Sistema de comunicação visual aprimora e agiliza atendimento em ambientes com música alta e pouca iluminação
O ambiente em uma casa noturna, além de baixa iluminação, geralmente tem movimento intenso de circulação de pessoas e música em alto volume, o que pode dificultar a atuação dos garçons no atendimento aos chamados dos clientes, prejudicando a qualidade do serviço prestado e a experiência vivida pelo consumidor no local. Foi com este pensamento que o empresário José Rubens Almeida, criador do sistema de comunicação visual Psiu Garçom, já instalado em diversos bares, restaurantes, padarias e pizzarias no estado de São Paulo e em várias cidades do País, começou a expandir sua área de atuação neste segmento, instalando a solução, cada vez mais, também em casas noturnas.
O criador do Psiu Garçom explica que o sistema possui operacionalidade e instalação simplificados, sendo composto por transmissores individuais sem fio, posicionados nas mesas do estabelecimento, e por um ou mais painéis de led, instalados em local de fácil visualização. “Para chamar o atendente, o cliente aciona um dos dois botões do transmissor localizado em sua mesa e seu número é exibido no painel, ao mesmo tempo em que emite um alarme sonoro avisando o funcionário sobre a solicitação. Ao chegar à mesa para o atendimento, o garçom aciona o segundo botão do transmissor, que só então apaga o número do chamado no painel” detalha Almeida.
Para atender as demandas específicas de cada estabelecimento, o sistema é adaptado ou recebe novos componentes, de acordo com a necessidade. No caso das casas noturnas, como os ambientes são de constante penumbra, foi desenvolvida recentemente pelo Psiu Garçom uma etiqueta especial, em forma de seta, para indicar o botão do transmissor que deve ser acionado para chamar o atendente. A etiqueta, produzida em papel fotoluminescente, tem a característica de se destacar em ambientes de baixa ou nenhuma iluminação. “É o mesmo material utilizado para fabricar indicadores de rota de fuga que, por motivos de segurança, devem existir nas escadarias de prédios comerciais e residenciais, quando numa situação de pânico não se pode usar os elevadores”, explica Almeida.
O Psiu Garçom acaba de ser instalado no Inner Club, mais tradicional casa de swing de São Paulo. Com capacidade para 150 casais sentados, costuma atender, de quinta a sábado, vésperas de feriado e na festa do mês, até 200 casais. Segundo o proprietário Paulo Cesário, nestes dias de maior movimento havia uma deficiência no atendimento. “Decidimos instalar o sistema justamente para atender cada vez melhor nossos clientes. Nossa expectativa é melhorar o atendimento e vender mais”, afirma.
O criador do sistema explica por que o Psiu Garçom pode contribuir tanto para aprimorar o atendimento como para aumentar o faturamento: “Ao conferir maior agilidade ao atendente e conforto ao consumidor, o sistema colabora para que o cliente seja bem atendido e queira retornar mais vezes. Para a casa, a ferramenta proporciona um aumento nas vendas de bebidas e alimentos, já que a agilidade do atendimento acaba estimulando os clientes a consumirem mais”, afirma Almeida.
ACOMPANHAMENTO GERENCIAL E MARKETING
O empresário destaca alguns diferenciais do sistema, como sua função gerencial. O Psiu Garçom gera um relatório de tempo de atendimento, registrando as solicitações e o tempo levado para o atendimento, em gráficos e relatórios detalhados, o que permite um acompanhamento gerencial a partir da observação de falhas no serviço prestado e a partir daí, do investimento em melhorias, quando necessárias.
Além disso, o Psiu Garçom também é utilizado como ferramenta de marketing e publicidade, já que oferece diversas possibilidades para divulgar a programação e promoções da casa noturna e para anunciar marcas parceiras. “As opções são inúmeras. Os estabelecimentos podem utilizar o painel para exibir promoções criadas conforme a demanda do dia, por exemplo”, explica Almeida.
Além da aplicação em negócios ligados ao ramo de alimentos e entretenimento, o Psiu foi adaptado também para utilização em instituições da área de saúde, como clínicas de repouso e de diagnósticos, além de ser utilizado no setor industrial para agilizar a logística de produção. “O sistema pode ser adequado para atender as necessidades e peculiaridades de cada segmento, otimizando os processos, melhorando o atendimento e aumentando a produtividade em cada um deles”, afirma Almeida.