda a cadeia produtiva global do setor de turismo.
A 42ª ABAV será realizada de 24 a 28 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e aberta ao público consumidor nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), quando pacotes de viagens nacionais e internacionais estarão à venda com descontos e preços promocionais negociados com exclusividade para o Feirão ABAV.