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16 março 2015

Kaspersky Lab revela as últimas táticas de ciberespionagem: complexidade e modularidade VS funcionalidade


Ataques de ciberespionagem patrocinados por governos estão se tornando mais sofisticados e direcionados a usuários cuidadosamente definidos, com ferramentas complexas e modulares. Especialistas da Kapersky Lab descobriram que eles têm se mantido sigilosos sob o radar de eficazes sistemas de detecção.
 
Esta nova tendência foi confirmada por uma análise detalhada da plataforma de espionagem EquationDrug. Especialistas da Kaspersky Lab descobriram que, devido ao sucesso crescente da indústria em expor grupos avançados de ameaças persistentes (APT), os agentes de ameaças mais sofisticados agora se concentram em aumentar o número de componentes em suas plataformas maliciosas, com o intuito de reduzir a sua visibilidade e aumentar a discrição.
 
As últimas plataformas têm muitos módulos de plugin, o que lhes permite selecionar e executar uma ampla gama de funções diferentes, dependendo da vítima e informações em sua posse. Kaspersky Lab estima que o EquationDrug tem 116 plugins diferentes.
 
"Os responsáveis pelos ataques estão à procura de maior estabilidade, invisibilidade, confiabilidade e universalidade em suas ferramentas de ciberespionagem. Eles estão focados na criação de frameworkspara embalar tais códigos para que possam ser personalizados em sistemas vivos e fornecer uma maneira confiável de armazenar todos os componentes e dados de forma criptografada, inacessível para os usuários comuns ", - explica Costin Raiu, Diretor do GReAT, Time Global de Análise e Pesquisa daKaspersky Lab. - "sofisticação do framework faz com que este tipo de agente seja diferente de cibercriminosos tradicionais, que preferem se concentrar na capacidade de carga e de malware projetadospara ganhos financeiros".
 
Outras formas em que os responsáveis por esses ataques patrocinados por governos diferenciam suas táticas de cibercriminosos tradicionais são:
 

  • Escala. Cibercriminosos tradicionais distribuem e-mails em massa com anexos maliciosos ou infectam sites em larga escala, enquanto agentes de governos preferem direcionar cuidadosamente seus ataques, infectando apenas alguns usuários selecionados a dedo.

  • Abordagem individual. Enquanto os cibercriminosos tradicionais tipicamente reutilizam códigos-fonte, tais como o do infame Zeus ou Trojans Carberb, os agentes de governos constroem malware original, personalizados, e até mesmo implementam restrições que impedem a descriptografia e execução fora do computador de destino.

  • Extração de informações valiosas. Os cibercriminosos em geral tentam infectar o maior número possível de usuários. No entanto, eles não têm tempo e espaço de armazenamento para verificar manualmente todas as máquinas que eles infectam e analisar quem os possui, que dados estão armazenados neles e qual software utilizam - e, em seguida, transferir e armazenar todos os dados potencialmente interessantes.
  • Como resultado, eles codificam todo malware em um só, que irá extrair apenas os dados mais valiosos, tais como senhas e números de cartão de crédito das máquinas das vítimas – atividade que poderia rapidamente despertar a atenção de qualquer software de segurança instalado.
  • Os atacantes patrocinados por governos, por outro lado, têm recursos para armazenar tantos dados quanto quiserem. Para desviarem da atenção e se manterem invisíveis para o software de segurança, eles tentam evitar infectar usuários aleatórios, preferindo recorrer a uma ferramenta de gerenciamento de sistema remoto genérico que pode copiar qualquer informação que possa precisar e em quaisquer volumes. Isso poderia, no entanto, trabalhar contra eles, como movendo um grande volume de dados pode desacelerar a conexão de rede e levantar suspeitas.


"Pode parecer estranho que uma plataforma de ciberespionagem tão poderosa quanto a EquationDrug não tenha capacidade para roubo de senhas do Skype ou ICQ em sUas funcionalidades. A resposta é queestes hackers preferem copiar bancos de dados como um todo e analisá-los. Só se eles escolherem ativamente monitorar você e os produtos de segurança das suas máquinas estiverem desativados é que você receberá um plugin para o acompanhamento ao vivo de suas conversas. Acreditamos que isso vai se tornar uma marca única de atacantes patrocinados por governos no futuro", conclui Raiu.
 
A EquationDrug é a principal plataforma de espionagem desenvolvida pelo Equation Group. Ela tem sido usada por mais de uma década, embora atualmente esteja sendo substituída em larga escala pela plataforma GrayFish, ainda mais sofisticada. As tendências táticas confirmadas pela análise da EquationDrug foram observadas pela primeira vez pela Kaspersky Lab durante a investigação sobre as campanhas de ciberespionagem Careto e Regin, entre outros.

Para ler as últimas notícias sobre a plataforma EquationDrug, por favor visite o bloghttp://securelist.com/blog/research/69203/inside-the-equationdrug-espionage-platform/

15 março 2015

Ultra420 lança nova identidade visual, com logomarca reestilizada e novidades na loja, preparando a empresa para o lançamento da franquia do negócio

Com o novo projeto, a marca espera aumentar em 30% suas vendas


A Ultra420, tabacaria contemporânea (headshop) com lojas em São Paulo e Rio de Janeiro, está lançando sua nova identidade visual, por conta do processo de expansão da empresa, que tem o objetivo de abrir filiais por todo o Brasil em esquema de franquia. Alexandre Perroud, proprietário da Ultra420, conta que após vários estudos, elegeu os tons de laranja e verde para serem as cores oficiais da headshop. “O laranja é quente, vibrante, amigável e convidativo, dá um aspecto alegre e sociável para a marca”, diz Alexandre. “Já o verde remete à natureza e, por consequência, também ao fumo”, finaliza.
No quesito ambientação, o espaço interno da loja ficou mais iluminado, com clima despojado e convidativo. E o local foi todo mobiliado com móveis brancos que levam detalhes em laranja. “Esperamos, com estas mudanças, um aumento de 30% nas vendas”, diz Alexandre. Para completar, a Ultra420 está lançando, ainda, uma linha de produtos exclusivos com a nova identidade, que conta com camisetas, chinelos, cachimbos, bongs e muito mais.
Os itens podem ser adquiridos na loja virtual da tabacaria (www.ultra420.com.br), com venda e entrega em todo território nacional, ou então nas lojas Ultra420 em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói.
Ultra420 – em São Paulo: na Galeria Ouro Fino (Rua Augusta, 2690 - Loja 214 - Bairro Cerqueira Cesar - São Paulo – SP),no Rio de Janeiro, na Galeria River (Rua Francisco Otaviano, 67 - Loja 48 - Arpoador – Rio de Janeiro – RJ) e em Niterói  naGaleria Center V), na Rua Lopes Trovão, 134 - Loja 252 - Bairro Icaraí - Niterói – RJ). Loja virtual: www.ultra420.com.br(vende e entrega em todo o Brasil).

Sobre a Ultra420: é a primeira headshop do Brasil, loja especializada em produtos voltados para os adeptos do fumo. Quando surgiu em 1994, em São Paulo (SP), a Ultra420 inaugurou um nicho de mercado totalmente inovador, oferecendo não só produtos voltados para adeptos do fumo, mas todo um estilo de vida. Fumos, cachimbos, isqueiros, bongs e sedas são apenas o começo. No mix de produtos, é possível encontrar também tudo que se relaciona com esta cultura, como revistas, peças de vestuário e objetos decorativos. Os produtos são encontrados nas lojas de São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. Ou então, na loja virtual.

13 março 2015

FecomercioSP defende reajuste do salário mínimo baseado no PIB per capita

Para a Entidade, revisão da fórmula de cálculo deve levar em conta necessidade de ajuste fiscal de longo prazo e estimular o crescimento da produtividade

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) propõe que a revisão da fórmula de cálculo do salário mínimo leve em conta o PIB per capita e não o PIB real do ano retrasado. O objetivo, com a sugestão, é que essa revisão retrate a realidade brasileira, ainda mais em um ambiente de incertezas econômicas, em que o ajuste fiscal se faz necessário. Na visão da Entidade, de nada adianta reajustar o salário mínimo pelo PIB real do ano retrasado e a inflação do ano anterior se a produtividade média brasileira vem registrando queda.
Um crescimento do PIB menor do que o da população representa uma queda da produtividade média, e é esse o cenário que vem sendo observado nos últimos anos. Além disso, não é justificado um aumento real do salário mínimo, uma vez que a produtividade média não cresce na mesma proporção.
Atualmente, está em debate na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 7.469, de 2014, que estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo e tem como escopo a reposição da inflação acrescida de aumento real, com base no crescimento do PIB.
Na análise da FecomercioSP, para o varejo e o setor de serviços, qualquer aumento de salário básico é bem-vindo, pois a propensão a consumir e a gastar das pessoas de baixa renda é elevada, ou seja, a cada real a mais no salário, o consumo aumenta praticamente esse real adicional.
A Federação, por outro lado, reconhece que existem limites para esses aumentos, e esses limites estão mais vinculados ao setor público. O maior limitador para aumentos maiores do salário mínimo é o elevado déficit da previdência, que continua a preocupar os especialistas em cálculos atuariais, pois 75% dos aposentados e pensionistas recebem remuneração vinculada ao salario mínimo.
Se, por um lado, a elevação do salário mínimo, bem como dos proventos dos aposentados e dos pensionistas, um pouco acima da inflação, eleva o poder de compra das classes de renda mais baixa do País -, por outro, além de afetar o déficit da previdência, ele pressiona a inflação quando não acompanhado por uma elevação proporcional da produtividade .
A Entidade ressalta que não defende uma redução do salário mínimo, mas que eventuais aumentos com base no PIB sejam concedidos apenas quando houver aumento de produtividade. Trata-se de uma medida que não visa reduzir os benefícios, mas estimular o setor produtivo a aumentar a sua produtividade, favorecendo o crescimento econômico e o bem-estar social da população.
Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 155 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por 11% do PIB paulista - aproximadamente 4% do PIB brasileiro - e gera cerca de cinco milhões de empregos.

11 março 2015

BCAA POWDER DA LINHA VO2® TEM NOVA FÓRMULA

Suplemento conta com maior concentração de aminoácidos.
Marca retirou o glúten e melhorou o sabor do produto.
Para atletas e praticantes e adeptos de exercícios contínuos de longa duração, a Integralmédica®, empresa pioneira no mercado brasileiro de suplementos nutricionais de última geração, apresenta ao mercado brasileiro a nova fórmula do BCAA Powder da linha VO2, com maior concentração (60%) de aminoácidos de cadeia ramificada L-valina, L-leucina e L-isoleucina, os chamados BCAAs (do inglês, Branched-chain Amino Acid).  

Diante do posicionamento da empresa em atender a crescente demanda do consumidor, a marca melhorou o sabor do produto que passou a ter um aroma mais acentuado de laranja. Outro conceito adotado foi a retirada da proteína do trigo da nova formulação, desta maneira o BCAA Powder 300g (Preço Sugerido R$109,00) passa pertencer a categoria de suplementos e produtos glúten free, novidade considerada importante para quem sofre de intolerância ou apenas pretende cortar o glúten da rotina. “Como tendência mundial as pessoas que procuram ter alimentação saudável seguem uma dieta livre de glúten, querem o manter o corpo em forma, além de algumas que sofrem com algum tipo de resistência, sendo alérgica ou celíaca. Os clientes gostaram na nova fórmula, pois o suplemento ficou mais saboroso também.”, destaca Daniela Martoni, nutricionista e coordenadora de marketing da linha VO2.

Devido a sua ação benéfica na recuperação muscular, no sistema imunológico e diminuição da fadiga, o produto é indispensável para praticantes de endurance que possuem necessidades diferenciadas de nutrientes em cada etapa de seu treino ou competição. “Os aminoácidos são unidades que compõe as proteínas, essas, por sua vez, estão na base da construção dos tecidos musculares. Sua ingestão em quantidades adequadas é fundamental para a saúde e recuperação dos músculos”, declara o médico nutrólogo Dr. Euclésio Bragança.

A linha VO2 é voltada pra praticantes e adeptos de exercícios contínuos de longa duração. São produtos para quem precisa de mais carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos específicos para cada momento do treinamento ou competição. A VO2 disponibiliza aos praticantes a melhor e mais completa linha de suplementos nutricionais, elaborados com formulações específicas para o período de pré, intra o e pós treino, para maximizar a performance e recuperação dos esportistas.

Home Agent inova e implanta solução de cloud da Interactive Intelligence

Contact center que atua somente com agentes que trabalham em sua própria casa buscava um fornecedor com visão multicanal e integrada de cada interação com o cliente; solução Private Cloud da Interactive Intelligence suporta atendimento por voz, redes sociais, e-mail ou chat


Interactive Intelligence Group Inc. (Nasdaq: ININ), fornecedora global de soluções de software para comunicação, colaboração e engajamento de clientes, anuncia que a Home Agent, primeira operação de Contact Center do Brasil totalmente baseada no modelo de home office, escolheu a solução de Cloud Computing da Interactive Intelligence para automatizar seu contact center. A Home Agent é um spin off do grupo Boucinhas Consultoria e, desde sua criação, em 2011, destaca-se por sua posição de vanguarda no mercado brasileiro de contact center. “Esta empresa é pioneira na adoção plena do modelo em que o agente do contact center trabalha a partir de sua própria casa”, explica Ricardo Gorski, Diretor Geral da Interactive Intelligence Brasil. “Trata-se de uma realidade nos EUA onde, hoje, mais de 600 mil profissionais de contact center trabalham em casa”. A proposta da Home Agent é uma resposta inovadora aos desafios de mobilidade urbana das metrópoles brasileiras, além das questões sobre a  qualidade da mão de obra e a demanda por sustentabilidade.

Hoje, os funcionários da Home Agent vivem e trabalham nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, atendendo empresas como a Seguradora Líder DPVAT, Ford, Beleza na Web, Dr. Consulta e Impacta Tecnologia, entre outros.

Para entregar aos seus clientes o que há de mais avançado em soluções multicanal all-in-one, a Home Agent escolheu a plataforma CIC 4.0 oferecida em modelo de nuvem. Trata-se da oferta Private Cloud, da Interactive Intelligence. “Buscávamos uma solução de voz sob IP que nos oferecesse visão contínua e integrada do atendimento ao cliente, independentemente do canal utilizado”, destaca Fabio Boucinhas, presidente da Home Agent. “O enfoque multicanal é uma realidade para nosso time – seja por voz, redes sociais, e-mail ou chat, sempre estamos prontos a atender o cliente e garantir que essa interação é gerida de forma integrada”. Era fundamental, ainda, escolher um provedor de soluções para contact center com uma sólida e segura operação na nuvem. “Encontramos esses valores na oferta da Interactive Intelligence, uma empresa reconhecida pelos relatórios do Gartner como líder em seu segmento”, resume Boucinhas.

Para Boucinhas, a Home Agent destaca-se por sua inovação e compromisso com a qualidade de vida de seus funcionários. Esta filosofia de trabalho permite que cada profissional Home Agent ganhe, em tempo livre, 4 horas por dia, ou seja, até 60 dias por ano. “É um tempo que nossos agentes ganham de mais qualidade de vida, seja para ficar com a família, estudar, cuidar da saúde, etc”. Essa característica faz com que a produtividade aumente e o turn over da Home Agent fique entre 0 e 2%, uma marca muito abaixo da média do mercado. Merece destaque, também, o perfil das pessoas que trabalham na Home Agent. “São pessoas com maior faixa etária, muitas com nível universitário, com os skills necessários para, por exemplo, interagir com o cliente por meio de redes sociais”. Hoje a Home Agent conta com cerca de 90 operadores.

SUS oferta vacina contra HPV para meninas de 9 a 11 anos

Vacinas já estão disponíveis nos 36 mil salas de imunização espalhadas pelo país. Ministério da Saúde recomenda que municípios também realizem vacinação nas escolas.
Chegou a vez de as meninas de 9 a 11 anos tomarem a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero. A expectativa do Ministério da Saúde é a de vacinar 4,94 milhões de meninas em 2015. Junto com o grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de morrer do câncer do colo do útero. A meta é vacinar, em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde, 80% do público-alvo.

A novidade para este ano é a inclusão de 33,5 mil mulheres de 9 a 26 anos que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. A inclusão do grupo como prioritário para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunizações (PNI),  em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais.

“A vacina é extremamente segura, uma proteção para a vida. Além de proteger a menina, os estudos mostram que a comunidade também fica protegida. Por isso, devemos alertar os pais e responsáveis sobre a importância da vacina. A parceria com as escolas é fundamental nesse esforço do Ministério da Saúde. Precisamos contar com a colaboração dos pais e das escolas para conseguir alcançar a nossa meta e começar a escrever uma outra história no nosso país de enfrentamento à essa doença, que é o terceiro tipo de câncer que mais mata as mulheres no Brasil”, reforçou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante o evento de lançamento da campanha, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (9/3).

A vacina está disponível desde o início de março nas 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo país. Para este ano, o Ministério da Saúde recomenda aos estados e municípios que façam parcerias com as escolas públicas e privadas, repetindo a estratégia adotada na primeira dose da vacina, quando 100% do público estimado, de 4,95 milhões de meninas de 11 a 13, foi vacinado. Já a segunda dose, que teve o foco a administração apenas nos postos de saúde, alcançou 2,9 milhões de meninas, atingindo 58,7% do público-alvo.

“Com a introdução da vacina, podemos reduzir drasticamente os casos de câncer do colo do útero e a taxa de mortalidade. Com isso, poderemos ter a primeira geração de mulheres livre da doença. Para isso é importante que as meninas completem o esquema vacinal, tomando as três doses da vacina, conforme o calendário preconizado pelo Ministério da Saúde”, alertou Chioro.

ESQUEMA VACINAL – Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos.

As meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também podem aproveitar a oportunidade de se prevenir e procurar um posto de saúde ou falar com a coordenação da escola para dar prosseguimento ao esquema vacinal. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14. É importante ressaltar que a proteção só é garantida com a aplicação das três doses.

Para as mulheres que vivem com HIV, o esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica.

Desde março de 2014, o SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em mais de 50 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a produção da vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde firmou Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com o Butantan e o Merck. Serão investidos R$ 1,1 bilhão na compra de 36 milhões de doses da vacina durante cinco anos – período necessário para a total transferência de tecnologia ao laboratório brasileiro. Para 2015, a previsão do Ministério da Saúde é de adquirir 11 milhões de doses.

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO – O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.

KSB do Brasil exibe bombas hidráulicas na FeiconBatimat

A KSB Brasil, líder da fabricação de bombas hidráulicas, exibe pela primeira vez durante o Salão Internacional da Construção - FeiconBatimat, que acontece entre os dias 10 e 14 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), seus principais produtos para o segmento, com destaque para o sistema de pressurização Booster KSB Movitec DP.

De acordo com Paulo Sérgio Vilhena, gerente Setorial de Vendas, Distribuição e Building Service da KSB Brasil, o sistema de pressurização Movitec DP é um produto diferenciado, cada vez mais requerido neste mercado por oferecer soluções que geram redução do consumo de energia e menor custo de construção civil, já que com a sua utilização não há a necessidade de reservatórios superiores de água.

Com ajuste de velocidade continuamente variável, feito por meio de inversor de frequência, o sistema é utilizado para abastecimento de água em construções residenciais, edifícios de escritórios, hotéis, hospitais, lojas de departamento, shopping centers e indústrias.

A KSB Brasil oferece ao mercado de construção civil a mais completa gama de bombas hidráulicas. A bomba centrífuga para sistemas de combate a incêndio - Firebloc, assim como a padronizada monobloco Megabloc  e as submersíveis KRT  e KRT Drainer, poderão ser conferidas no estande da fabricante durante o evento.

Outros produtos como as motobombas centrifugas de alta performance Hydrobloc AP, a motobomba submersível Ama Drainer e as bombas elétricas com rotor periférico Hydrobloc P também serão exibidos pela KSB durante a FeiconBatimat.

“Trata-se de uma excelente oportunidade para a KSB divulgar em um grande evento voltado ao mercado da construção cívil, sua vasta gama de produtos produzidos com os padrões de qualidade internacionais”, reforça Vilhena.